Pesquise no blog

Pernagoá, Parnagoá, Parnaguá... Paranaguá




 Pernagoá, Parnagoá, Parnaguá... Paranaguá!
Entre as cidades do Paraná, Paranaguá merece um destaque todo especial, dadas as circunstâncias de como foi fundada e, principalmente, quanto aos fatores sociais, econômicos, culturais e religiosos.
Era o ano de 1550 (metade do século XVI). São Vicente e Cananéia, vilas primeiras do Brasil, com uma população intensa e alimentação mínima, estavam com a produção insuficiente para o consumo interno de sua gente.
De canoas partem os aventureiros (Domingos Peneda, Diogo de Unhate, velho bandeirante) e outros, ávidos de tudo conhecer, e mais ainda. Encontrar meios de um sustento mais seguro.
Costeiam as praias de Ararapira e Superagui e, em plena baía, ficam extasiados diante de tamanha beleza. Procuram um lugar de pouso e, por intuição, acercam‑se da majestosa ilha fronteira ao continente. Principiam logo a construir as primeiras habitações e fundam assim um núcleo ao sopé do morro.
Isso significou o início do Paraná! Ali, eles ficaram quase duas décadas, cheias de empecilhos e dificuldades. Fundando o primeiro "arraial", trataram de conquistar a amizade da tribo "carijó", que habitava toda a margem esquerda do rio "Taguaré" (depois rio da Vila e hoje Itiberê).
Foi nessa histórica e secular "Cotinga" que surgiu o primeiro povoado de brancos. Depois de 20 anos de lutas e apreensões, passaram, esses heróicos pioneiros, à terra firme, na costeira direita da baía. Acontece, porém, que a terra habitada por essa valente tribo, já possuía o gracioso nome de "PERNAGOA" (grande mar redondo), dado pela raça audaz. Nome que, com os anos, sofreu a corruptela de PARANAGUÁ (Pernagoá—Parnagoá—Parnaguá—Paranaguá). Assim nasceu Paranaguá, assim nasceu o Paraná.

Adaptado do livro: Paranaguá na História e na Tradição
(Escrito por Manoel Viana)

Essa Aldeia, já então de brancos e de índios, foi fundada durante a época da mineração, e com ela, a modesta Capelinha consagrada a Nossa Senhora do Rosário, em 1578.


Nenhum comentário:

Postar um comentário