Pesquise no blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

O Farol das Conchas na Ilha do Mel, 1953

 



 O primeiro projeto para a construção de um farol no Morro das Conchas, na Ilha do Mel, foi elaborado pelo engenheiro Emilio Gengembre, em 1854. Zacarias de Góes e Vasconcellos, primeiro presidente da província, entregou o projeto ao governo imperial, mas não teve andamento. Em 1857, Victor Tiago Subrá, capitão do porto de Paranaguá, alertou sobre a necessidade do farol, mas foi só em 1860 que o Ministério da Marinha autorizou a realização dos estudos oficiais para a colocação do farol. Esses estudos foram realizados, em 1861, por uma comissão formada pelo engenheiro Marine Chandler, e pelos capitães Gabriel Ferreira da Cruz e Tiago Agnesse. A comissão legitimou a escolha do Morro das Conchas não só pela sua elevação acima do nível do Mar e posição estratégica, mas também por haver, nas proximidades, os materiais necessários para a sua construção.

A obra demorou a se concretizar. Em 1864, o governo provincial cobrava soluções do governo imperial, alegando que a construção do farol era uma questão humanitária “porque poupará muitas vidas que podem perecer por falta desta providência”. Novos estudos e orçamentos foram realizados em 1867, pois o governo provincial tinha urgência do farol para “evitar que os navios, durante a noite, larguem ferro no lugar onde o cabo do telégrafo atravessa a barra”.

Em 1868, quando o vapor São Paulo, conduzindo 200 feridos da Guerra do Paraguai, naufragou na Baía de Guaratuba, quando o seu destino era a Baía de Paranaguá, a necessidade do farol se tornou mais evidente, pois à noite era muito difícil se orientar na costa. Em 1870, o engenheiro Zozimo Barroso foi incumbido, pelo governo imperial, de adquirir, na Escócia, vários faróis para serem instalados no litoral brasileiro, dentre eles o farol da Ilha do Mel, que seria idêntico ao farol de Itapuã (Bahia), ambos fabricados pela empresa P & W MacLellan.

As peças do farol chegaram em Paranaguá em 1871 e as obras de instalação ficaram a cargo do 1º tenente José Maria do Nascimento e o engenheiro civil Júlio Álvaro Teixeira de Macedo. Para transportar as peças para o alto do Morro das Conchas, o engenheiro solicitou ao Ministério da Marinha o fornecimento de trilhos e de uma máquina a vapor. O farol foi inaugurado em 1872.

A foto abaixo é de 1953, quando a Ilha do Mel já era considerada o primeiro recanto turístico do estado do Paraná.


fonte: (1) Facebook

 

Em comemoração ao Dia do Trabalhador Portuário, acontece neste sábado, 28, em Paranaguá, Futebol das Estrelas

 

Para comemorar o Dia do Trabalhador Portuário, Paranaguá recebe neste sábado, 28, o Futebol das Estrelas. Estarão presentes grandes nomes do futebol paranaense como Cuca, Adilson Batista, Cocito, Perdigão, Ademir Alcântara, Alex Lopes, Castor, Saulo e outros ídolos da modalidade.


A partida acontecerá no Estádio Gigante do Itiberê e está prevista para ter início às 08h30 e a entrada será 2kg de alimento. Toda doação arrecadada será distribuída às populações vulneráveis do Litoral.

Parte da programação do Verão Maior Paraná, o evento organizado pela Portos do Paraná em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, também contará com atividades para as crianças e distribuição de brindes.


terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Programe-se: Festa do Siri em Antonina

 


Guaratuba divulga programação para o Carnaval 2023

 


A Prefeitura de Guaratuba divulgou a programação do Carnaval 2023. Os eventos começam já na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com o Grito de Carnaval.

O maior público é esperado na segunda-feira (20), dia da Banda de Guaratuba.

Programação:

Sexta-feira - 17/02

12h às 18h – Grito de Carnaval - Trio Elétrico na Praia Central.

Banda tocando Marchinhas de Carnaval

19h às 1h - Grito de Carnaval – Praça dos Namorados (Passeio do Pôr do Sol)

Com participações especiais

Sábado - 18/02

Barra do Saí

20h30 - Bloco do Caranguejo

Avenida 29 de Abril

20h30 - Afoxé

21h - Concurso de Blocos (Desfile)

22h30 às 2h - Trios Elétricos

Domingo - 19/02

Balneário Coroados

19h às 23h - Carnaval no Coroados

Avenida 29 de Abril

21h - Desfile de Blocos

22h30 às 2h - Trios Elétricos

Segunda-feira - 20/02

15h às 18h - Bandinha de Guaratuba

Praça dos Namorados (Passeio do Pôr do Sol)

23h às 2h - Banda de Guaratuba

21h - Premiação dos Blocos – Desfile do Campeão

22h30 - Escola de Samba Unidos de Guaratuba

23h às 2h - Banda de Guaratuba

 

Fonte: Portal da Cidade Guaratuba


segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná

 


Nesta 19ª edição, o Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná, promovido pela Prefeitura, vai ser realizado nos restaurantes do município de 03/02/23 a 05/03/23. A abertura, porém, será no dia 02/02/23 na Praça Alvorada, no balneário Shangri-lá.

O local se transformará em um espaço expositivo para moradores e turistas conhecerem mais sobre o caranguejo-uçá, em painéis informativos sobre a espécie em parceria com a UFPR – Universidade Federal do Paraná.

A praça recebeu em dezembro uma escultura de Caranguejo, obra feita pelo artista Guilherme Ferreira.

No evento também serão apresentados os estabelecimentos participantes do festival. E a Adetur - Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, em parceria com a Paraná Turismo, terá um espaço para apresentação dos destinos turísticos do Litoral do Paraná.

 

Secretaria de Cultura e Turismo abre inscrições para o Banho à Fantasia 2023

 


O maior evento de pré-carnaval do Litoral está de volta! O Banho à Fantasia 2023, organizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) acontecerá no próximo dia 12 de fevereiro. Os blocos que desejam participar da festa podem efetuar a inscrição a partir desta quarta-feira, 18, através do formulário que anexo a esta matéria.

Após o preenchimento da ficha cadastral, os organizadores devem comparecer na sede da Secultur – em dias úteis – das 9h às 12h ou das 13h às 17h30 para efetuar a entrega do formulário e dos seguintes documentos: carteira de identidade e CPF do responsável pela inscrição; 1 (uma) fotografia 3x4 do responsável da inscrição; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos 02 (dois) condutores de cada carro; Documento(s) do(s) carro(s) (CRV) e cópia(s) para fins de arquivamento; Ficha cadastral integralmente preenchida; Declaração de ciência impresso, rubricado e assinado, com firma reconhecida.

Conforme o edital, cada bloco poderá desfilar com um carro de som ou trio elétrico e dois carros de apoio durante o percurso, sendo que é necessário respeitar as medidas de altura, largura e comprimento. Os carros cadastrados deverão apresentar documentação, inclusive no dia da vistoria.

Nos próximos dias, a Secultur convocará um representante de cada bloco inscrito para reunião com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros com o objetivo de repassar instruções de segurança, incluindo a definição da ordem de desfile dos blocos.

HORÁRIO E SEGURANÇA – Neste ano, os blocos deverão cumprir o horário determinado para concentração a partir das 8h, sendo que o Banho à Fantasia 2023 terá início às 11h e término às 17h com dispersão às 18h. Os blocos participantes deverão conter equipe de segurança com no mínimo quatro profissionais.

“A expectativa é grande para 2023, estamos preparadas e organizados pra realizar o maior Banho à Fantasia de todos os tempos. Tudo está sendo organizado para oferecer segurança e comodidade. Será uma festa linda e contamos com a presença e a alegria contagiante da nossa população”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Phatyn.

ACESSE O EDITAL - https://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/cultura-e-turismo/banho-a-fantasia-2023

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

V AFOXÉ FILHOS DE IEMANJÁ (AFOXE DO LITORAL)

 


 

Acontece nesse dia 05 de fevereiro de 2023, Domingo, às 16 horas em frente a Igreja São Benedito, a concentração para a realização do 5 AFOXÈ, promovido pela ACEFI, como todos os anos, um ato cívico inter-religioso, o evento atrai os devotos de Iemanjá, povos de terreiros, matriz africana, simpatizantes, capoeiristas, vem gente de todo o litoral e da capital, para esse evento, as pessoas levam flores e pedidos, durante a procissão.

A saída é pontualmente as 17:00 horas com o toque do sino da Igreja São Benedito e seguem com canções populares que lembram e remetem aos acontecimentos da história, há varias paradas, na Igreja da Matriz, no IHGP, Pelourinho, e a Estatua de Iemanjá.

O Presidente da ACEFI Lederson Souza, a frente desse projeto pelo 5 ano, diz que devido ao COVID, por dois anos 2021/2022, foram realizadas apresentações online, mas esse ano retornam com força total, Contam com ajuda do Produtor musical Fernando Lobo, Mestre em educação, autor de livros e Disco solo chamado Tambaki, o Cineasta Tiago Nascimento, a Produtora Conteúdo do Junior Buffara, apoio da Guarda Municipal, e Secretaria de Turismo, os capoeiristas, estamos reunindo os melhores para fazer mais um lindo AFOXÉ FILHOS DE IEMANJA, AFOXE DO LITORAL,

O AFOXE reuniu em sua 2 edição quase 800 pessoas e tem o objetivo de resgatar a história escravocrata de Paranaguá, ressaltando os pontos turísticos e a historia peculiar de cada local onde acontece as paradas, com homenagens, atos de orações, benzimentos, rezas, e louvores através de cantigas, e levantamento histórico através do IHPG, um dos momentos mais importantes do AFOXE acontece em frente ao Pelourinho, um dos ainda erigidos no país, onde há uma lavação com água de cheiro, orações e cantos em homenagens aos antepassados, momento de silencio pelos que se foram, disse Lederson.

Para esse ano é esperado cerca de mil pessoas, de todas as religiões e movimentos, o evento acolhe todo e qualquer participante que goste da cultura, artes, musicas, para participar deve apenas vestir o branco da paz, não é permitido o uso de bebidas alcoólicas, ressalta o Presidente.

 

Filme com artistas de Paranaguá estreia dia 3 de fevereiro


 Estreia no dia 3 de fevereiro no Cine Uniplex (Estação Mall - Paranaguá)  às 19h o filme "Vende-se". No elenco Julio Cristiano, Ricardo Godoy e Arthur mariano. A direção é de Gilmar Massafera. 

A  estreia já esta com todos os ingressos vendidos, e isso possibilita que haja mais uma sessão em virtude da expectativa em torno da trama. 

Sinopse: Cansado de viver na solidão, Alcides decide vender o terreno onde passou toda sua vida. o que ele não sabia é que essa não seria uma tarefa tão simples.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Exposição sobre a Revolução Federalista abre dia 16

 Uma historia quase esquecida.


Revolução Federalista em Paranaguá. 

Dia 16 de Janeiro às 19 horas abertura da Exposição “ Revolução Federalista” na Sede Urbana do Club Litterario .

Mais um evento cultural do Club Litterario, que durante a Revolução teve sua biblioteca saqueada pelas tropas de ocupação, sendo ainda alvo de tiros de canhão. 

A exposição será com entrada franca. Permanecerá aberta até 16/02/23

São 15 quadros do artista Darci, com a temática histórica de autoria do saudoso Luiz Siqueira.

Para visitação, todas as terças e quintas, das 14 às 17 horas.

Durante o período da exposição haverá palestras, debates e encontros musicais.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Com 32 artistas, Caravana Cultural promove oficinas e performances culturais nas praias do Paraná durante toda a temporada de verão

 Serão 32 dias de oficinas artísticas, atividades culturais, intervenções, performances e apresentações interativas


Ao longo de todo o mês de janeiro, durante o programa Verão Maior Paraná, o projeto Caravana Cultural se instala no litoral paranaense e nos balneários do Noroeste, conduzindo atividades artísticas e culturais destinadas para toda a família. Ao todo, 32 artistas circenses e de teatro, além de educadores, promoverão mais de 512 oficinas recreativas e 256 performances ao ar livre nas regiões de veraneio.

Entre as companhias teatrais participantes, estão grupos artísticos do litoral paranaense, como o “Rainha Maçã”, de Paranaguá.

 O Astro Circus, trupe que atua com circo e teatro, que se consolidou no projeto Caravana Cultural e hoje promove apresentações em todos os lugares do estado, se apresenta com duas equipes. Uma fixa no Posto Verão Maior Paraná (Av. Atlântica, 1000), na praia de Caiobá, em Matinhos, sempre às 18h45, e outra itinerante, que passará por Guaratuba e Pontal do Paraná (Praia de Leste, Ipanema e Shangrilá).

 Com uma apresentação alegre, divertida, cheia de encanto e magia, o público poderá conferir números circenses tradicionais para todas as famílias e idades, como performances no trapézio, na lira, nos malabares, na dança e na palhaçaria. 

O Astro Circus é formado por membros da Família Astros, por Andressa, Gean, Eliezer, Mayara, Vitor, Carol, André, Palhaça Páprica, Rafael, Leticia, Larissa, Olegário e Gabriel. “O Astro Circus já é conhecido entre os veranistas do estado do Paraná e, este ano, traz várias novidades. Além das apresentações de circo e de teatro, teremos várias oficinas criativas e intervenções para que as famílias aproveitem a temporada de verão com arte, interação e atividades”, explica Carol Scabora, coordenadora artística do projeto Caravana Cultural. Aos domingos, o projeto preparou também diferentes espetáculos, compostos pelos artistas, como também com o público na praia.

 Entre as performances e intervenções artísticas dentro do projeto, o público veranista poderá conferir ballet na praia, atuação de personagens de princesas, arte no guarda-sol, contação de histórias e poemas, atuação de personagens do Sítio, troca de segredos, entre outras.

 Já com relação as oficinas criativas, o projeto Caravana Cultural promoverá várias categorias, como malabares, aéreo, números de equilíbrio, slackline, camarim de pintura, confecção de pulseiras, entre outras, nos períodos da manhã e da tarde, totalizando mais de 512 oficinas nos balneários que integram os postos do Verão Maior Paraná. “Além das apresentações artísticas, este ano, o Caravana Cultural promove as oficinas criativas. Essa é mais um forma de interação com os veranistas e, também, de proporcionar atividades para todas as famílias nas praias. Com as oficinas o público aprende as atividades e poderá desenvolvê-las o resto do ano em suas cidades”, finaliza a coordenadora do projeto, Carol Scabora.

 A Caravana Cultural é uma realização do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pela Sanepar e pelo Governo do Estado do Paraná. Quer saber as novidades e toda a programação nos balneários do Paraná durante a temporada de verão? Acesse o perfil no Instagram oficial pelo @vemcaravanacultural.

  

Serviço:
Caravana Cultural
Atividades artísticas nos balneários do Paraná durante a temporada de verão.
Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangrilá, Porto Rico e São Pedro do Paraná.
Durante todo o mês de janeiro.
Informações pelo Instagram: @vemcaravanacultural
Produção: Parnaxx
Realização: Ministério da Cultura
Apresentação: Sanepar e Governo do Paraná

 








segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Museu Paranaense oferece programação gratuita de férias para crianças e adolescentes

 



A programação de férias do Museu inclui oficinas, ações educativas, observação de abelhas e contação de histórias. Atividades acontecem do dia 12 ao dia 22 deste mês.

Crianças e adolescentes que estiverem de férias em Curitiba no mês de janeiro poderão curtir uma série de atividades gratuitas no Museu Paranaense. A programação de férias do MUPA inclui oficinas, ações educativas, observação de abelhas e contação de histórias, do dia 12 ao dia 22 deste mês.

Todas as atividades propõem o estímulo à observação, criação e investigação com uma abordagem pedagógica a partir da programação em cartaz no Museu. As atividades ações vão ocorrer nos períodos da manhã e tarde. São destinadas para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, e todas contam com intérprete de Libras. Haverá também uma mesa-redonda voltada ao público adulto.

Confira todos os detalhes:

Ação educativa na exposição “ainda sempre ainda”

12, 14 e 19 de janeiro - Manhã: das 10h às 11h30 / Tarde: das 14h às 15h30. Classificação indicativa: a partir de 6 anos

A proposta para esta visita mediada e oficina é instigar os participantes a criarem novas palavras e significados a fim de propor um novo imaginário para pensar questões sociais, ecológicas e suscitar outras maneiras de pensar sobre o mundo. Essa atividade parte de questões levantadas na exposição “ainda sempre ainda”, individual da artista mineira Marilá Dardot. Os novos vocábulos propostos podem significar um desejo para o futuro ou um novo significado para uma palavra já existente, feitos a partir de recortes de revistas e jornais. Ao final da atividade, a palavra criada será incluída em um “Dicionário para os próximos 200 anos” construído durante a permanência da exposição no MUPA. Inscrições através do Sympla. A oficina do dia 14/01 (período da tarde) contará com intérprete de Libras.

Shows gratuitos do Verão Maior Paraná começam nesta sexta-feira; confira as atrações

Observação de abelhas

13 e 15 de janeiro - Manhã: das 10 às 12h / Tarde: das 13h às 15h. Classificação indicativa: a partir de 3 anos

A oficina destinada aos pequenos é um convite a imergir no mundo das abelhas sem ferrão e nativas do território brasileiro. O MUPA possui em seu jardim quatro espécies de abelhas nativas (Jataí, Tubuna, Mandaçaia e Manduri). A atividade começa com uma contação de histórias sobre a vida das abelhas, que aborda o habitat desse inseto e conta como funciona o processo de polinização, bem como sua importância para o ciclo da cadeia alimentar e reprodutiva das plantas. Não é necessário inscrever-se previamente para participar.

Com início de sessões de cinema ao ar livre, Estado aumenta opções de lazer no Litoral

Oficina “Ser Pesquisador, Ser Pesquisadora - Ephemera/Perpétua”

20 de janeiro - Manhã: das 10h às 11h30 / Tarde: das 14h às 15h30. Classificação indicativa: a partir de 6 anos

A atividade “Ser Pesquisador, Ser Pesquisadora” está ligada à exposição Ephemera/Perpétua e é formada por uma visita mediada e atividade prática. Nela, os participantes são instigados pelas educadoras a pensar sobre o que são pesquisas científicas, a história do museu e são convidados a fazer registros sobre sua visita e descobertas por meio de uma carta destinada a um visitante do futuro. Inscrições através do Sympla.

Mesa-redonda “Costurando narrativas”

21 de janeiro às 14h. Classificação indicativa: público adulto.

A exposição “Ante ecos e ocos”, inaugurada no Museu Paranaense em novembro do ano passado, é fruto de uma curadoria compartilhada de pesquisadores, artistas e educadores negros a partir do acervo afro-paranaense do MUPA. Essa atividade é a primeira ação estendida vinculada à exposição e destaca o grupo de mulheres por trás do conjunto de bordados presente na mostra. Bordados estes produzidos por cinco mulheres de Curitiba e Região Metropolitana, mesclando as experiências do contato com o acervo e sua própria trajetória e história de vida. Não é necessário inscrever-se previamente para participar.

Biblioteca Pública do Paraná tem programação gratuita para as crianças nas férias

Contação de histórias com Samara Rosa

22 de janeiro das 10h às 11h. Classificação indicativa: livre. Das profundezas do mar ao voo entre as nuvens, quantas histórias populares contadas no Brasil têm conexão com África?

Histórias que serão contadas:

- Kianda.

- Como a tartaruga tem o casco remendado.

Samara Rosa é mestranda em Educação na UFPR, contadora de história, professora na rede pública de Curitiba e bonequeira (confecciona bonecas negras de pano com sua família), atuando também como pesquisadora no grupo Erêya. Já representou o Brasil em evento internacional de contos orais na Patagônia (Argentina). Em parceria com a Unicef gravou 10 episódios de podcast de contos afro-brasileiros no DEIXA QUE EU CONTO Afro-Brasileiro. Suas narrativas trazem representatividade e muitas memórias afetivas. Não é necessário inscrever-se previamente para participar. Esta atividade contará com intérprete de Libras

Com sala exclusiva e novas ferramentas, MON vira referência em acolhimento de autistas

Serviço:

Férias no MUPA

De 12 a 22 de janeiro de 2023

Atividades nos períodos da manhã e tarde para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, exceto a mesa-redonda do dia 21/01, que é destinada ao público adulto

Endereçõ: Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Entrada gratuita

Mais informações: (41) 3304-3300

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

SHOWS DO VERÃO MAIOR, INICIAM NESTE FIM DE SEMANA!



SHOWS DO VERÃO MAIOR, INICIAM NESTE FIM DE SEMANA!

Confira a programação de shows que vão rolar neste verão em Pontal do Paraná.

As apresentações serão no centro de eventos do Balneário Marisol, aberto ao público, com os shows sempre a partir das 20h.

Confira a programação, e traga a família!

06/01 - sexta-feira - Jeann e Julio

07/01 – sábado - Edson e Hudson

13/01 - sexta-feira - Eduardo Costa

14/01 – sábado - Alemão do Forró

20/01 - sexta-feira - Bruno e Barretto

21/01 – sábado - Trio Parada Dura

27/01 - sexta-feira - Dell Cavalini / Quinteto S.A.

28/01 – sábado - Sambô

03/02 - sexta-feira - Maria Cecília e Rodolfo

04/02 – sábado - Guilherme e Santiago

10/02 - sexta-feira - Grupo Sempre Tem

11/02 – sábado - Ara Ketu

A programação de shows é uma realização do Governo do Estado do Paraná em parceria com o Governo Municipal de Pontal do Paraná.