Pesquise no blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

As Parnanguaras!



Para quem estava esperando esta é boa noticia anunciada na última quinta-feira, pela Cia Novah de teatro. O espetáculo “As Parnanguaras” está voltando. Os ensaios iniciam em janeiro com reestreia prevista para fevereiro com várias novidades. De acordo com o diretor Ari Rodrigues, será o  mesmo elenco com a aparição do último filho da beata Carmélia, o cisne prateado.

Teatro de Bonecos no Aeroparque



O Festival de Teatro de Paranaguá encerrou ontem, porém, a 3ª Mostra de Teatro de Bonecos finaliza neste domingo, 30, às 16h no Aeroparque com a Cia Fâmulos de Bonifrates. O grupo que é Guaraqueçaba realiza varias apresentações em todo litoral, sendo reconhecidos pelos profissionais que atuam neste segmento através do ótimo trabalho realizado. Na foto a Cia durante uma apresentação no Festival de Inverno em Antonina ano passado. 

Milena Bess realiza mostra de ballet, no Rachel Costa



Na noite deste domingo, às 19h no acontece no Teatro Rachel Costa, a mostra de ballet com alunos da professora Milena Bess. Como acontece anualmente a apresentação vai destacar novos figurinos através do ballet contemporâneo e clássico, e também o baby class.  As aulas acontecem no centro comunitário do Conjunto Nilson Neves, complete em 2014, nove anos de atividades ininterruptas. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Uma noite nas Arábias



A cultura árabe sempre foi forte em Paranaguá. E para reforçar a tradição, a dançarina Renata Cunha (foto) convida a todos para o 2.º jantar dançante árabe “Renarah Arabic Dance” que acontece na sexta-feira, 28, a partir das 20h, no salão de festas da A’Bombonne. Vale destacar que a convidada especial da noite será a bailarina Jully Rocha, de São Paulo. Ao som do ritmo do oriente e com os sabores exóticos dos pratos árabes, a noite promete ficar ainda melhor. Mais informações pelo 9803-7378 ou 3425-1670.

Dois grandes espetáculos, hoje no Festival de Teatro


O Festival de Teatro segue na noite de quinta-feira com mais duas apresentações no Teatro Municipal Rachel Costa. Às 15h, tem o “O Padre e o Bêbado”, da Cia Cultural Rainha Maçã, da cidade de Matinhos. Às 20h, é a vez do espetáculo de sucesso “Os Parnanguaras”, da Cia Novah de Teatro. A entrada é gratuita.

 Padre João (Eric Senra) é um jovem padre que acaba de assumir a comarca de uma Igreja. Inteligente e tímido logo se vê em um diálogo com um sujeito um tanto diferente, o Bêbado João (Breno Oberdan) desajeitado e extrovertido que expõe sua vida ao jovem sacerdote cristão em meio a “causos” e confusões onde até uma grávida acaba se envolvendo (Ivonete: May Rodrigues). Entre loucuras em uma sacristia você irá se divertir e se impressionar com as situações que lhes serão apresentadas. Afinal de contas, bebida não é problema é solução!”





Os Parnanguaras reúne tipos diferentes como intelectual, o caipira, o maluco, o marombado, o gay, o idoso e o jovem estiloso... Personagens que caracterizam o esteriótipo da sociedade.... Tipos diferentes que são facilmente encontrados no dia a dia em qualquer lugar, assim pode ser caracterizado o espetáculo “Os Parnanguaras”. Eles buscam um sonho assim como todos nós, e entre conflitos e desacertos, surgem situações cômicas.... mostrando que vale tudo para realizar um sonho na vida. Principalmente quando esse sonho é em busca da fama. Texto e direção de Ari Rodrigues. 


Noite de muita comédia com Everton Abreu

Versatilidade é uma de suas características 



O ponto alto da programação desta semana do Festival de Teatro de Paranaguá aconteceu na segunda-feira, com a apresentação do espetáculo “Night in Comedy” que destacou o trabalho o ator Everton Abreu. Aplaudido a cada cena, ele mostrou muita versatilidade fazendo papéis completamente opostos em questão de poucos minutos, e o principal: levava o público às gargalhadas. Após a apresentação, muitas pessoas fizeram questão de registrar em fotos, cumprimentando o artista pelo ótimo trabalho. Para quem não sabe, Everton foi um dos premiados no Festival de Teatro de Pontal do Paraná, realizado em outubro. No detalhe da imagem recebendo o certificado das mãos do prefeito Edgar Rossi.  

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Mostra de Teatro de Bonecos em Paranaguá



Juntamente com Festival de Teatro acontece a 3ª Mostra de Bonecos. Neste domingo, 23, às 16h acontece apresentação no Aeroparque da Cia La Polila com o espetáculo “O Padeiro e o Diabo” voltado para o público infantil, mas que arranca gargalhada dos adultos também.  Na foto Rudy Rojas o bonequeiro peruano que encontrou no  litotral do Paraná o cenário ideal para desenvolver sua arte.

Segunda-feira com 'O Pequeno Príncipe' e 'Night in Comedy'



O Festival de teatro de Paranaguá segue nesta segunda-feira com mais dois espetáculos.  Às 15h o público terá a oportunidade de conferir “O Pequeno Príncipe” da Companhia de Teatro Mákara, de Matinhos com direção de Vinicius Mohr, que fará sua estreia no festival. Às 20h é a vez da comedia de sucesso  “Night in Comedy”, da Cia Novah de Teatro, com direção de Ari Rodrigues. Que irá abordar com muito humor propagandas e programas de televisão. 

Neste domingo tem 'A Sopa' e 'Arabiens Night'



O Festival de teatro de Paranaguá segue neste domingo às 19h com apresentação do espetáculo “A Sopa” do Grupo de Teatro Unibrasil.  O espetáculo traz como personagens principais dois homens e uma mulher em um enredo totalmente desconstruído a respeito de um delírio moribundo. A proposta é abordar os problemas familiares com inspiração nos textos do britânico Harold Pinter, um dos grandes dramaturgos do século XX. O público se envolve com a história que trata sobre as lembranças de um passado obscuro. É recomendada para maiores de 16 anos. Às 21h será apresentado o espetáculo  “Arabiens Night” da Cia Dez Cabeças (foto). A entrada é gratuita.  

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Os Saltimbancos nesta quinta-feira no Festival de Teatro



O Festival de Teatro de Paranaguá segue nesta quinta-feira, às 15h com a apresentação do espetáculo “Os Saltimbancos” (foto)  da Academia de Artes Cênicas Cena Hum, de Curitiba. Vale destacar que a peça foi a vencedora da 8ª edição do FETAPI (Festival de Teatro Amador Estudante de Pinhais, recebendo  4 prêmios, além de ter recebido indicações para todas as categorias. Às 20h acontece a apresentação do espetáculo Por Causa da Julia, da Cia Quiprocuó, de Paranaguá. A entrada  é franca, e as apresentações acontecem no Teatro Rachel Costa. 

Furdunço na Roça, nesta sexta-feira no Rachel Costa



Nesta sexta-feira, 21, às 15h fazendo parte do Festival de Teatro de Paranaguá acontece a apresentação da peça “SOS Floresta” (Grupo de Teatro da Esc. Mun. Ezequiel). Às 20h será apresentado o espetáculo “Furdunço na Roça” (Companhia Impacto em Cena) da cidade de Palmeira.  A peça “Furdunço na Roça” conta a história de uma família simples da roça, com um problema: O tio, patriarca da casa ainda não tem esposa! Sua irmã e sobrinho, saem a procura de uma pretendente. É ai que começa a confusão. O texto e direção são de Igor Moreira, a direção musical de Rodrigo Moraes.Com músicas de Alvarenga e Ranchinho a nova comédia rural terá um sabor de interior e tempero de muitas risadas. 

A Marcha, neste sábado, no Rachel Costa




Neste sábado, 22, às 15h o Festival de Teatro segue com o espetáculo “A Fantástica Batalha do Viajante Maltrapilho” (Grupo Fênix de Teatro) e às 20h  “A Marcha” (Grupo de Teatro da FAE). Baseado na obra clássica de Nelson Rodrigues, "Vestido de Noiva", a montagem “A Marcha” preserva os planos da alucinação, da memória e do presente, fazendo uma releitura focada na estética do sombrio, de um matrimônio e de um funeral. A entrada é gratuita. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ópera ‘Elisir d'Amore’ abre o festival de teatro



Acontece neste domingo, 16, às 19h30 no Teatro Rachel Costa a abertura oficial do 5º Festival de Teatro de Paranaguá. A atração desta noite fica por conta do Núcleo de Ópera da Belas Artes que vai apresentar a ópera ‘Elisir d'Amore’. De acordo com Wanderlen Silva, parnanguara que atua no programa, será uma linda montagem incluindo 5 figurantes locais que irão interpretar soldados. A direção é assinada por Denise Sartori, o grande nome da atualidade na direção de óperas, reconhecida internacionalmente. A entrada é franca. 

Segunda-feira no Festival de Teatro



O Festival de Teatro de Paranaguá apresenta nesta segunda-feira, às 15h o espetáculo ‘Historieta Fandangada’ da Associação Cultural Lendário Caiçara (foto). A peça reforça as tradições culturais de Paranaguá, resgatando manifestações folclóricas. ÀS 20h será apresentada a peça “A Transa é...”, do Centro de Treinamento de Atores de Pinhais. Este espetáculo foi um dos grandes vencedores do 5º Festival de Teatro de Colombo. As apresentação tem entrada franca e acontecem no Teatro Rachel Costa. 

Oficina de Commédia Dell'Arte com professora italiana.



 O Sesc de Paranaguá está oferecendo 20 vagas para o mini curso de “Commedia dell’arte” que será realizado dia 21 de novembro das 9h ao meio dia. A oficina que é gratuita visa a introdução ao teatro popular italiano de máscaras. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática alguns aspectos desta arte que surgiu no século XVI e se mantém até os dias de hoje. A oficina será ministrada pela Cia Greco-italiana ‘Dromocósmica’ que já apresentou seu trabalho em diversos países. Informações pelo 3427-5200.  

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Nesta sexta, teatro infantil no Rachel Costa



Acontece nesta sexta-feira, 14, duas sessões uma as às 14h e outras às 16h do espetáculo teatral “O Grande Circo Saltimbanco” no Teatro Rachel Costa. Os ingressos custam R$ 20,00 (adultos) e R$ 10,00 (crianças). Trata-se de um espetáculo musical-infantil inspirado em Os Saltimbancos (Chico Buarque), dirigido e adaptado por Kaio Bergamin. Processo iniciado no semestre de estudos de teatro infantil da turma do primeiro semestre de 2013 pela Cena Hum Academia de Artes Cênicas de Curitiba. 

Contação de Histórias na Biblioteca



A Biblioteca Mário Marcondes Lobo desde que foi inaugurada tem sido um espaço importante para o desenvolvimento no gosto pela leitura. Estudantes das séries iniciais do ensino fundamental tem ido ao local e conferido de perto o vasto acervo da literatura infantil e ainda podem viajar na imaginação através das histórias contados pelos artistas que envolvem realidade e ficção, com destaque para as lendas parnanguaras. Na foto os estudantes da Escola Profª Eloina Loyola de Camargo Vianna atentas à histórias contadas por Júlio Cristiano. As próximas contações acontecem nesta sexta-feira, dia 14, com Ruddy Rojas,  no dia 24 com Pilda Costa e dia 27 Julio Cristiano, ambos as 15h.  

Destaque na Literatura



Rafaela Salomão é uma jovem que se destaca em função de hobby incomum para sua idade. Aos 16 anos, ela ocupa o tempo livre escrevendo. Já produziu mais de 70 crônicas com destaque também para as poesias. Rafaela se inspira nos temas do cotidiano extravasando suas ideias em letras, versos e pensamentos. Outro detalhe é que a jovem esta escrevendo um livro e que em breve ela nos dará mais detalhes. Em sua mais recente crônica, intitulada “Outono”, ela escreve: “O que a gente não vê quando se é jovem, é que tudo que sempre devemos fazer é erguer a cabeça e seguir em frente. Pode não ser o seu melhor dia ou sua melhor semana, nem seu melhor ano; faça-o ser o que você deseja que seja. A vida é sua e a felicidade esta dentro de você; para libertá-la basta encontrá-la”.         

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Programação da Festa de Nossa Senhora do Rocio - 2014

As novenas em louvor a Nossa Senhora do Rocio, iniciam dia 6 de novembro. Este ano, o tema central é Mãe do Rocio, ternura de Deus
Confira os subtemas de cada dia de novena:
Dia 6 – Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora da fidelidade
Quinta-feira
6h e 19h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora da fidelidade"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
18h - 1ª Novena à Mãe do Rocio
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 7 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora da Solidariedade
Sexta-feira
6h e 19h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora da solidariedade"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
18h - 2ª Novena à Mãe do Rocio
21h - Show artístico
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 8 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora que suplica por nosso caminhar
Sábado
6h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora que suplica por nosso caminhar"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
16h - 8ª Procissão Motorizada da Mãe do Rocio - Saída às 16h da Paróquia São João Batista
16h - Apresentação de fandango
18h - 3ª Novena à Mãe do Rocio
19h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora que suplica por nosso caminhar"
21h - Show com a Dupla Álvaro e Daniel
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 9 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora das Vocações
Domingo
6h, 8h30 e 19h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora das vocações"
9h30 - 11ª Procissão Marítima da Mãe do Rocio - Saída às 9h30 do Rio Itiberê
11h30 - Missa: "Marinheiros e Pescadores"
16h - 4ª Procissão Ciclística da Mãe do Rocio - Saída às 16h da Rádio Difusora AM 1460
16h - Apresentação de fandango
18h - 4ª Novena à Mãe do Rocio
21h - Show artístico
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 10 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora das Graças
Segunda-feira
6h e 19h - Missa "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora das Graças"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
18h - 5ª Novena à Mãe do Rocio
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 11 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora acolhedora da Boa Nova
Terça-feira
6h e 19h - Missa "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora acolhedora da Boa Nova"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
18h - 6ª Novena à Mãe do Rocio
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 12 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos que creem na vitória sobre o sofrimento
Quarta-feira
6h e 19h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos que crêem na vitória sobre o sofrimento"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
18h - 7ª Novena à Mãe do Rocio
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 13 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora, socorrei nossas famílias
Quinta-feira
6h e 19h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, socorrei nossas famílias"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
18h - 8ª Novena à Mãe do Rocio
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 14 - Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos Trabalhadores
Sexta-feira
6h e 19h - Missa: "Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos trabalhadores"
9h - Missa dos "Estudantes e profissionais da Educação"
18h - 9ª Novena à Mãe do Rocio
21h - Show com Grupo Talagaço
----------------------------------------------------------------------------------
Dia 15 de Novembro
Sábado
7h e 8h - Missa Solene "Mãe do Rocio, ternura de Deus"
10h30 - Solene Missa Campal da Festa de N. Sra. do Rocio
12h, 14h e 15h - Missa Solene "Mãe do Rocio, ternura de Deus"
15h - Teatro sobre História de Nossa Senhora do Rocio
16h - 201ª Solene Procissão Festiva da Mãe do Rocio
21h - Eric e Matheus

----------------------------------------------------------------------------------
Dia 16 de Novembro
Domingo
8h, 11h30 e 15h - Missa "Mãe do Rocio, ternura de Deus"
16h - Apresentação de fandango
17h - Missa na Catedral de Paranaguá
18h - 201ª Solene Procissão luminosa de Retorno da Mãe do Rocio
19h - Momento Mariano com a "entronização da Imagem da Mãe do Rocio"
21h - Promoção de Prêmios

terça-feira, 4 de novembro de 2014

"O Amor Venceu", de Zíbia Gasparetto. Hoje em Paranaguá

Acontece hoje, terça-feira, 04 de novembro às 20h30 no Teatro Municipal Rachel Costa, a apresentação do espetáculo "O Amor Venceu", de Zíbia Gasparetto. Ingressos antecipados por R$ 30,00 - Na Casa do Pão Caseiro.
A história desse romance se passa no Egito Antigo (1.200 a.C.), onde os personagens ora senhores, ora escravos, encontram-se entre prazeres e dificuldades pela vida, tentando resgatar a sua verdadeira existência. A direção da peça fica por conta de Lucienne Cunha, que reúne no palco 11 atores e quatro técnicos para levar ao público uma mensagem de amor e esperança.