Pesquise no blog

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Obras do artista plástico Rafael Silva serão restauradas


 

Em 2019 o artista plástico e restaurador Diogo Rodrigues Alves  fez uma parceria com a  Proart de Curitiba, criando um projeto que foi aprovado pela Lei Rouanet. O objetivo é restaurar as obras de arte  pertencentes ao acervo da Loja Maçônica Perseverança 159 de Paranaguá.

Com a pandemia a situação acabou ficando mais complicada e agora o artista retoma às atividades, pois o prazo de captação de recursos do projeto encerra em dezembro de 2021 e tem possibilidade de prorrogação. São 19 obras pintadas pelo artista parnanguara Rafael Silva, um dos mais renomados do Paraná.

A Loja Perseverança foi fundada em 5 de maio de 1864 e possui retratos de diversos veneráveis que tiveram significativa participação na política de Paranaguá e Paraná além do intenso trabalho social. A ideia surgiu em 2019 quando Diogo foi procurado pelo presidente da Loja Perseverança  para restaurar uma obra e descobriu que tinha mais 18 retratos de valor.

“Eu propus na época o desenvolvimento de um projeto pela referida Lei e assim a loja ficaria isenta de desembolsar valores para restauração das peças, pois são obras de grande importância criadas por Rafael Silva”.

Entre os retratos constam: Manoel Francisco Correia Junior, Álvaro Viana, Carlos Augusto César Paz, Prisciliano da Silva Correia, Augustinho Pereira Alves e outros.

“Pela importância da loja perseverança no cenário nacional é de grande importância restaurar essas obras do Rafael Silva pois são retratos que fazem parte da memória nacional, visto que Rafael foi discípulo de Alfredo Andersen”.

Rafael Silva nasceu em Guaraqueçaba em 1904 e falece em Paranaguá em agosto de 1980. Em seus últimos dias de vida ministrava aulas de pintura e desenho, sendo contratado pela prefeitura de Paranaguá.

Confira algumas das telas que serão restauradas: 







Mais informações com Diogo Alves pelo telefone  9980-0528 



Um comentário:

  1. Acervo de riqueza inestimável ao patrimônio histórico de Paranagua! Parabéns Diogo

    ResponderExcluir