Pesquise no blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Teatro: A Coroa do Rei, neste sábado às 20h no Very Good


 

Guaraqueçaba promove Festa do Agricultor e Pescador com shows, esporte e tradição

 



Entre os dias 12 e 14 de setembro, Guaraqueçaba será palco da tradicional Festa do Agricultor e Pescador, um dos principais eventos culturais do litoral do Paraná. A programação reunirá música, gastronomia, esportes e apresentações culturais, valorizando a agricultura familiar e a pesca artesanal, atividades fundamentais para a economia e identidade da região.

Durante os três dias de festa, o público poderá acompanhar torneios esportivos, degustar pratos típicos caiçaras e vivenciar experiências ligadas ao turismo de natureza, característica marcante da cidade, localizada em meio à Mata Atlântica.

Atrações musicais

O destaque da programação será o show da dupla Fernando & Sorocaba, no dia 13, na Praça William Michaud. Com mais de 15 anos de carreira, os artistas prometem um espetáculo interativo e tecnológico, que deve atrair moradores e visitantes de toda a região.

Esportes e cultura caiçara

Além das apresentações musicais, a festa contará com competições de beach soccer, vôlei, provas de canoa a remo e a motor, resgatando tradições locais e incentivando a prática esportiva.

Celebração comunitária

Mais do que entretenimento, o evento reforça a importância da união comunitária e da valorização da cultura local. Para os organizadores, a Festa do Agricultor e Pescador é também uma oportunidade de fortalecer o turismo e impulsionar a economia de Guaraqueçaba, promovendo a cidade como destino de lazer e cultura no litoral paranaense.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Livro que revela conexões ocultas entre os Andes e o litoral paranaense será lançado nesta sexta-feira, 29

 



No próximo dia 29 de agosto (sexta-feira), às 19h, a Estação Ferroviária de Paranaguá será palco do lançamento regional de O Berço do Sol, obra monumental do pesquisador, fotógrafo e escritor Fabiano Schroden, publicada pela Editora Grumete. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), terá uma palestra com o autor, recheada de revelações históricas e científicas, além de uma roda de conversa com a presença do Cacique Dionísio, que proporcionará uma experiência imersiva e reflexiva sobre a ancestralidade, a espiritualidade e os caminhos esquecidos da história sul-americana.

O livro, que tem prefácio assinado pelo ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca, é fruto de mais de duas décadas de pesquisas, viagens e escuta profunda dos povos originários e comunidades tradicionais. Schroden percorreu uma rota surpreendente que parte do Litoral do Paraná e se estende até os Andes, passando pela Amazônia e por sítios arqueológicos no Peru, revelando uma narrativa silenciada: a possível chegada de povos asiáticos à América do Sul — uma hipótese distante do ensino tradicional, mas sustentada por vestígios, registros e histórias orais.

O primeiro volume, que será lançado, é apenas o início de uma trilogia. O segundo está previsto para outubro e o terceiro para dezembro, aguardando resultados de datação por Carbono-14 realizados pela Universidade Federal Fluminense. De acordo com o autor, a pesquisa envolve construções misteriosas no litoral paranaense, anteriores à presença jesuítica, feitas com técnicas desconhecidas pelas etnias brasileiras.

Uma jornada ancestral

A narrativa de O Berço do Sol mergulha na caminhada sagrada dos Guarani-Mbya até o Oceano Atlântico, revelando conexões entre os Andes e o litoral brasileiro. Um dos momentos mais marcantes da pesquisa foi o teste de DNA realizado com o Cacique Dionísio, buscando traços de linhagem oriental que poderiam confirmar antigas travessias marítimas vindas do Pacífico.

Schroden alia tecnologia genética à tradição oral, sempre com profundo respeito à cultura e espiritualidade dos povos originários. Seu trabalho é guiado por uma ética documental e pela vivência direta com os territórios estudados. “Esse momento, em que lhe é confiada uma antiga história da tradição de um povo, é o momento mais sagrado de todo o trabalho”, diz.

Mais do que uma investigação histórica, O Berço do Sol é um mergulho poético em um tempo adormecido, onde ecoa a memória de civilizações esquecidas. A obra propõe uma viagem única por uma página arrancada da história da humanidade — com o sonho de que, ao virar cada página, nos aproximemos um pouco mais do nosso verdadeiro berço.

O livro está à venda na Amazon, clicando neste link, e terá valor promocional no evento de R$69,90.

Serviço: Lançamento do livro O Berço do Sol
Data: 29 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Estação Ferroviária de Paranaguá, Avenida Arthur de Abreu, 44, Centro Histórico
Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá

Informações para a imprensa
Básica Comunicações - (41) 9 9228-9577
Daniela Licht – daniela@basicacomunicacoes.com.br
www.basicacomunicacoes.com.br

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Provopar promove cursos gratuitos de artesanato e prepara oficinas de Natal em Paranaguá



O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) em Paranaguá tem intensificado a oferta de cursos e oficinas gratuitas voltadas ao artesanato, capacitando moradores e incentivando a geração de renda. Recentemente, foram realizados cursos de biojoias e de confecção de bonecas em palha de milho, ambos com certificado de participação.

A presidente do Provopar em Paranaguá, Morgana Santos Gonçalves, explica que a oficina de biojoias utilizou sementes naturais, com técnicas de coloração e manuseio do material. Durante três dias, as participantes tiveram aulas intensivas e receberam um kit com sete peças confeccionadas. Já o curso de bonecas em palha de milho, realizado em dois dias, também proporcionou aprendizado prático e certificação.

Segundo Morgana, a procura tem sido grande e novas turmas estão previstas para outubro, com oficinas de biojoias, bambu básico e cursos temáticos de Natal. “Queremos ensinar algo que possa gerar renda para as famílias. Nada melhor do que começar em outubro, para que em novembro já estejam produzindo enfeites e peças para vender no período natalino”, destacou.

A instrutora Cleonice Aparecida Farias, professora aposentada de Tijucas do Sul, contou que buscou aperfeiçoamento no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) para oferecer oficinas de qualidade.
“Na oficina de palha de milho, mostramos todo o processo: desde a colheita até o aproveitamento do material. A boneca é usada apenas para demonstrar a técnica, mas a partir dela o aluno pode criar inúmeros trabalhos para o empreendedorismo. Além disso, ensinamos flores com tingimento e frisamento, e também há os cursos com bambu, que vão do básico ao avançado”, explicou.

A professora aposentada Maria José Miranda também participou do curso e ressaltou os benefícios do artesanato. “Eu gosto de bonecas de palha há muito tempo e adorei ter essa oportunidade. O artesanato é uma terapia. Faço há mais de 35 anos e sempre digo que, em vez de ficar parada em frente à televisão, a gente ativa a mente e o corpo com essas atividades”, afirmou.

A artesã e artista plástica Marley de Jesus Vieira Alves, que confecciona bonecas para doar no Natal, destacou o aspecto social do trabalho.
“Estamos sempre aprendendo, porque ninguém sabe tudo. O artesanato é também uma terapia, faz bem física e mentalmente. É uma forma de ocupar a mente e ajudar outras pessoas. Convidamos as mulheres que estão em casa a participarem, pois além de aprendizado é também uma forma de transformar vidas”, disse.

Mais que capacitação, solidariedade

Além da formação profissional, o Provopar mantém um importante trabalho social, emprestando cadeiras de rodas, de banho, camas hospitalares, muletas e andadores a famílias que necessitam. Doações de equipamentos em desuso também são recolhidas pela instituição.

O programa incentiva ainda a doação de materiais para artesanato, como pedras, fios, lã, rolinhos de papel, cones e peças de acrílico. “Tudo o que pode ser usado na produção artesanal é bem-vindo. Nosso objetivo é fortalecer a geração de renda familiar e manter viva a solidariedade”, reforçou Morgana.


Inscrições

As inscrições para os cursos e oficinas podem ser feitas diretamente no Provopar, que funciona no 2º andar do Mercado Nilton Abel de Lima, sem custo para os participantes.


Fonte: Prefeitura de Paranaguá - Provopar promove cursos gratuitos de artesanato e prepara oficinas de Natal em Paranaguá

Antonina recebe o 5º Encontro de Motos

 


 

A cidade de Antonina será palco de mais um grande evento que promete movimentar o município e atrair visitantes de várias regiões: o 5º Encontro de Motos, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto de 2025.

O encontro reunirá apaixonados por motociclismo em um fim de semana de integração, música e confraternização. Para participar, a inscrição será realizada mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Realizado pelo Movimento Viva Antonina, com apoio da Prefeitura de Antonina, Governo do Paraná e parceiros locais, o evento fortalece o turismo, valoriza a cultura e aquece a economia da cidade.

Informações: (41) 99616-1211

Apoio: Prefeitura de Antonina – Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico | Governo do Paraná – SETU (Secretaria do Turismo do Paraná) | SAMAE Antonina | Porto Ponta do Félix | FertiService | Rádio Serra do Mar | Falcões do Mar | Real Brasil | DYLV | JVALES | Loja Maçônica | Bodes do Asfalto Moto Clube

 

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Curso de teatro com vagas abertas


 O Ateliê do professor Rafael Palotino está com vagas abertas para várias oficinas culturais. Uma delas é para as artes cênicas com o ator e diretor Julio Cristiano. Várias turmas foram formadas, as quais resultaram em espetáculos de teatro apresentados em Paranaguá, revelando artistas jovens e adultos.

Esta é mais uma oportunidade para ingressar na arte teatral. São muitos os benefícios:

Estudar teatro é muito mais do que apenas atuar em peças. É uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento de diversas habilidades que são importantes em qualquer área da vida. A importância de estudar teatro pode ser dividida em algumas categorias principais:

1. Desenvolvimento de Habilidades Pessoais

Autoconhecimento e Empatia: O teatro exige que você explore emoções e pontos de vista diferentes, o que ajuda a entender melhor a si mesmo e a ter mais empatia pelas experiências dos outros.

Confiança e Desinibição: Subir ao palco, apresentar-se e interagir com outras pessoas em um ambiente criativo fortalece a autoconfiança e ajuda a superar a timidez.

Criatividade e Resolução de Problemas: O teatro é um exercício constante de improvisação e criação. Isso estimula a capacidade de pensar fora da caixa, encontrar soluções rápidas para imprevistos e desenvolver a criatividade.

2. Habilidades de Comunicação

Expressão Corporal e Vocal: Você aprende a usar seu corpo e sua voz de forma mais consciente para transmitir ideias e emoções de maneira clara e impactante. Isso é útil tanto em apresentações públicas quanto em conversas do dia a dia.

Oratória e Discurso: A prática teatral melhora a sua capacidade de falar em público, organizar pensamentos e capturar a atenção de uma audiência.

Escuta Ativa: Para atuar bem, é preciso prestar atenção e reagir ao que o outro ator está fazendo ou dizendo. Isso treina a habilidade de escutar ativamente, o que é fundamental em qualquer tipo de interação.

3. Trabalho em Equipe

Colaboração: A montagem de uma peça é um esforço coletivo. Você aprende a trabalhar em equipe, a respeitar a função de cada um e a colaborar para alcançar um objetivo comum.

Liderança: Em alguns momentos, é preciso assumir a liderança em um exercício ou cena. O teatro oferece um ambiente seguro para praticar a liderança de forma colaborativa.  

Morretes Blues Festival: Litoral recebe evento multicultural neste final de semana

 



Morretes Blues Festival: Litroal recebe evento multicultural neste final de semana
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Considerado um dos maiores eventos de blues do Brasil e o maior evento multicultural do litoral paranaense, o Morretes Blues Festival promove sua terceira edição neste final de semana, nos dias 16 e 17 de agosto, na paradisíaca cidade de Morretes, a apenas 70 km da cidade de Curitiba, com apoio do Governo do Estado.

Celebrando o blues e suas origens, o MBF é potencializado pela cultura local e a exuberância natural de uma das cidades mais encantadoras do Brasil. Cravada aos pés da Serra do Mar, Morretes se prepara para receber milhares de visitantes em um evento que já entrou para o calendário cultural do Paraná. 

"A realização da terceira edição do Morretes Blues Festival representa um marco significativo para o calendário cultural e turístico do Paraná. Este evento demonstra o potencial do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. É uma iniciativa estratégica que fortalece nossa identidade cultural e projeta Morretes nacionalmente", afirma o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O Morretes Blues Festival reúne artistas nacionais e internacionais em apresentações gratuitas ao ar livre, ocupando o centro histórico da cidade de Morrestes com muita música ao vivo, gastronomia e, logicamente, energia positiva. Com sua primeira edição realizada em 2022, o Morretes Blues Festival nasceu da ideia de conectar o público ao tradicional gênero do blues em um cenário único: uma cidade colonial preservada, cercada por montanhas e cortada por rios. 

Paraná recebeu mais de 710 mil turistas estrangeiros entre janeiro e julho deste ano

Patrimônio Mundial: Parque Nacional do Iguaçu recebeu quase 220 mil pessoas em julho

Com o apoio da Prefeitura de Morretes, o MBF cresceu e se consolidou como um dos principais festivais do gênero no País, atraindo nomes consagrados da cena nacional do blues, além de abrir espaço para artistas independentes e talentos locais. Mais do que um festival musical, o evento impulsiona a economia criativa da região, movimentando pousadas, bares, restaurantes e o comércio local. O Morretes Blues Festival é uma celebração da cultura e da natureza, que valoriza não apenas a música, mas também o modo de vida da cidade e de sua gente.

Além do melhor do blues nacional e regional, durante o final de semana o público terá à disposição diversas opções de chopes artesanais, bebidas e petiscos. Vários espaços gastronômicos temporários vão se unir aos bares e restaurantes tradicionais da cidade, oferecendo especialmente preparos únicos e sabores locais autênticos da cidade. 

Confira a programação de shows:

Dia 16 de agosto (sábado): Gui Tosin Experience, Orange Cab, Pão de Hambúrguer, Wes Ventura, Ricardo Maranhão Trio, Mr. Blues, Mudslide Blues, Hard Soul Combo e Lenhadores Trio. 

Dia 17 de agosto (domingo): Milk´n Blues, Fred Sunwalk, O Bando Rock & Blues e Adriano Grineberg, Lonesome Captain, Trudy Lynn & The Simi Brothers, Maracujinas, Dose In Blues Trio, Carine Luup Trio e Crooked Trio. 

As atividades são gratuitas, realizadas em palcos espalhados pela cidade. Para mais informações, acesse o perfil oficial do evento no Instagram: @morretesbluesfestival.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

20º Paranaguá Motos retorna com show nacional da banda Tihuana e programação cultural neste fim de semana

 



Está chegando o grande momento. Após um intervalo de seis anos, o tradicional Paranaguá Motos retorna em grande estilo. Em sua 20ª edição, o evento será realizado a partir desta sexta-feira, 1º, até domingo, 3 de agosto, na Praça de Eventos do Centro Histórico, e promete transformar a cidade no placo de um Encontro Internacional de Motociclistas. A expectativa é reunir grupos de todo o Brasil e de países vizinhos, celebrando a cultura sobre duas rodas com uma programação intensa e multicultural.

Idealizado pelo grupo Robalos Rebeldes, o evento faz parte do calendário oficial de festividades do município, que recentemente completou 377 anos. Mais do que uma celebração da cultura sobre duas rodas, o encontro é uma grande vitrine turística e cultural, com impacto direto na economia local, especialmente no comércio, na rede hoteleira e na gastronomia.

O prefeito Adriano Ramos destacou a importância da retomada do evento. “O Paranaguá Motos é de suma importância para a cultura e o turismo da nossa cidade, e é claro que a Prefeitura oferece total apoio aos organizadores. O município está de braços abertos para receber todos os visitantes”, disse.

A programação conta com dezenas de bandas locais e covers, além de uma grande atração nacional: a banda Tihuana, conhecida por hits como Tropa de Elite, Pula, Um de Cada Vez e Renata. O show acontece no sábado (2), às 22h.

Programação artística – Paranaguá Motos 2025

Sexta-feira – 1º de agosto

18:00 – Abertura

18:30 – Mitzrael

20:00 – Duca Sessions

21:30 – Fabinho Artista

23:00 – Geração Coca Cola

Sábado – 2 de agosto

11:00 – Menino J (J-A-Y)

13:00 – Olhar 43

15:00 – CPM 22 Cover

17:00 – Rota 407

19:00 – Violet

22:00 – Tihuana

Domingo – 3 de agosto

11:00 – Tomarock

12:30 – Cristal Schock

14:00 – Tio Brother

15:30 – City Devil’s

17:00 – Banda Echoz

18:00 – Encerramento

quarta-feira, 9 de julho de 2025

De 11 a 13 de julho, “Arraiá em Paranaguá” reúne quadrilha, projeção mapeada, música e dança

 

 

Unindo tecnologia, teatro e música, o espetáculo de projeção “Coração de São João” será apresentado nas paredes do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia UFPR (Créd. Parnaxx



De 11 a 13 de julho, “Arraiá em Paranaguá” reúne quadrilha, projeção mapeada, música e dança, com atrações para toda a família,
a partir das 18h, na Praça 29 de Julho/ Praça de Eventos Mário Roque, durante a programação da 13ª Festa da Tainha

Paranaguá já está em clima de festa! De 11 a 13 de julho, a cidade mãe do Paraná promove o “Arraiá em Paranaguá”, um evento gratuito repleto de atrações especiais para todas as idades. Com início a partir das 18h da sexta-feira, o evento, que faz parte da programação da 13ª Festa da Tainha, reúne apresentações culturais, teatro, dança e tecnologia cênica para celebrar as festas juninas de forma única na Praça 29 de julho, também conhecida como Praça de Eventos Mário Roque. 

Entre os destaques da programação, estão dois espetáculos que prometem encantar o público, sendo a irreverente “Quadrilha Desorganizada” e a emocionante projeção mapeada “Coração de São João”, que combina teatro, luz e música para contar histórias cheias de tradição.

Humor, trapalhadas e justiça: conheça a Quadrilha Desorganizada

A “Quadrilha Desorganizada” é uma encenação caipira com cerca de 30 minutos de duração, que apresenta humor, suspense e música típica em um clima de festa, danças e reviravoltas, prometendo arrancar risadas e aplausos do público. A trama gira em torno de Bob Cabra Márcio, um noivo ingênuo e apaixonado, que sonha em se casar com a encantadora Suzie Pistola. O que ele não sabe é que Suzie, junto com seu comparsa White Jack Daniels, arma um plano para arrancar seu dote. O que parecia ser um casamento do interior vira uma grande confusão quando surge uma narradora misteriosa — uma xerife infiltrada — que prepara uma armadilha para desmascarar os golpistas no altar.

"Coração de São João": poesia e emoção em projeção mapeada nas paredes do Museu

Unindo tecnologia, teatro e música, o espetáculo de projeção “Coração de São João” será apresentado nas paredes do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia UFPR. A história acompanha Maria e José, personagens enamorados que conduzem o público por lembranças, tradições e emoções que fazem parte das festas juninas brasileiras, com clássicos da música popular, projeções cênicas e poesia popular, convidando todos a dançar com a saudade, rir com o amor e celebrar a beleza de festejar juntos. 

Fandango Caiçara

Claro que o patrimônio imaterial do povo caiçara, o Fandango, não ficaria de fora do Arraiá em Paranaguá. Serão duas apresentações do Fandango Mandicuera, guiado pelo Mestre Aorelio Domingues, uma manifestação cultural que combina música, dança, poesia e festividade.


Confira a programação completa e os horários das apresentações: 

11/07 - Sexta-Feira

18h - Abertura
18h30 - Fandango Mandicuera
20h - Peça com projeção no Museu - Coração de São João

12/07 - Sábado

16h - Grupo de Fandango Mestre Eugenio
17h30 - Quadrilha Desorganizada
19h30 - Peça com projeção no Museu - Coração de São João

13/07 - Domingo

18h - Quadrilha Desorganizada
19h30 - Peça com projeção no Museu - Coração de São João


O “Arraiá em Paranaguá” é apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos e Grupo Fertipar, com apoio da Harbor Operadora Portuária, Terin Terminais Inteligentes, Master Operações Portuárias, Pasa - Paraná Operações Portuárias e Rocha Terminais Portuários e Logística. Toda a programação conta com acessibilidade, com intérprete de Libras e audiodescrição.

 

Serviço:
Arraiá em Paranaguá
Data: 11 a 13 de julho (sexta-feira a domingo)
Local: Praça 29 de julho / Praça de Eventos Mário Roque
Entrada Gratuita
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos e Grupo Fertipar
Apoio: Harbor Operadora Portuária, Terin Terminais Inteligentes, Master Operações Portuárias, Pasa - Paraná Operações Portuárias e Rocha Terminais Portuários e Logística

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Hahanaguá - Festival de Humor de Paranaguá, chega a sua 8ª edição com grandes nomes da comédia

 

Humoristas famosos na TV e na internet farão parte do Hahanaguá 2025, que ocorrerá em julho (Foto em alta em anexo. Créd. Reprodução)


Consolidado como um dos principais eventos culturais na cidade de Paranaguá, festival de humor apresenta, de 19 a 24 de julho,  grandes nomes do humor da televisão e da internet

A partir do dia 19 de julho, a cidade de Paranaguá recebe mais uma edição do Hahanaguá - Festival de Humor de Paranaguá, com stand-ups de comédia e espetáculos que pretendem levar o público parnanguara às gargalhadas durante as comemorações dos 377 anos do município. O festival chega em sua 8ª edição, em um oferecimento e uma forma de presente para à população pela Cattalini Terminais Marítimos, com realização do Ministério da Cultura. Os ingressos já estão disponíveis com valores a partir de R$25 (mais taxa adm), pelo site www.hahanagua.com.br


Neste ano, o Hahanaguá estará de casa nova, por conta das reformas do Teatro Rachel Costa, ocupando o Auditório da Isulpar - Instituto Superior do Litoral do Paraná, que fica na Rua João Eugênio, 534, no bairro Costeira.

Com seis dias de apresentações, a abertura ocorre no dia 19 de julho (sábado), a partir das 20 horas, com Chico Raiz, personagem criado pelo gaúcho Francisco Cechin, como um vendedor “raiz”, que promove em meio as gargalhadas da plateia, uma imersão nos “brique” de automóveis velhos. Com um humor de tom roceiro, hoje acumula mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, com sua camisa aberta no peito, corrente de ouro, óculos escuros estilo aviador, sapato de bico fino e uma cabeleira penteada com muito mais gel do que o bom-senso consideraria aceitável. Chico Raiz é um fenômeno na internet e um dos maiores e atuais personagens de humor do Brasil.

No dia 20 de julho (domingo), a partir das 19 horas, quem sobe ao palco do Hahanaguá é o Santo Fole. Personagem do humorista, cantor, dublador, gaiteiro e sanfoneiro Paulinho Pezak, o show é repleto de gírias tipicamente paranaenses e sulistas, além de memes que misturam conteúdos com a sanfona, entre piadas, músicas e contos típicos dos paranaenses. No Instagram, seu perfil já conta com mais de 1,8 milhão de seguidores e no Youtube mais de 168 mil inscritos. 

Já no dia 21 de julho (segunda-feira), a partir das 20 horas, é a vez de Arianna Nutt que, com sua autenticidade e um humor afiado, compartilha suas experiências pessoais, brincando com as transformações do corpo, da mente e até da paciência. Arianna já brilhou nos palcos e nas telas, passando por programas como Comedy Central, A Culpa é da Carlota, Isso é Muito Minha Vida (Globo) e Jogo dos Pontinhos (SBT). Foi campeã do FDP - Fight de Piadas no The Noite com Danilo Gentili e conquistou o público em festivais como Risadaria e Risorama.

No dia 22 de julho (terça-feira), a partir das 20 horas, a pedido do público nas redes sociais, retorna ao palco do Hahanaguá o fenômeno Nany People, que faz parte atualmente do elenco do “Vai Que Cola”, no Multishow, e do programa “Caldeirão com Mion”, da Rede Globo. Integrou diversos programas, como Programa Hebe, Xuxa Meneghel, Flash, A Praça é Nossa, Cante se Puder, entre outros, atuando também em grandes novelas como “O Sétimo Guardião” e “Quanto Mais Vida Melhor”, além de realities como Popstar e The Masked Singer Brasil, em que mostrou seu talento também como cantora, apresentando mais essa sua faceta ao grande público.

E no dia 23 de julho (quarta-feira), também a partir das 20 horas, é a vez de Gustavo Mendes, humorista e roteirista, que começou sua carreira com grande sucesso na internet satirizando a então presidente Dilma Rousseff. Destacou-se em programas humorísticos como Casseta & Planeta, Show do Tom, Zorra Total, Tá No Ar e Agora É Tarde, até chegar no Multishow, em que protagonizou os sitcom Treme Treme e Xilindró.

E finalizando o line-up do festival, sobe ao palco do auditório da Isulpar, no dia 24 de julho (quinta-feira), a partir das 20 horas, um dos maiores nomes do humor da atualidade, Victor Sarro. Ele, que começou a carreira ao lado de Fábio Porchat no Comédia em Pé, venceu o concurso O Mais Novo Talento do Humor do Brasil, no programa Tudo é Possível, da Record TV. Foi repórter e redator do programa Encontro com Fátima Bernardes e do Esquenta, com Regina Casé. Se destacou como roteirista e comediante do Altas Horas, do Vídeo Show e do Programa do Porchat. Em 2020 apresentou o programa Anitta Entrou no Grupo, ao lado da cantora Anitta, no Multishow, como também se tornou apresentador digital da segunda temporada de A Fazendo. Hoje faz parte do elenco do Programa Silvio Santos, sendo um dos jurados do Show de Calouros, com Patrícia Abravanel.

O Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá – é realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, em comemoração aos 377 anos de Paranaguá. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.hahanagua.com.br, com valor promocional solidário de R$25, mais taxa administrativa, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias em vulnerabilidade social e instituições filantrópicas de Paranaguá. Todos os espetáculos contam com intérpretes de Libras. Proibida a entrada de menores de 16 anos.

Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook.com/Hahanagua e pelo Instagram @hahanagua



Confira a programação do Hahanaguá 2025:


19/07 – 20h – Chico Raiz

20/07 – 19h – Santo Fole

21/07 – 20h – Arianna Nutt

22/07 – 20h – Nany People

23/07 – 20h – Gustavo Mendes

24/07 – 20h – Victor Sarro


Serviço:

Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá

Data: De 19 até 24 de julho
Local: Auditório da ISULPAR

(Rua João Eugênio, 534 - Costeira)

Valor: R$25 + taxa (com a doação de 1kg de alimento não perecível).

Confira a programação completa pelo site www.hahanagua.com.br

Necessário apresentação de documento com foto

Classificação: 16 anos

Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos

Todas as apresentações contam com intérprete de Libras.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Paranaguá realiza Feirão de Emprego com 80 vagas e serviços gratuitos

 



Paranaguá terá um Feirão de Emprego com 80 vagas disponíveis na próxima sexta-feira, 5 de julho, das 9h às 13h.

O evento será na Escola Municipal Professor João Rocha dos Santos, na Avenida Dona Julieta, nº 480, bairro Vila Garcia, e promete facilitar o acesso ao emprego para moradores da região.

Vagas, entrevistas e orientação no mesmo lugar

O feirão vai reunir empresas e candidatos no mesmo espaço, agilizando o processo seletivo. Quem comparecer poderá participar de entrevistas, conhecer as vagas disponíveis e ainda receber orientações para melhorar o currículo, se preparar para entrevistas e buscar qualificação profissional.

 

Além disso, haverá ações sociais e serviços gratuitos, voltados a quem deseja se recolocar no mercado ou conquistar o primeiro emprego.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho (SEMTRA) com o SINE e outras secretarias municipais, como as de Esporte e Cultura. A união de forças busca ampliar as chances de quem precisa de apoio para voltar ao mercado de trabalho.

 

 

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Santuário do Rocio sorteia Passat 77 de colecionador no Dia dos Pais

 



O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, lançou uma rifa especial para celebrar o Dia dos Pais em grande estilo. O prêmio é um verdadeiro clássico que vai atrair olhares até de quem ainda não é pai: um Passat ano 1977, em estado de colecionador.

A campanha tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção das obras sociais realizadas pelo Santuário. E participar é simples: basta adquirir a rifa por apenas R$ 10, na Secretaria do Santuário, durante as celebrações religiosas, ou ainda de forma prática pelo WhatsApp.

📲 Compre online pelo WhatsApp: (41) 3423-2020

Além de concorrer a um carro histórico, quem colabora com a rifa também contribui diretamente com projetos sociais que beneficiam centenas de pessoas atendidas pela instituição.

O sorteio será realizado no mês de agosto, em celebração ao Dia dos Pais. Segundo a organização, o modelo Passat 77 foi totalmente restaurado, preservando suas características originais — uma peça de coleção que promete emocionar os apaixonados por carros antigos.

Serviço:

Rifa do Dia dos Pais – Santuário do Rocio 🎁 Prêmio: Passat ano 1977 – veículo de colecionador 💰 Valor: R$ 10 📍 Onde comprar: Secretaria do Santuário, durante as missas ou pelo WhatsApp

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Cyro Matoso é homenageado em nome do prêmio da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná

 



Cineasta eternizou o litoral paranaense nas telas com obras autorais que combinam lendas, religiosidade e cultura caiçara, como o premiado filme lançado em 1975, “Aparição da Virgem do Rocio”.

 Até o dia 19 de junho, acontece o 14º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos eventos mais importantes da sétima arte no Brasil, reunindo uma programação com mais de 90 filmes de todo o mundo, com sessões em diferentes locais da capital paranaense. 

 O evento, que é um dos mais importantes da sétima arte no Brasil, apresenta, no dia 18 de junho, a cerimônia de premiação, reconhecendo produções em diversas categorias e valorizando talentos do cinema nacional e internacional. 

 Entre um dos prêmios da edição, está o Prêmio AVEC - PR, da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, que homenageia o cineasta Cyro Matoso. A premiação será concedida a um curta ou longa-metragem da Mostra Mirada Paranaense, um espaço que promove um panorama da produção audiovisual do Paraná, com um olhar dedicado a filmes de todo o estado.

 A homenagem no Prêmio AVEC - PR no festival simboliza a resistência e afeto pela cultura local, valorizando a estética artesanal e elencos locais adotados pelo cineasta, que transformou limitações em poesia visual. 

 Autodidata, o diretor e artista plástico radicado em Paranaguá, eternizou o litoral paranaense nas telas com obras autorais que combinam lendas, religiosidade e cultura caiçara. Seu primeiro filme, lançado em 1975, “Aparição da Virgem do Rocio”, foi premiado nacionalmente e sua jornada foi retratada no documentário de Bruno Costa, “CineMatoso” (2010). 

Os jurados do Prêmio AVEC - PR são a roteirista, diretora e artista audiovisual Bea Gerolin; a pesquisadora, produtora cultural e educadora, Cristiane Senn; e a programadora, diretora artística e curadora, Waleska Antunes. 

 

A Mostra Mirada Paranaense deste ano é composta por:  “Notas Sobre um Desterro” (Dir. Gustavo Castro | Brasil | 2025 | 80’); “A Mão Invisível” (Dir. Fernando Moreira | Brasil | 2024|16’); “Areia” (Dir. Ive Machado, Gustavo Ribeiro | BRasil | 2024 | 7’); “Bem Me Quer, Mal Me Quer” (Dir. Victoria Spitzner, Gabrielle Santana |Brasil| 2025| 14’); “Dança dos Vagalumes” (Dir. Maikon Nery | Brasil | 2025 | 25’); “Entre Sinais e Marés” (Dir. João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski |Brasil |2025|14’); “Fabulosas - Operação Aranha” (Dir. Th Fernandes, Lua Lambertti | Brasil | 2025 | 15’); “Guairacá” (Dir. Luan Rodrigues | Brasil | 2025 | 18’); e “Interior, Dia” (Dir. Luciano Carneiro, Paulo Abrão| Brasil | 2025|20’).

 

Para mais informações acesse o site oficial www.olhardecinema.com.br ou pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @olhardecinema, pelo Tik Tok @olhardecinemaX-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema

 

O 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Peróxidos do Brasil e Campari, patrocínio bronze da Mili, e apoio da Sanepar, Copel, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, Cine Guarani, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.


Serviço:
14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Ingressos: R$8 (meia-entrada), R$16 (inteira). Há também sessões gratuitas - consultar programação.
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
                            Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
                            Tik Tok: @olhardecinema,
                            X/Twitter: @Olhardecinema_
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú, Claro
Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Peróxidos do Brasil, Campari
Patrocínio Bronze: Mili
Apoio: Sanepar, Copel, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, Cine Guarani, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual

 

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Matinhos comemora aniversário de 58 anos com 7 dias de shows; veja agenda




A cidade de Matinhos, no litoral do Paraná, comemora o aniversário de 58 anos no dia 12 de junho. 


 município promoverá sete dias de programação, com início em 6 de junho (sexta-feira dia 6 de junho às 


22h – Munhoz & Mariano


  • 07 de junho (sábado), às 22h – US Agroboy

  • 08 de junho (domingo), às 19h – Bandas locais

  • 09 de junho (segunda-feira), às 21h – Rosa de Saron

  • 10 de junho (terça-feira), às 21h – Trazendo a Arca

  • 11 de junho (quarta-feira), às 22h – Marcos & Belutti

  • 12 de junho (quinta-feira), às 22h – Banda da Polícia Militar do Paraná



quinta-feira, 29 de maio de 2025

Hafla Sarau de danças árabes e ciganas

 Acontece neste sábado, 31, mais um grande acontecimento cultural em Paranaguá. Trata-se do Hafla, sarau de danças árabes e ciganas.

A professora Renata Cunha antecipa que tudo esta sendo preparado com muito carinho para o público. 

Data - 31 Maio 

Local - Estúdio de Dança Renarah - Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto  105 - Vila Itibere 

Valor - 15 reais antecipados.

Contato - 41 99803 7378



Estrela de 'Êta Mundo Melhor!', Jeniffer Nascimento canta 'Aura', novo single de Tommy Love

 Com vocais marcantes e presença de estrela, Jeniffer Nascimento empresta sua voz ao novo single do DJ e produtor Tommy Love. Intitulada “Aura”, a faixa une elementos do pop eletrônico com uma atmosfera intensa e vibrante, refletindo uma conexão profunda entre som, emoção e identidade artística. Conhecida por seu talento como atriz como protagonista de “Êta Mundo Melhor!” (Globo), Jennifer agora brilha também na música, trazendo ainda mais força à nova fase criativa de Tommy Love.



A colaboração nasceu do desejo de unir potência vocal e identidade sonora em uma faixa que fosse mais do que dançante — uma experiência sensorial. “Aura” transita entre o pop e o eletrônico com camadas sutis de emoção e intensidade, refletindo o amadurecimento musical de Tommy Love, que assina a produção com sua marca registrada de beats sofisticados e arranjos envolventes.

A parceria com Jeniffer Nascimento nasceu da vontade de encontrar uma voz fora do óbvio, capaz de traduzir a sensibilidade que a faixa pedia. “A Jeniffer foi a escolha perfeita. Além de ter uma voz incrível, ela se identificou com a letra e mergulhou de cabeça no projeto”, conta Tommy. A ponte entre os dois foi feita por Nikki Valentine, amiga de longa data dos artistas. “Mesmo com a agenda lotada, ela disse sim. E abraçou ‘Aura’ com o coração inteiro.”

Para Jennifer, a canção representa um novo espaço de expressão artística: “Eu sempre amei música eletrônica e, quando o Tommy me mandou a música, aceitei de cara! Não é segredo para ninguém que me acompanha que sou muito conectada às energias do universo. E, sempre que possível, amo usar a minha arte para transformar e curar. Acho que, principalmente quando canto, consigo alcançar esse objetivo no meu público. Então foi um prazer contribuir com essa música que ressoa comigo”, afirma a artista, que vem explorando cada vez mais sua versatilidade como cantora.

Com vocais poderosos, produção refinada e uma mensagem que ressoa além da pista, “Aura” é um convite à conexão — com a música, com a energia e com aquilo que nos move por dentro. Disponível em todas as plataformas digitais, o single sela uma parceria potente entre dois artistas em plena expansão e promete conquistar tanto os fãs da música pop quanto os apaixonados pela cena eletrônica nacional.

Sobre Tommy Love

Tommy Love é DJ e produtor há 21 anos. Mineiro e jornalista, começou a carreira de DJ no interior de São Paulo, em Bauru. Hoje, Tommy é um dos nomes mais influentes e respeitados na cena eletrônica LGBTQIA+ nacional e internacional. 

Desde 2010, quando se mudou para a capital paulista, Tommy definitivamente não conseguiu descansar! Esteve em mais de 70 cidades pelo mundo, em países como Brasil, Inglaterra, Austrália, França, Tailândia, Grécia, Canadá, Coréia do Sul, México, Paquistão, Vietnam e China, dentre outros.

Tommy é um verdadeiro hitmaker, com uma extensa cartela de sucessos emplacados na cena LGTBTQIA+ mundial, como “Beast” (com Wanessa Camargo), “Bate Leque”, “Hoje Tem!”, “Conga”, “Shake It Out” (com Alinne Rosa), "Buddha", "Libra", "Pisces (Feel The Music)”, “Do It” (com Nikki Valentine) e "Let's Go People". Hoje, praticamente todos os DJs tocam produções de Tommy Love em seus sets.

O primeiro single de Tommy foi lançado em 2007, a faixa "Confusion", que foi sucesso nos principais clubs da capital paulista. O sucesso de “Confusion” fez com que o DJ fosse considerado a revelação da cena em 2008. 

Presença certa nos principais festivais e eventos ao redor do mundo, como Alegria (New York City), Circuit Festival (Barcelona), XLSior Mykonos (Grécia), White Party Bangkok (Tailândia) e We Party (Madrid); Tommy Love é, no Brasil, headliner das festas mais disputadas do circuito, como Festa da Lili, San Island Weekend, Micareta Salvador e E*Joy Floripa.  

O segredo do sucesso: competência técnica, conhecimento musical e carisma. Seu estilo moderno, com linhas de percussão elaboradas através de seu feeling apurado e sua técnica invejável fazem de seus sets verdadeiras experiências sonoras.

Ao vivo, Tommy Love executa uma performance explosiva que não deixa ninguém parado: além de sua técnica com mixagens perfeitas, ele remixa e faz intervenções com acapellas e samples exclusivos. O resultado é um mix de produções impecáveis e improvisos ousados, capazes de provocar sensações inesquecíveis na pista.


segunda-feira, 26 de maio de 2025

Vem aí a 39ª Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes

 



A Prefeitura de Morretes tem o prazer de anunciar a programação oficial da 39ª edição da tradicional Festa Feira Agrícola e Artesanal, que acontece de 30 de maio a 8 de junho de 2025, no centro histórico da cidade. O evento, um dos mais importantes do calendário turístico e cultural do município, celebra a força da agricultura familiar, do artesanato local e da identidade morretense.

Neste ano, a Festa Feira contará com uma programação diversificada e gratuita, com mais de 60 atrações distribuídas entre o Coreto Cultural e o Palco Principal, contemplando música, dança, tradições populares e apresentações para toda a família.

Além da valorização dos artistas locais e regionais, a programação traz grandes nomes da música nacional, como Milionário & Moisés Rico e Munhoz & Mariano, prometendo movimentar o comércio, o turismo e fortalecer a economia criativa da cidade.

A Festa Feira é um símbolo de Morretes. Um evento que fortalece a cultura, movimenta a economia e valoriza nossa gente. Convidamos toda a população e turistas para vivenciar essa celebração única.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, 30 de Maio

Coreto
18h30 – Gralha Blues

Palco Principal
20h – Vinicius & Tayná
22h – Milionário & Moisés Rico

Sábado, 31 de Maio

Coreto
12h – Tukumã
15h – Ezequiel
18h – Choro à Capela

Palco Principal
20h – Rafa Marques
22h – Bora Rolê

Domingo, 1º de Junho

Coreto
12h – Pirão do Mesmo
15h – Coral Indígena
18h – Fandango Mandicuera

Palco Principal
20h – Manga Lee
22h – Ali & Ruan

Segunda-feira, 2 de Junho

Coreto
18h – Netinho Borges

Palco Principal
20h – Tribo Urbana
22h – Gaia Piá

Terça-feira, 3 de Junho

Coreto
18h – Contação de Histórias

Palco Principal
20h – DJ Pudim
22h – Eletroroots

Quarta-feira, 4 de Junho

Coreto
18h – Tribo Urbana

Palco Principal
20h – Davi Silva

Quinta-feira, 5 de Junho

Coreto
18h – Namastê

Palco Principal
20h – DJ Luana Dalla
22h – Munhoz & Mariano

Sexta-feira, 6 de Junho

Coreto
12h – Rodrigo Rocha*
18h – Bloco Rocio

Palco Principal
20h – Willian & Renan
22h – Talagaço

Sábado, 7 de Junho

Coreto
12h – Fuá da Serra
15h – Bloco Rocio
18h – Roda das Manas

Palco Principal
20h – DJ Luana Dalla
22h – Igor Brenaz

Domingo, 8 de Junho

Coreto
12h – Trio Mamulango
15h – Boi de Uma Mão
18h – Viola Afinada

Palco Principal
20h – DJ Pudim
22h – Delorean

A realização da Festa Feira 2025 conta com apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria Estadual do Turismo, e com o maior patrocínio da história do evento: R$ 500 mil destinados exclusivamente à festa. O recurso permitiu a contratação de grandes atrações com economia de quase R$ 300 mil para os cofres municipais em comparação à edição anterior.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Morretes e fique por dentro de todas as novidades.

Matinhos celebra 58 anos com megafesta e shows nacionais

 



O município de Matinhos comemora 58 anos de emancipação no próximo dia 12 de junho, e para celebrar a data, a cidade preparou sete dias de festa com uma programação repleta de atrações para todos os públicos.

O evento acontece na Rotatória de Matinhos, com estrutura especial, praça de alimentação e shows nacionais que prometem movimentar o litoral paranaense.

A celebração começa no dia 6 de junho (sexta-feira) e segue até o dia 12 (quinta-feira), data oficial do aniversário da cidade. Entre os destaques da programação estão nomes consagrados da música nacional como Munhoz & Mariano, US Agroboy, Rosa de Saron, Trazendo a Arca e Marcos & Belutti.

Além disso, bandas locais e a Banda da Polícia Militar do Paraná também marcam presença na festa, valorizando os talentos regionais.

Programação de shows:

06/06 (Sex) – Munhoz & Mariano

07/06 (Sáb) – US Agroboy

08/06 (Dom) – Bandas Locais

09/06 (Seg) – Rosa de Saron

10/06 (Ter) – Trazendo a Arca

11/06 (Qua) – Marcos & Belutti

12/06 (Qui) – Banda da Polícia Militar do Paraná

Bonde do Forró será a atração principal do Arraiá Caiçara 2025 em Pontal do Paraná




Entre os dias 26 e 29, o município realiza a quarta edição do Arraiá Caiçara, um evento com música, dança, comidas típicas e participação da comunidade escolar.

A principal novidade deste ano é o show da banda nacional Bonde do Forró, que se apresenta na noite do dia 28. A programação completa será divulgada em breve nos canais oficiais da Prefeitura.

O Arraiá Caiçara será realizado no Centro de Eventos do Balneário Marissol e vai reunir moradores e visitantes em quatro dias de atividades culturais e convivência entre diferentes setores da comunidade. Escolas municipais, projetos sociais, comerciantes locais e grupos artísticos integram a programação.

As barracas típicas, organizadas pelas escolas em parceria com as APMFs, vão oferecer alimentos e brincadeiras. Toda a renda obtida será destinada diretamente às unidades de ensino, contribuindo para a aquisição de materiais, equipamentos e a realização de atividades pedagógicas.

Durante o fim de semana, alunos e integrantes de projetos sociais também se apresentarão nos palcos do evento. No domingo, será realizado o tradicional churrasco preparado pela equipe do Santuário São José. A renda será utilizada nas ações desenvolvidas pela paróquia.

O prefeito Rudão Gimenes destaca a importância do evento para o município. “A festa movimenta a economia local, reúne as famílias e valoriza as tradições. É um trabalho em conjunto que faz a diferença para Pontal do Paraná.”

 


quinta-feira, 22 de maio de 2025

Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico está cadastrando artesãos para feiras e eventos de Paranaguá

 



A Prefeitura de Paranaguá, pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (Secultur) informa que segue o cadastramento dos artesãos que desejam vender seus produtos nas feiras e demais eventos no município.

Os artesãos que residem na cidade e estiverem interessados, devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Secultur, que fica sediada na Casa Elfrida Lobo, na Rua Doutor Leocádio, esquina com a Rua Fernando Simas, no Centro Histórico de Paranaguá. O artesão deve levar uma amostra dos seus produtos para a equipe responsável.

Segundo o secretário da Secultur, Ivan Lapolli Filho, “o prefeito Adriano Ramos pediu para atender o maior número possível de pessoas que visam trabalhar nas feiras e demais eventos organizados pela Prefeitura de Paranaguá. Desde estão, intensificamos os trabalhos e temos realizado os atendimentos com todo carinho e atenção.”

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Projeto “Ler Para Crescer” incentiva leitura e solidariedade em Paranaguá

 



Alunos do 1º ano de Letras da UNESPAR promovem campanha de doação de livros infantis para crianças de escolas, hospitais e abrigos da região. Está sendo feita uma campanha de arrecadação que segue até o dia 30 de maio

Com o objetivo de promover a leitura entre crianças, alunos do 1º ano do curso de Letras – Português da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranaguá, estão desenvolvendo uma ação de extensão que une educação, cultura e solidariedade.

Intitulado “Ler Para Crescer”, o projeto visa levar literatura e doar livros infantis para crianças do Ensino Fundamental I em escolas municipais, hospitais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), abrigos e outros espaços sociais.

A campanha de arrecadação de livros segue até o dia 30 de maio, e toda a comunidade está convidada a participar. As doações podem ser feitas diretamente na sede da universidade.

A iniciativa surgiu durante as aulas da disciplina de Tópicos em Educação e Cultura e é coordenada pelo professor Diego Luiz Miiller Fascina, doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Segundo os idealizadores, a ação busca combater a defasagem no acesso à literatura enfrentada por muitas crianças. 

Além de estimular o hábito da leitura, o projeto reforça o papel da universidade como agente de transformação social, aproximando o meio acadêmico da comunidade local.

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Paranaguá Endereço: R. Comendador Correia Júnior, 117

Telefone: (41) 3189-2300

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Paranaguá reforça seu potencial turístico religioso com instalação de letreiro no Santuário do Rocio

 



A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a empresa CBL S.A, entregou à população na noite desta sexta-feira (9), um novo atrativo no Santuário do Rocio: o letreiro turístico com o tema "Eu Amo Nossa Senhora do Rocio". A iniciativa visa destacar as riquezas e atrativos do turismo religioso na cidade.

O letreiro, instalado no pátio em frente à Igreja, é resultado de um compromisso do prefeito Adriano Ramos com o respeito e a igualdade entre todas as religiões. Segundo o prefeito, “Paranaguá é de todos, e em todos os sentidos. Ela é dos católicos, dos evangélicos, é de todas as demais religiões que nós respeitamos”. A ação busca valorizar o local e convidar moradores e visitantes a celebrarem a padroeira, Mãe do Paraná.

A vice-prefeita Fabiana Parro destacou a importância do projeto para fortalecer o sentimento de pertencimento da cidade com sua história religiosa. “É, de suma importância esse olhar para o santuário. O turismo religioso é algo que Paranaguá tem e que precisa ser cada vez mais explorado. Então essa iniciativa faz com que o turista leve mais uma recordação do Santuário e da Nossa Senhora do Rocio”, comentou.

O reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, também celebrou a iniciativa. “Estou feliz com esse presente que a Prefeitura está dando ao Santuário do Rocio, porque cada lugar a mais que a gente coloca aqui na praça para atrair o turista. É uma oportunidade a mais para ele levar uma lembrança, hoje em dia se fala muito dos lugares que são ‘Instagramáveis’ e esse aqui com certeza vai ser um desses, leva a nossa tradição, nosso santuário de recordação. Eu estou muito contente com esse presente”, destacou.

Representando o Legislativo Municipal, o presidente da Câmara de Paranaguá, Dr. Adalberto Araujo, reforçou a importância da ação. “Eu penso que além de embelezar o lugar, tornar este verdadeiro cartão postal ainda mais bonito, ele vem fechar justamente este modo de enxergar as religiões que também é compartilhado, ou preconizado pelo próprio prefeito Adriano Ramos, no sentido de incluir, né, de ser uma Paranaguá de todos”, afirmou.

Os letreiros turísticos, cada vez mais presentes em cidades ao redor do mundo, representam uma interação entre moradores e visitantes, contribuindo para a valorização do espaço urbano e do turismo local.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

MIS-PR promove exibição de curta e roda de conversa sobre Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

 



O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove no dia 24 (próxima quinta-feira), das 14h às 16h, uma roda de diálogo e exibição de curta-metragem sobre a trajetória da icônica dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. A atividade é gratuita, aberta ao público e com vagas limitadas a 20 participantes. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponível AQUI

Museus do Estado vão funcionar normalmente na Páscoa e Tiradentes; veja a agenda

Reconhecidos nacionalmente pela canção "Mocinhas da Cidade", que atravessou gerações, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela iniciaram sua história juntos na Rádio Clube Paranaense, em 1937. Dois anos depois, casaram-se e seguiram carreira lado a lado. Em 1959, lançaram seu primeiro disco, com as faixas "Mocinhas da Cidade" e "Paranaguá", ambas compostas por Nhô Belarmino.

G2 celebra 25 anos com um espetáculo inédito sobre um sujeito que não aproveita a vida

Para celebrar essa trajetória marcante, o evento propõe uma roda de conversa acompanhada de apreciação musical, resgatando memórias e sons que fazem parte da rica identidade cultural do Paraná. A programação contará também com a exibição de um curta-metragem em película, parte do acervo histórico do MIS-PR.

Serviço:

Nhô Belarmino e Nhá Gabriela: diálogos e memórias

Data: 24/04 (quinta-feira)

Horário: 14h às 16h

Entrada gratuita - público livre

Vagas: 20

Inscrições neste link.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba

Mais informações: educativomis@seec.pr.gov.br

domingo, 27 de abril de 2025

Arca, festival de cultura popular, enche as Ruínas de São Francisco, em Curitiba

 

Associação Mandicuera foi uma das atrações 


As Ruínas de São Francisco, em Curitiba, foram tomadas na tarde deste domingo (27 de abril) e ficaram lotadas. É que aconteceu hoje o ARCA – Festival de Cultura Popular, evento promovido pela Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional, Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS).

Rua XV fica movimentada com programações do Domingo no Centro; veja as fotos

Ao longo de todo o dia foi promovida uma programação rica de trocas de saberes entre mestres e artistas de cultura popular de todo o Brasil. Os pernambucanos Maciel Salu e Adiel Luna foram algumas das atrações, juntamente com os grupos locais Maracatu Aroreira, Mandicuera, Bloco Pretinhosidade e Garibaldis e Sacis. Ao todo, foram mais de 8 horas de músicas, contações de histórias, frevo, maracatu, carnaval, fandango resultando em uma grande festa da cultura popular.

ARCA: um intercâmbio entre artistas

“Entre os vários projetos de fomento à cultura popular que a Associação do Garibaldis e Sacis vêm realizando, o Festival é um deles. Queremos todo ano fazer esse intercâmbio entre artistas da cultura popular do país. De forma gratuita, o público poderá ter acesso a diferentes manifestações artísticas,” explica Marcel Cruz, presidente da ARCAEAGS.

O nome do Festival “Arca” é uma menção ao nome da Associação realizadora, ARCAEAGS, e também faz menção ao objetivo que é o de reunir as mais variadas expressões artísticas e como em uma viagem fazer este intercâmbio de saberes da cultura popular.

Este evento é fruto da emenda parlamentar de autoria do deputado federal Tadeu Veneri ao Ministério da Cultura (MINC). Tem também o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, da Sanepar e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) via Departamento de Comunicação (Decom).

Confira a programação do ARCA Festival de Cultura Popular

14h – Abertura
14h15 – Maracatu Aroeira
14h45 – Contação de histórias com Carlos Daitschman
15h – Grupo Afropretinhosidade
15h40 – Contação de História com Alessandro Nascimento
16h – Bloco Garibaldis e Sacis
16h40 – Contação de história com Humberto Soares
17h – Grupo Mandicuera
17h40 – Contação de história com Kátia Horn
18h – Show de Adiel Luna
19h – Show de Maciel Salu e grupo

 

RCA Festival de Cultura Popular
Data: 27 de abril de 2025
Local: Ruínas de São Francisco
Horário – das 14h às 21h
Realização: Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional, Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS


Fonte: 

Arca, festival de cultura popular, enche as Ruínas de São Francisco, em Curitiba - Bem Paraná

terça-feira, 22 de abril de 2025

Reunião define mutirão para a pintura da ponte da Ilha dos Valadares

 



Na quinta-feira, 1º de maio, será dia de revitalizar, pela arte, mais um espaço público da cidade, a ponte da Ilha dos Valadares. A ação será colocada em prática pelo projeto Paranaguá Mais Cores, idealizado em 2019. A iniciativa é conhecida por democratizar a cultura caiçara, por meio da arte urbana e já resultou na criação de painéis espalhados pelos quatro cantos do município.

Esta será a terceira ação de pintura do ano e desta vez, contemplou um espaço que tem décadas de história e conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico (Secultur) e apoio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Serviços Urbanos (Semsu), Segurança, (Semseg) e Secretaria da Ilha dos Valadares (Serval) 

O secretário da Secultur, Ivan Lapolli Filho, destaca a importância da parceria para deixar o espaço mais bonito. “Parabenizo o Giovanni e toda a equipe do projeto por essa parceria com a prefeitura, assim como as pessoas que interagiram nos outros espaços e que, com certeza, contribuirão para trazer mais vida para esse local. É uma felicidade ver que Paranaguá está sendo resgatada”, disse o secretário.

De acordo com o advogado e um dos artistas idealizadores do projeto, Giovanni Negromonte (Gio Negromonte), o convite para participar do mutirão de pintura é muito importante e uma oportunidade para o fortalecimento da cultura e ampliação do acesso à arte em Paranaguá. “Fiquei muito feliz com os mutirões que já aconteceram e com a quantidade de pessoas que participaram. As ações foram muito lindas e essa também será. A nossa intenção é pintar novos lugares, pois há mais espaços na cidade que precisam ser coloridos”, concluiu Giovanni.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Filme premiado será exibido em celebração ao mês indígena

 



Nesta quinta-feira (17) inicia em Paranaguá a exibição do filme “Eskawata Kayawai - O Espírito da Transformação” em celebração ao mês indígena e a Prefeitura, pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico (Secultur), apoia o evento. O filme é resultado de um projeto de sete anos, com produção curitibana da Bem-te-vi Produções, dos diretores Lara Jacoski e Patrick Belem. As gravações aconteceram na floresta amazônica acreana, em colaboração com o povo originário Huni Kuin.

O filme que permanece fora das plataformas públicas é uma oportunidade única para assistir e escutar as histórias que serão compartilhadas pelos diretores e, em algumas sessões, por lideranças indígenas da região. De acordo com a equipe de produção, após circular por dois anos em festivais — sendo selecionado em 33 deles, 16 países e recebendo 12 prêmios.

O evento é gratuito, mas receberá doações de 1kg de alimento não perecível, que serão destinadas para as aldeias. Acesse:http://www.instagram.com/eskawatafilm

Programação:

-17/04 (quinta) – Ilha do Mel - Praia do Trapiche
-19/04 (sábado) – Ilha da Cotinga - Aldeia Tekoa Takuaty com Ju Kerexu Guarani Mbya
-22/04 (terça) – Curitiba - Espaço da Arte com Jovina Kaingang
-24/04 (quinta) – Paranaguá - Estação Ferroviária

Informações sobre as exibições:

18h30 – Abertura das portas
19h30 – Início do filme
20h30 – Conversa com convidados

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Very Good realiza 25ª Festa de Páscoa neste domingo


 


São duas décadas e meia de atividades sociais transformando vidas em Paranaguá. Assim pode ser resumida a história do Grupo Very Good que neste domingo, dia 13, realiza a 25ª festividade de Páscoa.

De acordo com Ricardo Godoy, responsável pelas atividades culturais do grupo, esta ação promete ser uma das maiores já realizadas. “O evento é organizado para 600 crianças, filhos dos selecionadores de materiais recicláveis e outras crianças da comunidade”, antecipa.

O evento será aberto às 14h e já vem sendo aguardado com expectativa pela comunidade. “Serão distribuídos kits com chocolate, lanche cachorro quente, refrigerante, pipoca e picolé. Vai ter doação de roupas e sapatos usados, apresentação do Reciclildo da Paz, apresentação da cantora Lucélia Salgado, Eidi Ribeiro e muita música e dança”, conta Ricardo que realiza o evento juntamente com sua mãe, Daisy Godoy.

Os kits de chocolates vão ser doados pela parceria com a Portos do Paraná. “Estamos tentando arrumar doações  de algumas cestas básicas, mas ainda não é cer




teza das cestas. Mas estamos trabalhando para isso porque é algo que nos motiva a continuar”, finaliza.

As atividades de Páscoa continuam no domingo, 20 de abril com  uma visita ao Hospital Regional, algo que também ocorre há 25 anos, desde quando existia o antigo Hospital Infantil. “Eles ficam felizes e nós ficam ainda mais porque recebemos algo de mais valioso que é o carinho destas famílias trabalhadores. Isso não tem preço” aponta Daisy.