Foi o antigo caminho do Arraial que forneceu a melhor
indicação para a construção da rodovia que hoje une Paranaguá a Curitiba. No
passado, desciam por esse caminho a erva-mate e a madeira, hoje, pela rodovia
duplicada, descem o café, a soja, o algodão e os produtos industrializados.
Foi em 1946 que se fizeram os primeiros estudos para a sua
construção. Originalmente denominada Auto-Estrada Curitiba-Paranaguá e, posteriormente
de BR-35 Leste, a primeira etapa da construção teve início em fevereiro de
1949.
Até 1961, executaram-se terraplanagens num volume de
12.611.565.781 metros cúbicos escavados, implantando a estrada em apenas 21 km
no litoral e 4,76 km no planalto. A conclusão da Auto-Estrada Curitiba/Paraná
havia sido uma das plataformas na campanha de Ney Braga ao governo, em 1960, e
assim o DER assumiu a obra.
Nos meses seguintes foram feitas terraplenagens na serra e
no planalto, 45 km foram pavimentados e se investiu Cr$ 2.186.453,33.
Entretanto, a obra não foi concluída pelo Estado. Em 1963, o Ministério da
Viação e Obras Públicas transferiu os serviços para o DNER que a concluiu em
1968, ainda em pista simples.
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