Pesquise no blog

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Evaldo: Baterista já realizou 2.864 apresentações e 25 mil horas de treino


Evaldo Gabriel Junior esta completando 32 anos de atividades musicais. Ele já percorreu inúmeras cidades do Paraná acompanhando diversas bandas e possui uma trajetória marcada pelo sucesso. Evaldo é uma referência no litoral quando o assunto é bateria, inspirando muitos jovens a iniciar no instrumento.

Conheça mais sobre ele:

Onde e quais foram seus primeiros passos na bateria. O que te atraiu no instrumento?

Desde criança com 12 e 13 anos eu batucava em tudo. No sofá, aquelas latas que guardávamos bolachas e muito também nas carteiras da escola. Alguns colegas da época lembram a minha primeira baqueta, foi um mata moscas com cabinho de madeira. Mas bateria mesmo só em 05 de abril de 1988. Tive que fazer um curso de datilografia para ganhar a bateria. Eu ficava os bailes inteiros no Clube Atlético Seleto vendo os maravilhosos bateristas tocando a noite toda.

A partir de que momento você pensou em fazer disso sua profissão?

Sempre sonhei com isso. Quando a bateria chegou eu ficava o dia todo em cima dela. Ela chegou em abril e em 10 de junho já fui convidado pra uma apresentação no antigo Barracão . Era um evento da faculdade. Daí nunca mais parei.

Quais foram os momentos marcantes em sua carreira?

Toda noite é única é marcante. Nenhuma é igual a outra. Mas um período muito corrido e intenso foi de 1995 a 2001 no auge da Bandaue onde fazíamos 4 a 6 apresentações por semana entre Curitiba, litoral, Santa Catarina, interior do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Foi uma fase incrível de experiências.


No calendário ele anota o número de horas de treinos realizados no mês 

Quais os principais discos que não podem faltar na playlist de um baterista?

Isso é muito pessoal. Cada um tem um gosto  e pende para um lado. Pra mim: todos os do The Police, Led Zepelin , Roupa Nova , Ivan Lins ...

Você possui um diário de anotações sobre suas apresentações. Em todo esse tempo daria para contabilizar o número de apresentações realizadas? Fale sobre isso.

Sim! Eu anotei desde a primeira apresentação em 10 de junho de 1988 daí virou um diário. Com a data, local e com quem foi. Daí anoto como foi o meu rendimento e oque ocorreu naquele show. É bem difícil uma apresentação que dê tudo 100% certo. Sou muito chato comigo mesmo! Quase um neurótico. A apresentação 0001 foi em 10/6/1988 a mais recente de número 2.864 foi dia 05/11/2020


Você é muito reconhecido pelas habilidades nas baquetas. Como é seu ritmo de treinos?

Obrigado pelo elogio! Eu treino de 2001 pra cá 1000 horas por ano. Eu pratico todos os dias entre 2 ou 3 horas, nunca zero hora! Dois meses por ano eu faço 100 horas e os outros 10 meses eu faço 80 horas por mês. Agora dia 31 de dezembro eu completo 25.000 horas de treino de 1993 até agora. E é treino sozinho ensaio com bandas não contam

O que é preciso para ser um bom baterista?

Muito empenho e dedicação! Não existem atalhos. Hoje em dia a Internet ajuda muito. Nos anos 80 não tínhamos nada disso! Era tudo muito na raça. Mas sem muito treino nada se consegue! Praticar e praticar...

Contato: 41 9149-7734



2 comentários:

  1. Evaldo Gabriel merece toda a homenagem. Talento, profissionalismo, eu um ser humano de grande caráter!! 🤩🤩👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Taí um cara gente fina. Toca com o coração porque é o que ama fazer. Faltou falar naquela batera t~]ao esperada que veio dos "States".

    ResponderExcluir