Pesquise no blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Dezembro Vermelho: Saúde realiza ação na luta contra a Aids

 

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira, 1.º de dezembro, ação de conscientização e diagnóstico de HIV/Aids. O evento faz parte do “Dezembro Vermelho” campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 e que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A ação ocorrerá no Terminal Urbano, Centro de Paranaguá, das 10h às 17h e contará com orientações, teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, dispensação de preservativos entre outras atividades.

“Durante todo o ano, Paranaguá dispõe de uma rede que possibilita o diagnóstico oportuno de HIV/Aids, com oferta de testes rápidos nas unidades básicas de saúde, além do Centro de Testagem e Aconselhamento no João Paulo II, mas esta ação visa enfatizar a prevenção e o diagnóstico precoce”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.
A Aids é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

O tratamento, especialmente quando precoce, desempenha resultados muito positivos. “O importante é ser diagnosticado e iniciar o tratamento o quanto antes”, enfatiza a superintendente.


terça-feira, 29 de novembro de 2022

Programa estadual de incentivo à cultura leva arte urbana ao Litoral do Paraná

 



O Litoral do Paraná está ficando cada dia mais vibrante e colorido. Desde o dia 21 de novembro, municípios da região abrigam o festival Paranaguá Mais Cores, com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, o Profice. O projeto, que leva arte urbana para quatro cidades, prevê fomentar a cadeia produtiva cultural da região por meio de pinturas que carregam temáticas de valorização dos costumes locais, da preservação da memória e da autoestima da população caiçara.

Em Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá o projeto apoia murais de 12 artistas, com temáticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que integram temas como consumo sustentável, mudança climática, igualdade, inovação e diversidade.

Sem fechar para o público, Museu Paranaense fará primeira reforma estrutural em 20 anos

O artista Giovanni Negromonte, um dos idealizadores do projeto, conta que o projeto tem sido a maneira mais democrática de levar arte à população do Litoral. "Ao colocar a arte no espaço público, torna-se possível o acesso da população à identidade local, democratizando o acesso, que se estabelece no caminho para escola, na ida ao trabalho, na caminhada pela cidade", comenta.

Para Giusy de Luca, umas das produtoras à frente da iniciativa, levar arte ao Litoral do Paraná é também ajudar no resgate da autoestima da população em relação ao local onde vivem. "É importante estar alinhada a projetos que tenham consciência social e ambiental e que visam revitalizar espaços urbanos para garantir que a população local se orgulhe do lugar onde vive", explica.

Estado discute com iniciativa privada a criação de um hub de cinema no Paraná

PARANAGUÁ MAIS CORES – O projeto Paranaguá Mais Cores começou em 2019, por iniciativa de artistas do Litoral que compreenderam a possibilidade e a necessidade de colocar arte na rua, uma vez que a cidade de Paranaguá possuía poucas intervenções urbanas na época. Três anos depois, a iniciativa já coloriu 25 murais, com muita aceitação por parte da comunidade local, porque a cidade passou a ser valorizada e revitalizada.

Além disso, ele foi um dos responsáveis pela realização do maior painel de arte urbana da região litorânea, realizado em 2021, no Aquário de Paranaguá.

Para que haja maior integração entre arte e comunidade, o final do projeto prevê que oficinas sobre o tema devem ser ministradas em sete escolas. O objetivo é que o Paranaguá Mais Cores fomente o contato inicial de crianças e jovens com o mundo da arte.

Agência do Trabalhador da Cultura completa um ano como referência em empregabilidade no setor

SOBRE O PROFICE – O Profice é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná que, por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado.

Só em 2022, o Profice destina um total de R$ 40,9 milhões para a captação dos projetos aprovados pelo edital. Desse montante, 50% dos recursos serão alocados em projetos de proponentes residentes ou sediados fora de Curitiba e 50% àqueles residentes ou sediados na capital. A execução dos projetos aprovados deve ser dentro do território paranaense.

Para saber mais sobre o programa, basta acessar o site www.comunicacao.pr.gov.br/PROFICE. É possível encontrar informações sobre datas dos editais, resultados das etapas de seleção e informações para empresas que tenham interesse em incentivar a Cultura no Paraná.


Programa estadual de incentivo à cultura leva arte urbana ao Litoral do Paraná | Agência Estadual de Notícias (aen.pr.gov.br)

 

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Secretaria de Cultura e Turismo planeja Carnaval 2023

 



Os desfiles das escolas de samba de Paranaguá não acontecerão durante o Carnaval 2023. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) comunicou nesta quinta-feira (24) que não existe mais tempo hábil para celebrar convênios de repasse as agremiações. O prazo para a regularização se encerrou no último dia 10, sendo que desde 2019, as entidades haviam sido informadas da necessidade de regularização para o recebimento de apoio.

A formalização das agremiações é uma demanda exigida pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR),e além disso, representa a transparência e a responsabilidade com o erário público. Apenas duas escolas de samba se regularizaram e farão parte da programação do Carnaval 2023.

Conforme a Secultur, a pasta sempre esteve a disposição das escolas e seus representantes para auxiliar nos tramites, tendo inclusive prorrogado o prazo de regularização. “Certamente planejamos tudo, conforme a lei. Já dispúnhamos da estrutura para o desfile das agremiações, que a partir de agora, terá que ser remodelado”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, que esteve reunida com representante da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp) para discutir a situação.

No entanto, a programação do Carnaval 2023 esta mantida com atrações que serão divulgadas, em breve, pela Secultur. O tradicional Banho de Mar à Fantasia também está confirmado para o dia 12 de fevereiro.

Prefeitura de Paranaguá - Secretaria de Cultura e Turismo planeja Carnaval 2023 (paranagua.pr.gov.br)

Sem fechar para o público, Museu Paranaense fará primeira reforma estrutural em 20 anos

 

Instalado no histórico Palácio São Francisco desde 2002, o Museu Paranaense (MUPA), mais antiga instituição museal do Estado e terceira mais antiga do País, vai entrar em processo de restauro e reforma na próxima semana. Segundo o cronograma, as obras devem durar entre quatro e seis meses e não acarretarão em nenhum momento o fechamento do museu ao público ou maiores transtornos para quem frequenta o espaço.

Mesmo com toda importância histórica do Palácio São Francisco e da relevância do Museu Paranaense como instituição pública gratuita, já faz quase duas décadas que o MUPA não recebe investimentos para melhorias de infraestrutura, adequação das instalações e ações de restauro.

“Desde que a assumimos, identificamos uma série de problemas estruturais e nas instalações elétricas, lumínicas, hidrossanitárias, logísticas e de climatização. A pandemia atrasou os planos, mas finalmente o projeto saiu do papel”, diz a arquiteta Gabriela Bettega, diretora do MUPA desde 2019.

Novo regente da Orquestra e exposições históricas estão na programação cultural da semana

As ações previstas no projeto visam garantir a integridade e preservação do patrimônio histórico tombado, tornando o espaço mais adequado para ações museológicas e de atividades educativas e culturais. O projeto também prevê a implantação do Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) e a adequação do prédio às normas de acessibilidade.

“As ações de restauração e valorização do patrimônio histórico material, bem como as ações de acessibilidade, têm como foco a preservação e segurança do bem público, garantindo um espaço cultural a mais de 90 mil visitantes anuais que o Museu recebe de forma gratuita”, completa Gabriela.

“Uma obra como essa precisa ser feita com bastante planejamento e dentro de rigorosos critérios técnicos. Mas fomos em busca dos recursos para viabilizar todo o processo e, finalmente, o Estado poderá fazer essa entrega para a população e para os visitantes do MUPA”, acrescenta a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Museus do Estado têm programação diferente nos dias de jogo do Brasil na Copa

Estão previstos no projeto de execução das obras, entre outros, o restauro das icônicas venezianas do Palácio São Francisco, do muro, da passarela de ligação entre os Anexos 1 e 2 e a reforma da cobertura e da rampa interna do Anexo 1. A implantação do projeto de reforma e restauro tem apoio da Volvo do Brasil.

MUPA – Fundado em 1876, o Museu Paranaense foi a primeira instituição científica e cultural do Paraná. O museu guarda um acervo com 800 mil peças, um dos mais importantes da América Latina. Entre suas coleções estão conjuntos etnográficos, arqueológicos, históricos e artísticos tombadas em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o MUPA abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as ciências e a arte contemporânea. Atualmente, a instituição tem apostado em trazer ao público itens de seu acervo secular de forma interdisciplinar, convidando agentes de campos científicos e artísticos para lançar diferentes olhares sobre os objetos históricos, antropológicos e arqueológicos.

Estado discute com iniciativa privada a criação de um hub de cinema no Paraná

PALÁCIO SÃO FRANCISCO – Prédio construído no Alto São Francisco, em Curitiba, por Júlio Garmatter, para ser residência de sua família. É uma construção eclética, executada entre 1928 e 1929, pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves. Em 1938, o então interventor do Paraná, Manoel Ribas, adquiriu a propriedade para instalar a sede do Governo do Estado. O casarão passou, então, a ser conhecido como Palácio São Francisco.

O governo permaneceu no prédio até 1953, quando o executivo ganhou sede no Centro Cívico, hoje Palácio Iguaçu. Em 1961, o prédio serviu ao Tribunal Regional Eleitoral. Em fins de 1986 foi parcialmente restaurado. No ano de 1987, a edificação original foi tombada e, em meados de 2002, iniciou-se a restauração do prédio, a reforma do Anexo 1 e a construção do Anexo 2 com o objetivo de abrigar o Museu Paranaense. A inauguração ocorreu em 19 de dezembro de 2002.

 


terça-feira, 22 de novembro de 2022

Coro 'Hosanas' da PIB se apresenta neste domingo, 27

 


Neste domingo, 27, acontece a apresentação do Coro “Hosanas” em comemoração ao s 92 anos de atividades musicais. A audição será na Primeira Igreja Batista de Paranaguá (PIB) a partir das 19h30.

“O Coro Hosanas, da PIB de Paranaguá, fez sua última Cantata completa em dezembro de 2019. Depois veio a pandemia, perdemos alguns coristas para a Covid, o período pandêmico foi passando e, gradativamente os coristas foram voltando. Celebrar 92 anos com esta Cantata será um momento muito especial e repleto de gratidão a Deus. Portanto, convido você a celebrar conosco os nossos 92 anos no próximo domingo às 19h30.  Teremos ainda uma participação especial do Coro Infantil na música FILHINHO TEU”, convida a maestrina Marilia Cavallari.

 

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Bernard Só é atração nesta terça-feira em Paranaguá

 

 Neste mês de novembro, a Mostra de Artes Circuito da Maré apresenta o espetáculo Bernard Só, onde o festejado ator Adriano Petermann, presença constante nas telas brasileiras em novelas, series e filmes, dá vida a um Youtuber às vésperas de completar 90 anos.

Um híbrido entre o teatro e o áudiovisual, a peça traz um novo corpo ao ator, que encena o espetáculo inteiramente de costas para a plateia e voltado para a câmera de seu computador, revelando e dividindo seus pensamentos num enorme close de seu rosto projetado no telão, como se o público estivesse o assistindo no conforto da tela de seus próprios computadores.

O personagem fica aprisionado neste espaço, mas com suas ideias livres. Bernard tem 90 anos, e a vida lhe pesa em demasia, ele faz uma reflexão sobre o existir mais que o possível necessário, numa vida que somos obrigados a viver e digerir. A verborragia do texto num movimento de quase escrita automática dispara para todas as direções sem nos dar tempo de raciocinar, a multiplicidade de assuntos e a velocidade imprimida pelo ator atordoa e empareda a plateia. Como reagir a um tsunami de palavras? A única maneira é se deixar levar.

A Mostra de Artes Circuito da Maré foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Copel, sendo contemplado no programa Paraná Cultural da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná e conta com o apoio das prefeituras municipais de Antonina, Morretes e Paranaguá.

 Paranaguá – 22/11/22, – Aditorio SEMEDI – 19:00h

Morretes – 23/11/22, - Auditório Esc. Municipal Miguel Scheleder – 19:30h

Antonina – 24/11/22, - Teatro Municipal – 19:30h

Entrada Franca


quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Artista de Antonina é destaque Nacional


  

O designer antoninense Marcel Fernandes é indicado como destaque do Design nacional pelo caderno de arquitetura Haus da Gazeta do Povo.

A produção de Marcel resgata o fazer artesanal, resultando em peças únicas e afetivas, para quem busca exclusividade e identidade.

 


Fonte:

Prefeitura de Antonina PR | Facebook


quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Sinfonia de Mahler desafia público e Orquestra Sinfônica do Paraná em concerto no Teatro Guaíra

 


A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresenta na manhã deste domingo (20) um programa com a 7ª Sinfonia de Mahler. A regência fica por conta do maestro Ira Levin, que vem pela primeira vez a Curitiba especialmente para trabalhar com a OSP. O concerto acontece no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket Fácil.

“Estou ansioso para conhecer a orquestra e a cidade”, disse o maestro. “Sempre ouvi coisas boas sobre a orquestra, mas ainda não tive contato. Estou ansioso para isso. É uma obra bem difícil e desafiadora. Acho que vai ser um primeiro encontro muito bom. Tenho boas expectativas”.

MUPA mergulha em histórias das culturas afro-paranaenses em nova mostra

“É uma grande responsabilidade trabalhar com uma peça tão tecnicamente complexa e emocionalmente instigante quanto a 7ª de Mahler”, afirmou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“A experiência de Levin, tanto com as composições de Mahler quanto com o romantismo alemão, são fundamentais para que a Orquestra Sinfônica do Paraná possa oferecer toda a emoção que o público merece através dessa peça”, disse.

MAHLER – A sinfonia n.º 7 em mi menor, chamada canto da noite, foi escrita entre 1904 e 1905 e constitui o ponto mais avançado de seu modernismo e, talvez por isso, a que mais demorou a ser reconhecida pelo público.

“A 7ª de Mahler foi considerada por muitos anos a ovelha negra. Na verdade, especialmente o final. É até difícil dizer em poucas palavras. É uma sinfonia muito excêntrica. O primeiro movimento, que eu adoro, é um dos mais complicados de Mahler”, conta Levin.

Instituições culturais paranaenses convidam o público para reflexão sobre a consciência negra

Apesar de ser uma obra de execução complexa e avançada harmonicamente, o público não terá problemas para apreciar. Ele garante que “é fácil de ouvir, mas é difícil decifrar os temas”. A questão está nas possibilidades de compreensão e significados. “O que ele quis dizer com essa sinfonia é que é bem problemático”, disse.

O maestro evita cair na armadilha da interpretação rasa, dizendo que o significado da música muda ao longo do tempo. Ele afirma, porém, que parte do segredo está em “entender a literatura romântica alemã”, citando nomes como E. T. A. Hoffmann.

Serviço

Data: 20 de novembro, domingo

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba – Paraná.

Tempo de duração do espetáculo: 90 minutos

Classificação etária: 7 anos

Ingressos: Ticket Fácil


Sinfonia de Mahler desafia público e Orquestra Sinfônica do Paraná em concerto no Teatro Guaíra | Agência Estadual de Notícias (aen.pr.gov.br)

Paranaguá inicia aplicação da 4ª dose para 18 anos ou mais idade na segunda-feira, 14

 

Paranaguá iniciará nesta segunda-feira, 14, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais idade. Para se imunizar é preciso um intervalo de quatro meses completos após a terceira dose. As vacinas chegam por meio do Ministério da Saúde e a imunização ocorre conforme o número de doses disponíveis.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Terminal Urbano, no Centro e na subprefeitura, no Nilson Neves.

“Sempre reforçamos a importância de se vacinar contra a Covid-19. Apesar de vivermos um momento menos agressivo da doença, não devemos descuidar da forma mais eficaz contra a doença: a vacina. Por isso, é fundamental um esquema vacinal completo”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Também estão disponíveis vacinas para primeira dose a partir dos três anos de idade, segunda dose e terceira dose após intervalo de quatro meses da aplicação anterior.


terça-feira, 8 de novembro de 2022

Jogos Abertos do Paraná: Dupla parnanguara de vôlei de praia é a segunda melhor do Estado

 

     


No último domingo, 06, cerca de 1500 mil atletas estiveram reunidos em Apucarana para a primeira etapa da fase estadual dos Jogos Abertos do Paraná. Paranaguá esteve representada pelos atletas de vôlei de praia Murilo Rodrigues, Abner Godarth, Gustavo Lourenço e o técnico Sérgio Cagnon do Projeto Ágatha/SESPOR e também pela equipe masculina de basquete da Associação Amigos do Basquete de Paranaguá (AABP/SESPOR).
Com a disputa de grandes jogos, a Cidade Mãe do Paraná ficou com o vice-campeonato no vôlei de praia, garantindo o título de segunda melhor do estado. Confira o placar dos jogos:

Paranaguá 2 X 0 Paranavaí
Paranaguá 2 X 0 Cândido de Abreu
Semifinal: Paranaguá 2 X 0 Tamboara
Final: Paranaguá 0 X 2 Maringá

Classificação final - Vôlei de praia masculino:
1º lugar: Maringá
2º lugar: Paranaguá
3º lugar: Foz do Iguaçu

No basquete, a equipe parnanguara fez uma boa participação nesta primeira etapa, garantindo classificação para a semifinal, estando entre as quatro melhores equipes do estado.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, Paranaguá segue dando um show em quadra e garantindo grandes conquistas para o município.

“Nosso município é representado por grandes equipes, que hoje contam com o investimento feito pelo prefeito Marcelo Roque e assim estão chegando cada vez mais longe e isso nos enche de orgulho. Sem dúvidas, nesse fim de semana pudemos ver a força do esporte parnanguara no estado, por isso agora o foco é alcançar o pódio novamente na última etapa da fase estadual dos JAPs”, destacou o secretário, que também aproveitou para parabenizar aos atletas pelo destaque.

“Muito trabalho foi feito até aqui, por isso parabenizo a todos os atletas, comissão técnica e todos aqueles que estiveram auxiliando e vestindo a camisa do nosso município. Aproveito para agradecer ao prefeito Marcelo Roque por investir e dedicar um olhar tão cuidadoso para que o esporte de Paranaguá continue crescendo”, finalizou o secretário.

A última etapa da fase estadual dos Jogos Abertos do Paraná, acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro, em Apucarana e além da equipe masculina de basquete, Paranaguá também será representada no handebol de areia, xadrez e tênis de mesa.

A 64ª edição dos JAPs é uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte e apoio da Prefeitura do município-sede.


Prefeitura de Paranaguá - Jogos Abertos do Paraná: Dupla parnanguara de vôlei de praia é a segunda melhor do Estado (paranagua.pr.gov.br)

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Secultur fará parte do receptivo dos passageiros do Navio Viking Octantis

 



A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), fará nesta segunda-feira, 07, parte da equipe que realizará o receptivo dos passageiros do navio Viking Octantis, juntamente com a empresa Portos do Paraná, os operadores portuários, Convention & Visitors Bureau de Paranaguá.

A equipe da Secultur em parceria com o Convention da cidade está organizando ações culturais, assim como receptivos turísticos para os turistas de diversas nacionalidades que chegam à cidade na data acima citada.

Vale ressaltar que depois de dois anos, a chegada do Navio de Passageiros no Porto de Paranaguá, marca a retomada do turismo de cruzeiros na cidade. Esse intervalo de tempo se deu devido a pandemia do COVID- 19.

Vale destacar que são 292 turistas, de 11 nacionalidades, e 258 tripulantes, de 43 nacionalidades. Eles saíram de Nova Iorque, nos Estados Unidos, com escala no Rio de Janeiro. Depois de Paranaguá seguem para Ushuaia, na Argentina.

“Organizamos em conjunto com o Convention &Visitors e Bureau de Paranaguá uma programação cultural e turística bem vasta, que instigue os passageiros descerem e conhecerem a cidade. Após dois anos sem o turismo de cruzeiro em Paranaguá, o receptivo organizado fomentará a cultura e principalmente o turismo em nossa cidade”, explicou Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.


Prefeitura de Paranaguá - Secultur fará parte do receptivo dos passageiros do Navio Viking Octantis (paranagua.pr.gov.br)

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Exposição "Pintura+Docência" integra comemorações da Semana Andersen

 

O Museu Casa Alfredo Andersen abre neste sábado (05), às 10h, a exposição “Pintura+Docência”. A mostra faz parte da comemoração da Semana Andersen 2022, período que celebra o aniversário de nascimento do artista Alfredo Andersen.

Com curadoria de Marcelo Conrado, artista visual e professor da Universidade Federal do Paraná, a mostra é resultado de uma soma de narrativas, que se dão da figuração à abstração, das técnicas empregadas ao hibridismo da pintura na arte contemporânea, do museu à universidade e, principalmente, da pintura à docência.

“Não nos enganemos: para além da expressão ou da espontaneidade, a pintura é um ofício que solicita disciplina, rigor e paciência”, diz Conrado, sobre a importância do repasse de métodos, saberes e técnicas que envolve a docência.

Em iniciativa inédita, MAC Paraná promove curadoria coletiva na mostra "Interferências"

LEGADO – No Paraná, a arte da pintura passa por um endereço: o Museu Casa Alfredo Andersen, seja pelo legado de seu patrono, pelo espaço expositivo que ao longo de décadas vem recebendo exposições, seja ainda pela Academia Andersen, ateliê anexo ao museu onde são ofertadas oficinas de pintura, dentre outros cursos.

Em um espaço onde o museu é indissociável ao ateliê, essa exposição ressalta a ambivalência de pintoras e pintores que, além da produção artística, também fizeram da docência sua profissão. A mostra reúne artistas que colocam a pintura no grau da hereditariedade, contribuindo na formação de gerações de artistas.

“Nada é mais significativo para o nosso espaço, visto que Andersen é o ‘professor dos professores’ e carrega no nome a herança cultural paranaense na pintura”, afirma o diretor Luiz Vidal.

Crianças no Teatro supera expectativas em Francisco Beltrão; projeto está em Pato Branco

A exposição reúne obras das professoras-pintoras Dulce Osinski, Juliane Fuganti, Mazé Mendes, Rossana Guimarães e Teca Sandrini, e dos professores-pintores Alfredo Andersen, Fernando Calderari, João Osório Brzezinski, Ricardo Carneiro e Ronald Simon. Muitos dos nomes que participam dessa mostra também apresentam, ao longo de suas trajetórias, incursões pelo desenho, gravura ou fotografia, mas sempre retornando para o campo da pintura.

EDUCATIVO – Pensando na experiência educativa por meio da exposição "Pintura+Docência", o Museu Casa Alfredo Andersen promove a visita mediada com o tema ”Andersen Artista Educador'', que pode ser direcionada a diferentes instituições. Para maiores informações e agendamentos, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 3222-8262.

Serviço:

Museu Casa Alfredo Andersen

Endereço: R. Mateus Leme, 336 Centro – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 17 horas

Entrada gratuita

Telefone: (41) 3222-8262

 

Exposição "Pintura+Docência" integra comemorações da Semana Andersen | Agência Estadual de Notícias (aen.pr.gov.br)