Pesquise no blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Bingo em prol do Marlon



No dia 15 de março às 14h acontece o bingo em  prol do Marlon Galdino dos Santos, no salão da igreja São João Maria Vianney na vila Divineia.  Marlon foi amputado quando tinha 6 meses de idade e hoje ele está com 8 anos e precisa fazer a manutenção da prótese ortopédica, pois conforme ele vai crescendo vai ficando pequena e apertada. De acordo com a mãe do menino, Solange Galdino, o valor está orçado em R$ 5.300.  

“Estamos fazendo um bingo, mas para isso acontecer precisamos da sua ajuda com brindes. Toda ajuda será bem vinda. Quando eu comprei a prótese dele eu dei entrada pelo SUS e até agora não consegui a prótese. Eu sabia que não ia ser fácil, porém não vou desistir. Eu vou correr atrás de tudo que for preciso p meu filho voltar a andar e brincar de novo. Deus abençoe a todos”, destaca a mãe. 

A história de Marlon ficou conhecida em Paranaguá na época da amputação, pois ele tem um irmão gêmeo. Contato para doação de brindes com Solange pelo telefone 98435-9457 (WhatsApp) ou com Samara pelo telefone 99531-7904



.

‘Super voz kids’ vai revelar talentos em Paranaguá



Após o sucesso do ‘Batalha super Voz’ na 104 FM,  o programa Agazarra segue em ritmo acelerado no Super Voz Kids. Desta vez são os estudantes com idades entre 10 à 16 anos que irão mostrar seus talentos. A equipe da produção esta percorrendo os estabelecimentos de ensino desde 18 de fevereiro fazendo as audições para selecionar os 32 participantes. A primeira batalha da temporada será terça-feira, dia 17 de março, sendo que as batalhas vão acontecer todas as terças e sextas-feiras. Nessa primeira temporada estão participando 15 estabelecimentos de ensino.    

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Oficina de dança está com matrículas abertas




No dia 2 de março, inicia a oficina de dança contemporânea no Teatro Rachel Costa. Os cursos são gratuitos, sendo ofertados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para maiores de 16 anos. 

Serão encontros de Dança Contemporânea com diferentes abordagens. Para os iniciantes, as aulas são direcionadas para os princípios e práticas da educação somática. No intermediário as aulas abrangem a parte da coreografia, pois já tiveram a base. 

Ainda tem a oficina de dança contemporânea com destaque para as ‘brasilidades e latinidades’ e outras formas de expressão. Os interessados devem estar no Teatro Rachel Costa na segunda-feira, 2, às 19h, para obter mais detalhes sobre as oficinas e as turmas. 


Ponta do Caju comemora 35 anos de Carnaval



Na sexta-feira, 28, a Escola de Samba Ponta do Caju comemora 35 anos de atividades ininterruptas, sendo fundada em 28 de fevereiro de 1985 por Antoninho Ramos (avô do atual presidente 

Anderson Ramos). Já passaram pela escola os seguintes carnavalescos: Luís Carlos Gomes, Mágico Júnior, Tino Zella, Aorelio Domingues, César Monteiro, Fabrício de Souza, Rafael Costa, Anderson Matoso, Ana Kinteka, Hendrel Augusto e Gláucio Airton. 

Assumiram a presidência: Luis Carlos Gomes, Celio Temanski, Almeri Carvalho, Audileia Ramos e Anderson dos Santos Ramos (atual). O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira foi Tino Zella e Joelma Santos, os quais estavam no desfile 2020 sendo destaque nos carros alegóricos.

União da Ilha confirma o favoritismo no Carnaval 2020



O enredo “Iracema, a Índia dos lábios de mel” surgiu de um sonho do presidente Edvaldo Pedro, justamente em um momento que ele pensava em não desfilar no Carnaval 2020. 

O sonho virou realidade através do empenho do próprio presidente que conta com uma equipe competente e apaixonada pela escola. A Ilha fechou o desfile com muita garra, levantando a arquibancada e mostrando um desfile que retratou de ponta a ponta o clássico de José de Alencar: Iracema. Foi um desfile tecnicamente perfeito, marcado pela originalidade e aquela harmonia e evolução tão características da União da Ilha.

 Como destacou o presidente da escola: “Ano que vem tem mais. No meu sangue corre União da Ilha, garra, força e superação. Estamos prontos para o que der e vier”.

CAMPEÃ

Vencedora do Carnaval 2020, a União da Ilha contabilizou 89,4 pontos. 

A Escola de Samba Ponta do Caju ficou com o segundo lugar no desfile totalizando 88,5 pontos. 

A Filhos da Gaviões garantiu a terceira colocação com 88,4 pontos; 

Leão da Estradinha contabilizou 86,7 pontos

Acadêmicos do Litoral somou 82,9 pontos. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Rei Momo e o simbolismo da chave da cidade



Uma das tradições da cultura popular brasileira é a escolha do cortejo real para animar o carnaval, e, além disso, a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, que é feita pelo Prefeito.  Mas o que isso significa? Simbolicamente indica que nos 4 dias de folia  é ele quem irá governar a cidade. 

A figura do rei Momo foi  inspirada na mitologia grega, em que Momos eram personagens mitológicos que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se o maior símbolo do carnaval.

Na foto o Rei Momo Luciano Magalhaes, do carnaval 2020 de Paranaguá, quando recebeu a chave da cidade. Ele “governará” a cidade por 4 dias.


IFPR está com matrículas abertas para o PROEJA



O Instituto Federal do Paraná campus Paranaguá  (IFPR)  está com matrículas abertas  para  o Proeja. São cursos profissionalizantes  (gratuitos), ofertados no próprio local, à tarde e noite.
Embora os estudantes da EJA tenham preferência no processo seletivo, as inscrições são abertas para quem tiver interesse, e seguem abertas ate 13 de março das 13h às 19h30 na sala do PROEJA no IFPR, bairro Porto Seguro.

A pedagoga Luana, ressalta que é mais que uma formação profissional, e sim uma formação para a vida. “O primeiro lugar onde os conhecimentos aqui adquiridos serão aplicados é na própria comunidade. É uma grande oportunidade para que as pessoas compartilhem conhecimentos, entrem em contato com outros estudantes e possam se desenvolver ainda mais”, ressalta.

Documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência se houver.
Cursos: Agente Cultural,  Agentes de Regularização Fundiária, Auxiliar de Agroecologia e Defensoras e defensores populares.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Mestre Jhere (Japonês) da bateria invocada



A Filhos da Gaviões vem para o Carnaval 2020 pelo terceiro ano seguido com a ‘Bateria Invocada’ comandada pelo Mestre Jhere (Japonês). Ele tem uma longa trajetória no Carnaval de Paranaguá. 

Começou no Bloco Acidentados do Jardim Santa Rosa, que depois passou a ser a Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa. Lá, Jhere atuou 10 anos como ritmista e 12 como mestre, ou seja, foram 22 anos somente na Santa Rosa. 

Em 2018 estreou na Gaviões levando consigo muitos ritmistas que se juntaram com os da Gaviões, formando uma bateria forte. Acostumado a sempre obter a nota máxima, o mestre antecipa que para o desfile 2020 o público irá presenciar uma grande apresentação, afinal de contas os ensaios começaram cedo, colocando todos na cadência do samba rumo a mais uma nota máxima.  

Mestre Feliciano comanda a “Fúria Academista”



Por falar em bateria, esse setor é um destaque à parte no Acadêmicos do Litoral. O mestre que comanda os 60 ritmistas na ‘Fúria Academista’  é um dos mais experientes do litoral: João Feliciano. 

Ele possui ampla bagagem no Carnaval parnanguara desde a década de 1980 e já passou por várias agremiações conquistando a nota máxima. Ele começou no Cartolas de Prata, passou por outras agremiações e mais recentemente comandou a Filhos do Cartolas e, atualmente, está na Verde e Rosa. 

Feliciano vem de uma família de sambistas e sabe perfeitamente comandar a harmonia entre os instrumentos, assim como todos os mestres, ele prima pela disciplina e acredita que é através do empenho diário nos ensaios que se torna possível tirar nota 10.

Veneno, o mestre do ‘Ritmo Cajuense’



Adilson Luiz Junior, ou simplesmente Junior Veneno como é conhecido no litoral, é o Mestre da Ponta do Caju, a bateria ‘Ritmo Cajuense’. 

Sua experiência em escola de samba começou cedo, nos anos 90 através do Mestre Antoninho Moura, do Junqueira. Junior atravessou cerca de duas décadas participando dos desfiles das escolas como ritmista, tocando todos os instrumentos. 

Como toda criança, ele iniciou no chocalho, depois passou pelo agogô, reco-reco, tamborim, repique, tarol, surdo e assim por diante. Em 2007, foi para a União da Ilha assumindo um novo desafio: ser mestre de bateria. Isso aconteceu em 2010 quando a escola foi campeã do grupo de acesso. 

O bom resultado despertou atenção de outras escolas de samba. Veneno aceitou os convites formando baterias de qualidades colocando jovens sem experiência em contato com os instrumentos. 

Atualmente ele é mestre de bateria na Ponta do Caju. 

Luciano, o Mestre da Baterilha



O Mestre Luciano Mocambo comanda a ‘Baterilha’ desde 2014, a bateria da União da Ilha dos Valadares. Em 2020, Luciano completa 21 anos de atividades no Carnaval de Paranaguá. Ele é conhecido por entender todos os instrumentos que regem uma bateria de escola de samba. 

Para Luciano chegar a este patamar, ele fez uma longa caminhada passando por várias agremiações. Uma história que começou cedo e foi se aprimorando ao longo do tempo. Em 2019 ele foi notícia por ter colocado atabaques na bateria, chamando inclusive atenção do Mestre Penha, do Rio de Janeiro. 

 Luciano sempre tirou nota 10 e gosta de inovar no Carnaval, além disso, é conhecido pela disciplina rígida no ensaio. 

“Neste ano, a Baterilha virá bonita, com uma batucada, uma boa cadência e andamento. Com paradinhas de acordo com a melodia do samba enredo, tudo que o samba pede o famoso ‘arroz e feijão’, porém bem temperado. Será um Carnaval muito bem disputado, isso engrandece cada vez mais o nosso Carnaval”, ressalta Luciano.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Centenário gramofone ainda funciona





O parnanguara  Marcelo da Costa Neves é apaixonado por relíquias. Ele possui uma coleção de fotografias antigas de Paranaguá e outros objetos históricos. Um deles é o gramofone, peça de colecionador. O mais interessante é que ainda funciona.   

Antes da radiola na época era somente o disco de 78 rotações que era possível ouvir no gramofone. Marcelo ressalta ainda que está em perfeito estado de conservação, ou seja, ainda funciona. O gramofone foi criado na Alemanha em 1887 e superou os seus concorrentes porque foi o primeiro aparelho que tinha condição de gravar sons externos. As gravações para Gramofone tornaram-se a mídia principal usada para reprodução de gravações comerciais.

Fotos antigas mostram que o banho fantasia tem mais de 80 anos



Neste domingo, 16, acontece a partir do meio dia a 71º edição do Banho a Fantasia, a mais antiga tradição carnavalesca do Paraná. 

O registro oficial começou a ser contabilizado quase dez anos depois da primeira edição. Isso porque a história do banho a fantasia não esta documentada em papel, e sim através de fontes orais e visuais. Sabe-se, no entanto que a tradição veio de Santos através da família Cunha com o ‘Banho da Doroteia’ nos idos de 1936. 

Naquela época os foliões seguiam em cortejo atrás de uma boneca (Doroteia) feita de pano que era levada ao rio Itiberê para o tradicional banho junto com o Clube de Regatas Comandante Santa Rita. Esse evento aconteceu até o inicio da década de 1940.  A partir de 1949 Antonio Moura resgata a tradição, e a boneca é deixada de lado e entra então a bateria do Mestre Moura, dando continuidade ao evento, a qual se mantem até hoje, o banho a fantasia. Em função dessa importância histórica, o 71º Banho a Fantasia, data que é contabilizada a partir de 1949.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

União da Ilha busca o 9.º título do Carnaval



A Escola de Samba União da Ilha dos Valadares vai levar para a Avenida do Samba o enredo: “A Ilha embarca na lenda de Iracema, a Índia dos lábios de mel”. 

Vai ser um desfile épico que remete à colonização do Brasil mostrando o início da miscigenação das raças, e promete ser muito bonito, com toda aquela alegria que a comunidade da Ilha tem. Os trabalhos estão adiantados, como vemos na foto, muitos voluntários suando a camisa, dia e noite, para mostrar o melhor no desfile.  

O objetivo é conquistar o 9.º título, pois a escola já venceu em 2002, 2004, 2012, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019. Os ensaios da bateria acontecem na Praça Ciro Abalem na Ilha dos Valadares de segunda à sexta-feira, com início às 20h, sob o comando do mestre Luciano Mocambo.  


Pré-carnaval na Ponta do Caju



No sábado, 15, a partir das 23h, acontece o primeiro Pré-Carnaval da Escola de Samba Ponta do Caju. O show vai ser animado pelo sambista Solemar Camargo logo após o ensaio da bateria. 

A intenção é reunir toda comunidade que está envolvida com o desfile e demais convidados. Haverá venda de bebidas no local. A festa acontece ao lado do campo de futebol. 


O presidente Anderson Ramos estende o convite para a população em geral. 
“Vai ser um evento para arrecadar dinheiro para escola, pois pretendemos fazer um desfile muito bonito e os investimentos estão altos. Todos estão convidados”.

Marchinhas na Fernando Amaro começam dia 18




O histórico coreto da Praça Fernando Amaro é palco tradicional do Carnaval de Paranaguá. Nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, a partir das 17h, acontecem as apresentações das Marchinhas de Carnaval. Todos os anos no final das tardes na semana que antecede o Carnaval, quem passa pelo local é contagiado pelo som das bandinhas que fazem recordar os antigos bailes de salão. Neste ano, a animação fica por conta do Bloco Pirata.

Organização é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo


Bloco Pirata

Nascido em Caiobá, entre a Praia Mansa e a Praia Brava como uma resposta ao carnaval comercial e enlatado que acontece em boa parte do litoral paranaense, o grupo formado por Fernando Lobo, Lucas Ajuz, Thiago Busse, Eugênio Fim,  Paulo  e grande elenco, resgata a origem do carnaval de rua. 

Trazendo um repertório que vai de marchinhas clássicas a releituras da música pop atual em ritmo de samba e batucada, com influências do jazz e choro, trazidas pelo trio de sopro e instrumentos de corda que são agregados a parede sonora proporcionada pela bateria percussiva, composta por diversos músicos de Curitiba e do litoral.


Carnaval de rua, leve, divertido, para toda família, uma pirataria saudável e extremamente contagiante. Esse é o bloco Pirata, resistindo e fomentando o verdadeiro carnaval, desde 2016.

Casal vai dar show de samba no desfile do Leão



A Escola de Samba Leão da Estradinha vai inovar para o desfile do Carnaval 2020. O carnavalesco Mágico Junior confirmou nesta semana uma novidade. 

Trata-se do dançarino gaúcho Renato Konrath que já viajou pela Europa se apresentando em festivais internacionais. Natural do Rio Grande do Sul, Konrath possui um extenso currículo profissional ligado à dança. 

Ele vai dar um show de samba em Paranaguá no desfile do Leão ao lado da beleza negra Fernanda Bueno. Juntos eles formam o casal de Rei e Rainha da bateria. A Escola é a última a desfilar no sábado, 22, e tem como enredo “As cores do samba do meu Carnaval”.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Estudantes fazem visita técnica na ACIAP



No último dia 6, os alunos aprendizes do SENAC fizeram uma visita técnica na ACIAP. O contato foi de extrema importância para o aprimoramento dos jovens. O programa Aprendiz atende as empresas contribuintes do comércio ofertando o Curso de Aprendizagem de forma gratuita para as empresas parcerias conforme preconiza a lei. 

No momento, está em fase de conclusão a turma “Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas”, sendo que, dentre as atividades pedagógicas, realizaram pesquisas e visitas técnicas que envolve o “Projeto Integrador: Fidelização de Clientes”. 

Acompanhados pela Instrutora Vanessa Lima, foram recebidos na Associação Comercial pelos profissionais Edenir José Gonzaga e Roraine Miola, os quais apresentaram a infraestrutura, departamentos, campo de atuação e serviços ofertados aos associados. O SENAC agradece a sensibilidade do Presidente da ACIAP Eloir Martins e sua equipe de trabalho que proporcionaram aos alunos grande aprendizado.

Unati na ‘Filhos da Gaviões’



O enredo da Escola de Samba ‘Filhos da Gaviões’ esta envolvendo a comunidade, principalmente os católicos. O enredo em homenagem a Nossa Senhora do Rocio esta atraindo os devotos, e muitos deles vão estrear no carnaval, embalados pela fé e o amor na Mãe do Rocio. 

A escola vai mostrar muitas novidades na avenida e deverá fazer um desfile bonito e emocionante. Na quarta-feira, 05, aconteceu a primeira reunião da ala dos integrantes da Unati Paranaguá (Universidade Aberta à Terceira Idade), que participará do Carnaval 2020 na Escola de Samba ‘Filhos da Gaviões’. 

O carnavalesco é o Rafael Costa, o qual possui vários títulos no carnaval parnanguara.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Sábado com ritmos variados no Ouro Fino



O Ouro Fino Music Hall apresenta neste final de semana três estilos musicais numa só noite.
O melhor do Funk, sertanejo  e pagode a partir das 23h avançando a madrugada.

Acontece neste sábado, 8,  o show em dose tripla com a DJ Laura (funk), a dupla João e Marcelo (sertanejo) e o grupo Atitude Certa com o vocalista Marlon Andrade levando o melhor do samba e pagode.

O Ouro Fino tem uma ótima estrutura e uma pista excelente para quem gosta de dançar. A casa fica localizada na Avenida Bela Vista (Jardim Ouro). Muitos artistas de destaque já passaram por lá.

Para mais informações:  985114713 / 985225895

“O Clube do Cochicho” é lançado em Portugal



A Escritora Marília Diaz lançou em Portugal seu mais recente livro voltado para a literatura infantil. Trata-se da obra “O Clube do Cochicho” (Editora InVerso) que traz ilustrações do artista plástico parnanguara André Serafim. Marilia é professora aposentada da Universidade Federal do Paraná, artista visual e ultimamente está escrevendo para crianças. 

A obra tem a tentativa de ajudar os humanos e, neste sentido, as cegonhas formam um clube. Apesar da boa intenção, descobrem que não são capazes de resolver todas as exigências, carências e necessidades do seu público. Inteligentes e organizadas, decidem dar um novo rumo a suas vidas. 

Como a própria Marilia enfatiza, o livro tem dois autores, quem escreveu e quem ilustrou. Já o artista André Serafim ressalta que foi uma experiência fantástica, apesar de já ter feito ilustrações para outras obras, desta vez foi diferente por ter uma temática lúdica envolvendo laços muito fortes de valores humanos.

Artista retrata a cultura parnanguara em mural



O artista plástico Denilson Capetta (Denni) fez uma pintura em parede interna que passa a integrar o rol dos painéis valorosos da cultura parnanguara. Ele conseguiu sintetizar ao seu estilo elementos da arte caiçara que fazem parte das tradições locais, tanto patrimônio material como imaterial. O mural mede 13 x 3 e pode ser apreciado na Escola Municipal Takeshi Oishi, Parque São João. A arte contempla a mistura das raças e os elementos do fandango, além do meio ambiente, patrimônio histórico e costumes. Vale a pena ser apreciada!

Show de humor ‘Coisa Nossa’ em Paranaguá



O ‘Quinta da Comédia’ que vai acontecer no dia 13 de março às 21 horas no boliche vai trazer a Paranaguá comediantes de renome nacional. 

Trata-se do show “Coisa Nossa” que está percorrendo o Brasil. Diferente dos outros espetáculos de humor em que os comediantes se apresentam separados, no show “Coisa Nossa” os humoristas ficam o tempo inteiro em cena, brincando com a plateia e contando suas piadas. 

Estarão em Paranaguá: Diego Menasse, Bruna Braga (Comedy Central), Marcelo Duque (Parafernalha) Bruno Campos e ainda Evandro Santo como convidado especial diretamente do Pânico. 

A iniciativa é do produtor de eventos parnanguara Márcio Pontes, que vem se destacando no meio cultural trazendo mensalmente shows culturais e de humor para Paranaguá, não deixando de lado a parte social, pois sempre uma parte da renda se destina a alguma instituição filantrópica. Informações e reservas pelo telefone (41) 99224-6896 (Márcio).