Pesquise no blog

domingo, 27 de setembro de 2020

Vídeo resgata história dos irmãos Rebouças

A saga dos primeiros engenheiros negros do Brasil faz parte do ‘Cultura na Rede’


 Os irmãos Rebouças ficaram famosos ao atuarem na estrade ferro que liga o litoral à Curitiba 


Na semana passada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo adicionou mais seis vídeos no canal do YouTube Cultura na Rede. Um dos trabalhos que vem ganhando repercussão aborda história dos Irmãos Rebouças (André e Antônio), negros que se destacaram numa sociedade escravocrata.

Toda a produção do vídeo é assinada por Breno Oberdan e Joice Cardoso, que pesquisaram e fizeram o roteiro, atuaram e dirigiram.   Em 30 minutos eles contam a saga dos Irmãos Rebouças, os quais foram os primeiros engenheiros negros do Brasil.

 De acordo com o ator Breno Oberdan que participa do vídeo interpretando a vida dos ilustres irmãos, o foco primordial do projeto é a importância de André Rebouças para o movimento negro na época. “Ele tinha como principal objetivo a abolição da escravidão, visamos também a notoriedade de seus projetos para a economia de Paranaguá após a construção da ferroviária Paranaguá-Antonina-Curitiba”, explica.

Caracterizado, Breno Oberdan fez cenas no local onde os irmãos atuaram

Os irmãos André e Antônio Rebouças nasceram em 1838 e 1839 e faleceram em 1898 e 1874, respectivamente. São naturais de Cachoeira, na Bahia, ainda na infância mudaram-se com a família para o Rio de Janeiro por motivos políticos e profissionais de seu pai. “Uma década mais tarde ingressaram na escola militar onde teriam um estudo de qualidade e público, formando-se engenheiros e se tornando os primeiros engenheiros negros do Brasil. Depois de formados foram para a Europa para complementar o estudo e quando retornaram para o Brasil ficaram responsáveis pelas fortalezas do Sul do país onde se encantaram pela fortaleza da Ilha do Mel”, explica Oberdan.

O vídeo inicia com Joice Cardoso falando sobre o nascimento dos irmãos e a vinda para o Rio de janeiro. Em ordem cronológica a história vai sendo narrada, destacando a resistência que sofreram durante os estudos por terem vivido numa época que ainda havia escravidão.

Caracterizado, Oberdan fez cenas no local onde os irmãos atuaram na finalização da estrada de ferro, uma das maiores obras da engenharia férrea mundial. O vídeo é uma viagem no passado e poderá ser utilizado nos  estabelecimentos de ensino, nas aulas de história, pois são citados vários fatos, como a Guerra do Paraguai e ainda são declamados versos de Machado de Assis. “A conclusão desse trabalho foi gratificante, pois nos dedicamos bastante para alcançar esse resultado”, finaliza.   


Confira: 



3 comentários:

  1. Parabéns Joice Cardoso e Breno Oberdam, ficou muito bacana o trabalho de vocês! Nós do IHGP ficamos honrados por ter de uma maneira singela, contribuído para o vosso sucesso. Que venham outros trabalhos em nome da cultura parnanguara. Abraço! AlmirSS/IHGP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. logo estarão saindo novos trabalhos sobre a história e cultura parnanguara!

      Excluir