Se você ainda não tinha ouvido falar nesse nome amoroso, te
explicamos aqui sobre o que se trata: a inusitada junção entre cachaça branca e
melado de cana. Em virtude da relação entre os dois ingredientes, que são
derivados um do outro, a deliciosa combinação recebeu o nome de “Mãe Ca Filha”.
Essa ideia surgiu na cultura do fandango, mais precisamente em Valadares, na cidade de Paranaguá. Entre músicas animadas tocadas por violas, acordeões, adufos e rabecas, os fandangueiros se divertem por várias horas de baile e sapateado – tendo como principais acompanhamentos gastronômicos o barreado e, também, a famosa Mãe Ca Filha.
O morador de Paranaguá Eloir Paulo Ribeiro de Jesus diz que aprendeu a receita com mestres fandangueiros da Ilha de Valadares, e, hoje em dia, produz a bebida de forma personalizada para as festas de fandango de sua região. De acordo com ele, a fórmula mágica é simples: um quarto de melado de cana e três quartos de cachaça.
Em tom de brincadeira, Eloir relata que a diferença reside apenas no ritual: a receita é realizada no terceiro dia de lua minguante, num mangue, às 5 horas da manhã. Com uma garrafa vazia, pegam-se três estalos (som seco) de tambarutaca (espécie de crustáceo que vive nos mangues) e segura-se a boca da garrafa pra que não escapem. O próximo passo é chegar até um galo e esperar sua primeira cantoria – e, quando isso acontecer, prende-se o canto. O toque final, então, é chegar perto de um cão sarnento e prender, também, um latido. Depois disso, basta misturar a cachaça e o melado e a receita está perfeita!
Ficou maravilhado? Bora conhecer!
A Casa Mandicuera se localiza na Rua 49, Sete de Setembro, Ilha dos Valadares – Paranaguá. O telefone para contato é (41) 3425-5275 e você pode encontrar mais informações sobre a associação por este site. Além de ser um ótimo meio de conhecer a história do nosso estado, é uma excelente atividade pra curtir com os amigos e família. Não perca essa chance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário