Pesquise no blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Exposição “Pescadores de tainha na Ilha do Mel”

Fotógrafo Leonardo Régnier

Anualmente, entre meados de maio e julho, os pescadores nativos da llha do Mel reúnem-se à beira-mar para esperar a entrada das tainhas na Praia do Farol. A vigília é acompanhada por suas mulheres e filhos. Quando os cardumes se aproximam, os pescadores lançam as redes ao mar e festejam. Esse ritual pode ser visto na exposição fotográfica “Pescadores de tainha na Ilha do Mel”, de Leonardo Régnier, no Museu Oscar Niemeyer (MON). 




O contexto descrito e a importância socioeconômica para o grupo de pescadores despertaram o interesse e a sensibilidade artística de Régnier e do cineasta Túlio Viaro. Em parceria no projeto, eles registraram em foto e vídeo a pesca artesanal da tainha na Ilha do Mel. A exposição conta com 42 imagens em preto e branco, além da exibição do filme de Viaro.

Serviço
Exposição “Pescadores de tainha na Ilha do Mel”
 Visitação: até 03 de julho de 2011.
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999).  Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (venda de ingressos até 17h30). Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes (com carteirinha). Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino fundamental e médio, para crianças até 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário