Pesquise no blog

Mandicuera resgata e preserva a cultura popular





A Associação Mandicuera foi fundada em 2004. O principal objetivo agregar iniciativas que visam à prática, ao estudo e à difusão da cultura popular caiçara, sempre com o intuito de unir jovens e mestres, crianças e adultos.
Seu lema é a preservação e difusão do patrimônio imaterial (festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições) e, a partir disso, tem promovido ações como a Festa do Fandango e a Festa do Divino Espírito Santo – consciente do papel transformador que a cultura pode exercer junto às comunidades envolvidas.
O Mandicuera juntamente com o grupo de fandango Mestre Brasílio, foram registrados mais uma vez em um documentário que estreou em março deste ano no Instituto Goeth em Curitiba. O projeto intitulado “Tocadores” fez 15 de pesquisas e registros de culturas tradicionais e com o patrocínio da lei de incentivo a Cultura de Curitiba através da empresa Olaria Cultura lançou o documentário comemorativo intitulado Fandango. A iniciativa é da pesquisado Lia Marchi e tem como objetivo o registro de manifestações culturais populares do Brasil.

O grupo tem sua sede na Ilha dos Valadares, bairro 07 de Setembro, onde mantém a Casa do Fandango, local onde mantém um museu, além de uma cozinha caiçara e são desenvolvidas várias atividades alicerçadas nestes objetivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário