Pesquise no blog

domingo, 13 de dezembro de 2020

Dois anos sem Waltel Branco. Parnanguara co-criador da trilha da Pantera Cor de Rosa

 


A notícia de falecimento do maestro Waltel Branco, em 2018, enlutou amigos e admiradores do artista. O falecimento aconteceu no dia 28 de novembro, mas foi divulgado apenas  no dia  13 de dezembro, pelos familiares.

Nascido em Paranaguá em 22 de novembro de 1929, o maestro iria completar 90 anos. Foi em 1963, longe de casa, que o maestro veio a se encontrar com o empresário Roberto Marinho, que reconhecendo seu talento, o chamou para a então jovem Rede Globo onde viria a compor um time seleto de músicos da emissora junto a Radamés Gnatalli, César Guerra Peixe e Guido de Moraes.

O jornalista Felippe Aníbal, que está escrevendo um livro sobre Waltel Branco, diz que há mitos que cercam o maestro. O mais repetido é o de que teria composto o tema da Pantera Cor-de-Rosa para o filme de Blake Edwards. 

A canção, uma das mais conhecidas do século XX (é aquela que repete taram taram), está registrada em nome de Henry Mancini. Waltel gravou um LP em 1966 chamado “Mancini também é samba”, em que apresenta e interpreta arranjos que fez para sucessos do compositor americano, entre eles o tema da Pantera Cor-de-Rosa, que havia sido lançado três anos antes.Para Felippe Aníbal, ele se queixou: “Fiz coisas mais importantes, mais elaboradas, e as pessoas se lembram do tema da Pantera Cor-de-Rosa”.

Em 2018, a Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur) escreveu: “Agradecemos seu legado, sua presença e seu carinho pelo seu berço. Aplausos eternos para aquele que até fez violão pra quem não gosta de violão, que embalou os passos malandros da Pantera Cor de Rosa, que encantou o mundo com seus arranjos e com esse dedilhado de outro mundo. Obrigada, mestre”.

A Folha do Litoral News, jornal diário de Paranaguá e litoral, escreveu em seu falecimento: “A notícia de falecimento do maestro Waltel Branco enlutou amigos e admiradores do artista. O falecimento do artista nascido em Paranaguá cria uma lacuna na história cultural da cidade, em especial à música, por ser uma das principais referências”.  

Vale destacar que em 2016 foi homenageado no teatro Rachel Costa em Paranaguá fazendo uma apresentação musical a qual ele ressaltou que foi um dos grandes momentos de sua vida por ter sido reverenciado em sua terra natal.

Waltel Branco, maestro e compositor paranaense, nos deixou o tema de "A Pantera Cor-de-Rosa". O músico também criou arranjos para Dorival Caymmi, João Gilberto, Dom Um Romão, Toni Tormado, Tim Maia, Odair José, entre outros. Sua obra grandiosa estará para sempre conosco.


Saiba mais: 

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2018/12/15/waltel-blanco-deixa-como-arranjador-obra-magistral-de-tons-variados-que-foi-muito-alem-do-cor-de-rosa-da-pantera-de-henry-mancini.ghtml

https://epoca.globo.com/waltel-branco-compositor-do-horario-nobre-23305650

https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2018/12/15/morre-waltel-branco-criador-da-trilha-sonora-de-a-pantera-cor-de-rosa/

http://www.paranaeducativa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=110

https://www.gazetadopovo.com.br/reinaldo-bessa/personalidades/as-historias-do-maestro-paranaense-waltel-branco-que-colocou-djavan-no-horario-nobre-da-globo/




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário