Pesquise no blog

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Escola Pindoty mantém turma da EJA


Jovens e adultos estão tendo a oportunidade de continuar seus estudos. Na foto a professora Fatima Chaga com seus alunos  

 A Escola Pindoty (localizada na Ilha da Cotinga) mantém uma turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que, além de respeitar as tradições, tem compartilhado muito conhecimento. A escola busca preservar a cultura indígena há mais de 30 anos.  


 "Preservar as referências culturais dos povos indígenas significa que, ao reconhecê- los como parte fundadora da nossa condição nacional, estamos reafirmando nossas raízes e incluindo-os no campo de nossas políticas públicas". Ana Gita de Oliveira -DPI/Iphan.

A Escola Estadual Indígena Pindoty foi inaugurada no final dos anos 1980 através de solicitação do então cacique João da Silva.

O período da inauguração da escola coincidiu com o período de trâmite e aprovação da Constituição Federal de 1988, que passaria então a ‘assegurar’ uma educação escolar ‘específica’ e ‘diferenciada’ às populações indígenas.

O principal objetivo da comunidade indígena Pindoty em relação à escola naquele momento estava voltado à aprendizagem da Língua Guarani, que ocorreria através de um ensino bilíngue. Inicialmente a Escola Estadual Indígena Pindoty só ofertava o Ensino Fundamental I e após a conclusão desse ciclo as crianças ficavam sem opção de estudo, a menos que se deslocassem para a cidade.

Isso implicaria na necessidade de deslocamento marítimo. Segundo a pedagoga da escola, muitas das crianças que optavam por estudar na cidade acabavam sofrendo preconceito devido a identidade étnica.

Com a inauguração de um novo espaço escolar, que ocorreu em meados de 2017, ofertando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental II, os adolescentes e jovens da comunidade tiveram a oportunidade de continuar os seus estudos.

domingo, 29 de agosto de 2021

Live Show marca Agosto Lilás em Paranaguá

 

 


A Câmara Municipal de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), promove nesta segunda-feira, 30, uma Live Show com João Marcos e Thiago em alusão ao Agosto Lilás. A transmissão acontece, às 20h, pela página do Facebook da Prefeitura de Paranaguá e Câmara Municipal de Paranaguá.

Desde 2016, o Agosto Lilás se tornou uma data de conscientizar a população em relação a violência contra a mulher. A campanha educativa coloca no holofote a problemática sofrida por mulheres Brasil afora, que culminam na morte de muitas delas.

A live abordará assuntos relativos aos diretos da mulheres quando são vítimas de violência. O avanço das políticas que combatem a violência são comemoradas nos 15 anos da Lei Maria da Penha.


Fonte: Prefeitura de Paranaguá - Live Show marca Agosto Lilás em Paranaguá (paranagua.pr.gov.br)

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Grupo Very Good realiza ações por toda Paranaguá

 

Ricardo e Debora percorrem vários bairros fazendo doações de alimentos e roupas 

O grupo Very Good realizou mais de 30 ações sociais neste mês de agosto. Foram entregues aproximadamente 200 cestas básicas, roupas e também presentes no Dia dos Pais, distribuídos em várias regiões da cidade.

 NO último domingo, 22, o Grupo Very Good doou roupas e sapatos à comunidade da Vila Garcia e Rio da Vaca. De acordo com Ricardo Godoy a entrega foi marcada por muita emoção e gratidão principalmente pelos voluntários que sempre estão presentes nas atividades. "Agradecemos aos doadores e incentivadores que com o seu amor ajudam ao próximo", destacou.

Daisy Godoy tem realizado a entrega de vários enxovais 

Outra atividade que tem acontecido com muita frequência é a doação de enxovais para as mamães. Trata-se do Projeto Bebê que existe há mais de 15 anos. A atividade reúne mulheres que dedicam parte do seu tempo costurando, ou seja, confeccionando os enxovais para serem doados. Essa ação social fica a cargo da dona Daisy Godoy, a fundadora do grupo Very Good.

As entregas são constantes e atendem as mamães que já estão cadastradas e também outras que fazem pedidos de acordo com suas necessidades. Para dona Daisy, fazer entrega de enxovais é algo muito gratificante. "O presente são elas que recebem mas na verdade somos nós que somos gratificados também porque a felicidade em mensa eu fico até emocionada", ressalta.

Kombi do Very Good tem feito a alegria de muitos parnanguaras 


O grupo very good fica localizado na parque Agari em duas décadas de atividades ininterruptas.

Conheça mais - Grupo Very Good | Facebook

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Jota Lopes está no "Cultura na Rede"

 

Jota Lopes possui 20 anos de atividades artísticas 

Um dos projetos selecionados pelo edital Cultura na Rede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é o do músico Jota Lopes. O vídeo mostra a relação do artista com a música através de três canções e intercalando relatos do artista sobre sua  carreira.

Nos relatos ele ressalta os aspectos positivos e os desafios que o motivam a seguir na atividade.

O musical tem como objetivo estimular novos artistas bem como chamar a atenção do grande público para as peculiaridades do fazer artístico-cultural na vida noturna de Paranaguá.

Jota começou a se interessar pela música em 2001, escutando muitas bandas nacionais e internacionais. No final desse mesmo ano, comprou um  violão e arranhou os primeiros acordes.


“Com a música consegui vários amigos, e muitos momentos excepcionais, logo com a 1° banda A.R-21 vários festivais nacionais e até mesmo reconhecimento na cidade, depois mais alguns projetos marcantes, como a Duca Sessions, que levava rap e brasilidades no formato banda (formada com o rapper Wag), passagem pela The Revenge onde gravamos a música knocaute (letra Jota Lopes e Rodrigo Cardoso) para o John lineker. Também já abri vários shows nacionais (Anita, Capital Inicial, jota Quest, Nando Reis e entre outros com a banda Chamavó  e agora no atual projeto com a banda Manga Lee que tem três meses de atividade mas mesmo com tantas dificuldades desse novo tempo está se consolidando  no cenário da música no litoral”, ressalta

terça-feira, 24 de agosto de 2021

CAIC lança super-heróis para conscientizar sobre os cuidados na pandemia

 A Escola Municipal Professora Rosiclair da Silva Costa (CAIC) lançou na tarde de terça-feira, 24, o projeto Maskarita.

Lançamento aconteceu no auditório da própria escola na tarde desta terçã-feira, dia 24

A maskarita como o próprio nome sugere é  uma máscara e tem uma turminha de amigos que são os super-heróis: Alcoolito e a Vaciniti.

O objetivo é incentivar os cuidados necessários para proteção de todos de uma forma leve e divertida, sem medo nesta retomada das aulas presenciais.

De acordo com a diretora Kelly Christine Medeiros, a  proposta  é apos o lançamento levar os estudantes até a Estação Ferroviária onde ocorre a vacinação e algumas repartições públicas.


A Maskarita já é uma máscara personalizada, com camiseta e um jingle (música).  Agora a escola está indo atrás de padrinhos que doem algumas máscaras para os alunos.  O projeto continua com um concurso para criação do Maskarito, e os meninos poderão desenhar. A máscara escolhida será  confeccionada.



A vereadora Vandecy Dutra participou do lançamento e parabenizou pela iniciativa. “ Parabéns a todos os envolvidos nesse lindo projeto de conscientização, falando da importância de passar o álcool em gel, de usar a máscara e também sobre a importância da vacinação, um processo de ensino para mostrar aos pequenos, de forma leve e didática, como lidar com o problema”, ressaltou 


domingo, 22 de agosto de 2021

Curta metragem sobre transtornos psicológicos integra o ‘Cultura na Rede’

 

O roteiro segue uma protagonista sem nome e sua vida, vencendo um dia de cada vez 

“Eu, ela e a solidão da Ana Burnett” este é o curta metragem que foi aprovado no edital do projeto "Cultura na Rede" da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o qual vem chamando atenção de muitas pessoas sobre o assunto abordado.

Problemas com ansiedade e outros transtornos comportamentais se tornaram mais comuns nos últimos tempos, o texto “Eu, ela e a Solidão” é um reflexo desses tempos em que vivemos antes mesmo da pandemia de COVID19 chegar ao Brasil.

O roteiro segue uma protagonista sem nome e sua vida, vencendo um dia de cada vez e enfrentando suas dificuldades sociais e psicológicas. Sendo o formato audiovisual o mais propicio em 2021 pretendemos utilizar o formato de curta-metragem para veicular essa história para o público utilizando o edital “Cultura na Rede” da SECULTUR Paranaguá, que mostrou-se um ótimo veículo de propagação de cultura em sua primeira versão em 2020.

“Escrever este curta foi motivo de muita superação de medos e inseguranças! Superação pois tenho alguns desses transtornos apresentados nessa história e  mesmo assim consegui colocar no papel o que  sentia! O desafio vencido que é o medo de ser julgada pelo por minhas emoções acabaram vendo o resultado desse trabalho! Compartilhar para o público que pessoas como eu existem e que somos na medida do possível "normais" e merecemos respeito”, ressalta Ana Luísa Burnett



FICHA TÉCNICA

Argumento: Ana Luísa Burnett

Dramaturgia: Breno Oberdan

Produção: Breno Oberdan

Co-Produção: Joice Cardoso

Direção: Breno Oberdan

Co-Direção: Ana Luísa Burnett

Filmagem: Joice Cardoso

Edição: Breno Oberdan

Trilha Sonora: Ana Luísa Burnett

Caracterização: Coletivo

Elenco: Thayná Nascimento, Vinícius Mesquita, Karina Souza e Marcelo Lima.

Gênero: Drama.

Público Alvo: Jovens e Adultos Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Marcial Neves, um dos grandes pintores de Paranaguá

Marcial é um dos pintores mais premiados de Paranaguá 

Marcial Neves é natural de Paranaguá e tem uma vida dedicada às artes plásticas. Ele iniciou aos 12 anos e nunca parou de pintar. Já participou de muitas exposições e ganhou várias menções honrosas.

Sua fonte de inspiração é a cidade de Paranaguá, a qual ele se dedica ministrando oficinas de pinturas.  Conheça mais sobre ele

Como e quando iniciou seu envolvimento com as artes plásticas?

Marcial Neves: Desde  muito pequeno,  mas  aos 12 anos fiz meu primeiro curso na casa da Cultura  com o Mestre portenho a Ortenio do Carmo partir  daí  não  parei mais

Sua trajetória é marcada por vários momentos. Quais foram os mais marcantes?

Marcial Neves: Fiz minha primeira  exposição  em 2001 com um grupo de artistas  formado  por jovens  iniciantes a partir desta  mostra fui convidado  para dar sequência  ao curso de desenho e pintura do Mestre  José  Firmino  que adoeceu naquele  mesmo ano. Onde fiquei  ministrando  aulas durante  12 anos. Participei do grupo “Bendita Todas  as Mãos” onde fiz  várias exposições.  Durante  este  período fui premiado  em várias  mostras e menções  honrosas  também.


Você também é muito conhecido por aplicar aulas de pinturas. Como tem sido suas atividades durante o período da pandemia?

Marcial Neves: Hoje tenho meu  próprio  atelier  onde foi aulas de pintura  em tela desde 2008. Durante  a pandemia  realmente foi muito complicado  devido a paralisação  de tudo, mas  me virei com as vendas  de obras de arte.

Como é trabalhar com a pintura em Paranaguá? O que mais te motiva?

Marcial Neves: Trabalhar com pintura em Paranaguá é  muito  gratificante,  pois a própria  cidade é  minha  fonte de inspiração, sou profissional  da área então tenho  que trabalhar. Além de fomentar as artes e a cultura  ajudo muitas  pessoas  a pintar para dar seguimento ao meu trabalho e assim  mantendo as artes  plásticas  sempre presente  na cultura  parnanguara.


Contato: 👉 9 8535-9108

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Inscrições abertas para oficina gratuita de leitura e criação de contos na BPP


 

A Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para uma oficina de leitura e criação de contos ministrada pelo escritor Luiz Felipe Leprevost. Os encontros acontecem ao vivo, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 25 de agosto — e seguem até 13 de outubro. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar, até o dia 16, um conto autoral de até duas laudas e informações pessoais (nome, idade, currículo) para o e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br. São 15 vagas disponíveis.

Durante o curso, Leprevost apresenta e analisa contos dos seguintes autores paranaenses: Dalton Trevisan, Luci Collin, Manoel Carlos Karam, Assionara Souza, Jamil Snege e Giovana Madalosso. As atividades ainda incluem a proposição de técnicas e exercícios para que os alunos criem seus próprios textos. Ao final da oficina, a equipe do jornal Cândido, editado pela BPP, escolhe e publica três trabalhos produzidos pela turma.

"Me aproprio do título de um livro de Luci Collin para dizer que grande parte do interesse da nossa oficina terá a ver com a ideia de se encontrar 'vozes num divertimento', isto é, vozes das personagens e suas histórias e, claro, as vozes autorais dos contistas participantes", explica o escritor.

 

Luiz Felipe Leprevost publicou os romances Dias Nublados (Arte & Letra, 2015) e E Se Contorce Igual a um Dragãozinho Ferido (Arte & Letra, 2011), os livros de poemas Tudo Urge no Meu Estar Tranquilo (Encrenca, 2017), Uma Resposta Difícil (Arte & Letra, 2019), O Poeta Queima Voluntariamente (Arte & Letra, 2020), Ode mundana — Revista e Ampliada (Kotter, 2020).

 

Serviço
Oficina de criação de contos com Luiz Felipe Leprevost
Todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 25 de agosto
Inscrições gratuitas até o dia 16 pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br

Acervo pessoal 


domingo, 15 de agosto de 2021

A Arte Natural de Gil Gastaldon


 Já está disponível no canal do ‘Cultura na Rede' da Secultur o projeto Arte Natural de Gil Gastaldon. O objetivo é demonstrar algumas das inúmeras possibilidades de fazer arte utilizando matérias primas da natureza, tanto para a confecção de objetos utilitários quanto na produção de peças artesanais para decoração e obras como esculturas.

O vídeo é bem interessante e mostra como despertar o lado criativo e a vontade das pessoas em produzir a arte com recursos naturais. Ela apresenta também as ferramentas utilizadas e as formas de criação. 

Além da explanação sobre o fazer artístico, a proposta do projeto também deseja provocar um olhar mais apurado para a natureza que temos ao nosso redor, tratando inclusive da questão da sustentabilidade na utilização de materiais à disposição de todos.

O projeto tem como público alvo a população de modo geral, desde as crianças até os mais idosos, com o objetivo de apresentar variadas formas de criar artes e objetos com os recursos da natureza e que isto pode ser feito de forma simples ou de uma arte mais elaborada, promovendo conhecimento e despertar da criatividade.

MATERIAIS UTILIZADOS: Galhos e gravetos de árvores, folhas secas e verdes, flores, pedaços de troncos e raízes, musgos, pedras e cipós.

Produção e apresentação - GILMARA GASTALDON PIANTÁ

Confira: 



sexta-feira, 13 de agosto de 2021

WladMarcel lança mais um sucesso


 

 WladMarcel é natural de Paranaguá e vem ganhando destaque no cenário da música independente em Curitiba. No mês de julho ele lançou mais um sucesso. Trata-se do single “Então Diga” pela Prevail Records.

“Meu trabalho atual transita entre o rock que celebra a nostalgia do Rock2000 e trap que da o tom contemporâneo. A letra fala sobre se sentir só e procurar uma companhia/amor que na verdade esta mais próximo do que imaginamos. Em nós mesmos. Trago como referência GreenDay e as recentes da Willow Smith e Olivia Rodrigo”, explica.

Essa é uma nova versão da sua primeira música. O cantor regravou porque eu não tinha experiência quando foi para o estúdio na primeira vez,  e segundo ele, o resultado não ficou como eu esperava. “No último ano estudei bastante sobre marketing pessoal e canto e decidi regravar a primeira música pra ter uma discografia da qual eu me orgulhe e consiga cantar ao vivo. A versão rock ativou os sentimentos da letra e eu mal posso esperar pra poder cantar em minha cidade natal”, finaliza.

Confira: 

Então Diga (Rocha) (sten.to)



quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Coerente MC no ‘Cultura na Rede’


 

Um dos cantores de rap com mais tempo de atividade em todo o litoral do Paraná, Rodrigo Coerente (Coerente MC), teve um de seus trabalhos contemplados no edital Cultura na Rede. O vídeo já pode ser acessado no canal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULTUR), sendo uma homenagem a Paranaguá.  

De acordo com Breno Oberdan, produzir um projeto que é uma ode a Paranaguá foi uma honra e satisfação. “Ainda mais com um rap criado por um artista negro e parnanguara, a representatividade nesse caso é muito importante, acredito que muitos jovens irão se inspiram e se espelhar no Coerente e nessa canção!", ressalta

Já o Coerente MC aponta o trabalho como uma homenagem à Paranaguá. "Com esse rap homenageio a minha cidade e pretendo mostrar para os jovens o quão importante é valorizar sua história e cultura, sempre com o objetivo de também conscientizar os jovens para não se envolverem com a criminalidade e as drogas e se interessarem em entrarem para o mundo do rap e fazer arte".



Apresentação

“Cidade de Paranaguá – CoessenciaREC”, além do nome do projeto é o nome da música que será apresentada no vídeo para o Cultura na Rede. Essa letra é do gênero rap e trata-se de uma ode a cidade e belezas de Paranaguá (vide item “letra” no final do projeto), onde o autor/intérprete da música Rodrigo Fernando de Jesus (vulgo Coerente MC) expressa todo seu amor e gratidão pela cidade onde habita, podendo tornar essa música um estimulo para jovens e adultos admirarem mais o município de Paranaguá.

Para o edital Cultura na Rede, que se mostrou importante ferramenta de promoção cultural e política pública de criação de mercado para os artistas locais, será realizada uma filmagem exclusiva de um videoclipe utilizando a música que dá nome ao projeto, além de um trecho onde o autor/intérprete Rodrigo irá falar sobre a letra de seu rap e o seu processo de criação da mesma. As cenas deste vídeo clipe serão filmadas no município de Paranaguá mostrando suas belezas naturais e históricas enquanto Rodrigo a interpreta.

FICHA TÉCNICA

Proponente: Coerente MC

Compositor: Coerente MC

Produção: Breno Oberdan

Co-Produção: Joice Cardoso

Produção Musical: CoessenciaREC.

Direção: Breno Oberdan

Filmagem: Joice Cardoso

Edição: Breno Oberdan

Apresentação: Coerente MC

Gênero: Rap Autoral

Público Alvo: Crianças, Jovens, Adultos e idosos

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Prefeitura inicia contratação de projeto básico para recuperação do Palácio Visconde de Nácar

 

 


Foi dado o passo administrativo para a contratação do projeto executivo para revitalização do Palácio Visconde de Nácar, em Paranaguá.

O secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, explica que este projeto será a base para ter os detalhes das intervenções e, consequentemente, o valor necessário para execução da restauração.

O município assumiu a responsabilidade do imóvel no início de 2021 com a resolução da Câmara municipal passando a propriedade para o poder executivo. Imediatamente o prefeito Marcelo Roque mobilizou as secretarias com competência na área para elaborar o processo de recuperação. Serão investidos R$ 479 mil para executar o projeto.

Este primeiro passo consiste na contratação de empresa que execute o projeto básico que consiste no conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para caracterizar a obra e que apresente o detalhamento necessário para a perfeita definição e quantificação dos materiais, equipamentos e serviços relativos ao empreendimento final que é a revitalização completa do imóvel nas partes interna e externa.

“Temos trabalhado para a valorização do patrimônio material e imaterial e histórico que temos em Paranaguá”, declarou o secretário da pasta. “Já estabelecemos diálogo com o governo do Estado para parceria na questão de recursos e também gestão compartilhada do espaço”, completou Canela.

O objetivo é de que o espaço seja utilizado para instalação de um Museu, que trará toda a história de Paranaguá, assim como a do Estado do Paraná, considerando que o imóvel foi construído para ser a sede da Província do Paraná no ano de 1856, recebendo a visita de D. Pedro II, e em 1884 a Princesa Isabel, Conde d’Eu e filhos.


Prefeitura de Paranaguá - Prefeitura inicia contratação de projeto básico para recuperação do Palácio Visconde de Nácar (paranagua.pr.gov.br)

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Biblioteca Pública abre inscrições para oficina online de leitura e criação de contos


 

A Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para uma oficina online de leitura e criação de contos ministrada pelo escritor Luiz Felipe Leprevost. Os encontros acontecem ao vivo, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 25 de agosto — e seguem até 13 de outubro. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar, até o dia 16, um conto autoral de até duas laudas e informações pessoais (nome, idade, currículo) para o e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br. São 15 vagas disponíveis.

Durante o curso, Leprevost apresenta e analisa contos dos seguintes autores paranaenses: Dalton Trevisan, Luci Collin, Manoel Carlos Karam, Assionara Souza, Jamil Snege e Giovana Madalosso. As atividades ainda incluem a proposição de técnicas e exercícios para que os alunos criem seus próprios textos. Ao final da oficina, a equipe do jornal de literatura Cândido, editado pela BPP, escolhe e publica três trabalhos produzidos pela turma.

"Me aproprio do título de um livro de Luci Collin para dizer que grande parte do interesse da nossa oficina terá a ver com a ideia de se encontrar 'vozes num divertimento', isto é, vozes das personagens e suas histórias e, claro, as vozes autorais dos contistas participantes", explica o escritor.

Luiz Felipe Leprevost publicou os romances Dias Nublados (Arte & Letra, 2015) e E Se Contorce Igual a um Dragãozinho Ferido (Arte & Letra, 2011); e os de contos Inverno Dentro dos Tímpanos (Kafka), Barras Antipânico e Barrinha de Cereal (Medusa, 2009), Manual de Putz sem Pesares (Medusa, 2011) e Salvar os Pássaros (Encrenca, 2013). Também apresentou poemas selecionados em Tudo Urge no Meu Estar Tranquilo (Encrenca, 2017), Uma Resposta Difícil (Arte & Letra, 2019), O Poeta Queima Voluntariamente (Arte & Letra, 2020) e Ode Mundana — Revista e Ampliada (Kotter, 2020).

Serviço

Oficina de criação de contos com Luiz Felipe Leprevost

Todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 25 de agosto

Inscrições gratuitas até o dia 16 pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br


Cultura: Biblioteca Pública abre inscrições para oficina online de leitura e criação de contos - Agência Estadual de Notícias (aen.pr.gov.br)

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Biblioteca Pública do Paraná reabre nesta segunda-feira (9/8)

 


Fechada desde março de 2020, em função da pandemia da Covid-19, a Biblioteca Pública do Paraná reabre de forma parcial nesta segunda-feira (9). Os serviços de empréstimo, renovação e cadastro de novos usuários voltam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o atendimento para pesquisas presenciais ao acervo e registro de obras acontece mediante agendamento (veja o serviço completo no final do texto). Nesta retomada de atividades, a BPP disponibiliza ao público mais de 300 novos títulos, de todos os gêneros, adquiridos nos últimos meses.

Para respeitar todos os protocolos sanitários e o distanciamento social, a Biblioteca Pública optou pela redução da capacidade de atendimento e o fechamento das salas de leituras e outros espaços de convivência. Todo o processo de empréstimo, renovação e devolução de livros acontece no hall térreo, para 20 pessoas por vez. A BPP ainda sugere que os usuários consultem previamente os títulos que desejam retirar. Clique aqui para pesquisar.

Ações na internet
Impossibilitada de emprestar livros nos últimos meses, a Biblioteca Pública do Paraná implantou uma série de alternativas na internet para manter o contato com seus usuários. Os projetos culturais já existentes ganharam versões online e novos conteúdos para adultos e crianças foram desenvolvidos. O resultado desse esforço foi um aumento expressivo da audiência de seus canais digitais, que também passaram a alcançar o público de outros estados do país.



SERVIÇO
Cadastro de novos leitores, empréstimo, renovação e devolução de livros
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações: (41) 3221-4971 / 4973

Escritório de Direitos Autorais
Agendamento e informações pelo telefone (41) 3221-4967, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, ou pelo e-mail edaparana@bpp.pr.gov.br

Pesquisas a documentos e outros materiais que não podem ser retirados do acervo
Agendamento pelo site www.bpp2.reservio.com
Informações: (41) 3221-4965 / paranaense@bpp.pr.gov.br


Fonte:

Biblioteca Pública do Paraná reabre nesta segunda-feira (9/8) | Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (comunicacao.pr.gov.br)

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Lenda da Caveirinha no roteiro do "Cultura na Rede"

 

 Thayná Nascimento, atriz que narra e interpreta a lenda.

Foi lançado mais um trabalho do Cultura na Rede, em Paranaguá, que já vem ganhando muitas visualizações no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).  Trata-se de uma contação de histórias em formato audiovisual utilizando um formato de narrador em terceira pessoa, mostrando a Lenda da Caveirinha, a qual é um dos elementos folclóricos mais conhecidos de Paranaguá,

"Me sinto muito orgulhosa de poder estar realizando meus sonhos, crescendo profissionalizando no teatro e compartilhando sobre a cultural da minha cidade!", ressalta  Thayná Nascimento, atriz que narra e interpreta a lenda.

Já Breno Oberdan, produtor da obra, conta que   o Vídeo Projeto “A Lenda da  Caveirinha” foi aprovado na fase 1 do edital Cultura na Rede da SECULTUR Paranaguá. 

“Uma iniciativa de perpetuar em plataforma pública de vídeo um pouco sobre essa lenda tão conhecida em Paranaguá e que agora poderá ser compartilhada para todos que tiverem acesso a Internet. O edital Cultura na Rede finaliza suas inscrições nesse dia 9 de Agosto, tendo aprovado mais de 100 projetos de artistas de Paranaguá,  se mostrando uma das poucas fontes de renda para nossos artistas durante a pandemia”, destaca.

O vídeo é uma produção Cia Cultural Rainha Maçã, tendo a Co-produção de Joice Cardoso.



 

domingo, 1 de agosto de 2021

Exposição ”Eva de Jesus - O Fazimento da Farinha”


Está disponível no site do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) a exposição virtual “Eva de Jesus: o fazimento da farinha” como parte da programação do 31º Festival de Inverno da UFPR.

As vinte e uma fotos apresentadas conjugam a força e beleza do trabalho de Dona Eva na produção de um alimento fundamental para os brasileiros, a farinha de mandioca, com o refinamento e a delicadeza do olhar do fotógrafo @lorifigueiro

Esta é a primeira iniciativa conjunta do MAE-UFPR com o Centro Cultural Memorial do Vale @ccmemorialvale

Vale a pena conferir!

A exposição já pode ser visitada pelo endereço www.mae.ufpr.br/eva


Fonte: MAE