Pesquise no blog

Quem foi Belmiro Sebastião Marques?




Avenida Belmiro Sebastião Marques atravessa todo o Parque São João
Belmiro trabalhava em prol das camadas carentes

Belmiro Sebastião Marques nasceu na cidade de Afrânio, em Pernambuco, em 05 de maio de 1948, onde concluiu os estudos. Filho de Sebastião Militão Marques e Esmelinda Marques.
Chegou em Paranaguá a trabalho no início dos anos 70 e se casou em 1975 com Konomi Azuma Marques, com quem teve três filhos: Luciana Azuma Marques, Sandro Azuma Marques e Belmiro Sebastião Marques Junior. Foi metalúrgico, sendo eleito vereador na Câmara Municipal de Paranaguá em 1988. Assumiu ao cargo no dia 1º de janeiro do ano seguinte tendo a oportunidade de expandir seus trabalhos na área social.
As pessoas que conviveram com Belmiro destacam que ele sempre foi uma figura de comportamento diferente dos demais políticos, pelo fato de ser calmo e de saber ouvir a comunidade, procurando ajudar as pessoas, principalmente os menos favorecidos.  Mantinha através de sua ambulância o sistema de transporte até Curitiba sempre que alguém necessitasse.
Foi um dos fundadores do Clube dos Nordestinos em Paranaguá, o qual tinha como um dos objetivos difundir um pouco da cultura de sua região de origem. Foi um grande voluntário das causas sociais, como creches, escolas e demais instituições filantrópicas.
Faleceu no dia 24 de maio de 1992. Uma homenagem póstuma publicada em 2004, lembrando os 12 anos de falecimento trouxe a seguinte mensagem: “Que orgulho seria para o também ex-metalurgico Belmiro Sebastião Marques se soubesse que um colega seu, hoje é presidente do Brasil. É o mesmo orgulho que sente toda sua família, pelo trabalho que fez como vereador pelas camadas mais carentes de Paranaguá”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário