Pesquise no blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Teatro Very Good recebe espetáculo de balé neste sábado



Neste sábado, 30,  20h, acontece o espetáculo “Dançando com Lenin Rafaela” no Eco Teatro Very Good.  Cerca de 35 crianças estarão no palco juntamente com a professora de balé clássico, Lenin, mostrando um pouco do que estão aprendo nas aulas que acontecem na Ilha dos Valadares e Porto Seguro.

Serão 13 números marcados pela leveza e o sincronismo, confirmando que as crianças estão empenhadas nas aulas. O show terá contribuição voluntária na entrada e tem como objetivo arrecadar fundos para construção do salão do Porto Seguro. Haverá sorteio de um vale sapatilha da Estação da Sapatilha, e camisetas do ‘Balé Dançando Com Lenin Rafaela’ e produtos cosméticos.  

Escritor Francisco Gregório conversa com estudantes



A Escola Municipal Miriam Soares Cunha, localizada no Jardim América, realizou na manhã de quinta-feira, 28, um bate papo com o escritor Francisco Gregório Filho. O encontro foi viabilizado pelo projeto Literalux, o qual busca desenvolver na comunidade o gosto pela leitura.

Na ocasião os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e conhecer de perto o escritor que já publicou inúmeros livros voltados para o público infanto-juvenil. 

Francisco Gregório Filho é contador de histórias e escritor. Desenvolve oficinas de formação de contadores de histórias há mais de 30 anos no Rio de Janeiro e em outras cidades do país. Publicou livros de histórias para leitores infanto- juvenis e para adultos; também escreve artigos para jornais e revistas sobre práticas leitoras e a ação de contar histórias. Foi o primeiro coordenador do Proler/Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura, entre 1992 e 1996. 


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Voluntários realizam bingo em prol do Asilo



Os amigos do Asilo São Vicente de Paulo estão divulgando o bingo em prol da instituição filantrópica. Será realizado no dia 7 de dezembro às 14h.

Os convites podem ser adquiridos no local por R$15 reais dando direito a três cartelas.  A arrecadação será revertida para a Festa de Natal dos idosos.  

“Vamos colaborar pensando naqueles que necessitam de um pouco de alegria neste Natal”, reforça a campanha a voluntaria Rosemary Elias Karpe. 

O asilo possui 40 moradores e vive basicamente de doações. Fica localizado na Rua Julia da Costa 720, centro de Paranaguá.


Femul é aberto com show ao ar livre



A abertura do 5º Festival de Música Livre (Femul) rendeu boas imagens, proporcionando um momento que certamente não será esquecido. O evento aconteceu na noite de terça-feira, 26, na praça anfiteatro Newton Deslandes, espaço que foi revitalizado especialmente para o show musical. 

A atração ficou por conta do músico João Pedro Teixeira e o quinteto de cordas  proporcionando um verdadeiro show. O público, a maioria ligada aos movimentos culturais, ressaltou que este foi o mais belo espetáculo musical realizado ao livre em Paranaguá. 

O músico Guilherme Costa, um dos selecionados para Festival, falou sobre o show. 
“Parabéns a todos os envolvidos, que tenha mais espetáculos dessa natureza nesse local”. 

O músico Aroldo Amer também elogiou:
 “Isso é cultura em movimento! Parabéns galera da Secultur e apoiadores”. 

O Festival é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Foto: Leonardi Albini.

Mell representa o Brasil no Equador



Mell tem apenas 7 anos e um extenso currículo de vitórias nas passarelas brasileiras. Mas seu maior desafi acontece nesta sexta-feira, 29, quando estará  representando o Brasil no concurso Nina Universo 2020 na cidade de Guayaquil no Equador. Entre os títulos que conquistados estão: Miss Paranaguá Mirim 2018, Mini Miss Ilha Do Mell 2019, Mini Miss Kids Verão 2019 e Mini Nina Brasil 2019. Além de bonita e simpática, ela é estudiosa. Mell é aluna do 2º ano do Colégio Diocesano Leão XII. Detalhe: Ela possui sua marca própria: Mell Kids, linha de acessórios e vestuário de praia. Um grande orgulho para os pais Danielly Correia Gabriel e Marcelo Gabriel.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Estudante parnanguara participa da Caravana da Cidadania



No ultimo dia 19, o estudante Thyago Cordeiro do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto participou da Caravana da Cidadania, na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele criou um  projeto que poderá se tornar lei em todo o Paraná. O dispõe opção para o cidadão paranaense, fazer doação de recursos para APMF das escolas públicas do Programa Nota Paraná. Neste ano foram apresentados 262 projetos provenientes de todos os núcleos regionais do Paraná e selecionados apenas 32, um deles de Paranaguá. Thyago foi acompanhado da professora Maria Luiza Alves Rodrigues. Thyago é aluno do 1º ano A, período noturno.

Paranaguá vai sediar campeonato estadual de Free Fire




Neste domingo, 24, acontece o evento de lançamento do 1º Campeonato de Free Fire do Paraná. O ‘esquenta’ será na Mineral  a partir das 14h com entrada franca. De acordo com o organizador Claudson Lana, o objetivo desse pré evento além de divulgar o campeonato que vai acontecer em dezembro é fazer inscrição dos participantes. “Também é uma oportunidade para as pessoas que não têm condições financeiras de participar do evento, pois é totalmente gratuito. Grande parte das pessoas que vão no domingo é para jogar e divertir. Além disso, queremos testar nossa equipe de organização. Vai ser em caráter de teste vai ser benéfico em todos os sentidos”, destaca. O campeonato será de 9 à 11 de dezembro envolvendo também batalha de rap, concurso de dança e exposição de carros antigos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Curso de oratória no SENAC



Falar em público é um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Vencer a timidez e o nervosismo e conseguir passar a mensagem são grandes desafios. Recentemente, o jornal inglês Sunday Times divulgou o resultado de uma pesquisa, mostrando que o medo de falar em público só não é mais forte do que o medo de morrer. 

A conclusão foi obtida após 3 mil entrevistas. É sobre isso que o Senac vai abordar no curso de oratória que acontece de 21 a 29 de novembro, das 19h às 22h. O curso vai ensinar a vencer o medo através de técnicas modernas, transformando o medo em energia positiva. Informações pelo telefone (41) 3427-5900.

Aquilombando a Escola e Universidade



Esse é o tema da Semana da Consciência Negra do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá, localizado no bairro Porto Seguro. As atividades começaram na terça-feira, 19 e encerram na quinta-feira, 21. O objetivo é promover a valorização da cultura negra sendo promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Paranaguá.  

Na quinta-feira, a programação inicia, às 9h, com apresentação dos trabalhos dos estudantes. Às 15h, acontece o sarau com intervenções artísticas no hall da biblioteca e, às 17h, apresentação musical com o grupo Boca Preta. Na foto, a mesa redonda ‘territórios e saberes quilombolas’ na abertura da programação.

Sábado tem baile de Fandango com Mandiecuera



O Grupo Mandicuera anima o baile de fandango no sábado, 23, a partir das 22h, no Mercado do Café. O grupo é tradicional e marca presença há 15 anos nas atividades caiçaras do litoral. Conta com o Mestre Aorelio Domingues e outras figuras que fazem parte do cenário da cultura popular como Poro de Jesus, Gilvan Santo Amaro, mestre Zeca da Rabeca e outros. 

O baile com Mandicuera é marcado pela animação através do CD  “Amanhece – Fandango Pancada”, lançado ano passado e muito elogiado pelos apreciadores do ritmo caiçara.  Para deixar a  festa melhor ainda, os restaurantes do Mercado do Café abrem as portas servindo bebidas tradicionais, além de petiscos e frutos do mar. (Foto de Daniel Castellano)

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Pastoral da AIDS estará presente na Procissão do Rocio



Tradicionalmente a Pastoral da AIDS, distribui água gratuitamente aos romeiros durante a procissão solene de Nossa Senhora do Rocio.

Este ano será o 15º ano consecutivo, esta ação conta com apoio dos agentes da pastoral da AIDS e dos amigos que fazem doação das caixas de copos água mineral. No ano passado foram distribuídos 2 mil copos de água este ano a nossa expectativa é que este número seja bem maior.

Esta é uma forma de agradecer as muitas bênçãos que recebemos de Nossa Senhora e uma forma de contribuir com o Santuário nos fazer parte deste momento tão especial da Diocese de Paranaguá e do Paraná.

A pastoral da AIDS é um Serviço da Igreja que atende os portadores do vírus HIV, doentes de Aids do Litoral e seus familiares. A entidade foi criada em 2004, para acolher as pessoas vivendo com HIV e Aids e seus familiares. A pastoral realiza atendimento individualizado, palestras em empresas, escolas, associação de moradores e outros locais. Realiza também eventos na cidade sendo o de maior destaque: 1º de Dezembro “Dia Mundial de Luta contra a AIDS” em parceria com a 1ª Regional de Saúde e Coordenação Municipal de DST/ Aids.

A Pastoral não possui renda própria, trabalha com as doações dos voluntários e da providência divina.

Festa de Nossa Senhora do Rocio completa 206 anos





As comemorações em homenagem à Nossa Senhora do Rocio começaram na semana passada e terminam no domingo (17).

Em 2019 a festa completa 206 anos. A celebração fomenta a economia local e fortalece o segmento do turismo religioso. A previsão é que cerca de 300 mil pessoas passarão pelo município para as festividades, 150 mil delas apenas em 15 de novembro, dia da padroeira.

Os fiéis que visitam o santuário dedicado à santa também frequentam restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis e outros estabelecimentos, gerando e emprego e renda. Os hotéis estão lotados e algumas pessoas recebem devotos em suas casas.
Toda a estrutura do evento é preparada em parceria entre a prefeitura e o Santuário Nossa Senhora do Rocio.
O tema escolhido nesse ao para as festividades é “Rocio, lugar sagrado dos paranaenses”. Segundo o reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, a intenção é aproximar as demais cidades do Paraná. “Nós queremos envolver o Estado todo nessa devoção, já que temos a graça de ter Maria como padroeira do Estado do Paraná. Todos os prefeitos do Estado foram convidados a marcar presença nas festividades e também a incentivar suas populações a virem até Paranaguá”.

HISTÓRIA - A devoção à Nossa Senhora do Rocio surgiu em 1648, quando Paranaguá ainda era um grupo de pescadores que vivia na baía da cidade. Durante uma pescaria, a imagem da santa foi encontrada e levada por um dos pescadores para casa. Lá, ele, seus familiares, amigos e vizinhos iniciaram orações perante a imagem por perceberem que se tratava de algo sagrado e, a partir daí, obtiveram conquistas.
“Começaram a alcançar graças. Uma delas foi a pesca, que já aconteceu ali nos primeiros dias, e também a cura de uma peste que estava assolando a vida das famílias naquela época”, conta o padre. “Aqui nessa região tudo é atribuído à Nossa Senhora, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Rocio. A partir daí, a devoção se espalhou por esses quase 400 anos, não só no Paraná mas no Brasil todo”.

PADROEIRA - Com fiéis já espalhados pelo Paraná e em diversas regiões do Brasil, em 1977 um grupo de bispos se reuniu e solicitou ao Papa Paulo VI, no Vaticano, que a Santa fosse declarada padroeira do Paraná, pedido que foi atendido pelo Pontífice.
Ao retornarem de Roma, o grupo conseguiu junto aos deputados estaduais um projeto de lei que decretasse esse título à Nossa Senhora do Rocio. O projeto foi aprovado por unanimidade e a lei foi sancionada pelo então governador Jayme Canet.





quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Show de humor e amor



Vários artistas de Paranaguá estão se mobilizando para o show beneficente em prol do ator Chico Costa. O espetáculo será no dia 11 de dezembro no Teatro Rachel Costa, às 19h30. 

A programação conta com Alesson Lima, Bosco Breno, Aorelio Domingues, Everton Abreu, Breno Oberdan, Julio Cristiano, Sueli Costa, Poro de Jesus, Rogério Soares e Pilda Costa. A entrada custa no mínimo R$ 10,00 ou quanto mais você quiser pagar.

Chico está em tratamento de saúde e possui uma história de vida voltada para o teatro parnanguara. Fez história na Paixão de Cristo interpretando o ‘homem possesso’, atuou em peças teatrais e realizou alguns trabalhos na Associação Mandicuera. 

1.º Festival de Samba em Antonina

Na foto Tuca, vocalista do Sambatuka, que fará duas apresentações no festival.



Acontece no fim de semana o 1.º Festival de Samba em Antonina. A programação inicia na sexta-feira, 15, ao meio-dia na Praça de Alimentação, com apresentações ao longo do dia: fanfarra única, banda cinco para uma, Garibaldis e Sacis, Jefferson Jambo, intérpretes da Filhos da Capela, Willian Nogueira e Grupo Imaginação (Paranaguá) fechando a programação às 23h.

No sábado, 16, a programação também inicia ao meio-dia e conta com as escolas de samba de Antonina, Sambatuka, Samba de Okum e outros grupos até às 23h. A programação encerra no domingo, na Ponta da Pita, a partir das 14h, com Sambatuka e, em seguida, Julião Boêmio e Vinicius Chamorro.  



Amigos dos anos 60 e 70 se encontram na quinta-feira


Na quinta-feira, 14, a partir das 19h30, acontece um grande encontro de amigos no restaurante Danúbio Azul. Amigos das décadas de 1960, 1970 e 1980, estarão juntos novamente.  Vai ser um momento para recordar e reviver a juventude em Paranaguá.

A banda Saphato Velho vai embalar os “Anos Dourados” que ainda permanece vivo na memória de todos. O evento estará reunindo parnanguaras que estão distantes, como o caso da Reny Ryan, que virá dos Estados Unidos especialmente para rever os amigos. Será muito mais que um jantar dançante.

Como bem destacou Marilucia Pioli Rodrigues:
“A vida só tem sentido quando a cada busca se faz um encontro, a cada sonho uma realização e a cada ano grandes amigos”. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Rap nacional é atração neste sábado




O rapper Wag, um dos mais prestigiados do litoral retorna aos palcos neste sábado em Paranaguá. Desta vez ele estará ao lado dos músicos Andre Pereira, Majimba, Paulo Reis e Alan Possas apresentando no The Bronk Pub, a partir das 22h, o melhor do rap nacional. O repertório exclusivo que passeia pela história do rap no Brasil e chega até os dias atuais, além de canções autorais.

Bailarina de Paranaguá troca experiências no Bolshoi



A bailarina Lenin Batista de Paranaguá esteve nesta semana na Escola do Teatro Bolshoi em Joinville. O intercâmbio foi importante porque ela pode trocar experiências com bailarinos experientes e ter um contato mais próximo com o balé clássico. Lenin tem 16 anos e desde criança atua ativamente no mundo da dança. 

“Estou apaixonada por tudo aqui, a história a dança que percorre por aqui é contagiante. A arte do corpo humano, são os movimentos que dá vida a tudo”, contou a bailarina antes de retornar a Paranaguá.   

Apaixonada por balé, a jovem realiza apresentações em Paranaguá e repassa as técnicas para crianças de 5 à 8 anos. Ela tem turmas de alunas na Ilha dos Valadares e no bairro Porto Seguro. Na foto Lenin com Amarildo Cassiano, um dos professores mais conceituados na dança contemporânea e clássica, de Joinville.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

13.ª Costela Fogo de Chão beneficente



No domingo, 10, a partir das 12h, no Grêmio Vicente Elias, acontece a 13.ª edição da Costela Fogo de Chão da Casa Espiritualista Recanto da Paz (CERP).

O almoço conta com animação do grupo Imaginação (samba e pagode) e o objetivo é servir 500 refeições (costela com acompanhamento) no valor de R$ 35,00, para que a entidade possa investir em obras de caridade.

O evento é tradicional e anualmente conta com grande participação do público e muitos voluntários, como, por exemplo, o moto clube Treme Terra. A CERP é uma entidade jurídica filantrópica, de caráter religioso sem fins lucrativos que desde 1994 atua na prestação de serviços sociais, cura espiritual e holística.
(Foto Iroze Picanço – Arquivo)




Troféu de Melhor Ator do Festpar ficou em Paranaguá



O 10.º Festival de Teatro de Paranaguá reuniu artistas de várias cidades do Paraná. Os espetáculos apresentaram bom nível técnico, sendo a maioria voltada para o gênero teatral dramático. 

Um dos prêmios mais comemorados foi o de melhor ator, para Breno Oberdan, com a peça “Quem casa quer casa”, a única comédia voltada para o público adulto no Festival. Breno é um ator que tem grande facilidade para fazer rir e conquistou pela segunda vez o prêmio nesta categoria. 

O primeiro foi em 2011, no 2.º Festpar, troféu que lhe foi entregue pelo saudoso François Rios. Breno é graduado em artes cênicas, reside em Matinhos e desenvolve seu trabalho em Paranaguá.   

Estudantes são premiadas com projeto de rede de pesca biodegradável



De 29 a 31 de outubro, aconteceu a 9.ª Feira de Ciências do Litoral do Paraná, no Sesc Caiobá. O evento é promovido pela UFPR – Litoral reunindo experiências bem-sucedidas realizadas nas escolas da rede pública do litoral. 

O Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski ficou em 1.º lugar na categoria Ensino Fundamental com o projeto “Produção de rede biodegradável com sensor de captura acidental por arduino”. O projeto tem como objetivo promover a sustentabilidade do local com uma rede de pesca biodegradável oriunda da casca de camarão com sensor acoplado na rede, associado ao arduino (prototipagem eletrônica de hardware livre). 

A rede está em período de teste. O sensor de captura acidental por arduino já está pronto. Ele localiza espécies como tartarugas e raias que caiam na rede e assim o pescador consegue retirar o animal antes que ocorra o óbito.



sexta-feira, 1 de novembro de 2019

SESC e SESNAC na noite de Halloween



Os alunos dos cursos de idiomas do SESC e SENAC participaram de uma festa de Halloween na noite de quarta-feira, 31. O evento foi marcado por muita descontração evidenciando a cultura mística que envolve a data. Os alunos foram caracterizados de personagens sobre o tema, participaram de brincadeiras e no final se confraternizam  em torno de uma mesa com pratos  exóticos. 

O gerente do SESC, Joel Viana e o gerente do SENAC, Agnaldo Monteiro, agradecem os alunos pela participação e as auxiliares de alimentação da Lanchonete do SESC que prepararam as comidas deliciosas e “assustadoras” do jeito que manda a tradição.   Todos os participantes receberam medalhas.

Estudantes realizam mostra de Cultura Caiçara



Na manhã de sexta-feira, 1º de novembro, os estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski realizam uma exposição envolvendo várias formas de arte caiçara. Os alunos mostraram seus talentos expondo telas que eles mesmos pintaram dos pontos turísticos da cidade. Teve ainda trajes do fandango, lendas e crendices e degustação de comidas típicas. 

O tema da exposição foi “É preciso conhecer para amar” com o objetivo mostrar parte da cultura parnanguara. Os alunos foram orientados pela professora Rosangela Wisbeck, a qual criou o projeto e colocou em pratica juntamente com os estudantes.

Paranaguá esta vivendo um momento marcado pela ascensão do caiçarismo. Estão acontecendo várias atividades que buscam resgatar a identidade cultural da cidade para a atual geração de estudantes. O resultado dessas atividades contribui para a formação de uma sociedade mais consciente sobre a cultura local.