Pesquise no blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Instituto de Educação de Paranaguá

Quem passa na esquina entre as ruas Rua João Eugênio com Comendador Correia Júnior é atraído pela beleza do prédio histórico. É o Instituto Estadual de Educação que ganhou uma nova pintura que realçou sua fachada que encanta pelos detalhes da arquitetura.
O Instituto de Educação de Paranaguá é considerado um dos colégios modelos do Paraná
Prestes a fazer 84 anos  
Quando Caetano Munhoz da Rocha foi Presidente do Estado (1924-1928) realizou diversas obras públicas no Paraná, entre elas, a construção da Escola Normal de Paranaguá. A inauguração ocorreu em 29 de julho de 1927. Para a época foi considerado um suntuoso edifício com suas vinte e quatro salas de aula e demais dependências. Em 1952 passa à denominação de Escola Secundária Dr. Caetano Munhoz da Rocha e, em 1967, Instituto de Educação, mantendo porém o nome de seu fundador. O prédio expressa no ecletismo, a linguagem neoclássica, que caracteriza os edifícios públicos daquele período.
Colégio foi inaugurado em 1927
O Instituto de Educação de Paranaguá é considerado um dos colégios modelos do Paraná, além de representar uma parcela da história dessa cidade. Implantado em terreno mais alto que as ruas que o circundam, impõe-se não só pelas suas dimensões, mas, sobretudo pela sua qualidade arquitetônica. Recentemente restaurado pelo Governo, foram então evidenciadas a decoração interna das pinturas murais, os espaços internos, a escada em madeira, os vitrais e demais componentes que o tornam um belo exemplar da arquitetura educacional do Paraná.
 Alunos da 3ª C com a professora de Língua Portuguesa, Zuleika de Oliveira Costa. 

4 comentários:

  1. Tenho ótimas lembranças desse colégio, fiz o ensino médio e fui muito bem preparada para o trabalho que desempenho hoje, sou professora com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  2. Belo Predio !!!

    Estive em 04/11/2011 em Paranaguá, e o taxista Sr. Moisés que trabalha em Morretes disse que estudou na Escola, pelo que imagino ele deve ter sido um dos primeiros alunos da Época de ouro.
    Uma alegria ver todo reformado e novo, parabéns pelos comentários.

    ResponderExcluir
  3. preciso fazer uma pesquisa sobre a história do I.E.E Dr. Caetano Munhoz da Rocha pessoas que estudaram no colégio a anos atrás quem puder me ajudar e só mandar sua historia para meu email vaniabozi@hotmail.com, eu faço magistério e termino no final do més graças a Deus essa pesquisa preciso até sexta então quem puder me ajudar eu agradeço...
    Abraços

    Vania

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito linda a restauração! lembro que não podíamos subir pela escada principal, mas sempre fugíamos do inspetor para subir!! qualquer dia eu vou lá para rever.
    Estudamos juntos Christian desde a 6ª série até o final do primeiro grau!! Bons tempos aqueles...

    ResponderExcluir