Pesquise no blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Filme sobre a vida de Cyro Matoso estreia em Paranaguá

No próximo sábado, dia 2, no Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, a partir das 9h serão exibidos vários filmes dirigidos pelo cineasta de Paranaguá, Cyro Matoso. Na parte da tarde com início às 15h acontece a estreia do documentário que trata da vida do parnanguara intitulado ‘Cinematoso’.
O filme conquistou o prêmio de melhor longa-metragem no Festival Cinema na Floresta e foi exibido em festivais na Bolívia e Chile. A mostra e o lançamento têm entrada franca e é uma realização Processo MultiArtes  e Moro Filmes.
Cyro Matoso é o nome mais expressivo do litoral paranaense quando o assunto é a produção local de cinema. Autodidata, começou a filmar na década de 70, sempre com recursos próprios ou oriundos da comunidade local, sem apoios de incentivos fiscais ou outros procedimentos de viabilização. 
Na ocasião haverá  debate e bate-papo com o historiador e jornalista Alessandro Pires Staniscia e com Bruno de Oliveira. Às 15h será realizado o lançamento do documentário que trata da trajetória de Cyro Matoso, um homem aposentado que desde 1975 faz de tudo para realizar sua maior paixão: fazer filmes.  Em Super 8 ou VHS, usando arames e papel machê como cenário, barbantes como efeitos especiais e amigos como atores, Cyro já realizou mais de 10 filmes dentre curtas, médias e longas metragem. 





Um comentário: