Pesquise no blog

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Livro sobre Júlia da Costa é lançado em Paranaguá.

 

O sábado, 17,  foi uma noite muito importante pra cultura parnanguara. Aconteceu o lançamento do livro "Soluços da Minh'alma" de Alexandre Camargo Sant'Ana no auditório do Club Litterário.

 A obra traz várias novidades sobre a trajetória da primeira poetisa paranaense. Resultado de muitas pesquisas e estudos. O ator Rogério Soares abriu o lançamento falando sobre a importância do bom humor. Cincinatus Siqueira foi homenageado por sempre estar registrando os acontecimentos culturais.

Alexandre Camargo Sant'Ana 

“Muito obrigado a todos que me ajudaram nesse caminho até aqui. Foi uma noite muito especial e sem as pessoas ao meu redor me apoiando, nada disso teria acontecido. Agradeço mais uma vez ao Paranaguá Litterário por abrir as portas desse lugar lindo e incrível. Também agradeço aos amigos Lizangela Siqueira , Ivan Lapolli Filho , José Alexandre Baka , bem como ao Rogério Soares.  Obrigado ao Rafael Melo e sua companheira Luisa que fizeram esse trabalho incrível. Muito obrigado a todos que compareceram e um agradecimento especial aos meus familiares e amigos. Muito obrigado”, destacou o escritor.





                                           

SAIBA MAIS: Conheça a página do Club Litterário 

 Curiosidades da obra

O Casamento de Júlia

É quase um consenso nas biografias consultas: Júlia foi abandonada por Benjamim (que fugiu da cidade) e casou forçada com o comendador Francisco. Todavia há quem diga que ela casou por puro interesse econômico. Nesse livro, mostro como Benjamim, mesmo parando de enviar cartas ao final de 1870, permaneceu na cidade até 1872, quando Júlia já estava casada.  Acredito que a família forçou Júlia a se casar com Francisco, mas argumento que o casamento também foi interessante para ele, afinal, na época ele não era comendador e sim um político em ascensão. Naquele contexto, uma esposa seria essencial para ele crescer mais ainda.

Júlia era atrevida ou inocente?

Nas biografias consultadas, Benjamim é mostrado como alguém que fugiu de seu compromisso com Júlia.Há quem diga que a culpa foi da poetisa, que pressionou demais seu amado até ele fugir. No livro, argumento que não há vestígios disso nas cartas dela. Ela era muito mais consciente das limitações do que ele. Outros afirmam que a mãe de Júlia intimou Benjamim para se casar e ele partiu da cidade Bem, nessa pesquisa, descobri que ele ainda estava na cidade quando Júlia casou. Sugiro que seu rompimento com a poetisa tenha sido resultado da ação da família dela. Júlia vinha de dois berços importantes e as mulheres não a entregariam a um professor sem recursos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário