Ela foi uma conceituada professora que nasceu em Paranaguá, no dia 17 de fevereiro de 1912. Sully da Rosa Vilarinho diplomou-se em 1934, com distinção, pela Escola Normal Dr. Caetano Munhoz da Rocha.
Fez carreira no Magistério, adjunta da Escola de Aplicação anexo à Escola Normal, quando ainda aluna, depois Regente de Classe na Escola Pedro II, em seguida Diretora da Escola de Aplicação e, desde 1945, catedrática interina de Português do Colégio Estadual José Bonifácio em Paranaguá.
Talento precoce declamava desde os seis anos de idade e aos doze anos publicava o seu primeiro trabalho, na Revista "Itiberê". Ainda colegial, discursava já em praça pública (1930), primeira parnanguara a distinguir-se pronunciando brilhantes discursos políticos. Foi eleita vereadora à Câmara Municipal de Paranaguá (primeira mulher vereadora).
Poetisa, oradora, jornalista, escritora, foi ativa na vida social, política e literária de Paranaguá. Sully da Rosa Vilarinho faleceu no dia 22 de julho de 1985, aos 73 anos.
Atualmente existem duas escolas que levam seu nome. Uma da rede municipal em Paranaguá, localizada na Ponta do Caju e outra da rede estadual em Pontal do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário