Pesquise no blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Jazz na Ilha: Circuito Jazz a Gosto leva muita música à Ilha do Mel

 


Programação conta com cerca de 50 atrações ao longo do mês de agosto e maioria dos shows são gratuitos

Que tal aproveitar as belezas naturais da Ilha do Mel e ainda curtir muita música boa com apresentações de artistas renomados do Brasil e do exterior? Esta é a proposta do Circuito Jazz a Gosto, que ocorre durante todo o mês de agosto dentro do movimento que há dez anos promove circuitos de jazz na Ilha do Mel. O evento é fruto da união dos empresários de Nova Brasília e tem curadoria do músico e compositor Glauco Solter, com programação sempre aos finais de semana, entre sexta-feira e domingo.

Além do Circuito Jazz a Gosto, com atrações concentradas na comunidade de Nova Brasília, o evento também é formado pelo Circuito Encantadas Jazz, com apresentações na outra comunidade da Ilha. “Tradicionalmente agosto é marcado como o mês do jazz na Ilha do Mel e já temos um público cativo, que sempre prestigia o nosso evento. Neste ano, mais uma vez, estamos inovando com o Circuito Jazz a Gosto, trazendo muita música de qualidade para quem estiver por aqui neste período”, destaca Suzi Albino, empreendedora na Ilha do Mel e uma das organizadoras do evento. “A cada ano estamos crescendo e envolvendo mais comerciantes na organização, se não fosse a união de todos o circuito certamente não seria possível”, explica ela.

Um dos novos empreendedores que participa pela primeira vez do evento é Tairone Passos, que já está com seu espaço de hospedagem 70% ocupado em agosto. "Sempre participamos como público dos eventos na Ilha do Mel, e agora, como empresário posso dizer que é uma satisfação contribuir com a cultura para o público que procura a Ilha do Mel. Será um evento inesquecível mais uma vez”, afirma Passos.

A expectativa dos organizadores é atrair em média 5 mil pessoas à Ilha do Mel em cada final de semana de agosto. No ano passado, segundo informações da Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline), ao longo de todo o mês foram cerca de 20 mil visitantes.

Valorização de artistas locais
Com curadoria do músico e compositor Glauco Solter, o Circuito Jazz a Gosto conta com aproximadamente 50 atrações musicais e uma programação variada, com apresentações tanto em estabelecimentos comerciais quanto em locais de grande circulação de pessoas, como a Praça Felipe Valentim, que fica na trilha principal de Nova Brasília, na conexão entre a Praia Grande, a Praia de Fora e o Terminal de Embarque. No local, por exemplo, os shows ao ar livre serão todos os sábados entre 11horas e 18horas e aos domingos às 13h30min.

“A gente se preocupou em manter o estilo jazz presente em toda a programação, abrangendo todas as vertentes do jazz como o blues, o soul, o jazz Brasil e teremos até uma noite de forró jazz. É um festival muito aberto e o jazz nos dá essa liberdade imensa de sons e variações”, afirma Glauco Solter.

Entre os convidados estão grandes nomes do jazz nacional, como por exemplo, o pianista Ricardo Verocai, que se apresenta em 04 e 05 de agosto, e Sergio Albach, com apresentações em 18 e 19 de agosto, e também muitos artistas locais. Um dos destaques é o músico Nego Blues, da Ilha do Mel, que se apresenta no dia 12 às 14h no Palco da Praça.

Já em relação às atrações internacionais, destaque para a orquestra italiana Il Viaggiatori Armonicci, que se apresenta em 19 de agosto, e para a trompetista argentina Kinki Orlandini, com shows no último sábado do mês (26). Outro destaque desta edição é a forte presença feminina, com participação de cantoras de projeção nacional como Rogéria Holtz, Katia Drummond, Michele Mabelle, Thaís Calderon e Ana Decker. Confira aqui a programação completa.

Como chegar e o que fazer?
O acesso à Ilha do Mel, no litoral norte do Paraná, é feito apenas por barcos, que saem de Pontal do Sul (em Pontal do Paraná) ou de Paranaguá, com destino às comunidades Nova Brasília e de Encantadas. Em ambos os povoados o deslocamento é feito apenas por trilhas e o visitante encontra uma ótima infraestrutura de turismo, com pousadas, campings, bares e restaurantes dos mais variados estilos.

Além das belíssimas praias, em Nova Brasília o visitante pode conhecer o Farol das Conchas, que fica no Morro das Conchas, cujo acesso se dá por uma escadaria com 150 degraus e que proporciona uma vista panorâmica da Ilha. Outra atração é a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1770, no pé do Morro da Baleia, de onde é possível ter uma ótima vista da região. Já em Encantadas, um dos lugares mais especiais é a Gruta de Encantadas, localizada no lado sul da Ilha à beira-mar.

Por ser uma área de preservação ambiental, há limite diário de pessoas para entrar na Ilha do Mel e, por isso, é importante fazer a reserva nas pousadas com antecedência. Entre as opções de hospedagem em Nova Brasília estão a Pousada e Café das Meninas, Ilha do Mel Lodges, Pousada Astral da Ilha, Pousada Treze Luas, Pousada Village Mel, Pousada Bee House, Pousada e Chalé Lote 22 e Ilha do Mel Café, entre outras.

Serviço: Circuito Jazz a Gosto na 10ª edição do Festival de Jazz na Ilha do Mel
Local: Nova Brasília (Ilha do Mel)
Data: 04, 05, 06, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de agosto
Informações: https://www.instagram.com/jazzagostoilhadomel/

Realização: Idealizadores Circuito Jazz a Gosto na Ilha do Mel: Fernando Ricardo (Fefeu), Shila Valentim, Luiz Guilherme Tizzot e Suzi Albino. / Organizadores: Shila Valentim e Suzi Albino (Produção), Carol Valentim (Produção cultural), Douglas Fernandes (Marketing), Renata Zunino (Produção operacional), Glauco Solter (Curadoria musical). / Patrocínio: Corona Brasil, Ambev e APAIXONADOS pela Ilha.

Fonte: Assessoria de Imprensa do evento.

Alto da XV Mall promove primeiro desfile em parceria com agência de modelos Zoom

 

A primeira edição do Fashion Mall contará com peças de lojistas

Pela primeira vez, o Alto da XV Mall promove um desfile que vai trazer todos os holofotes para a Praça de Eventos. O Fashion Mall acontece no dia 06 de agosto, às 14h e será realizado em parceria com a agência de modelos Zoom.

O desfile contará com a participação de lojistas nos mais diversos segmentos, como roupas femininas e infantis, além de peças masculinas, calçados e acessórios. “Queremos valorizar o mix de lojas mostrando diferentes estilos de se vestir, em um evento para toda a família”, destaca Thauane Neris, Coordenadora de Marketing do Alto da XV Mall.

Com a parceria, tanto os alunos da agência quanto os clientes terão a chance de participar desse momento único. Quarenta modelos da agência terão a oportunidade de mostrar seu talento na passarela, garantindo um desfile cheio de charme e elegância. E, para tornar o evento ainda mais especial, a programação contará com a participação de clientes que irão desfilar com os looks das marcas participantes.

De acordo com a coordenadora de marketing, o Fasion Mall estreita a relação com os clientes. “A ideia é dar oportunidade para que os alunos possam treinar em um evento com diversas marcas e oferecer aos clientes a possibilidade de participar mais das atividades do mall”, finaliza Thauane.

 

Serviço

Fashion Mall

Data: Domingo 06 de agosto

Horário: 14h

Local: Praça de Eventos - Alto da XV Mall

Endereço: Rua Camões, 601, Curitiba, PR

Entrada Franca


domingo, 30 de julho de 2023

Últimos dias! Inscrições prorrogadas até 31/07

 


A prefeitura Municipal de Pontal do Paraná através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude tem o enorme prazer de anunciar a 3º Edição do Concurso Literário e Fotográfico – Litoral com Arte 2023, que objetiva promover o desenvolvimento da produção literária e fotográfica do litoral paranaense.

Mantendo o mesmo formato do ano passado, o concurso visa selecionar obras literárias inéditas nas categorias CONTO, CRÔNICA e POESIA, escritas em língua portuguesa, além de obras visuais do gênero FOTOGRAFIA com o tema: "Fauna e Flora Compõe uma Bela Fotografia", que irão concorrer para compor a Antologia Litoral com Arte – 3ª edição que será publicada em 2023.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de julho de 2023, através de formulário online que estará disponível no Edital do concurso onde o participante poderá se inscrever-se com 01 (um) texto em cada um dos gêneros literários e também com 01 (uma) fotografia se caso desejar.

Quem pode participar?

Autores(as) brasileiros(as), maiores de 16 anos, residentes em uma das 07 cidades do litoral paranaense: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Para se inscrever acesse o link:

https://docs.google.com/.../1FAIpQLSeUfJrfqP9.../viewform...

Link do regulamento do concurso:

https://docs.google.com/.../11AhNsfjvuQU482psjltF.../edit...

Poesia em catarse: versos sobre as angústias e hipocrisias do mundo

 Atenção, leitores inquietos! Poeta Mauro Felippe convida para uma Leitura Coletiva que vai debater o caos da existência humana

 


Esqueça os poemas que você já leu sobre relacionamentos ou amor-próprio. Mauro Felippe propõe uma outra forma de viver a poesia: com gana e preocupação ao olhar para outras questões cruciais da existência humana, como a hipocrisia, o descaso e a corrupção.  

Assim é Catarse, sexto livro do poeta catarinense, que promete te fazer refletir e sentir. E aí, topa fazer esse exercício em Leitura Coletiva? 

Esta leitura vai fazer você pensar - e discutir - sobre descaso com povos originários, negligência ambiental, fake news e radicalismo religioso. Temas urgentes, que estão diariamente nos noticiários, por isso merecem o nosso olhar. E se curte filosofia, também encontrará aqui inspirações dos clássicos como Nietzsche e Schopenhauer. 

Catarse é um livro que vai se destacar na sua estante! Com capa dura, todas as páginas ganharam ilustrações de Rafael Nobre, finalista ao Jabuti, e premiado pelo Brasil Design Award e Getty Images Brasil. As cores e intervenções do artista dão ainda mais força aos sentimentos de solidão, vazio e dor. 

Quer mergulhar na intensidade dos versos de Catarse? Inscreva-se! 

Se você produz conteúdo sobre literatura no Instagram ou Tiktok, pode se inscrever na Leitura Coletiva! Ao todo, trinta bookstagrams e booktokers serão selecionados para participar e, se o seu perfil for escolhido, você receberá o livro físico em casa para ler e resenhar. Bora lá?  

 As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de agosto: https://forms.gle/cWfKS3wBVuQy7iBU7  

Sobre o autor: 


Natural de Urussanga, no sul de Santa Catarina, Mauro Felippe é advogado. Autor das coletâneas poéticas Nove, Humanos, Espectros e Ócio, preencheu inúmeros cadernos na infância e adolescência com textos e versos, dos simples aos elaborados. As temáticas de suas obras são extraídas de questões existenciais, filosóficas e psicológicas compreendidas em seu dia a dia, sendo que algumas advém dos longos anos de advocacia, atendendo a muitas espécies de conflitos e traumas. Por meio da literatura, pretende viver dignamente e deixar uma marca positiva no mundo, uma prova inequívoca de sua existência como autor. 



quarta-feira, 26 de julho de 2023

Desfile Cívico Escolar em Paranaguá/2023

 


Não perca o emocionante Desfile Cívico Escolar, uma homenagem à nossa cidade e seus marcos históricos. Venha prestigiar as apresentações das escolas, relembrar momentos marcantes e encher o coração de orgulho. Prepare-se para um espetáculo de cores, música e muita emoção


https://www.facebook.com/photo?fbid=593821506260969&set=a.284274000549056

terça-feira, 25 de julho de 2023

Francisco, el Hombre leva turnê do disco em comemoração aos 10 anos de carreira para Curitiba

 

Foto: Fabien Espinasse
 

O show gratuito acontece no encerramento da 75ª SBPC (Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)

Em 2013, a Francisco, el Hombre partia do interior de São Paulo rumo à América do Sul, indo de praça em praça passando o seu chapéu, em direção ao próximo destino. A banda 'estradeira' que surgiu a partir de encontros latino-americanos entre Brasil e México, reúne, hoje, os integrantes Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff em uma eterna celebração à música latina.

 Após conquistarem públicos de diferentes países, acumulando performances em festivais como Lollapalooza Brasil, em 2018, Rock in Rio, em 2019 e 2022, e Rock in Rio Lisboa, em 2022, além de eventos latino-americanos como o América por Su Música, em Cuba, e o Vive Latino, no México, o quinteto parte para uma nova etapa de sua jornada, em comemoração a uma década de vida. Os acordes repletos de latinidades ganham, agora, novas composições que expressam todas as transformações que a Francisco, el Hombre experienciou ao longo dos últimos 10 anos, por meio de um disco inédito, que irá ecoar em uma turnê comemorativa em 2023. Entre as datas já confirmadas para o segundo semestre do ano está o dia 29 de julho, em Curitiba. 

A banda se apresentará no Teatro da Reitoria durante o encerramento da 75ª SBPC (Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), às 20h. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos acontecerá na bilheteria do local uma hora antes da apresentação. 

“Vamos festejar do jeito que a gente mais gosta: fazendo shows e trocando energia com o público”, afirma o vocalista e violonista Mateo Piracés-Ugarte. “Pro disco, mesmo sendo produzido em estúdio, buscamos trazer os arranjos que aperfeiçoamos ao longo dos anos na estrada, entregando uma vibe mais do ao vivo”, complementa ele.

A turnê apresenta um repertório de clássicos da banda com uma nova roupagem, como “Arrasta” e “Triste, Louca ou Má” — single responsável pela indicação da banda ao Grammy Latino e que se transformou em um hino de empoderamento feminino —, além de contemplar as várias fases do quinteto. Após passar por Curitiba, a turnê seguirá para Belo Horizonte, no dia 5 de agosto, e Ribeirão Preto, no dia 12 de agosto. Em breve, novas informações serão anunciadas. 


Serviço:
Francisco, el Hombre @ Teatro da Reitoria, PR 
Data: 29 de julho (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro da Reitoria 
Endereço: R. XV de Novembro, 1299 - Centro, Curitiba - PR
Ingressos: Entrada gratuita, retirada dos ingressos na bilheteria do local um hora antes do show

Dia do Escritor: Conheça três autoras brasileiras que não saem da prateleiras dos livros mais vendidos do ano - e suas obras inspiradoras

 


As obras de autoria feminina chegaram para ficar. Confira as dicas da pesquisadora Dhafyni Mendes para manter sua biblioteca particular atualizada com grandes nomes

Desde 1960, o Brasil comemora em 25 de julho o Dia Nacional do Escritor. A data foi estabelecida pelo então ministro da Educação e Cultura, por causa da realização do I Festival do Escritor Brasileiro, que ocorreu no mesmo ano e foi patrocinado pela União Brasileira dos Escritores, que tinha como vice-presidente um dos autores mais importantes da história literária nacional: o baiano Jorge Amado. 

Escritores, ministros, autores: a história da literatura por muito tempo foi reconhecida e contada pelos homens, mas não foi escrita apenas pelo trabalho entregue por eles. Segundo algumas pesquisas, em 1859 foi publicado o primeiro romance escrito por uma mulher, a maranhense Maria Firmina dos Reis, um livro chamado Úrsula. A autora nem sequer assinou sua obra, escondeu-se sob o pseudônimo de “uma maranhense” e começou o livro dizendo: “Sei que pouco vale este romance, porque foi escrito por uma mulher (...) sem o trato e conversação dos homens ilustrados”. 

“Diferente dos Estados Unidos, onde, já no século XIX três quartos dos romances eram escritos por mulheres, o Brasil demorou para reconhecer a potência das mulheres que se dedicavam à literatura e à leitura, principalmente porque a alfabetização feminina aqui foi muito tardia em relação à masculina”, explica a pesquisadora de carreiras femininas e cofundadora do Todas Group, Dhafyni Mendes. 

A empresária destaca que foi preciso muito esforço, dedicação e talento para que as autoras conquistassem o mercado. “Outra contribuição importante são os movimentos que surgiram recentemente e que incentivam as pessoas a buscarem por obras escritas por mulheres, não só para que elas tenham o devido reconhecimento, mas também para que nós tenhamos mais contato, como leitoras e leitores, com outros pontos de vista, universos e criações, por meio da literatura - seja ela ficção ou não”, lembra Dhafyni. 

Autoras brasileiras consagradas, como Lygia Fagundes Telles, Cora Coralina, Hilda Hilst, Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector, inspiraram e abriram o caminho para que outras escritoras contemporâneas tivessem seus livros publicados em grandes editoras, além de gerar o interesse do público em ler o que mulheres têm a dizer sobre os mais variados temas. 

Para celebrar o Dia do Escritor, a pesquisadora indicou três autoras contemporâneas  - e um de seus livros -  para quem quer renovar sua biblioteca ou deixar ainda mais interessante seu repertório de histórias, perspectivas e possibilidades literárias. 

1. Elisama Santos (Bahia, 1985)

Elisama é psicanalista e autora de três best-sellers de não-ficção. Seu primeiro livro, Educação Não Violenta, foi publicado em 2019 e virou febre entre pais, mães, professores e profissionais da área de educação. Ela também dá muitas palestras e faz conteúdos sobre educação parental e a construção de relacionamentos mais saudáveis, por meio de uma comunicação mais aberta e menos impositiva entre adultos e crianças. 

Tem dois filhos e compartilha em suas redes sociais muitas reflexões sobre maternidade, pluralidade e relacionamentos. A linguagem de seus livros é leve, fluida e conectiva, estabelecendo uma identificação imediata entre a autora e quem está lendo. Em 2022, Elisama estreou na ficção, com a publicação de “Mesmo Rio”. “Um livro envolvente e sensível sobre conflitos familiares, que nos faz desenvolver compaixão pelos personagens e reflexões profundas sobre nossas próprias expectativas em relação à família”, conta Dhafyni. 

2. Lorena Portela (Ceará, 1986)

Lorena nasceu em Moçamba, cresceu em Fortaleza, morou por cinco anos em Lisboa e hoje vive em Londres. É jornalista, foi redatora publicitária, foi colunista no jornal Diário do Nordeste e hoje escreve sobre feminismo e sociedade na Revista Cláudia. Em 2020, lançou seu primeiro livro de forma independente, que vendeu mais de 10 mil exemplares. Ela já está trabalhando em sua segunda obra, mas seu trabalho de estreia, “Primeiro eu tive que morrer”, já disse a que Lorena veio.

O livro é um inventário sobre a auto descoberta de uma mulher que se vê em uma situação na qual não se imaginava: perdida. Ela questiona como, em sua vida, relações tóxicas podem ter se tornado sinônimo de sucesso. “Ao vermos na narrativa uma mulher que quase precisou morrer, literalmente, nos questionamos sobre nossas próprias escolhas e parâmetros de felicidade. A personagem ainda encontra nas dores de outras mulheres as respostas para alguns de seus maiores conflitos internos. Não por acaso, uma mulher brilhante e a quem admiro ptofundamente me indicou esta leitura”, explica a pesquisadora.

3. Carla Madeira (Minas Gerais, 1964)

Carla é, além de escritora, professora e sócia de uma agência de publicidade. Diferente das duas anteriores, está na estrada da literatura há anos. Seu primeiro livro, “Tudo é Rio”, foi publicado em 2014, mas demorou 14 anos para ser finalizado e, em 2021, o título levou Carla para a posição de segunda escritora mais lida do Brasil. A própria autora diz que, quando terminou o livro, já sabia que era uma história viral, do tipo que as pessoas querem que os amigos e amigas leiam para comentar sobre. 

Além dele, a autora tem outras três obras publicadas, que também estão no ranking da Lista Nielsen Publishnews - publicação mais tradicional do setor editorial - entre os livros mais vendidos de 2023. Carla já recebeu propostas para transformar “Tudo é Rio” em filme, mas ainda não aceitou os convites - uma de suas exigências é que o longa seja dirigido por uma mulher. “Quando alguém me pede uma indicação de leitura, esse livro é minha primeira sugestão. Não conheço ninguém que não tenha ficado extremamente impactado com as percepções das relações humanas ao estar diante de Lucy, Dalva e Venâncio, em uma narrativa escrita de forma visceral e, ao mesmo tempo poética”, conta Dhafyni sobre a obra.


Fonte

Regina Ribeiro
regina.ribeiro@novapr.com.br
(11) 95917-5059

 

 

Começa nesta semana o Hahanaguá, com grandes nomes do humor nacional no Teatro Rachel Costa

 

 

Nany People, Marlei Cevada, Hélio de la Peña, Rogério Morgado, Diogo Portugal são alguns dos nomes que se apresentam no festival oferecido pela Cattalini Terminais Marítimos

 

Paranaguá, 24 de julho de 2023 – A partir da próximoa quinta-feira (27), Paranaguá recebe mais uma edição do “Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá”, com stand-ups de comédia e espetáculos que pretendem levar o público parnanguara às gargalhadas durante as comemorações dos 375 anos da cidade. O evento, que chega em sua 6ª edição, ocorrerá no Teatro Rachel Costa, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos e realização do Ministério da Cultura. Os ingressos já estão disponíveis pelo valor de R$ 20 (meia-entrada com 1 kg de alimento) + taxa adm., pelo site www.hahanagua.com.br.

Com oito dias de apresentações, a abertura ocorrerá na quinta-feira (27), a partir das 20h, com Rogério Morgado – comediante, radialista, locutor e imitador. Atualmente, Morgado é participante fixo do Programa Pânico, na Jovem Pan, junto com seus colegas Emilio Surita, Daniel Zukerman, entre outros. É um dos fundadores do show “A Divina Comédia Stand Up”,a ao lado de Danilo Gentili, Felipe Hamachi e Maurício Meirelles, que serviu de palco para muitos comediantes, sendo visto por 20 mil pessoas em um ano. O comediante possui muita experiência com imitações e já ganhou o Prêmio Risadaria de Humor, como melhor imitador. Em seu show solo, ele traz suas percepções cômicas sobre o cotidiano, período da quarente e histórias de sua vida.

No dia 28 de julho (sexta-feira) é a vez de Alorino, um dos principais nomes do humor do Sul do Brasil, já tendo passado por mais de 100 cidades de todo o Brasil, se apresentando para mais de 50 mil pessoas. Alorino soma mais de 100 milhões de visualizações no Youtube, com seus personagens Carmo e Lurde, e mais de 300 mil inscritos, tendo sido indicado entre os três melhores criadores de personagens do Brasil.

E em 29 de julho (sábado), dia em que Paranaguá completa 375 anos, sobe ao palco do Teatro Rachel Costa o fenômeno da televisão brasileira Marlei Cevada, conhecida por interpretar os personagens Nina e Sangue, no programa humorístico A Praça é Nossa, ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega e, Mileyde, no Domingo Legal, do SBT. Formou o grupo “Quinta Q Pariu”, que utilizava tanto de situações de personagens como de humor físico e stand-up. Ganhou destaque em um concurso de humoristas realizado por Silvio Santos, como também após participação do quadro “Humor da Caneca”, de Jô Soares.

Já na próxima semana, no dia 2 de agosto (quarta-feira), às 20h, quem abre as apresentações é o parnanguara Emerson Preto Borba. O humorista ficou conhecido na cidade após começar a gravar vídeos engraçados e postar em suas redes sociais para seus amigos. Hoje já possui mais de 53 mil seguidores em seus canais, publicando suas rotinas diárias, quadros cômicos e um pouco do que apresenta em seus shows de stand-up.

No dia 3 de agosto (quinta-feira), também às 20h, se apresenta pela terceira vez no Hahanaguá, a pedido do público, o fenômeno Nany People. Nany é humorista, atriz e apresentadora, sendo considerada um dos ícones da televisão brasileira. Começou como repórter do “Comando da Madrugada”, apresentado por Goulart de Andrade, na extinta Rede Manchete. Depois foi uma das principais repórteres de Amaury Jr, no programa “Flash”. Após período na Band, foi convidada por Hebe Camargo para ser repórter fixa do “Programa Hebe”, no SBT, onde ficou por seus anos. Nany também foi repórter de Xuxa Meneguel, na Record. Teve marcante passagem em “A Praça É Nossa” e participou de famosos realitys shows, como a terceira temporada de “A Fazenda”, no talento show Popstar, da Rede Globo e, recentemente, como participante do formato internacional “LOL: Se Rir, Já Era!”, na Amazon Prime Video. Como jurada, foi presença muito elogiada no “Cante se Puder”, do SBT, no Programa do Ratinho, no quadro “Dez ou Mil” e, atualmente, no quadro “Caldeirola”, no Caldeirão com Mion, da Rede Globo. Teve participação em humorísticos como “Vai Que Cola”, “Treme-Treme” e “Xilindró”, do Multishow. Além de seis filmes, Nany People também atuou na novela “O Sétimo Guardião”.

Quem sobe ao palco do Teatro Rachel Costa no dia 4 de agosto (sexta-feira), a partir das 20h, dentro da programação do Hahanaguá é André Santi. Além de ator e comediante é músico, com experiências distintas que contribuíram para a rápida ascensão no mundo do stand-up comedy. Apresentou por três anos o programa “Os Impedidos” da TV Gazeta e integrou o elenco do Programa Pânico, na Jovem Pan. André já esteve em diversos programas de rádio e TV, e é figura carimbada em vários programas do canal Comedy Central.

E no sábado, dia 5 de agosto, pela primeira vez em Paranaguá, o ícone do programa “Casseta & Planeta”, Hélio de la Peña, promete um show incrível e imperdível. De la Peña foi um dos fundadores da fanzine de humor “Casseta Popular” e, também, um dos principais redatores do programa TV Pirata. Com o grupo “Casseta & Planeta” escreveu e atuou nos filmes “A Taça do Mundo É Nossa” e “Seus Problemas Acabaram”. Lançou “O Livro do Papai”, pela editora Objetiva e o romance de humor “Vai na Bola, Glanderson”.  Adaptou "O Livro do Papai" para a televisão, criando um especial em quatro episódios chamado “Paidecendo no Paraíso”, no GNT. Com Arlindo Cruz e Mu Chebabi, é autor do "Samba da Globalização", que lançou a programação da Rede Globo.

E encerrando a programação, no dia 6 de agosto (domingo), às 19 horas, o palco ficará por conta de Diogo Portugal, um dos pioneiros do stand-up comedy no Brasil. Na TV, destacou-se com o personagem Elvisley, o “Office boy” do Programa “Zorra Total”, da Rede Globo, e em participações no “Fantástico” no quadro “Stand-up nosso de cada dia”. Também é criador e idealizador do “Fritada”, programa que começou na internet e fez sucesso no canal Multishow. Atualmente Diogo Portugal faz parte do elenco da “Praça é nossa” e seu quadro de humor “Fakelive” é veiculado no programa do Ratinho. Também é curador e idealizador do pioneiro festival de humor do País, o Risorama, que ocorre durante o Festival de Curitiba.

O Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá – é realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos e apoio da Secultur - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo | Prefeitura de Paranaguá, em comemoração aos 375 anos da cidade. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.hahanagua.com.br, com valor promocional solidário de R$20, mais taxa administrativa, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias em vulnerabilidade social e instituições filantrópicas de Paranaguá. Todos os espetáculos contam com interprete de Libras. Proibida a entrada de menores de 16 anos. Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook @hahanagua e pelo Instagram @hahanagua

 

Confira a programação do Hahanaguá 2023:
27/07 – 20h – Rogério Morgado
28/07 – 20h – Alorino
29/07 – 20h – Marlei Cevada (a Nina e o Sangue da A Praça É Nossa).
02/08 – 20h – Emerson Preto Borba
03/08 – 20h – Nany People
04/08 – 20h – André Santi
05/08 – 20h – Hélio de la Peña
06/08 – 19h – Diogo Portugal



Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá
Data: 27, 28 e 29 de julho / 2, 3, 4, 5 e 6 de agosto
Local: Teatro Municipal Rachel Costa
(Rua XV de Novembro, 87 – Centro Histórico)
Valor: R$ 20 + taxa (com a doação de 1kg de alimento não perecível).
Confira a programação completa pelo site www.hahanagua.com.br
Necessário apresentação de documento com foto
Classificação: 16 anos
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos
Todas as apresentações contam com interprete de Libras.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Contos para aqueles que estão exaustos com o imediatismo do cotidiano

 

O livro "Um Olhar Para Além do Cotidiano" atravessa assuntos como o medo do envelhecimento, a relação dos idosos com a tecnologia e a busca pela reconexão com a essência do ser


Em Um Olhar Para Além do Cotidiano: Contos Urbanos & Outros Que Tais, a escritora e poeta Irene Genecco utiliza situações aparentemente banais para refletir sobre os efeitos do tempo, o medo do envelhecimento, as relações familiares e as dificuldades de acompanhar todas as mudanças tecnológicas e sociais. Com 20 histórias e com sugestões de músicas que agregam às emoções da leitura, ela conversa com os leitores em busca de se distanciarem de uma realidade exaustiva, competitiva e acelerada.

A obra mistura contos e crônicas ao percorrer enredos reais e também de pura ficção. Em “Me adiciona no MSN (de novo!)”, uma mulher mais velha inicia diálogos com um homem em um aplicativo, mas faltam nela vários conhecimentos sobre os relacionamentos virtuais. Já “Relativizando” aborda os preconceitos com a idade, principalmente, da mulher e levanta reflexões sobre como essa situação está relacionada ao capitalismo.

Vê-se, no presente, mulheres que se apavoram ao chegarem aos 30 anos, sem terem suas vidas direcionadas ainda. É aí que se manifestam também os primeiros sinais de decadência do viço físico. Envelhecer torna-se sinônimo de decrepitude, e todos seus sinônimos lembram falência. Sabedoria e maturidade não despertam cobiça em ninguém. Onde a sabedoria alimentaria o viço do imediatismo ou da competição? (Um olhar para além do cotidiano, pg. 56)

Entre as narrativas fantásticas, Irene Genecco utiliza elementos oníricos, espirituais e metafísicos para tratar sobre assuntos que se relacionam com os conflitos da existência humana. “Concepção” apresenta aos leitores a fecundação de uma mulher através da poeira cósmica. “O Pesadelo de Lolita”, por outro lado, adentra nos pesadelos de uma adolescente adotada, que já não sabe mais diferenciar o mundo real do imaginário.

Os textos atravessam temas distintos, mas se conectam por meio de protagonistas que tentam encontrar a si mesmos em meio a um contexto de rápidas mudanças. Os personagens aparecem quase em descompasso com a sociedade: procuram a conexão profunda com a própria essência e com a liberdade mesmo que o mundo exija pressa e superficialidade.

FICHA TÉCNICA

Título: Um Olhar Para Além do Cotidiano: Contos Urbanos & Outros Que Tais
Autora: Irene Genecco
Editora: Appris
ISBN: 9786525042015
Páginas: 105
Preço: R$ 37,80 (físico) e R$ 42 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Appris

Sobre a autora: 


Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação e Formação na Universidade de Aveiro, em Portugal, Irene Genecco é aposentada e dedica-se integralmente à literatura. Nascida no Rio Grande do Sul, ela tem três livros publicados: “Inquietude” (2008), “No mundo da Ficção, só que não” (2022) e “Um Olhar Para Além do Cotidiano: Contos Urbanos & Outros Que Tais” (2023). Também teve contos e poemas selecionados para várias coletâneas. Na internet, mantém o blog “Além da Margem do Mundo”, em que escreve textos sobre educação, filosofia, metafísica, paixões e outras questões inerentes à vida humana.



“Arraiá em Paranaguá” acontece de 21 à 23 de Julho

 

Evento inédito, que ocorre entre 21 e 23 de julho, resgata a cultura e a tradição das quermesses no período de fundação da cidade, além de valorizar o prédio histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Haverá atividades culturais gratuitas, comidas típicas e projeção mapeada nas paredes da Catedral Diocesana

Paranaguá, 17 de julho de 2013 - De 21 a 23 de julho, a histórica rua Conselheiro Sinimbú e a Catedral Diocesana de Paranaguá - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário serão os cenários do “Arraiá em Paranaguá”, uma festa julina típica, com dezenas de atrações, apresentações culturais, brincadeiras e a exibição de um espetáculo temático, por meio de projeção mapeada, nas paredes da primeira edificação religiosa construída no Paraná.

O evento, que tem duração de três dias, das 15hn às 22h, pretende resgatar o clima cultural de quermesse pelas ruas históricas da primeira cidade do Paraná. Na programação gratuita, apresentações de Fandango e do Boi de Mamão com a Associação Mandicuera, barracas de comidas típicas e de brincadeiras, pocket shows de humor, missas na Catedral Diocesana, além da atração principal, com o espetáculo “Desventuras Juninas”, em projeção mapeada.

A peça, uma comédia da Cia Kà de Teatro, de Curitiba, utiliza como características o teatro de rua, máscaras, o teatro físico e a musicalização, por meio da projeção, como também com palco e cenografia. Na história, três órfãos (Violeta, Claus e Sol) acabam sendo adotados por um ator com intenções infelizes. Com uma mecânica de metateatro, os personagens são obrigados a produzir a clássica quadrilha junina, porém, o que não imaginam é que tudo não passa de um plano, para que seu novo tutor fuja com a fortuna da família. A trama utiliza de músicas tradicionais e populares que auxiliam a narrativa de forma dinâmica e que aproxima o público do enredo. A obra é inspirada na série de livros "Desventuras em Série", incorporando a literatura como partido para promover um projeto que relacione a cultura parnanguara com outras diversas.

“A ideia do Arraiá em Paranaguá é resgatar a história e a tradição das quermesses na cidade, junto de dois dos maiores pontos turísticos, a Catedral de Nossa Senhora do Rosário e os casarios da Rua Conselheiro Sinimbú. Nos tempos da Vila de Nossa Senhora do Rosário, era nesse espaço que ocorriam as festanças juninas, as quermesses da igreja e o local de encontro da população parnanguara”, explica Leandro Knopfholz, diretor da Parnaxx, empresa produtora responsável pelo projeto. O projeto cultural resgata a história e valoriza a arquitetura da Igreja Matriz, que está passando por revitalização de sua fachada.

O “Arraiá em Paranaguá” é apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos e pela Fertipar, com patrocínio da Pasa - Paraná Operações - e da Rocha Terminais Portuários e Logística, com o apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá.


Confira a programação completa:


21 de Julho - Sexta-Feira - 19h às 22h


19h - 22h | Barracas de Comidas Típicas
19h - 20h | Missa
20h30 - 21h | Cerimônia de Abertura da Festa
21h - 21h45 | Espetáculo Desventuras Juninas com Projeção Mapeada na Igreja Matriz.

 

22 de Julho - Sábado - 15h às 22h


15h - 19h | Barracas de Brincadeiras
15h - 22h | Barracas de Comidas Típicas
15h30 - 17h | Apresentação de Fandango com Associação Mandicuera
18h - 18h15 | Pocket Show de humor com Brow Malaquias
19h - 20h | Missa
20h15 - 20h30 | Pocket Show de humor com Brow Malaquias
20h30 - 21h15 | Espetáculo Desventuras Juninas com Projeção Mapeada na Igreja Matriz

23 de Julho - Domingo - 15h às 22h


15h - 19h | Barraca de Brincadeiras
15 - 22h | Barracas de Comidas Típicas
15h30 - 17h | Apresentação do Boi de Mamão com Associação Mandicuera
18h - 18h15 | Pocket Show de humor com Brow Malaquias
19h - 20h | Missa
20h15 - 20h30 | Pocket Show de humor com Brow Malaquias
20h30 - 21h15 | Espetáculo Desventuras Juninas com Projeção Mapeada na Igreja Matriz


Serviço:
Arraiá em Paranaguá
De 21 até 23 de Julho
Entrada Gratuita
21 de Julho - Sexta-Feira - 19h às 22h

22 de Julho - Sábado - 15h às 22h

23 de Julho - Domingo - 15h às 22h

Espetáculo de Projeção Mapeada nas paredes da Catedral Diocesana de Paranaguá
Local: Rua Professor Cleto, 26 - Centro Histórico
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos e Fertipar
Patrocínio: Pasa - Paraná Operações e Rocha Terminais Portuários e Logística
Apoio: Prefeitura Municipal de Paranaguá

domingo, 9 de julho de 2023

Hahanaguá, festival de humor de Paranaguá, reúne grandes nomes do humor nacional no Teatro Rachel Costa

 


Nany People, Marlei Cevada, Hélio de la Peña, Rogério Morgado, Diogo Portugal são alguns dos nomes que se apresentam em Paranaguá em julho e agosto

A partir de 27 de julho, Paranaguá recebe mais uma edição do “Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá”, com stand-ups de comédia e espetáculos que pretendem levar o público parnanguara às gargalhadas durante as comemorações dos 375 anos da cidade. O evento, que chega em sua 6ª edição, ocorrerá no Teatro Rachel Costa, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos e realização do Ministério da Cultura. Os ingressos já estão disponíveis pelo valor de R$ 20 (meia-entrada com 1 kg de alimento) + taxa adm., pelo site www.hahanagua.com.br.

Com oito dias de apresentações, a abertura ocorrerá no dia 27 de julho (quinta-feira), a partir das 20h, com Rogério Morgado – comediante, radialista, locutor e imitador. Atualmente, Morgado é participante fixo do Programa Pânico, na Jovem Pan, junto com seus colegas Emilio Surita, Daniel Zukerman, entre outros. É um dos fundadores do show “A Divina Comédia Stand Up”,a ao lado de Danilo Gentili, Felipe Hamachi e Maurício Meirelles, que serviu de palco para muitos comediantes, sendo visto por 20 mil pessoas em um ano. O comediante possui muita experiência com imitações e já ganhou o Prêmio Risadaria de Humor, como melhor imitador. Em seu show solo, ele traz suas percepções cômicas sobre o cotidiano, período da quarente e histórias de sua vida.

No dia 28 de julho (sexta-feira) é a vez de Alorino, um dos principais nomes do humor do Sul do Brasil, já tendo passado por mais de 100 cidades de todo o Brasil, se apresentando para mais de 50 mil pessoas. Alorino soma mais de 100 milhões de visualizações no Youtube, com seus personagens Carmo e Lurde, e mais de 300 mil inscritos, tendo sido indicado entre os três melhores criadores de personagens do Brasil.

E em 29 de julho (sábado), dia em que Paranaguá completa 375 anos, sobe ao palco do Teatro Rachel Costa o fenômeno da televisão brasileira Marlei Cevada, conhecida por interpretar os personagens Nina e Sangue, no programa humorístico A Praça é Nossa, ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega e, Mileyde, no Domingo Legal, do SBT. Formou o grupo “Quinta Q Pariu”, que utilizava tanto de situações de personagens como de humor físico e stand-up. Ganhou destaque em um concurso de humoristas realizado por Silvio Santos, como também após participação do quadro “Humor da Caneca”, de Jô Soares.

Já na próxima semana, no dia 2 de agosto (quarta-feira), às 20h, quem abre as apresentações é o parnanguara Emerson Preto Borba. O humorista ficou conhecido na cidade após começar a gravar vídeos engraçados e postar em suas redes sociais para seus amigos. Hoje já possui mais de 53 mil seguidores em seus canais, publicando suas rotinas diárias, quadros cômicos e um pouco do que apresenta em seus shows de stand-up.

No dia 3 de agosto (quinta-feira), também às 20h, se apresenta pela terceira vez no Hahanaguá, a pedido do público, o fenômeno Nany People. Nany é humorista, atriz e apresentadora, sendo considerada um dos ícones da televisão brasileira. Começou como repórter do “Comando da Madrugada”, apresentado por Goulart de Andrade, na extinta Rede Manchete. Depois foi uma das principais repórteres de Amaury Jr, no programa “Flash”. Após período na Band, foi convidada por Hebe Camargo para ser repórter fixa do “Programa Hebe”, no SBT, onde ficou por seus anos. Nany também foi repórter de Xuxa Meneguel, na Record. Teve marcante passagem em “A Praça É Nossa” e participou de famosos realitys shows, como a terceira temporada de “A Fazenda”, no talento show Popstar, da Rede Globo e, recentemente, como participante do formato internacional “LOL: Se Rir, Já Era!”, na Amazon Prime Video. Como jurada, foi presença muito elogiada no “Cante se Puder”, do SBT, no Programa do Ratinho, no quadro “Dez ou Mil” e, atualmente, no quadro “Caldeirola”, no Caldeirão com Mion, da Rede Globo. Teve participação em humorísticos como “Vai Que Cola”, “Treme-Treme” e “Xilindró”, do Multishow. Além de seis filmes, Nany People também atuou na novela “O Sétimo Guardião”.

Quem sobe ao palco do Teatro Rachel Costa no dia 4 de agosto (sexta-feira), a partir das 20h, dentro da programação do Hahanaguá é André Santi. Além de ator e comediante é músico, com experiências distintas que contribuíram para a rápida ascensão no mundo do stand-up comedy. Apresentou por três anos o programa “Os Impedidos” da TV Gazeta e integrou o elenco do Programa Pânico, na Jovem Pan. André já esteve em diversos programas de rádio e TV, e é figura carimbada em vários programas do canal Comedy Central.

E no sábado, dia 5 de agosto, pela primeira vez em Paranaguá, o ícone do programa “Casseta & Planeta”, Hélio de la Peña, promete um show incrível e imperdível. De la Peña foi um dos fundadores da fanzine de humor “Casseta Popular” e, também, um dos principais redatores do programa TV Pirata. Com o grupo “Casseta & Planeta” escreveu e atuou nos filmes “A Taça do Mundo É Nossa” e “Seus Problemas Acabaram”. Lançou “O Livro do Papai”, pela editora Objetiva e o romance de humor “Vai na Bola, Glanderson”.  Adaptou “O Livro do Papai” para a televisão, criando um especial em quatro episódios chamado “Paidecendo no Paraíso”, no GNT. Com Arlindo Cruz e Mu Chebabi, é autor do “Samba da Globalização”, que lançou a programação da Rede Globo.

E encerrando a programação, no dia 6 de agosto (domingo), às 19 horas, o palco ficará por conta de Diogo Portugal, um dos pioneiros do stand-up comedy no Brasil. Na TV, destacou-se com o personagem Elvisley, o “Office boy” do Programa “Zorra Total”, da Rede Globo, e em participações no “Fantástico” no quadro “Stand-up nosso de cada dia”. Também é criador e idealizador do “Fritada”, programa que começou na internet e fez sucesso no canal Multishow. Atualmente Diogo Portugal faz parte do elenco da “Praça é nossa” e seu quadro de humor “Fakelive” é veiculado no programa do Ratinho. Também é curador e idealizador do pioneiro festival de humor do País, o Risorama, que ocorre durante o Festival de Curitiba.

O Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá – é realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, em comemoração aos 375 anos de Paranaguá. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.hahanagua.com.br, com valor promocional solidário de R$20, mais taxa administrativa, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias em vulnerabilidade social e instituições filantrópicas de Paranaguá. Todos os espetáculos contam com interprete de Libras. Proibida a entrada de menores de 16 anos. Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook @hahanagua e pelo Instagram @hahanagua


Confira a programação do Hahanaguá 2023:
27/07 – 20h – Rogério Morgado
28/07 – 20h – Alorino
29/07 – 20h – Marlei Cevada (a Nina e o Sangue da A Praça É Nossa).
02/08 – 20h – Emerson Preto Borba
03/08 – 20h – Nany People
04/08 – 20h – André Santi
05/08 – 20h – Hélio de la Peña
06/08 – 19h – Diogo Portugal
Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá
Data: 27, 28 e 29 de julho / 2, 3, 4, 5 e 6 de agosto
Local: Teatro Municipal Rachel Costa
(Rua XV de Novembro, 87 – Centro Histórico)
Valor: R$ 20 + taxa (com a doação de 1kg de alimento não perecível).
Confira a programação completa pelo site www.hahanagua.com.br
Necessário apresentação de documento com foto
Classificação: 16 anos
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos
Todas as apresentações contam com interprete de Libras.

 

Hahanaguá (hahanagua.com.br)

Hahanaguá, festival de humor de Paranaguá, reúne grandes nomes do humor nacional no Teatro Rachel Costa - Portal Paranaense de Notícias. (paranashop.com.br)

Universitários da Terceira Idade visitam Arquivo Municipal

 

Espaço conta com documentos com mais de 140 anos de preservação e o espaço físico tem laboratório de digitação, higienização, arquivos de guarda permanente, mapoteca e sala de treinamento documental

O Arquivo Público Municipal recebeu universitários da UNATI- Universidade da Terceira Idade no último dia 6.

Os universitários tiveram a oportunidade de conhecer os procedimentos e protocolos seguidos pela equipe do Arquivo Municipal.

“Nossa equipe dispõe de muito cuidado com todo o acervo histórico presente no Arquivo Público. É uma enorme satisfação observar que estudos estão sendo desenvolvidos aqui, colaborando assim, com a estruturação da educação e da sociedade. Estaremos sempre à disposição”, disse a secretária municipal de Administração, Marcela Paula.

E o diretor do protocolo geral e Arquivo Público, Afonso Ereno, reforçou que a preservação da identidade é significativa. “Podemos extrair dados importantes sobre a evolução administrativa do município através dos documentos arquivados, além de ter uma visão cronológica cultural, política e social para resolução de problemas e planejamento de ações de melhoria”, disse.

Em parceria firmada, a Prefeitura de Paranaguá fornece todo o suporte e estrutura viável para que os alunos da universidade possam realizar estudos e pesquisas durante o ano letivo acadêmico no Arquivo Público Municipal.

Desde que foi inaugurado, em 26 de julho de 2022, o novo espaço possibilita que alunos de graduação, do curso de História da Unespar, sejam contemplados com projetos de extensão de pesquisa e projetos voltados à história de Paranaguá.

O acervo do Arquivo Público Municipal conta com documentos com mais de 140 anos de preservação e o espaço físico tem laboratório de digitação, higienização, arquivos de guarda permanente, mapoteca, sala de treinamento documental, sala de reuniões e banheiros com acessibilidade.


Volta do interesse dos jovens pela arte movimenta o mercado fotográfico

 


A fotografia Fine Arte cai no gosto do brasileiro e se torna desejo das famílias

Crescimento da busca pela Fotografia Fine Art mostra o interesse de um público mais jovem pelo mercado de artes, impulsiando essa nova tendência de arte no Brasil, uma técnica que se expressa através de imagens caracterizadas por emoções e técnica de impressão mais próxima às tendências voltadas à pintura.

De acordo com a fotógrafa de família Danielly Pinheiro, a tendência das famílias adquirirem produtos impressos, incluindo álbuns personalizados e quadros acabou despertando o interesse dos clientes de adquirem também suas próprias obras de arte para exposição em ambiente privado, através da pintura digital criando memórias duradouras e encantadoras de seus membros, segundo ela “ Ainda com escassez no mercado de fotógrafos especializados na técnica, os valores tendem a ser diferenciados das fotografias geralmente comercializadas, mas tornam-se inestimáveis para quem as obtém”.

O trabalho do fotógrafo não se tornou obsoleto com a chegada das novas tecnologias, se tornou personalizado, interativo e inovador, pronto para atender um público ainda mais exigente.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Pontal do Paraná tem 16 eventos no mês de julho. De Festival de Gastronomia a Campeonato Paranaense de Motocross.

 


 

Veja a lista de eventos e programe-se!

• 3º EDIÇÃO DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA CAIÇARA

PONTAL DO PARANÁ PROMOVE A 3º EDIÇÃO DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA CAIÇARA


A tradicional culinária caiçara será celebrada, de 02 a 30/07, na terceira edição do Festival de Gastronomia Caiçara. O evento vai exaltar a Cambira, iguaria que tem como data comemorativa, no município de Pontal do Paraná, o dia 18/07. Para degustar a Cambira tradicional e outras delícias típicas, o público poderá escolher entre os restaurantes inscritos. A relação dos estabelecimentos que participam e os pratos que estarão disponíveis você confere no site: https://gastronomiacaicara.com.br/.

O festival é uma grande oportunidade para o turista e os pontalenses conhecerem a diversidade da culinária caiçara. Além do resgate cultural das tradições do litoral paranaense, o evento tem como objetivo movimentar a economia do município fora da alta temporada.

VALORIZAÇÃO DA PESCA ARTESANAL

O Paraná tem registradas 60 comunidades de pescadores e um total de cerca de quatro mil famílias que vivem da pesca artesanal. Patrimônio Cultural Imaterial de Pontal do Paraná, a pesca artesanal da tainha reúne todos os anos os caiçaras para a prática ancestral.

CAMBIRA, A GRANDE ESTRELA

Patrimônio da cozinha brasileira, a Cambira é originalmente preparada com peixe seco e defumado, acompanhada da banana e pirão. Há mais de 300 anos, os portugueses introduziram o sal na região, que passou a ser utilizado na conservação do peixe – especialmente da Tainha que é abundante no litoral do Paraná.

O nome (Cambira) remete ao cipó muito presente no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base do varal usado para a defumação. Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. O prato é servido com pirão, salada e arroz.

CONCURSO DESAFIADOR

Em paralelo ao festival, também acontece o já tradicional concurso gastronômico que premiará estabelecimentos pelos melhores pratos caiçaras. Entre as categorias estão o Prato Feito Caiçara, o Petisco Caiçara e a melhor Cambira Tradicional. A ideia da promoção é desafiar a criatividade de comerciantes e cozinheiros para estimular as vendas e apresentar ao público a qualidade da culinária local.

O Festival de Gastronomia Caiçara é realizado pela Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná com apoio da Adetur Litoral – Agência de Desenvolvimento Cultural, e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, Governo do Estado do Paraná, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e o Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná.

QUANDO, ONDE E QUAL O PERÍODO DE INSCRIÇÃO?

Festival de Gastronomia Caiçara
Data: 01 a 30/07.
Período de Inscrições do Festival de Gastronomia Caiçara: de 15 a 30/06.

• 3º CONCURSO LITERÁRIO E FOTOGRÁFICO DE PONTAL DO PARANÁ – INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 15/07

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DO 3º CONCURSO LITERÁRIO E FOTOGRÁFICO DE PONTAL DO PARANÁ – 2023

A prefeitura Municipal de Pontal do Paraná através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude vem a público informar que a 3º Edição do Concurso Literário e Fotográfico – Litoral com Arte 2023 foi prorrogada para o dia 15/07. Ele objetiva promover o desenvolvimento da produção literária e fotográfica do litoral paranaense.

Mantendo o mesmo formato do ano passado, o concurso visa selecionar obras literárias inéditas nas categorias CONTO, CRÔNICA e POESIA, escritas em língua portuguesa, além de obras visuais do gênero FOTOGRAFIA com o tema: “Fauna e Flora Compõe uma Bela Fotografia”, que irão concorrer para compor a Antologia Litoral com Arte – 3ª edição que será publicada em 2023.

As inscrições iniciaram no dia 26 de abril e irão até às 23h59 do dia 15 de julho de 2023, através de formulário online que estará disponível no Edital do concurso onde o participante poderá se inscrever-se com 01 (um) texto em cada um dos gêneros literários e também com 01 (uma) fotografia se caso desejar.

Quem pode participar?

Autores(as) brasileiros(as), maiores de 16 anos, residentes em uma das 07 cidades do litoral paranaense: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Para se inscrever acesse o link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUfJrfqP9ztoD4FQuXZx9Of94JqyPsaAehD2VoXJnaCL-jvQ/viewform?fbclid=IwAR1oCp8E773jv4Hk9tVwueYB-Pf0Yzy1EpgRtFI7v6Ma-dW7IcxuyyU52S0

Link do regulamento do concurso:

https://docs.google.com/document/d/11AhNsfjvuQU482psjltFVtsoBlaeLr5x/edit?fbclid=IwAR2_-CbzUMHn4iPcOaZsp2MQ0UZD4UsUqWnKNHAlNyvj0FTon6Z1551-c90

PREMIAÇÃO

1º lugar – R$1.000,00 (mil reais), 20 (vinte) exemplares do livro Litoral com Arte e certificado.

2º lugar – R$ 500,00 (quinhentos reais), 10 (dez) exemplares do livro Litoral com Arte e certificado.

3º lugar – R$ 300,00 (trezentos reais), 5 (cinco) exemplares do livro Litoral com Arte e certificado.

• 01 e 02/07 – 41º CAMPEONATO PARANAENSE DE TAEKWONDO ACONTECERÁ EM PONTAL DO PARANÁ

Estão sendo esperados quase de mil atletas no evento, que vale pontos para o ranking brasileiro.

ONDE?

Na Associação Banestado – Av. Marginal, 1318 – Balneário Praia de Leste. As lutas começam às 8h e vão até às 19h.

Abertura oficial dia 01 às 13h30.

• 08 E 09/07 – 3ª ETAPA DO PARANAENSE DE SURF

A Realização é da Associação de Surf e Resgate de Pontal do Paraná e Federação Paranaense de Surf, com apoio do Governo Estadual e a Prefeitura de Pontal do Paraná.

• 09/07- COPA NINJA DE MOUNTAIN BIKE

Com apoio da Prefeitura de Pontal e governo estadual.

Na estrada velha de Pontal do Sul.

• 06, 07 E 08/07 ARRAIÁ DA LUA

No calçadão de Santa Terezinha

Realização da Associação dos Feirantes e Comércio Local e Apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná.

Vai ter muita dança, música, artesanato, gastronomia e brincadeiras, traga a família, os amigos e venham curtir com a gente.

• 08 e 09/07 – CIRCUITO ESCOLAR DE TAEKWONDO

Realizado pela Federação Paranaense de Desporto Escolar em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná e Governo Estadual. Será realizado no Ginásio da Escola Estadual Paulo Freire.

• 08 e 09/07 – CAMPEONATO BEACH TENNIS

Realizado pela Federação Paranaense de Desporto Escolar em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná e Governo Estadual. Será realizado nas areias de Praia de Leste em frente a passarela central.

• 07/07 – A 12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pontal do Paraná, ocorrerá no dia 07/07 das 8h às 17h no CCI – Centro de Convivência do Idoso, com o Tema: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”


O evento contará com apresentação cultural, palestra sobre o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, espaço para socialização, avaliação e reformulação de estratégias de melhorias para os 5 eixos de discussão, sendo estes: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos, benefício e transferência de renda em níveis municipais, estaduais e nacionais.


CCI – Centro de Convivência do Idoso fica na Rua Siri, 619 – Balneário Shangri-lá.


Mais informações sobre o evento, procure as unidades da Assistência Social ou faça sua inscrição na hora do evento.

• 09/07 – FINAL DO PONTALENSE – SÉRIE A

DEFINIDOS OS FINALISTAS DO CAMPEONATO PONTALENSE SÉRIE A

O último domingo (25) foi decisivo para o futebol Pontalense. Pela manhã jogaram: Humildade 3 x 2 Vila Nova com este resultado a equipe do Humildade se manteve na elite do futebol de Pontal do Paraná, já a equipe do Vila Nova se juntou com a equipe do Canoas e irão disputar a série B em 2024.
A tarde a bola rolou pelas semifinais da competição:

Barrancos 1 x 0 Beira Rio e Meninos da Vila 2 x 1 Atlanta. Duas partidas eletrizantes que definiram o confronto da grande final que será dia 09/07 às 15h no campo municipal Edinal dos Santos Tavares, no balneário Shangri-lá.
Barrancos x Meninos da Vila. Quem vai levantar a taça este ano? Não perca este jogão!


O Campeonato Pontalense é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude.

• 09, 10 E 11/07 – CLÍNICA DE FUTEBOL AMERICANO DE AREIA

Realizado pela Federação Paranaense de Desporto Escolar em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná e Governo Estadual. Será realizado nas na praça da Secretaria de Esporte no balneário Santa Terezinha.

• 15 E 16/07 – ENDURO EQUESTRE

Realizado pela Federação Paranaense de Hipismo em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná e Governo Estadual o evento será realizado no balneário Barrancos.

• 13, 14, 15 E 16/07 – CAMPEONATO BRASILEIRO DE BODYBOARDING

Na passarela central de Ipanema. Realizado pela Confederação Brasileira de Bodyboarding e Federação Paranaense Bodyboarding, com apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná e Governo Estadual.

• 15 e 16/07 – CAMPEONATO PARANAENSE DE SUPINO E TERRA

Na praça Central do balneário Ipanema.

• 22 E 23/07 – CAMPEONATO PARANAENSE DE CAPOEIRA

Inscrições até 18/07.
No Ginásio da Escola Ezequiel

Organização: Federação Brasileira de Capoeira e Confederação de Capoeira e Desporto do Brasil.

Apoio: Prefeitura de Pontal e Governo do Estado

• 22 E 23/07 – 4ª ETAPA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE MOTOCROSS

Uma realização da Prefeitura de Pontal em conjunto com a Federação Paranaense de Motocross e o Governo do Estado do Paraná será realizado na pista de Motocross do balneário Pontal do Sul, com transmissão ao vivo pela SPORTBAY.

Assessoria

Festival Internacional de Danças Urbanas tem atividades gratuitas neste fim de semana

 

Maior evento de Danças Urbanas da América Latina, o FIH2, chega a 20.ª edição com mais de 2 mil dançarinos e atividades gratuitas no Viasoft Experience

Marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, Curitiba recebe o maior festival de danças urbanas da América Latina, o FIH2 – Festival Internacional de Danças Urbanas. Em sua 20.ª edição, o evento  reúne mais de 100 grupos de danças selecionados no Brasil e na América do Sul, com coreografias de primeira qualidade que levam mais de 2 mil dançarinos ao palco do Teatro Positivo.

Durante os três dias de evento, o público pode aproveitar a Cidade da Dança, no Viasoft Experience, com entrada gratuita. O espaço conta com feira de produtos e cultura urbana, quadra de jogos, parkour, pista de dança, espaços de games e skate, e praça de alimentação. 

Nos dias 7 e 8 de julho, acontece a oficina de grafite e escrita criativa no hip hop, além de bate-papo sobre meio ambiente e hip hop, que será apresentado pelos professores e alunos do programa de pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, apoiadora do evento. A oficina acontece dia 7 de julho (13h às 17h) e dia 8 de julho (8h30 às 12h). Além disso, a UP conta com um estande no evento em parceira com a marca a WAAW, by Alok, com sorteios de produtos da marca. Outra atividade é a exposição de tênis em papel e roupas produzidas pelos estudantes dos cursos de Design da universidade com resíduos da indústria têxtil. 

Os ingressos para as apresentações no teatro já estão à venda pelo Disk Ingressos a partir de R$ 47,50 a meia entrada. Os ingressos para o FIH2 AWARDS – a transmissão ao vivo do festival – também estão à venda pelo Disk Ingressos, no valor de R$ 29,90.

O FIH2 é realizado com o incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), Secretaria da Cultura do Governo do Paraná.

Apoio: Universidade Positivo e Copel

Parceira: Air Promo, Prata Fina, Insiste, Mãos Sem Fronteira – 5 Minutos Eu Medito, Go Inn, Radisson, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba

Realização: Dance & Concept Brasil

 

Serviços:

FIH2 – Festival Internacional de Danças Urbanas

Data: 7, 8 e 9 de julho

Local: Teatro Positivo – Grande Auditório e Viasoft Experience – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

Valor: a partir de R$ 47,50 (meia entrada) – www.diskingressos.com.br

FIH2 AWARDS – o Oscar das Danças Urbanas

Data: 7, 8 e 9 de julho

Local: YouTube

Valor: R$ 29,90

Mais informações em www.fih2.com.br e www.diskingressos.com.br/