Pesquise no blog

sexta-feira, 15 de julho de 2022

2a Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá está recebendo inscrições de artistas

 Evento será em homenagem a Ismine Lima, uma das criadoras dessa arte, falecida recentemente

A cidade de Paranaguá, no Litoral do Paraná, receberá neste ano a 2a Bienal de Teatro Lambe-Lambe. A primeira edição foi realizada no auge da pandemia de Covid-19 de forma remota, pela internet, e foi um grande sucesso. Desta vez, com as atividades presenciais, a Bienal de Teatro Lambe-Lambe promete se consolidar e agitar a cena cultural do Paraná.



As apresentações da 2a Bienal de Teatro Lambe-Lambe serão no mês de outubro, e para compor a programação, a Bienal abriu uma convocatória para os/as artistas que desejam participar do evento, apresentando as suas obras.

A inscrição das/os artistas será recebida de maneira virtual pela internet até o dia 22 de julho de 2022. A íntegra da convocatória, a ficha de inscrição e demais informações podem ser obtidas no seguinte endereço: https://linktr.ee/BienalTLL

Mas, afinal, o que é Teatro Lambe-Lambe?

O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 80 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, este jeito de fazer teatro foi inspirado nas antigas caixas fotográficas do século XIX.

As peças são encenadas no interior de caixas, envolvendo manipulação de bonecos e objetos cênicos em miniatura, com somente um espectador por vez.

“O Teatro Lambe-Lambe é a última grande invenção do Teatro de Animação no Mundo.” Álvaro Apocalypse do Teatro de Bonecos Giramundo.

Luto e homenagem

No último sábado, 09 de julho, a organização da Bienal recebeu consternada a notícia da morte de Ismine Lima, uma das criadoras do Teatro Lambe-Lambe. Nada mais justo que transformar esta 2a edição da Bienal em uma grande homenagem ao trabalho e a vida de Ismine.

Ismine Lima nasceu em 17 de agosto de 1950, na Serra Grande na cidade de Tiangua, Ceará; filha de pai sapateiro e mãe dona de casa. Cursou pedagogia na UFBA. Como educadora, atuou numa rede de educação inspirada na Pedagogia paulofreiriana, onde conheceu o Teatro de Bonecos usado como solução didática, na rede criada pelos movimentos populares. Em 1989, juntamente com Denise di Santos, criou o Teatro Lambe-Lambe.



Sobre a Bienal de Paranaguá

Na primeira edição, a Bienal contou com 28 espetáculos de sete estados do Brasil, mais o Distrito Federal; além da Argentina, Chile e México. Nesta 2a Bienal, serão realizadas apresentações simultâneas de 15 espetáculos e cinco intervenções de Teatro de Formas Animadas de Rua em diversos pontos da cidade, além de duas palestras e dois laboratórios.

Por isso, a organização da Bienal de Teatro Lambe-Lambe conclama as/ os artistas que produzem Teatro Lambe Lambe e intervenções artísticas de rua a participarem desse encontro que promete ser fantástico, cheio de descobertas e aprendizados, para o público e para quem produz essa maravilhosa forma de encantamento.

Serviço: 2a Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá
Espetáculos de 08 e 15 de outubro de 2022.
Inscrições abertas para artistas até 22 de julho de 2022.
O resultado da seleção estará disponível a partir de 02 de agosto de 2022.
Mais informações sobre o evento e sobre as regras para participação podem ser obtidas em: https://linktr.ee/BienalTLL

Contato para entrevistas: Inecê Gome: 41 997206430 (Fone e WhatsApp)

“Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná".

Realização da Trágica Cia de Arte com patrocínio da COPEL e apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (SECULTUR).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário