Pesquise no blog

Ginásio Paranaguense




A educação em Paranaguá teve várias fases. Um dos capítulos mais importantes aconteceu no final do século XIX, com a criação do “Ginásio Paranaguense”.
Criado entre os anos de 1896 e 1904, seguia o modelo tradicional “Gymnásio Parananense”, de Curitiba. Funcionava em uma das salas do andar térreo da casa da Câmara, cedida pelo Coronel João Guilherme Guimarães, uma das personalidades locais mais interessadas em melhorar continuamente a qualidade do ensino local.
Importante, para Guimarães, era o padrão intelectual dos alunos, todos ansiosos em obter matrículas em escolas de nível superior, tanto no Distrito Federal (na época em que a capital da República era o Rio de Janeiro), como no exterior.
Abdon Petit Guimarães Carneiro, era o diretor do educandário João Coelho de Moreira, o vice-diretor, e Julio Theodorico Guimarães, o Secretário. O corpo docente era formado por Julio Theodorico Guimarães que além de secretário lecionava Português, Geografia, História; Geraldo Ribas, Frances e História Universal; Francisco Pio Pedro, Matemática. O vice diretor João Coelho Moreira, Física e Química. Ao coronel Lourenço Pereira de Carvalho cabiam as disciplinas de Escrituração Mercantil e Inglês. Latim era administrado pelo Capitão Honório Décio da Costa Lobo, enquanto o diretor Abdon  Carneiro lecionava Geografia Geral e Ciências Naturais.

Ao longo dos anos novas disciplinas incorporaram o currículo escolar. O estímulo aos professores era um incentivo, e a consideração a eles dispensada animava-os a não arrefecer, prosseguindo sua luta por um ensino melhor. O pagamento mensal  de seus vencimentos correspondia à confiança neles depositada pelo governo e, em especial pelas famílias que mantinham seus filhos ali matriculados.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário