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quinta-feira, 29 de julho de 2021

O Porto do Rio Itiberê - Paranaguá

 À margem do Rio Itiberê (ou Taguaré, como também era conhecido) estavam edificados a cidade de Paranaguá e seu primeiro Porto, com um cais iniciado por volta de 1760. 

Cecília Westphalen (1998) destaca que, entre 1826 e 1850, um novo cais foi construído por comerciantes ervateiros (em frente à alfandega, antigo Colégio dos Jesuítas e atual Museu).

O constante processo de assoreamento do Rio Itiberê fez com que, em 1855, o carregamento portuário fosse realizado através de lanchas e canoas que transportavam as mercadorias até o ancoradouro da Ilha da Cotinga.

A solução para o problema portuário de Paranaguá foi proposta pela Câmara Municipal em 1866, quando indicaram a Enseada do Gato como o local onde deveria ser construído o novo Porto.

Na foto abaixo (s/d), o carregamento está sendo realizado na Rua da Praia

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A baía de Paranaguá, ao longo do século 16, foi uma das principais portas para europeus, que iniciavam a ocupação do atual território paranaense. Se no passado o local exerceu importante papel para a chegada dos primeiros “homens brancos” na região, é nessa mesma baía que quatro séculos depois encontra-se um dos principais portos do Brasil, o de Paranaguá. (Gazeta do Povo 13/03/2015) 

Outra curiosidade: Poucos sabem, mas o Porto de Paranaguá já teve outros nomes. Muito antes de passar à administração estadual, foi chamado de “Porto dos Gatos” e “Porto do Olho d'Água” . Em 1917, quando passou para as mãos do estado, era chamado de Porto D. Pedro II.


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