Pesquise no blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Lucélia Salgado, a cantora que descobriu a vocação na infância

 


Antes de completar 10 anos de idade ela já vencia festivais da canção em várias cidades. Somente em Paranaguá conquistou consecutivamente por doze anos o primeiro lugar nos festivais de música promovidos por Ciro Matozo.

Assim foi a infância de Lucélia Salgado, a cantora que descobriu precocemente sua vocação para a música. O dom,  ela acredita ter herdado da própria família, já que seus avós e bisavós foram todos cantores.

Aos 11 anos ela começou a atuar profissionalmente através da banda “Beijo na Boca”. As apresentações aconteciam em cidades diferentes, e Lucélia sempre estava sob os olhares atentos dos pais, que acompanhavam e incentivavam a menina que atuava como gente grande.

Na adolescência fazia acompanhamento musical com o cantor Aroldo Amer no “Rudis Bar”, Vila Horizonte. Na mesma época atravessou fronteiras, e se inscreveu no Festival da Música do Shopping Center Joinville em Santa Catarina e obteve o 2º lugar.

A conquista serviu como uma mola propulsora, isto é, Lucélia passou a percorrer cidades diferentes fazendo o que mais gosta, e sempre destacando o nome da sua terra natal, Paranaguá. A cidade que sempre atuou como um imã, aproximando a menina, trazendo de volta a filha artista para suas raízes.

No ano 2000 Lucélia estava totalmente comprometida com a vida noturna da cidade. “Eu tinha uma semana inteira de agenda de apresentações em várias casas que na época eram o ponto de encontro das pessoas”, lembra.

“Sempre vivi da minha arte porque descobri minha profissão cedo e procurei o aperfeiçoamento através de cursos de técnica vocal”, destacou. Ainda no ano 2000 Lucélia resolveu alçar voos mais altos e partiu para São Paulo sem saber ao certo o que estava a sua espera.

 São Paulo

Lá ela se inscreveu para o show de calouros do programa do Ratinho no SBT. Foi selecionada e aprovada pelos jurados, e um deles, Pedro de Lara, estendeu convite para que Lucélia fizesse uma participação em seu programa, na rádio Atual.

Seja pelo show de calouros ou a presença na rádio, outro convite acabou surgindo. Desta vez para a participação no programa Ed Banana da rede Record, e novamente a parnanguara agradou.

Foi convidada para visitar a Casa de Shows do cantor Netinho, ex-Negritude JR, chegando a cantar ao lado dele. Na ocasião Lucélia chamou a atenção da produtora da casa de espetáculos “Cobra Coral”, onde também marcou presença fazendo a abertura do show da sambista Luci Brandão.

Em 2019 Lucélia foi uma das premiadas no Batalha Super Voz da 104 FM


 Muvuca

Também na capital paulista outro convite surgiu desta vez para cantar no “Muvuca” na TV Globo ao lado de grupos de pagode. Após 30 dias intensos no principal cenário da música brasileira, ela retornou a Paranaguá para ser homenageada com o Troféu dos Melhores do Ano.

Foram dois prêmios seguidos, o outro conferiu a Lucélia o Troféu de Melhor Cantora do Litoral, na cidade de Matinhos. “Não posso falar que minha tentativa não deu certo, porque estava em São Paulo, em um mercado competitivo, e as portas se abriram para mim” ressaltou.   

“Paixão ou Loucura”

Em 2002 Lucélia pode concretizar um dos seus objetivos, que era a gravação de um CD. O trabalho “Paixão ou Loucura” reuniu uma coletânea de músicas de variados estilos que rendeu uma agenda ainda mais intensa de shows, dentre os quais o Encontro dos Ministros dos Países do Mercosul, no hotel Bourbon em Curitiba.

“Sempre tive muito pouco apoio das autoridades de Paranaguá. Tudo que conquistei foi devido ao esforço do meu trabalho, até mesmo quando gravei o CD só recebi apoio do José Baka Filho, que na época não era prefeito, e também do Alceu Chaves e Mário Gonçalves”, destacou. Para a finalização da gravação do CD Lucélia contou com o apoio de todos os sindicatos ligados ao Porto.

A cantora também destaca que em sua carreira sempre fez shows beneficentes chegando também a promover eventos do gênero em datas comemorativas como da mulher, das crianças, natal e outros.



Alcione 

Em 2019 Lucélia Salgado ganhou de presente os palcos de Alcione onde ao lado de Marrom cantou no teatro Positivo de Curitiba. Lucélia também dividiu o palco com Neguinho da Beija Flor na Praça de Eventos Prefeito Mário Roque.

Hoje Lucélia Salgado empreende em um Espaço Cultural onde recebe vários artistas com objetivo de valorizar e divulgar a arte local.



Contato:

41 9998-6444

Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000210389213

Espaço Cultural 

https://www.facebook.com/luceliasalgado/




Nenhum comentário:

Postar um comentário