Pesquise no blog

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Cafundó, o filme que deixou saudades



O ano de 2003 tão cedo não será esquecido pelos artistas de Paranaguá.  As gravações de várias cenas aconteceram nas ruas da cidade, mexendo com a vida de muita gente.
Na foto Lázaro Ramos na gravação do filme Cafundó em Paranaguá, 2003. Por ali da pra ter uma ideia da grandiosidade do trabalho realizado que hoje permanece vivo nas lembranças de todos.  

O filme foi lançado em 2005 e teve gravações nas cidades de: Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Lapa, Antonina, Morretes, Palmeira, Guarapuava e São Paulo. 

Sinopse:
João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.

Premiação
Festival de Gramado 2005

Venceu nas categorias de Melhor Ator (Lázaro Ramos), Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
Ganhou o Prêmio Especial do Júri na categoria de Melhor Longa Metragem em 35mm Brasileiro.
Indicado na categoria de Melhor Filme.

Los Angeles Pan African Film Festival 2006
Recebeu Menção Honrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário