Pesquise no blog

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Quem foi Marechal Alberto de Abreu?



Seu nome é famoso por causa de uma das ruas centrais de Paranaguá. Mas por trás dessa denominação existe uma vida. 

O Marechal Alberto Ferreira de Abreu nasceu em Paranaguá no dia 11 de junho de 1853. Era filho do Dr. Adriano Cândido Ferreira de Abreu e de dona Maria Cândida Guimarães Ferreira de Abreu. Estudou o curso primário na cidade natal, seguindo para o Rio de Janeiro ainda adolescente matriculando-se na Escola Militar.

Aluno dedicado e de comportamento exemplar, diplomou-se engenheiro militar, bacharel em matemática e ciências físicas. Militar correto teve várias promoções por merecimento até atingir a patente de Marechal, que é a patente máxima no e exército brasileiro.   

Desempenhou os seguintes cargos: diretor das edificações militares da Província do Paraná, diretor das estradas estratégicas do Paraná, deputado estadual e federal, diretor das obras militares em Santa Catarina, comandante do distrito militar de São Paulo e Paraná, diretor das colônias militares de Chopin e Chapecó no Paraná, diretor do arsenal de guerra da Bahia, diretor da intendência de guerra do Rio de Janeiro e outros cargos em vários Estados da República. 

No dia 10 de junho de 1953, o Senado Federal realizou uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do Marechal Alberto de Abreu. Na ocasião o deputado o senador Flávio Guimarães leu a biografia do militar realizando uma importante homenagem póstuma.   

Pesquisa feita através do livro: A Alma das Ruas

Um comentário: