Pesquise no blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Alessandro Dirienzo ganha prêmio nacional



O Cheff de Cozinha Alessandro Dirienzo foi premiado na semana passada em Recife. Ele participou do Prêmio Nacional Dólmã, considerada a premiação máxima da gastronomia brasileira, reunindo 64 chefs de 18 estados do Brasil. Do Paraná, o campeão foi Alessandro Dirienzo, que disputou o título do Oscar da Gastronomia e  “Melhor Chef do Paraná ” com Alexandre Bressanelli e Beto Madalosso. A cerimônia do Prêmio Nacional Dólmã é anual e itinerante, ou seja, será realizada a cada ano em um estado brasileiro. A próxima cidade a sediar a premiação é Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 2015.


“O objetivo principal da iniciativa é valorizar, divulgar e, principalmente, reconhecer a capacidade profissional dos chefs de cozinha, que contribuem para o aquecimento da economia brasileira”, afirmou o idealizador e organizador do prêmio, o pernambucano Geraldo Guerra Júnior.
Na categoria Nacional, o vencedor foi o chef pernambucano César Santos, que concorreu com os chefs Ricardo Caput (Minas Gerais), Thiago Castanho (Pará), Roberta Sudbrack (Rio de Janeiro), Teresa Corção (Rio de Janeiro), Alberto Landgraf (São Paulo) e Helena Rizzo (São Paulo). “Confirmo o Prêmio Nacional Dólmã, um produto lançado aqui em Pernambuco no Facebook e que acreditei desde o início. Parabenizo a todos as pessoas que criam projetos para reconhecer o nosso trabalho e aos chefs vencedores. Estou muito feliz”, discursou César Santos.
Já na categoria Estado, foram indicados três chefs de cozinha em cada estado participante, no qual saiu apenas um vencedor. Do Paraná, o campeão foi Alessandro Dirienzo, que disputou o título do Oscar da Gastronomia e  “Melhor Chef do Paraná ” com Alexandre Bressanelli e Beto Madalosso.
Todos os chefs vencedores levaram para casa uma estatueta de bronze, assinada pelo artista plástico mineiro Léo Santana, confeccionada especialmente para a premiação. Entre as atrações da noite, o destaque foi a apresentação do trombonista Raul de Souza, considerado o número 1 do trombone pela crítica internacional, que entoou músicas de Luiz Gonzaga, acompanhado de algumas integrantes da Orquestra Criança Cidadã.


Prêmio Nacional Dólmã

Criado em junho de 2013, o projeto do Prêmio Nacional Dólmã foi desenvolvido no meio digital, na plataforma do Facebook. “Desde as primeiras postagens, a iniciativa inédita ganhou um corpo gigante na internet, mobilizando o Brasil em menos de um ano. O último estado a participar foi o Mato Grosso”, informa o idealizador e organizador do prêmio, Geraldo Guerra Júnior.
De acordo com ele, o projeto do Prêmio Dólmã, apesar de ser a primeira edição, promoveu uma grande mobilização nacional da gastronomia. “Foi um verdadeiro resgate do setor, que estava com poucos protagonistas, além de chefs de renome no anonimato nacional. Agora, esses profissionais puderam aparecer para o Brasil e nós quebramos paradigmas”, afirma.
Os estados participantes desta primeira edição do Prêmio Nacional Dolmã foram: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.



Lista dos chefs vencedores:
CATEGORIA NACIONAL
César Santos

CATEGORIA ESTADO
Alagoas - Lucas Padilha
Amazonas - Paulo Fortunato
Ceará - Bernard Twardy
Goiás - Marcia Pinchemel
Mato Grosso - Ariani Malouf
Minas Gerais - Paula Cardoso
Paraná - Alessandro Dirienzo
Rio de Janeiro - Ana Ribeiro
Rio Grande do Sul - Xavier Gamez
São Paulo - Cássio Prados
Amapá - Dom Garcia
Bahia - Tereza Paim
Distrito Federal - Sandra Degraf
Maranhão - Nicolas Navez
Mato Grosso do Sul - Magda Moraes
Paraíba - Adeiton Meira
Pernambuco - Leandro Ricardo
Rio Grande do Norte - Daniel Simplicio
Santa Catarina - Helton Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário