Pesquise no blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Os cursos presenciais voltaram no Sesc Paranaguá

 


Faça sua inscrição no site e garanta sua vaga.

Valores

Trabalhadores do comércio

R$ 39,00 o módulo

Público em Geral

R$ 56,00 o módulo

_________________

Eu Digital

Início 27/10 - 2ªs, 4ªs e 6ªs: 14h às 16h

Amplie seus conhecimentos em tecnologia e torne-se protagonista do seu aprendizado. Aprenda a utilizar softwares e ferramentas que facilitarão sua vida acadêmica e profissional.

_________________

Como vender pelas redes sociais

Início 09/10 - sábados: 9h às 12h

Aprenda a utilizar plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp Business para criar anúncios, criar a identidade da sua empresa e estabelecer a comunicação com seus clientes. Saiba como utilizar as duas principais plataformas de mídias sociais para atingir seu público e aumentar suas vendas.

_________________

Lógica de Programação de Games

Início 05/10 - 3ªs e 5ªs: 14h às 16h

Crie seus próprios games com ferramentas de produção e conceitos de lógica de programação e desenvolva as suas habilidades de raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas.

__________________

Criação e manipulação em ambiente 3D com Tinkercad

Início 18/11 - 3ªs e 5ªs: 14h às 16h

Aprenda modelagem 3D de maneira rápida e fácil. Use sua criatividade para criar projetos digitais ou objetos que podem ser materializados em impressoras 3D. O campo de trabalho é amplo e vai desde artesanato até prototipagem de peças industriais.

__________________

Planilhas – Básico

Início 04/10 - 2ªs, 4ªs, 6ªs e domingos: 19h às 22h

Trabalhe com ferramentas de planilhas, aplicando fórmulas e funções básicas, elaborando gráficos, utilizando funções condicionais e organização de dados.

__________________

Planilhas Intermediário

Início 27/10 - 2ªs, 4ªs e 6ªs: 19h às 22h

Aprofunde seus conhecimentos em planilhas. Aprenda a trabalhar com a aplicação de fórmulas, funções, proteção e organização de dados e macros.

__________________

Planilha Eletrônica Avançada

Início 22/11 - 2ªs, 4ªs e 6ªs: 19h às 22h

Amplie seus conhecimentos em planilhas eletrônicas. Explore níveis avançados de conhecimento em cenários, importação e organização de dados, validação, macros, filtros e outros.

Inscreva se pelo site https://www.sescpr.com.br/cidade/paranagua/cursos/

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Museu Paranaense comemora 145 anos com programação especial

 

Foto - Mariana Alves 

 

Uma das instituições culturais mais importantes do estado do Paraná e o terceiro museu mais antigo do Brasil, o Museu Paranaense (MUPA) completa 145 anos em setembro. É quase um centenário e meio de intensa pesquisa científica, cuidado, conservação e formação de um acervo que hoje possui aproximadamente 800 mil itens, constituindo um dos mais importantes da América Latina. Ao longo de sua história, o Museu Paranaense já passou por diversas transformações: de instituição privada passou a ser pública; foi formado por áreas como geologia, mineralogia, botânica e paleontologia, e mudou de sede por sete vezes.

Apesar de todas essas mudanças, uma coisa sempre se manteve: seu compromisso em comunicar aos visitantes a diversidade e a riqueza dos povos, fauna e flora, bem como a história paranaense e brasileira. Atualmente, além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o MUPA abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as ciências e a arte. Em comemoração a essa data tão especial, a equipe do museu preparou uma programação ampla e diversificada para o público de todas as idades.

Todas as ações reforçam a proposta de valorização do acervo do Museu Paranaense, que está em contínuo processo ativo de atualização. Confira a agenda abaixo e programe-se: 

Lançamento do Web Aplicativo do Jardim do Museu Paranaense
A área externa do MUPA é formada por um conjunto florístico e entomológico de grande interesse do público visitante. O Web App será uma ferramenta para  promoção da preservação das espécies vegetais e de insetos e contribuirá para uma experiência mais efetiva com a natureza. Lançamento dia 25 de setembro no site e redes sociais do museu.

Palestras sobre representatividade negra em museus etnográficos e históricos:

A primeira mesa, “Acervos Afro-Diaspóricos, Decolonialidade e Museus histórico-antropológicos: restituição, exposição e outras discussões”, contará com as pesquisadoras Bruna Amaro, Renata da Silva Cardoso e Yumei Morales Labañino. Ainda sobre a questão relacionada à representatividade em museus, o encontro tem por objetivo pensar as culturas materiais e as representações sobre o afro-brasileiro em museus tanto no Brasil como no exterior. A mesa será no dia 30 de setembro, às 19h.

A segunda mesa-redonda, “Representatividade negra nos museus: silenciamentos, questionamentos e reinvenções”, contará com a participação de duas importantes curadoras brasileiras, Keyna Eleison e Diane Lima. As convidadas trazem potentes análises críticas da relação entre museus e a racialização de seus espaços e acervos. A atividade ocorrerá em outubro;

Visitas mediadas à exposição Ephemera/Perpétua
De 20 a 30 de setembro, o público é convidado a conhecer mais de perto a história do Museu Paranaense, seu acervo e pesquisadores históricos, em visitas mediadas à exposição Ephemera/Perpétua, mostra de longa duração inaugurada em 2019. 

Interdisciplinar, Ephemera/Perpétua estrutura-se por uma miríade de narrativas relacionadas à pesquisa científica, culturas, tempo e memória. Formada por um conjunto de mais de 180 objetos do acervo do MUPA e de outras coleções, a exposição permite que o brilhantismo de pesquisadores como Frederico Lange de Morretes, Günther Tessmann, Jesus Moure, Per Karl Dusén, Reinhard Maack, Vladimir Kozák e Wanda Hanke se destaque na mesma sintonia contemporânea da arte de Paulo Vivacqua, artista convidado que preparou uma obra especial e exclusiva para a exposição.

As visitas contarão com atividades especiais e serão realizadas com pequenos grupos. Será necessário agendamento prévio para a participação. Programação:

25/09- mediação com ação educativa, mesas e cadeiras no espaço coberto. Crianças de até 12 anos acompanhadas por adultos. Das 10h às 11h30
25/09- mediação com jogos, faixa etária livre. Das 14h30 às 16h.
28/09- mediação com jogos, faixa etária livre. Das 10h às 11h30.
30/09- mediação com ação educativa, mesas e cadeiras no espaço coberto. Crianças de até 12 anos acompanhadas por adultos. Das 14h às 15h30

Quantidade máxima de participantes: 12 pessoas.

Apresentação do Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná no jardim do MUPA
No mês de outubro, as celebrações de aniversário do MUPA continuam com um evento especial. O jardim do museu receberá o Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná para uma apresentação ao ar livre, aberta ao público. Continue acompanhando o site e redes sociais do MUPA para saber mais detalhes. 

SERVIÇO - Programação de aniversário de 145 anos do Museu Paranaense (MUPA)

Acompanhe a agenda completa no site e redes sociais do museu:
Instagram: @museuparanaense 
Facebook: / Museu Paranaense
Site: www.museuparanaense.pr.gov.br 


Museu Paranaense comemora 145 anos com programação especial | Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (comunicacao.pr.gov.br)

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Domingo é dia de diversão em família no Santuário do Rocio

 


 Das 15h às 19h, o Santuário promove o “binguinho”, além de brinquedos para as crianças e um delicioso lanche da tarde.

 A partir de agora, o Santuário do Rocio tem uma programação especial para você e sua família aos domingos: uma tarde com diversão e espaço para um delicioso lanche. Todos os domingos, das 15h às 19h, no salão social da igreja acontece o “binguinho” com premiação.

“É um momento de descontração e encontro, para que as pessoas joguem um binguinho e, ao mesmo tempo, tenham a família reunida, pois tem pula-pula para as crianças e lanches como pastel, bolo, refrigerante e café para o lanche da tarde”, conta o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves.

A programação teve início no dia 19 de setembro e a experiência foi positiva, por isso, continuará acontecendo. “A gente teve uma resposta muito boa da comunidade e, então, continuaremos a promover esses encontros. Além da oportunidade de descontração, possibilitada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá, a ocasião também auxilia na vida financeira do Santuário”, explica o padre.

Com a realização do “binguinho” e a venda dos lanches, o lucro financeiro obtido servirá para ajudar na manutenção do Santuário do Rocio, que se mantém, principalmente, com a verba arrecadada na Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em novembro.

Anote na agenda

A premiação do “binguinho” costuma ser em dinheiro, porém, no próximo domingo, dia 03 de outubro, os prêmios serão eletrodomésticos como ventilador, liquidificador, sanduicheira e etc, além dos prêmios em dinheiro. “Convidamos a todos para participarem conosco em todos os domingos e, principalmente, no próximo, quando os prêmios serão de maior valor”, convida o padre Dirson.

Além disso, é importante destacar que o Santuário do Rocio toma todos os cuidados de prevenção em relação à Covid-19, com a obrigatoriedade da utilização da máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento social. “As mesas são divididas por famílias e seguem o distanciamento estipulado pelas normas de segurança. Apesar do avanço na vacinação, a pandemia ainda não acabou, precisamos continuar nos cuidando e cuidando daqueles que amamos seguindo os meios de prevenção já conhecidos”, conclui o padre.


terça-feira, 21 de setembro de 2021

Vem aí a 2ª Maratona Solidária do SESC

 Exercite o corpo e a solidariedade com o Sesc! 


Venha correr os 42km de uma maratona de forma individual, em duplas, quartetos ou octetos, em até 7 dias! Na 2ª edição da Maratona Solidária do Sesc PR, em vez da cobrança em dinheiro as inscrições serão feitas através da doação de pares de tênis, que serão destinados às crianças atendidas no Aprender e Jogar – projeto esportivo e social do Sesc no Paraná. 

As inscrições darão direito a um kit exclusivo da prova, com camiseta biodegradável, sacola térmica e bandana, além da medalha de maratonista solidário.

O número de pares doados pelos corredores varia de acordo com o tamanho da equipe:

             Prova individual: 1 Par de tênis

             Prova em duplas: 1 Par de tênis

             Prova em quartetos: 2 pares de tênis

             Prova em octetos: 4 pares de tênis

As inscrições estarão abertas à partir do dia 09 de setembro, somente pela internet. A retirada dos kits e entrega das doações poderão ser feitas em qualquer Unidade do Sesc PR, mediante agendamento prévio.

A prova se inicia no dia 26 de setembro e os 42km poderão ser completados até 02 de outubro de 2021.

 Maratonista solidário, não fique de fora dessa e corra pelo futuro das crianças no esporte!

 Inscrição e mais informações no site www.sescpr.com.br/ms

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural seguem abertas

 

Paranaguá foi contemplada com 162 vagas para o programa Bolsa Qualificação Cultural que oferecerá cursos nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, livro e leitura, música, ópera, povos, comunidades tradicionais e culturas populares, teatro e técnicos.


Serão 120 horas de formação e a cada módulo, o participante terá o direito de receber R$ 1 mil, totalizando R$ 3 mil ao final do programa. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil.

O prazo de inscrição começou no dia 15 e segue até o dia 30 de setembro e podem ser feitas via internet no site incricoes.apps.uepg.br/, preferencialmente usando um computador e não pelo celular. As aulas serão ministradas no sistema EaD.

Para se inscrever, é necessário residir no Paraná, ter mais de 18 anos completos e comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos, na área cultural, mediante uma ou mais das alternativas abaixo relacionadas, com link de acesso aos:

- Registros fotográficos;
- Carteira de trabalho profissional; 

Declaração de entidades de classe do setor cultural, tais como: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated/PR);

 Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec); 

Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap); 

Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), entre outras, desde que legalmente constituídas como representantes do setor cultural; ou Declaração de dirigentes públicos municipais da Cultura.


- Estão vetados para inscrição no Bolsa Qualificação profissionais da Cultura que sejam membros ou suplentes do Conselho Estadual de Cultura do Paraná; empregados de entidades que mantenham contrato de gestão com a SECC; que sejam membros ou suplentes das seguintes instituições: Associação de Amigos do Museu Oscar Niemeyer, e-Paraná Comunicação, Palco Paraná, Rede Paraná Educativa, ou, ainda, servidores públicos de qualquer esfera.

Serviço

Acesse o formulário e edital completos no site: www.leialdirblanc.pr.gov.br


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Parnanguaras dominam o pódio durante o Campeonato Brasileiro de Kickboxing 2021

 No último domingo, 12, os atletas Apostolis Andrade, também conhecido como Popó, Matheus Souza e Evelyn Iancheski representaram a Cidade Mãe do Paraná no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que aconteceu na cidade de Assis - São Paulo e garantiu aos três, a vaga para representar a cidade e o país no Pan-Americano da modalidade, que acontecerá na Bolívia, no dia 13 de novembro. Além disso, o atleta Dagner Felipe, que não é bolsista mas também esteve na competição representando Paranaguá, fez uma campanha impecável. Foram quatro lutas e quatro vitórias que garantiram o título de campeão brasileiro logo em sua estreia.


Confira todos os resultados:

Apostolis (Popó) - 3º lugar
Matheus Souza - 1º lugar
Evelyn Iancheski - 1º lugar
Dagner Felipe - 1º lugar

Há cerca de três meses atrás, o kickboxing foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade olímpica, tendo agora filiação oficial da WAKO (Associação Mundial de Organizações de Kickboxing). Sendo assim, os atletas classificados para a etapa na Bolívia fazem parte da seleção brasileira da modalidade e poderão em breve representar tanto a cidade quanto o país na próxima edição das Olimpíadas.

O atleta Matheus Souza, conquistou medalha de ouro na competição, fator que garantiu seu bicampeonato e aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio dado aos representantes. “Desde que consegui ser contemplado pelo bolsa atleta da Prefeitura, minha performance tem melhorado muito, pois assim consigo me dedicar 100% ao esporte”, destacou o atleta.

Evelyn Iancheski, que agora tem seu título de bicampeã brasileira na categoria 52kg, assim como o atleta Popó, que garantiu a terceira colocação no Brasileiro de Kickboxing, se mostraram extremamente felizes em representar a cidade e conquistar títulos tão expressivos. “Foi um marco para minha vida, disputar o Campeonato Brasileiro e ser convocado para pertencer a seleção brasileira de kickboxing e poder representar o Brasil e Paranaguá no mundial na Bolívia e quem sabe nas próximas olimpíadas”, disse Popó.

O secretário de Esportes, Helton Ambrosio e Brayan Roque que estiveram junto aos atletas durante encontro, parabenizaram a todos pelos resultados e destacaram o orgulho em vê-los representando Paranaguá com tanto amor e respeito. “Paranaguá é uma verdadeira referência no esporte, independente da modalidade e isso tem se mostrado através destes resultados tão importantes e significativos, parabéns a todos”, destacou o secretário.

Agora os atletas seguem em preparação para seu próximo compromisso, que acontece em novembro, na Bolívia.



terça-feira, 14 de setembro de 2021

Minha oração para o tempo (Por Carla Franciele)

 

Carla é natural de Paranaguá, sendo uma poetisa de destaque 

Peço para o tempo mais tempo

Que o tempo seja longo aos meus olhos

Peço para não me deixar sem mim, que eu me ache na mais estranha angústia

Peço para o tempo me ensinar a receber

Peço que salve-me dessa entrega absurda

Peço que me acolha e que eu saiba esperar

Peço que a vida me encontre distraída para o amor

Que ele chegue, se achegue e tenha o prazer de ficar

Que seja natural e real, que valha meu sorriso, meu tempo

Que o amor tenha a calma de um beijo esperado

Que a alegria sussurre sempre nos meus ouvidos a certeza de que a felicidade vem e demore

Enquanto isso que eu adormeça com a calmaria que existe num pôr do sol de inverno

E que eu tenha a capacidade de me encontrar para o amor

Que seja como um vírus, que se espalha e se alastra

Que dias simples sejam absurdamente esperados

Que a tristeza desvie ou se restrinja

Que o tempo me ensine e que eu nunca desaprenda o caminho do meio, nem o caminho do recomeço...

Amém

 

Carla Franciele Martins

Rafael Rosina está no Cultura na Rede

 


Rafael Rosina é cantor, compositor e ator integrante da Cia Cultural Rainha Maçã. O artista teve seu projeto “Atravessar o Oceano” aprovado pelo edital Cultura na Rede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá.  No vídeo de quase seis minutos é possível conhecer melhor o trabalho do artista que vem se destacando no cenário das artes do litoral.  

"Trabalhar com o Rafael é sempre muito prazeroso, além de muito profissional ele é muito criativo, trazendo várias facetas como ator, intérprete musical, compositor e comediante! O projeto Atravessar o Oceano não é diferente", ressalta Breno Oberdan, o qual assina o projeto como coprodutor.

Rafael Rosina destaca que adorou a proposta, a direção, e também o cenário sugerido. "Usamos cenas na ponta da batera em Paranaguá para esse videoclipe! Adorei a proposta da direção, uma produção simples, mas muito legal e dinâmica! Sem falar que o cenário que escolhemos com os barcos no fundo ficaram incríveis e está relacionado com a letra da música! Convido todos para conferir", conta Rosina.

 


Apresentação

Quando se fala de artistas parnanguaras pensamos primeiro nos artistas de fandango que são o alicerce da cultural caiçara. Mas pensando na atualidade podemos trazer novos gêneros para a discussão como o Sertanejo, Samba, rap, paródia e no caso desse projeto o Pop Nacional.

A música em questão trás traços regionais pela localização ao qual o personagem da música se encontra, que é o litoral do Paraná, que é o plano de fundo de uma história de amor, separados por um oceano objeto metafórico para a distancia que redes sociais podem ocasionar, demonstrando a ironia que o mesmo tempo que elas podem aproximar pessoas que estão a uma longa distancia quanto afastar pessoas que estão próximas pela frieza que essa comunicação pode proporcionar como um efeito colateral negativo.

Esta música pode ser lida como uma história de amor platônico ou como uma metáfora para as intempéries da comunicação moderna. Ficando a cargo de quem a está ouvindo interpretá-la a sua maneira. Para o edital Cultura na Rede, que se mostrou importante ferramenta de promoção cultural e política pública de criação de mercado para os artistas locais, será realizada uma filmagem exclusiva de um videoclipe utilizando a música que dá nome ao projeto, além de um trecho onde o autor/intérprete Rafael irá falar sobre a letra de sua música e o seu processo de criação da mesma.

As cenas deste vídeo clipe são filmadas no município de Paranaguá e terão elementos de comédia, já que o intérprete Rafael Rosina também é ator e se destaca na linguagem pelos seus personagens cômicos.

 

FICHA TÉCNICA

Proponente: Rafael Rosina Compositor: Rafael Rosina Produção: Breno Oberdan Co-Produção: Joice Cardoso Produção Instrumental: Glenn Ramos Produção de Voz: Claudson Lana Direção: Breno Oberdan Filmagem: Joice Cardoso Edição: Breno Oberdan Apresentação: Rafael Rosina Gênero: Pop Autoral

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual são apresentados em eventos online

 


A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Fazenda e Orçamento, convida a população interessada em participar da transmissão, nesta terça-feira, 14, às 15h, em que será divulgado o Plano Plurianual (PPA) de 2022 a 2025. Na quinta-feira, 16, no mesmo horário, será a vez de apresentarem o documento referente a Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA).

Ambos eventos online são substitutos das usuais audiências públicas paralisadas pela pandemia da Covid-19. As apresentações serão pela plataforma Facebook. Ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os três formam a tríade dos modelos de orçamento no país, segundo a Constituição Federal de 1988.

O Plano Plurianual (PPA) trata do planejamento da administração pública a médio prazo, sempre com início dentro do segundo ano do mandato atual, o término fica marcado no primeiro ano do novo mandatário. Diversos objetivos do município ligados a investimentos tem suas discussões a partir da elaboração do plano, inclusive serve como guia para a LOA e a LDO.

Enquanto a Lei Orçamentária Anual (LOA) é realizada anualmente com intuito de estimar a receita que o munícipio arrecadará no próximo ano. Nele fica claro como os valores vão ser distribuídos a partir da fixação dos gastos. Após apresentados, eles serão enviados à Câmara Municipal de Vereadores a fim de obter a aprovação do Legislativo Municipal até 30 de setembro.


domingo, 12 de setembro de 2021

Afundamento (erosão) da orla de Guaratuba, 1968.

 


"Geólogos como João José Bigarella, que estudou o solo depois do ocorrido, explicam que a erosão ocorria há muito tempo, e foram inclusive registrada nas palavras de Saint Hilaire em 1820. Os problemas foram agravados com a construção do trapiche e do muro de arrimo. 

"O muro foi feito com dois metros de profundidade e com drenagem insuficiente. A água entrava por debaixo e não saía. 

Quando começou o desmoronamento, a areia fina que restava virou água, por isso em menos de duas horas uma cratera se formou", explica Bigarella. [...] Maria do Rocio Bervervanso, uma criança na época, lembra que ficava olhando para o pai, que vagava pela rua em trajes de dormir e não entendia nada. Guaratuba havia perdido seu chão." (Fonte: Pollianna Milan, 2012).


Siga o Grande Mar Redondo e confira os relatos 

 

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Secretaria de Cultura e Turismo abre inscrições para cursos

 

Cursos serão realizados no Céu das Artes (Jardim Iguaçu) 

Com a retomada da economia pós pandemia e a carência de mão-de-obra qualificada em algumas áreas, como por exemplo, a de tecnologia, estão sendo promovidas ações de formação que tem como objetivo desenvolver competências digitais na utilização de recursos básicos do dia a dia e, também, promover mudanças comportamentais nos seus participantes.

Há cursos vinculados a projetos da Microsoft e do Facebook, por exemplo. Tem o curso de desenvolvimento de sistemas e o de desenvolvimento de games que são atuais e um mercado consolidado e promissor. Além destes, são mais 11 cursos sendo disponibilizados pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).


Os cursos foram demandados pela Secretaria Especial da Cultura, para serem desenvolvidos nas estações cidadania (CEU das Artes), e serão desenvolvidos com a facilitadora que é educadora da Secretaria Municipal de Educação que passou por treinamento.


A Estação Cidadania, espaço localizado no bairro Jardim Iguaçu, será o local de aulas dos cursos que servirão como base para novos e futuros profissionais.

O período de inscrições começa nesta sexta-feira, dia 10 e segue até o dia 16 de setembro. As aulas começam no dia 20 de forma presencial e online, e podem ser feitas na Estação Cidadania ou na sede da Secultur, que fica no centro.

De acordo com o secretário da pasta, Harrison Camargo, o Canela, podem se inscrever nos cursos interessados a partir dos 12 anos.

Cursos


Segundas-feiras:
14h- Desenvolvimento de Sistemas Web- Básico
15h- Desenvolvimento de Games- Básico
16h- Programação

Terças-feiras:
14h- Reprogramando seu futuro
15h- Ferramentas digitais para o mercado de trabalho
16h- Gestão e Empregabilidade

Quartas-feiras:
14h- Marketing Digital
15h- Tecnologias para o Futuro
16h- Análise de dados com ferramentas de Business Intelligence

Quintas-feiras:
14h- Criando infra na nuvem
15h- Desenvolvimento de Sistemas na Web- Intermediário
16h- Desenvolvimento de Games- Intermediário

Sextas-feiras:
14h- Mediação de Leitura para Profissionais de Biblioteca

Serviço
Inscrições de 10 a 16 de setembro na Estação Cidadania que fica na Rua Jatobás, 560, no bairro Jardim Iguaçu ou na Secretaria de Cultura e Turismo que fica na avenida Arthur de Abreu, 44, no Centro.

As aulas começam no dia 20 de setembro de forma online ou presencial, na Estação Cidadania.


Fonte:

Prefeitura de Paranaguá - Secretaria de Cultura e Turismo abre inscrições para cursos (paranagua.pr.gov.br)

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Ação solidária acontece neste sábado, dia 11

 


No próximo dia 11, sábado, acontece uma grande arrecadação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, álcool em gel, luvas e máscaras para nossos irmãos mais necessitados. Mais uma vez, além das doações sistemáticas presentes nas sete unidades do Programa Mesa Brasil no estado, ocorrerão em 30 cidades Blitz Solidárias com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza.

A sua solidariedade faz a diferença na vida de milhares de paranaenses! Participe da BLITZ DO BEM ou faça a sua doação em uma das unidades do SESC do estado.

Em Paranaguá a arrecadação acontece nas lojas abaixo:

 

Supermercados Bavaresco - Ouro Fino

Supermercados Bavaresco - Roque Vernalha

Supermercados São João Batista - Jardim Guaraituba

Hiper Condor - Raia

Para saber mais acesse a página: www.sescpr.com.br/doe-mesa-brasil 

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Exposição traz a arqueologia do afundamento da baía de Guaratuba

 


O afundamento de diversos prédios nas margens da baía de Guaratuba é o tema central da exposição “Arqueologia: os vestígios da catástrofe de 1968”, que fica do dia 14 ao dia 30 de setembro (exceto domingos), na Casa da Cultura, em frente à Praça dos Namorados.

Através de materiais arqueológicos, a exposição traz um pouco da história guaratubana, desde os primeiros habitantes até a segunda metade do séc. XX e, mais especificamente no ano de 1968, e no dia no dia 22 de setembro, com o episódio do afundamento de parte do centro (da Rua da Praia), às margens da baía de Guaratuba.

O acervo de peças é do professor pesquisador da UFPR Litoral, doutorando na área de Arqueozoologia, Marcos de Vasconcellos Gernet. Curiosamente, o local da exposição é ao lado onde ocorreu o evento histórico, sendo o Casarão um dos imóveis da Rua da Praia que não foram atingidos pelo desastre.As visitas mediadas de grupos, turmas escolares, deverão ser agendadas pelo telefone (41) 99801088.


A exposição faz parte das celebrações dos 250 anos de Guaratuba.
Do dia 14 ao dia 30 de setembro (exceto domingos)
Local: Casa da Cultura, em frente à Praça dos Namorados.
Horário: Segunda a sexta-feira – 8h às 11h30 / 13h30 às 17h. Sábado: 14h às 19h.
Entrada gratuita


Fonte 

Exposição traz a arqueologia do afundamento da baía de Guaratuba – Correio 

sábado, 4 de setembro de 2021

Palotino abre ateliê de música e artes plásticas em Paranaguá

 

 

O Ateliê Palotino Arts é um Espaço Cultural que vai trabalhar com a produção artística e o ensino de Artes. A princípio a ideia é oferecer cursos de canto e os principais instrumentos musicais, além de Desenho e Pintura.

“Em breve pretendo oferecer também o ensino de Teatro e Dança. Contamos com uma equipe de professores qualificados e experientes. Além disso, oferecemos serviços de Caricaturistas e Banda para casamentos e eventos. No local também será exposto e comercializado obras de Arte”, explica o idealizador e coordenador do projeto, artista Rafael Palotino.

Rafael é formado pela Escola de Música e Belas Artes, conservatório de MPB e pós-graduado em Ensino de Artes, e possui um extenso currículo nas artes em geral em Paranaguá e região.

Localização 

Ateliê Palotino Arts fica na Rua Julia da Costa, 164 - sala 4. Centro (em cima do Burguerama) Telefone - 99562-3880

Trajetória 

Rafael é um dos artistas mais completos de Paranaguá, e atua em diferentes áreas da arte. Como músico fez parte de vários grupos de  choro, como 'Boca de Fogo' e 'Regional do Choro' e também do ‘MPB Social Clube’. Paralelo à música, sempre atuou como caricaturista e oficineiro em festivais de arte.

Outro detalhe é que Palotino também tem experiência em animação de festas infantis com show musical destacando as cantigas populares e brincadeiras, caricaturas ao vivo, teatro de fantoches, pintura de rosto e escultura de balão. Rafael é também professor de Arte da rede estadual. Além disso também é compositor premiado. 

Em 2014 Rafael Palotino foi notícia neste blogue por ter participado do Femul,  Festival da Música de Paranaguá e entre 50 canções inscritas o músico ficou em 1.º e 2.º lugar com as duas músicas de sua autoria. Em 2015 completou 16 anos de trabalhos artísticos ininterruptos. 

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: Campanha reforça a prevenção ao suicídio

 

Iniciada em 2014, a Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio no país. Com iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a ação tem o dia 10 de setembro oficialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“O Brasil é número dois em quadros depressivos e o primeiro em transtornos de ansiedade. Os quadros depressivos mais graves e outros transtornos mentais podem ser fatores de risco. As populações vítimas de discriminação como LGBTQIA+, negros, indígenas, entre outros estão entre as mais propensas às ideações suicidas”, relata o diretor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, psicólogo Felipe Carvalho.

O profissional alerta que com o advento do período pandêmico, e seus efeitos deletérios, a situação se agrava. “Há a necessidade de cuidados redobrados com a saúde mental”, salienta.

“A prevenção começa com a postura pessoal de empatia e acolhimento daquele que sofre, privilegiando a escuta sensível e sem julgamentos prévios”, observa Felipe Carvalho.

O psicólogo ressalta que a ideação suicida, o uso abusivo de substâncias, transtornos mentais, extrema vulnerabilidade social, podem ser considerados fatores de risco para a tentativa de suicídio. “Ideação suicida, automutilação (cutting), tristeza e desesperança persistentes também são sinais importantes”, destaca.

Qualquer dúvida, sinal, necessidade de atendimento, a referência sempre é a unidade básica de saúde mais próxima. O número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV) é nacional e também é um canal para pessoas que queiram conversar com profissionais.

Prefeitura de Paranaguá - Setembro Amarelo: Campanha reforça a prevenção ao suicídio (paranagua.pr.gov.br)