Pesquise no blog

Estação Ferroviária de Paranaguá



A estação de Paranaguá foi inaugurada em 1883 juntamente com o curto trecho Morretes-Paranaguá, estendido até Curitiba dois anos depois. Paranaguá havia vencido a disputa com a cidade de Antonina, também um porto, e que reivindicava a linha até lá.  A estação de 1883 não foi desmantelada, mas incorporada às novas dependências. 

A estação atual foi entregue sem inauguração em 7 de maio de 1922. A construção foi iniciada em 1921, sendo que a licitação foi aberta em 25 de abril de 1921. Venceu a proposta a empresa Grohs. Ela foi construída e alongada se unindo ao armazém de cargas (prédio onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

A estação de Paranaguá recebia trens de passageiros que vinham de Curitiba para apreciar as maravilhosas paisagens da descida da Serra do Mar pelo trem que foi um dos poucos do Brasil que ainda atendem passageiros. Só que isto foi até meados da primeira década dos anos 2000, quando o trem passou a seguir somente até Morretes. Em 2004 entrou em reforma. Em 2006 estava já restaurada, mas em 2015, abandonada  e atualmente passa por um completo restauro.

A fotografia foi feita em um dia de movimento na Estação Ferroviária de Paranaguá, na década de 1940. Os relógios marcavam 13h05, e havia até um carrinho de pipoca a espera dos passageiros que chegavam. A foto faz parte do acervo do professor Paulo Osni Wendt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário