Pesquise no blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nolam Riech - o homem que viu a passagem do Zeppelin

Centro de Paranaguá em 1/12/1936 quando
da passagem do dirigível alemão

Após a publicação da reportagem sobre a passagem do dirigível alemão Zeppelin, em Paranaguá em 1936, (no domingo dia 17/04 na Folha do Litoral), muitos ficaram curiosos para conhecer um pessoa privilegiada, que atravessou mais de sete décadas chegando em 2011 sendo testemunha de um fato ocorrido em 1936. Seu Nolan, hoje com 82 anos, conferente aposentado, reside na Rua Benjamin Constant (Bairro da Costeira em Paranaguá).  Ele tinha 7 anos quando o Zepelim passou pelos céus de Paranaguá, causando susto e admiração. Um dia que ficou para história. Ele contou que parecia que ia acabar o mundo. Os sinos das igrejas batiam e todos iam para rua. Alguns fugiam de medo porque era muito grande e assustador. Nolan, diferente dos demais, não ficou com medo e movido pela curiosidade de menino subiu junto com seus amigos para o alto da casa para ter melhor visão. O dirigível percorreu todo o centro da cidade, reduziu a potência do motor e ficou sobrevoando bem rente as casas dando a impressão que queria pousar e não achava lugar. Assim como seu Nolan, toda aquela geração teve a vida marcada, afinal presenciaram de perto um fato que eles não imaginavam que entraria para a história.   
Outra foto mostrando o zeppelin sobrevoando o local onde
atualmente está o edifício Palácio do Café
Nolan Riech uma das poucas testemuhas vivas da passagem do Zeppelin


3 comentários:

  1. Prezados amigos

    Sou jornalista na cidade de Santos e estou tentando levantar as informações sobre a passagem dos dirigiveis nas cidades ao sul do Rio de Janeiro (onde era o ponto final dos zeppelins). Vi no seu texto que a passagem do Zeppelin por Paranaguá se deu em 17 de abril de 1936. Isso é certo? Onde está esta informação? É muito importante para minha pesquisa, pois não estou encontrando outras datas que não o 30 de junho de 1934 e 30 de novembro de 1936. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 17/04 do qual Christian se refere, trata-se na verdade reportagem com o sr. Nolan, em 17/04/2011. O Hinderburg sobrevoou Paranaguá/PR em Setembro e dezembro de 1936.

      Excluir
  2. A fotografia tema que encontrei em pesquisa no G.Lens, mostra o LZ129 sobrevoando uma rua em Paranaguá, 01/12/1936. Tem uma grande árvore à direita, a qual apresenta claras evidências de edição na imagem. Gostaria de saber mais detalhes da referida fotografia... vê-se que o povo na rua não parece estar visualizando exatamente o veículo acima deles... gostaria de saber até que ponto a tal fotografia poderia ter sido editada... Robson.

    ResponderExcluir