Pesquise no blog

Monsenhor Celso, o ilustre sacerdote parnanguara



Monsenhor Celso nasceu e viveu a infância em Paranaguá

Monsenhor é um título eclesiástico de honra conferido aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa. A palavra vem do francês "Monsieur”. Paranaguá teve inúmeros filhos ilustres, dentre os quais monsenhor Celso (Celso Itiberê da Cunha), padre que exerceu sua função deixando marcas de bondade e caridade nas cidades por onde passou.
Os livros citam Monsenhor Celso como verdadeiro sacerdote, que “dignificou sua terra e todo o Paraná”. Ele nasceu no dia 11 de setembro de 1849, na velha e tradicional casa do Largo da Matriz. Teve uma infância normal, porém, já apresentando propensão a religiosidade. Foi alfabetizado pelo seu pai e na adolescência, mudou-se para Curitiba. Com tendência para a carreira eclesiástica, Celso Itiberê da Cunha matriculou-se, em 1868, no Seminário Episcopal de São Paulo, onde se ordenou.
Rezou sua primeira missa no dia 7 de setembro de 1873, em Curitiba. Nomeado vigário de Cerro Azul, pode expandir suas atividades pela região. Em 1901 foi escolhido como vigário da Arquidiocese de Curitiba. Mais tarde, elevado ao cargo de Cônego Honorário da Catedral Metropolitana. Segundo os historiadores, fez jus a esse título com rara dedicação e extraordinário zelo, rejeitando vários cargos de alta categoria, para não se afastar dos seus familiares e paroquianos, aos quais devotava um verdadeiro amor de pai espiritual.
 Escreveu Antonio Vieira dos santos: “Pastor que, com a brandura e suavidade de suas palavras, a todos cativava. Muito trabalhou pela sua Igreja e, a tal ponto que, os não católicos, embora cristãos, sentiam-se atraídos pelos seus sermões, indo ao Templo apenas para ouví-lo”. Faleceu no dia 11 de julho de 1930, em Curitiba. Seu velório foi um dia de grande tristeza, quando ricos e pobres em união fraterna fizeram alas à sua passagem e com choros incontidos escreveram em sua lápide: Eternas saudades desse ‘anjo’ do Senhor que na Terra andou.

Busto foi  inaugurado na Praça Fernando Amaro em 1945

Homenagens
15 anos após seu falecimento, Paranaguá prestou várias homenagens ao ilustre filho. No dia 17 de setembro de 1945 foi inaugurada a Casa ‘Monsenhor Celso’ sua antiga residência, que a partir daquele dia passou a ser de responsabilidade do poder público. Na ocasião foi inaugurado seu busto na Praça Fernando Amaro, que permanece no local até os dias de hoje, mantendo viva a memória daquele que tanto honrou o sacerdócio e destacou o nome da sua terra natal.
Quem passa diariamente em frente a Catedral de Paranaguá não imagina que uma daquelas casas antigas possuem uma rica história preservada não apenas em suas paredes como também nos livros que registram a história da cidade. E assim, a Casa da Cultura “Monsenhor Celso” ficou perpetuada na História de Paranaguá. 
(Pesquisa e texto - Christian Barbosa) 

Residência onde nasceu foi restaurada e inauguarada em 1945 com o nome de Casa Monsnehor Celso

3 comentários:

  1. Muito bom... parábens pelo conteúdo... Mas acho que poderia falar um pouco mais sobre a igreja do rosário de ctba... Ja que seus restos mortais estão lá... Mas obg...

    ResponderExcluir
  2. Monsenhor Celso protetor Espiritual da Sociedade Espírita de Joinville.

    Seminarista nos idos de 50 e Espírita a 44 anos e viver sob suas orientações é mui gratificante, pois faço parte desta abençoada instituição familiar.

    ResponderExcluir
  3. Monsenhor Celso protetor Espiritual da Sociedade Espírita de Joinville.

    Seminarista nos idos de 50 e Espírita a 44 anos e viver sob suas orientações é mui gratificante, pois faço parte desta abençoada instituição familiar.

    ResponderExcluir