Palestra ministrada pelo Instituto Palavra Aberta trouxe conhecimentos aos profissionais de educação da Rede Municipal
Uma plateia virtual formada por 150 profissionais da Rede Municipal de Ensino participou nesta terça-feira, 23, da palestra Educação Midiática e Novos Letramentos promovida pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
O momento também marcou o início da temporada 2021 de formações do projeto de educomunicação desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). O programa é política pública no município, através da Lei 3.924, sancionada em 2020.
“Com a pandemia de Covid-19, observamos que os educadores e professores que estão inseridos no projeto de educomunicação tiveram mais familiaridade com o ambiente on-line. O nosso objetivo, a partir de agora, é ampliar o trabalho está sendo desenvolvido”, disse a secretária de Comunicação, Camila Roque, que agradeceu a parceria com o Instituto Palavra Aberta.
A capacitação ocorreu por meio da ferramenta Google Meet e foi conduzida por Daniela Machado, jornalista com especialização em economia e corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. “Precisamos preparar as crianças e os jovens para lidar com a informação. Novas linguagens e formatos de mídia surgem a todo momento, por isso precisamos que nosso entendimento sobre o que é ser alfabetizado hoje em dia também sejam ampliados”, disse a palestrante.
Conforme a gerente de projetos do Instituto Palavra Aberta, Saula Ramos, “a parceria com será de grande relevância para ampliarmos o conhecimento da Educação Midiática como uma habilidade fundamental para a formação de alunos aptos a navegarem no ambiente informacional com responsabilidade”, comentou.
Para a secretária de Educação e Ensino Integral, é salutar formações que ampliem os conhecimentos dos profissionais da Rede de Ensino de Paranaguá. “É algo que enriquece, inclusive, nossas atividades e o currículo escolar. Estaremos sempre à disposição do relevante projeto de educomunicação que traz ótimos frutos”, disse Tenile Xavier.
SOBRE O EDUCAMÍDIA
O EducaMídia – Programa de Educação Midiática, que tem por objetivo difundir o tema no Brasil e fornecer suporte e ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam as habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável.
O público-alvo prioritário são professores e educadores do Ensino Fundamental, para que propaguem a educação midiática como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais.
O programa tem um currículo de educação midiática alinhado com as competências previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Já no lançamento, o EducaMídia traz o currículo e os objetivos da educação midiática para professores e alunos, além de um curso introdutório de 30 horas à distância. Todos os recursos são gratuitos.
Acesse: https://educamidia.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário