Pesquise no blog

terça-feira, 12 de outubro de 2021

A Dança do Ventre é destaque no Cultura na Rede


 

Um dos projetos aprovados pelo edital do Cultura na Rede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo aborda a dança do ventre: A Dança do Ventre e o Golden Era - Marcely Borba. 

O vídeo apresentado por Celly Farirah, foi produzido por Breno Oberdan vem ganhando destaque nas redes sociais em virtude da riqueza de conteúdo e por explorar uma modalidade da arte milenar, mas que se mantém atual.

"Me aproximei da dança do ventre como iluminador de apresentações anos atrás e fiz ótimas amizades dentre as artistas dessa área, uma delas foi a Celly que produzo atualmente! Este projeto se mostra como um ótimo caminho de introdução para quem quer conhecer essa cultura tão rica!", ressalta Breno Oberdan.

"Fazer este projeto foi muito importante para desmistificar ao que se refere a dança do Ventre, mostrar a essência do Belly Dance! Falar sobre o Golden Era é falar sobre o respeito a Cultura Árabe!" Relata Marcelly.

Confira: 

(386) #CulturaNaRede A Dança do Ventre e o Golden Era - Marcely Borba - YouTube

Apresentação

A Dança Árabe é mundialmente conhecida, praticada e estudada por muitos, todavia não é tão difundido as questões culturais que envolvem a sua prática. Existentes potencialidades da pratica de dança em questões físicas, motoras, equilíbrio, concentração, memória e o lazer proporcionado ao dançar.

Neste projeto irei apresentar os princípios básicos do Golden era, estilo de Dança do Ventre inserida na Cultura Árabe, além da coreografia filmada teremos um breve relato sobre as mesmas, explicando o que significam, representam e como foram criadas para o edital. Importante ressaltar que Paranaguá possui uma população árabe que pode ser considerada bem expressiva pelo espaço onde ocupa na construção e crescimento do município.

Como prova disso há uma Mesquita Árabe bem no centro da cidade que é um dos pontos turísticos mais famosos do município, a dança árabe é muito procurada por pessoas interessadas em praticar alguma modalidade de dança.

Vários grupos de dança árabe se apresentam e viajam representando Paranaguá em festivais Brasil afora. Apesar do interesse dos cidadãos parnanguaras tanto pela cultura artística de origem árabe, há a necessidade durante esse período de pandemia de ter um acesso mais rápido e fácil, por isso que esse projeto mostra outra possibilidade para aqueles que querem experimentar e/ou praticar a técnica milenar da dança árabe.

FICHA TÉCNICA

 Roteiro: Celly Farirah

Produção: Breno Oberdan

Co-Produção: Joice Cardoso

Direção: Breno Oberdan

Filmagem: Joice Cardoso

Edição: Breno Oberdan

Maquiagem/Figurino: Celly Farirah

Apresentação: Celly Farirah

Gênero: Dança Árabe

Público Alvo: crianças, jovens, adultos e idosos

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário