Pesquise no blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Prefeitura de Paranaguá inicia campanha solidária em apoio às famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu

 



A Prefeitura de Paranaguá iniciou nesta segunda-feira, dia 10, uma campanha solidária para arrecadar doações destinadas às famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. A rede de solidariedade acontece em parceria com a TVCI e a empresa Transcap.

O objetivo da ação é prestar apoio e solidariedade às pessoas que tiveram casas e comércios destruídos pelo fenômeno climático.

O que e onde doar

Podem ser doados produtos de higiene pessoal e limpeza, roupa de cama e banho e colchão, que são prioridades neste momento para os moradores da cidade atingida.

As doações podem entregues no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, das 10h às 18h.

“Queremos prestar toda a nossa solidariedade aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu. As ações de união entre os municípios são essenciais para amenizar esse momento tão triste. Nos unimos nessa corrente de solidariedade”, destacou o prefeito Adriano Ramos.

A Prefeitura de Paranaguá reforça o convite à população para participar dessa corrente do bem. “Paranaguá vai oferecer o ponto de coleta para receber essas doações e nossa população também entende que nesse momento precisa se unir em favor dessa importante cidade que foi devastada”, enfatiza o prefeito Adriano Ramos.

Cada doação representa um gesto de empatia e esperança para as famílias que enfrentam as consequências da tragédia.

O secretário municipal de Segurança, Francisco Nóbrega, explica que as ações se concentram no Ginásio Joaquim Tramujas, no bairro João Gualberto, na região central do município. “No local estamos com um caminhão contêiner, onde serão colocadas as doações que serão transportadas ainda nesta semana para Rio Bonito do Iguaçu”, destaca o secretário.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca, Marcio Vega, diz que essa é uma missão que será possível com o apoio de toda a comunidade. “Estamos com uma equipe preparada e a nossa meta é arrecadar o maior número de mantimentos possíveis o quanto antes, para ajudar a população de Rio Bonito do Iguaçu”, diz Marcio Vega.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Padroeira do Paraná é revestida com manto em cristais Swarovski e tchecos para a Festa de 2025


 


Um novo manto, confeccionado em cristais Swarovski e tchecos, repousa sobre a pequena e singela imagem da Padroeira do Estado do Paraná. A peça, inspirada nas dores de Maria e no amor de Jesus, foi criada exclusivamente para revestir Nossa Senhora do Rocio e resplandeceu no olhar de cada devoto que acompanhou a tradicional cerimônia da Troca do Manto, realizada neste sábado (1º), no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. A celebração foi presidida pelo reitor, padre Dirson Gonçalves.

A solenidade, uma das mais aguardadas pelos fiéis, abriu oficialmente a 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Diante de mais de mil pessoas no santuário, o novo manto foi apresentado aos devotos em um momento marcado por emoção, fé e gratidão à Padroeira do Paraná.

Inspirado no tema da festividade de 2025, “Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz”, o manto retrata, nas cores e bordados, o sofrimento de Maria diante de seu Filho na morte de cruz, mas também sua firmeza diante do mistério da fé.

Segundo o artista responsável pela concepção da peça, Fábio Ítalo, cada cristal, pedra, flor, brilho e contorno revela o mistério sagrado.

“O branco reluzente dos cristais remete ao orvalho da manhã e às águas mansas da baía de Paranaguá, onde sua imagem foi encontrada. As rosas vermelhas bordadas, com seus tons profundos, representam a dor e o amor de Maria aos pés da cruz, mas também o sangue derramado por Jesus. O verde das folhas, trabalhado com delicadeza, representa a esperança que marca este ano jubilar para nossa Igreja, com o tema ‘Peregrinos da Esperança’. A cruz adornada ao centro do manto é símbolo da vitória luminosa, o encontro entre o sacrifício e a glória, entre a entrega e a ressurreição. As pérolas e franjas douradas na ponta do manto são como o orvalho celestial, caindo em forma de bênção de Nossa Senhora sobre o povo paranaense”, explicou.

 Para o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, CSsR, a cerimônia é emocionante porque oferece aos fiéis a oportunidade de ver a imagem de perto, em uma das raras vezes em que Ela é retirada do nicho central.

“As pessoas se sentem acolhidas por Nossa Senhora. Parece que Ela olha para cada rostinho e diz: ‘Eu estou vendo você’, ainda mais com esse tema, diante das nossas cruzes. É como se Nossa Senhora dissesse: ‘Eu vejo as suas cruzes e estou aqui para te ajudar a carregar’. Por isso, muitos sentiram uma grande confiança na presença Dela, na intercessão Dela”, afirmou o reitor.

O novo manto foi levado até o altar pela rainha da Festa da Padroeira 2025, Alice Salvador, enquanto a coroa de Nossa Senhora e o esplendor do Menino Jesus foram conduzidos pela princesa da festa, Aurora Geraldi. Durante a celebração, as participantes do concurso entregaram 14 rosas acompanhadas de versículos bíblicos a devotos que estavam na assembleia, como gesto simbólico de preparação para o novenário da Padroeira.

Segundo uma das organizadoras a cerimônia, Giovana Andrioli, a ideia era envolver e interagir com os devotos nesse momento de espiritualidade.

“Nós contamos com a ajuda de Nossa Senhora do Rocio para que Ela colocasse, em cada banco pré-estabelecido para receber as rosas, a pessoa que realmente precisasse de um sinal Dela, de um afago. E assim Ela fez, tornando a cerimônia memorável”, relatou.

Após ser adornada, a imagem percorreu os corredores do Santuário do Rocio, onde os devotos puderam fazer suas preces e agradecimentos diante da Mãe dos Paranaenses. Ao final da procissão, Nossa Senhora retornou ao nicho central, onde permanecerá até o início do novenário.

Festa de Todos os Santos promete reunir fiéis e famílias em Morretes

 



A tradicional Festa de Todos os Santos será realizada no domingo, 16 de novembro de 2025, na Capela São José Operário, localizada em Mundo Novo do Saquarema, BR-277, Km 21, em Morretes.

PROGRAMAÇÃO

A programação inicia às 11h, com a Missa Solene, momento em que os fiéis são convidados a levar seu santo de devoção. Em seguida, a partir das 12h, será servido o almoço comunitário, com cardápio tradicional: costela fogo de chão, porco, frango e buffet de saladas.

 

FESTEIROS

A organização do evento está a cargo dos festeiros Arialdo Nogueira e Família, Anderson Carlos Cavalli e Família, Olivar Vaz e Família, Eduardo T. Cordeiro e Família, Nacife e Valdirene/Valmir Nunes Cordeiro e Família, José Sanguini e Família, Alexandre Motin e Família, Fabiano Caprine e Família, Nelson Polli e Família, Adelcio Motin e Família, Rosi Giacomitti e Família, Márcio Gasparin e Família, Rubens Nunes Cordeiro e Família, Zico Petenusso e Família, Heliton Cardozo e Família, Assis Diesel e Irmãos Vieira.

ANIMAÇÃO

Logo após o almoço, o público contará com animação do Trio Tradição, conhecido grupo musical que promete embalar a tarde com muito ritmo e alegria. A programação cultural inclui ainda a participação especial da Bailanta Galponeira, garantindo o clima festivo e tradicional da região.

 

APOIO

O evento conta com o apoio de diversos estabelecimentos locais, entre eles William Polaco Borracharia, Chácara Cecoon Cavalli, Agrícola Leal, Mercado Rio Sagrado, Harden Chopp Pilsen, Mili Gás, Restaurante e Grill San Francisco e Atacadista GK.

A Festa de Todos os Santos é um dos eventos mais aguardados pela comunidade de Mundo Novo do Saquarema, reunindo tradição religiosa, gastronomia e música em um ambiente familiar e acolhedor.

Festa de Todos os Santos promete reunir fiéis e famílias em Morretes - Ilha do Mel FM

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Secretaria da Cultura divulga programação completa do 9º Encontro Estadual de Museus

 


Entre os dias 17 e 19 de novembro, Curitiba vai sediar o 9º Encontro Estadual de Museus, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). O evento reunirá gestores, museólogos e profissionais do setor de todo o Paraná para discutir o fortalecimento das políticas museais e compartilhar experiências sobre gestão, preservação, educação e inovação. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas por meio deste link.

A programação contempla painéis temáticos, palestras, oficinas práticas e encontros de redes profissionais, culminando na Plenária Final, que resultará na Carta de Curitiba, documento coletivo com proposições para o futuro dos museus paranaenses.

A abertura oficial acontece na segunda-feira (17) e contará com a participação da secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, além de representantes da SEEC, Unespar, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Ministério da Cultura (MinC).

No mesmo dia, o painel temático de abertura “Gestão de Museus: Desafios Atuais” reunirá diretores dos museus do Estado para tratar dos principais desafios enfrentados pelos museus na atualidade, considerando as transformações sociais, tecnológicas e institucionais que impactam a gestão das instituições museológicas. Serão debatidos temas como sustentabilidade, governança, políticas públicas e inovação na administração dos espaços culturais.

Exposição “Eterno Feminino”, da artista Teca Sandrini, entra na reta final no MON

Reforma concluída: telhado do Teatro Guaíra ganha primeira revitalização em 50 anos

A secretária Luciana Casagrande Pereira destaca o papel do encontro na consolidação das políticas culturais do Estado. “Os museus são fundamentais para a formação cidadã e para a preservação da nossa identidade. Retomar o Encontro Estadual é reafirmar o compromisso do Governo do Paraná com as instituições culturais, com os profissionais que nelas atuam e com o público que usufrui desses espaços”, afirma.

Segundo o diretor de Memória e Patrimônio Cultural, André Avelino da Silva, a descentralização das atividades é um dos diferenciais desta edição. “Mais do que um evento de formação, o Encontro é um espaço de vivência e escuta. Ele aproxima profissionais, instituições e territórios, fortalecendo as redes museais do Paraná”, afirma.

Já para Cauê Donato, coordenador do Sistema Estadual de Museus, a programação traduz o espírito colaborativo do campo museal paranaense. “É um momento de celebração e de renovação das nossas práticas. O Encontro reúne o que temos de mais potente: o conhecimento compartilhado e o desejo de construir políticas públicas sustentáveis para os museus do Estado”, diz.

PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL

Segunda-feira | 17 de novembro

Local: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer

10h | Painel 1 – Gestão de museus: desafios atuais
Com Gabriela Bettega (MUPA), Mirele Camargo (MIS-PR), Juliane Fuganti Casagrande (MACPR), Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto (MCAA), Juliana Vosnika (MON), Carolina Loch (Centre Pompidou Paraná) e e Coronel Said Zendim (MEXP).

14h | Abertura oficial do 9.º Encontro Estadual de Museus
Com Luciana Casagrande Pereira (SEEC), Elietti de Souza Vilela (SEEC), Salete Machado Sirino (UNESPAR), Juliana Vosnika (MON), André Avelino da Silva (DMPC/SEEC) e Loa Campos (Escritório do Ministério da Cultura no Paraná)

16h | Palestra – Salvar memórias, cuidar do futuro: museus, desastres e resistência
Com Doris Rosangela Freitas do Couto

Terça-feira | 18 de novembro

Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer

8h30 | Painel 2 – Gestão de Acervos: Práticas de Conservação Preventiva
Com Vivian Letícia Busnardo Marques (EMBAP), Humberto Imbrunísio (MON) e Samantha Donner (Museu de Arte Indígena)

10h30 | Painel 3 – Profissionalização e Qualificação em Museus
Com Maria Jackelyne Corrêa Veneza (EMBAP), Rodrigo Touso Dias Lopes (Universidade Claretiano) e Franciele Maziero (COREM)

14h | Painel 4 – REM-PR: Rede de Educadores de Museus
Com o Comitê Gestor da REM

16h | Painel 5 – Sistema Estadual de Museus do Paraná: histórico e perspectivas
Com Clarete de Oliveira Maganhoto, Renato Augusto Carneiro Junior e Renê Wagner Ramos

Quarta-feira | 19 de novembro

Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer

14h | Plenária Final – Proposição da “Carta de Curitiba”

16h30 | Lançamento da Publicação online Princípios Básicos da Museologia

17h | Encerramento

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Quarta-feira | 19 de novembro

ENCOREM – Encontro dos Profissionais Museólogos da 5ª Região
Local: Escola de Governo do Paraná – Rua Jacy Loureiro de Campos s/n.º – Térreo e 3.º andar – Centro Cívico, Curitiba
Horário: 9h

REDE SIMUS – Rede de Sistemas Estaduais de Museus
Local: Auditório Brasílio Itiberê – Secretaria de Estado da Cultura – Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Horário: 9h

PROGRAMAÇÃO DESCENTRALIZADA

Quarta-feira | 19 de novembro – Oficinas práticas (vagas limitadas)

Museu Oscar Niemeyer – “Mediação como experiência”
10h às 12h | Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA) – “Guardar uma coisa é olhá-la” – Visita à reserva técnica
10h às 12h | Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Centre Pompidou Paraná – “Como nasce um museu? Ferramentas e processos de criação do Programa de Extensão Comunitária do Centre Pompidou Paraná”
9h30 às 12h | Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) – “O Museu como território de diálogo: o caso ‘Desse Lado do Muro’ do MIS-PR”
9h30 às 12h | Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) – “Conhecendo o Centro de Pesquisa e Documentação do MAC Paraná”
10h às 12h | Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) – “Como estruturamos uma vivência artística para o público infantojuvenil no CJAP”
9h30 às 12h | Rua Mateus Leme, 56 – São Francisco/Largo da Ordem

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) – “Por dentro do setor educativo do MCAA”
9h30 às 12h | Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco/Largo da Ordem

Serviço:

9º Encontro Estadual de Museus

Data: 17 a 19 de novembro de 2025

Local: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)

Público-alvo: gestores, museólogos, profissionais e estudantes da área museal

Inscrições gratuitas em: https://forms.gle/vwDbdsdzF2yDRTRK8

 

Secretaria da Cultura divulga programação completa do 9º Encontro Estadual de Museus | Governo do Estado do Paraná

Verão Maior Paraná: confira as atrações dos shows de 2026

 



O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (21) os nomes das atrações do Verão Maior Paraná 2026. São cinco finais de semana seguidos de espetáculos gratuitos, de 9 de janeiro a 8 de fevereiro. Entre as novidades estão shows nas quintas-feiras, atrações internacionais e palcos que devem ser maiores do que no ano passado. Os shows acontecerão nas praias de Matinhos e Pontal do Paraná e terão transmissão do SBT, Band, TVCI, Banda B e TV Paraná Turismo para todo o Brasil.

Entre as atrações estão Alok, Ana Castela, Belo, Zé Neto e Cristiano, Luan Pereira, Atitude 67, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso, Jeito Moleque, Raça Negra, Hugo & Guilherme, Zezé di Camargo & Luciano, entre outros. As bandas internacionais são Gipsy Kings, da França, e Inner Circle, da Jamaica.

Para Ratinho Junior, Verão Maior 2026 vai fortalecer ainda mais o turismo e economia do Litoral

Palcos Sunset: artistas paranaenses terão espaço garantido no Verão Maior 2026

A expectativa é de reunir um público superior ao da última edição, que atraiu mais de 1,8 milhão de pessoas. As forças de segurança do Paraná vão atuar nos locais para garantir a organização do trânsito e a tranquilidade das festas, assim como em toda a faixa litorânea durante a temporada. Também haverá segurança privada nos eventos.

Além dos shows, o Verão Maior Paraná 2025/2026 terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local em arenas fixas no Litoral (Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná) e no Noroeste do Estado, com atividades e competições esportivas, aulas de ginástica, dança, gincanas, caminhadas e recreação infantil, além de exposições e ações itinerantes das secretarias estaduais.

A edição 2025/2026 conta com patrocínios de órgãos como Portos do Paraná, Copel, Sanepar, Viação Graciosa, Amstel, Renault, Sun Prime e Cooperativa Agrária.

Confira os shows:

Palco Matinhos

9 de janeiro - Alok
10 de janeiro - Zé Neto e Cristiano e Jiraya Uai
11 de janeiro - Belo e Jeito Moleque

15 de janeiro - Roupa Nova
16 de janeiro - Gipsy Kings
17 de janeiro - Edson & Hudson e Eduardo Costa

23 de janeiro - Raça Negra
24 de janeiro - Fábio Junior
25 de janeiro - duas atrações surpresas

29 de janeiro - Fernandinho
30 de janeiro - Ana Castela
31 de janeiro - Inner Circle e Paralamas do Sucesso

6 de fevereiro - Hugo & Guilherme
7 de fevereiro - Zezé di Camargo & Luciano
8 de fevereiro - Padre Reginaldo Manzotti e Israel & Rodolfo

Palco Pontal do Paraná

9 de janeiro - Luan Pereira e Country Beat
10 de janeiro - Atitude 67 e Kamisa 10

16 de janeiro - Gustavo Mioto e Jiraya Uai
17 de janeiro - Dilsinho e Luiz Cláudio & Giuliano

23 de janeiro - Israel & Rodolffo e Bruno & Denner
24 de janeiro - Raça Negra

30 de janeiro - Murilo Huff e Léo & Raphael
31 de janeiro - Gian & Giovani e Diego & Arnaldo

6 de fevereiro - Paralamas do Sucesso
7 de fevereiro - Trio Parada Dura e João de Souza & Bonifácio

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Very Good prepara a 25ª Festa das Crianças

 

Ricardo Godoy e Daisy Godoy - mãe e filho mantém uma tradição de quase 30 anos 

No  próximo dia 5 a partir das 14h acontece a 25ª Festa das Crianças do Grupo Very Good. O evento é tradicional e muito esperado  pela comunidade do Parque Agari e região.

Isso porque o Very Good está localizado no referido bairro há mais de duas décadas, e durante esse tempo vem realizando vários projetos sociais e culturais. A maior festa é alusiva ao Dia das Crianças, seguida pelo Natal e Páscoa.

O evento do dia 5 contará com teatro, apresentações musicais, lanches, doação de carrinhos para os selecionadores e sorteios. O público alvo são as famílias cadastradas nos projetos sociais que trabalham na coleta de reciclados.

A expectativa é de atender cerca de 600 crianças neste ano, ou seja, cerca de 300 famílias. 



quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Teatro: A Coroa do Rei, neste sábado às 20h no Very Good


 

Guaraqueçaba promove Festa do Agricultor e Pescador com shows, esporte e tradição

 



Entre os dias 12 e 14 de setembro, Guaraqueçaba será palco da tradicional Festa do Agricultor e Pescador, um dos principais eventos culturais do litoral do Paraná. A programação reunirá música, gastronomia, esportes e apresentações culturais, valorizando a agricultura familiar e a pesca artesanal, atividades fundamentais para a economia e identidade da região.

Durante os três dias de festa, o público poderá acompanhar torneios esportivos, degustar pratos típicos caiçaras e vivenciar experiências ligadas ao turismo de natureza, característica marcante da cidade, localizada em meio à Mata Atlântica.

Atrações musicais

O destaque da programação será o show da dupla Fernando & Sorocaba, no dia 13, na Praça William Michaud. Com mais de 15 anos de carreira, os artistas prometem um espetáculo interativo e tecnológico, que deve atrair moradores e visitantes de toda a região.

Esportes e cultura caiçara

Além das apresentações musicais, a festa contará com competições de beach soccer, vôlei, provas de canoa a remo e a motor, resgatando tradições locais e incentivando a prática esportiva.

Celebração comunitária

Mais do que entretenimento, o evento reforça a importância da união comunitária e da valorização da cultura local. Para os organizadores, a Festa do Agricultor e Pescador é também uma oportunidade de fortalecer o turismo e impulsionar a economia de Guaraqueçaba, promovendo a cidade como destino de lazer e cultura no litoral paranaense.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Livro que revela conexões ocultas entre os Andes e o litoral paranaense será lançado nesta sexta-feira, 29

 



No próximo dia 29 de agosto (sexta-feira), às 19h, a Estação Ferroviária de Paranaguá será palco do lançamento regional de O Berço do Sol, obra monumental do pesquisador, fotógrafo e escritor Fabiano Schroden, publicada pela Editora Grumete. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), terá uma palestra com o autor, recheada de revelações históricas e científicas, além de uma roda de conversa com a presença do Cacique Dionísio, que proporcionará uma experiência imersiva e reflexiva sobre a ancestralidade, a espiritualidade e os caminhos esquecidos da história sul-americana.

O livro, que tem prefácio assinado pelo ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca, é fruto de mais de duas décadas de pesquisas, viagens e escuta profunda dos povos originários e comunidades tradicionais. Schroden percorreu uma rota surpreendente que parte do Litoral do Paraná e se estende até os Andes, passando pela Amazônia e por sítios arqueológicos no Peru, revelando uma narrativa silenciada: a possível chegada de povos asiáticos à América do Sul — uma hipótese distante do ensino tradicional, mas sustentada por vestígios, registros e histórias orais.

O primeiro volume, que será lançado, é apenas o início de uma trilogia. O segundo está previsto para outubro e o terceiro para dezembro, aguardando resultados de datação por Carbono-14 realizados pela Universidade Federal Fluminense. De acordo com o autor, a pesquisa envolve construções misteriosas no litoral paranaense, anteriores à presença jesuítica, feitas com técnicas desconhecidas pelas etnias brasileiras.

Uma jornada ancestral

A narrativa de O Berço do Sol mergulha na caminhada sagrada dos Guarani-Mbya até o Oceano Atlântico, revelando conexões entre os Andes e o litoral brasileiro. Um dos momentos mais marcantes da pesquisa foi o teste de DNA realizado com o Cacique Dionísio, buscando traços de linhagem oriental que poderiam confirmar antigas travessias marítimas vindas do Pacífico.

Schroden alia tecnologia genética à tradição oral, sempre com profundo respeito à cultura e espiritualidade dos povos originários. Seu trabalho é guiado por uma ética documental e pela vivência direta com os territórios estudados. “Esse momento, em que lhe é confiada uma antiga história da tradição de um povo, é o momento mais sagrado de todo o trabalho”, diz.

Mais do que uma investigação histórica, O Berço do Sol é um mergulho poético em um tempo adormecido, onde ecoa a memória de civilizações esquecidas. A obra propõe uma viagem única por uma página arrancada da história da humanidade — com o sonho de que, ao virar cada página, nos aproximemos um pouco mais do nosso verdadeiro berço.

O livro está à venda na Amazon, clicando neste link, e terá valor promocional no evento de R$69,90.

Serviço: Lançamento do livro O Berço do Sol
Data: 29 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Estação Ferroviária de Paranaguá, Avenida Arthur de Abreu, 44, Centro Histórico
Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá

Informações para a imprensa
Básica Comunicações - (41) 9 9228-9577
Daniela Licht – daniela@basicacomunicacoes.com.br
www.basicacomunicacoes.com.br

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Provopar promove cursos gratuitos de artesanato e prepara oficinas de Natal em Paranaguá



O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) em Paranaguá tem intensificado a oferta de cursos e oficinas gratuitas voltadas ao artesanato, capacitando moradores e incentivando a geração de renda. Recentemente, foram realizados cursos de biojoias e de confecção de bonecas em palha de milho, ambos com certificado de participação.

A presidente do Provopar em Paranaguá, Morgana Santos Gonçalves, explica que a oficina de biojoias utilizou sementes naturais, com técnicas de coloração e manuseio do material. Durante três dias, as participantes tiveram aulas intensivas e receberam um kit com sete peças confeccionadas. Já o curso de bonecas em palha de milho, realizado em dois dias, também proporcionou aprendizado prático e certificação.

Segundo Morgana, a procura tem sido grande e novas turmas estão previstas para outubro, com oficinas de biojoias, bambu básico e cursos temáticos de Natal. “Queremos ensinar algo que possa gerar renda para as famílias. Nada melhor do que começar em outubro, para que em novembro já estejam produzindo enfeites e peças para vender no período natalino”, destacou.

A instrutora Cleonice Aparecida Farias, professora aposentada de Tijucas do Sul, contou que buscou aperfeiçoamento no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) para oferecer oficinas de qualidade.
“Na oficina de palha de milho, mostramos todo o processo: desde a colheita até o aproveitamento do material. A boneca é usada apenas para demonstrar a técnica, mas a partir dela o aluno pode criar inúmeros trabalhos para o empreendedorismo. Além disso, ensinamos flores com tingimento e frisamento, e também há os cursos com bambu, que vão do básico ao avançado”, explicou.

A professora aposentada Maria José Miranda também participou do curso e ressaltou os benefícios do artesanato. “Eu gosto de bonecas de palha há muito tempo e adorei ter essa oportunidade. O artesanato é uma terapia. Faço há mais de 35 anos e sempre digo que, em vez de ficar parada em frente à televisão, a gente ativa a mente e o corpo com essas atividades”, afirmou.

A artesã e artista plástica Marley de Jesus Vieira Alves, que confecciona bonecas para doar no Natal, destacou o aspecto social do trabalho.
“Estamos sempre aprendendo, porque ninguém sabe tudo. O artesanato é também uma terapia, faz bem física e mentalmente. É uma forma de ocupar a mente e ajudar outras pessoas. Convidamos as mulheres que estão em casa a participarem, pois além de aprendizado é também uma forma de transformar vidas”, disse.

Mais que capacitação, solidariedade

Além da formação profissional, o Provopar mantém um importante trabalho social, emprestando cadeiras de rodas, de banho, camas hospitalares, muletas e andadores a famílias que necessitam. Doações de equipamentos em desuso também são recolhidas pela instituição.

O programa incentiva ainda a doação de materiais para artesanato, como pedras, fios, lã, rolinhos de papel, cones e peças de acrílico. “Tudo o que pode ser usado na produção artesanal é bem-vindo. Nosso objetivo é fortalecer a geração de renda familiar e manter viva a solidariedade”, reforçou Morgana.


Inscrições

As inscrições para os cursos e oficinas podem ser feitas diretamente no Provopar, que funciona no 2º andar do Mercado Nilton Abel de Lima, sem custo para os participantes.


Fonte: Prefeitura de Paranaguá - Provopar promove cursos gratuitos de artesanato e prepara oficinas de Natal em Paranaguá