Pesquise no blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Priscila Honório: A pesquisadora apaixonada por Paranaguá

 


Priscila Honório é uma jovem que sempre demonstrou interesse pelas pesquisas históricas. Nesse sentido ela tem colaborado para a preservação da memória da cidade, seja através de trabalhos voluntários ou profissionalmente. Ela tem graduação e mestrado na área. Atua no IHGP e está sempre disposta a colaborar com  pesquisas.

 

Como surgiu o interesse em estudar História ?

O interesse surgiu durante o terceiro ano do ensino médio, através do professor de História Francelino Correa, hoje meu amigo. Ele era um professor que debatia e levava questões ligadas à história, cultura e religião. Isto me levou a ter mais interesse na matéria e a prestar o vestibular para História.

O que mais te encanta na cultura parnanguara?

 Me encanta o modo de vida caiçara, a relação com o mar e a terra e as coisas simples que existem em Paranaguá. Gosto de andar de barco, visitar as ilhas, comer frutos do mar acompanhado de pirão.  Me encanta a nossa culinária, a natureza e as pessoas que vivem aqui.

Como é trabalhar com preservação da memória da cidade nos dias atuais?

Faz dois anos que estou atuando voluntariamente no IHGP e, a palavra que define meu trabalho é Gratidão. É muito gratificante poder contribuir na preservação. Muitas pessoas não sabem, mas o Instituto tem um acervo muito rico de documentos, fotografias, mapas e obras raras. Meu trabalho na instituição é voltado a conservação e catalogação desta documentação, também ajudo no atendimento de alunos, professores e pesquisadores.

 

Juntamente com Almir e Maria Helena Nizio no IHGP

Quais foram os maiores desafios que você já superou em seu campo de trabalho?

Acredito que o primeiro desafio foi ter concluído o ensino superior e logo após, continuar meus estudos na Universidade Federal do Paraná. Sou de família humilde e ter concluído o curso superior foi um desafio e uma vitória. A UFPR é uma instituição que me fez crescer profissionalmente. Durante estes cinco anos, entre mestrado e agora doutorado, tive muitas oportunidades para atuar como docente e também para realizar aquilo que eu mais gosto de fazer, pesquisa. Durante o mestrado, tive a experiência de realizar minha pesquisa na comunidade de Amparo. Agora, no doutorado, estudo a história do Porto de Paranaguá.

Quais são os seus planos para o futuro?

São vários planos e sonhos. No futuro tenho o sonho de trabalhar como professora concursada nas escolas públicas. Faz certo tempo que não abrem concursos, sendo assim, um desejo meu e de vários professores é que nos próximos anos abram mais concursos na área de educação. Outro plano que almejo é o de continuar atuando no IHGP. Pretendo também publicar um livro com os resultados da minha pesquisa de doutorado. Por fim, quem sabe, fazer um pós doutorado no exterior. São sonhos, mas o que seria de nós sem sonhos, não é mesmo.



2 comentários: