Pesquise no blog

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Músicos fazem live durante quarentena



 Em período de quarentena ocorrido por causa da Pandemia do Covid-19, muitos músicos estão se reencontrando com o público através das lives que são transmitidas pelas redes sociais. O gesto ameniza a solidão e espanta a saudade, mostrando o amor que os músicos têm por seu trabalho e pelo público. Uma das primeiras lives foi realizada no dia 20 de março pelo músico Marcelo Reis, ganhando bastante repercussão.

Diversos shows foram cancelados por conta da pandemia,  forçando as pessoas a ficarem em casa. Mesmo assim, os artistas têm se unido e realizando apresentações online reforçando a corrente solidária.

Para a professora e artista Carla Chuchene, a atitude dos músicos é de tirar o chapéu. 

“Vou falar a real. Se os músicos de Paranaguá continuarem a fazer essas lives ‘fantásticas’ como o Aroldo Amer fez ontem, não me importo de ficar em casa. Vamos passar o chapéu né, cover de bar em conta. Se todos da live transferirem o cover...ta no lucro do que a gente gasta quando sai. Estudar música não é tão simples quanto acham, valorizem o músico, incentivem e valorize o músico da sua cidade”, apontou.

Marcelo Reis


De acordo com Marcelo Reis, o momento é bíblico. “Esse tempo o qual tenho certeza que é um tempo já anunciado na sagrada escritura, vai ser de solidariedade, resiliência, mas também de escolhas. E essas mesmas vão nos ensinar muito. Principalmente quanto as nossas amizades e vínculos”, apontou.

Inspirado, o cantor compôs a canção ‘Tempos de Glória’ que retrata o atual momento, estabelecendo uma reflexão. Parte da letra diz: 

“Vai contemplar a vida, brincar com os animais. Fazer chamada ao vivo pra falar com os seus pais. Mostrar a eles que seus netos estão bem, e que essa correria louca vai muito além. Do que correr atrás de grana pra conseguir bens, isso não é alento pro coração de ninguém”.

Arrecadação de alimentos



Quem também tem feito lives é o cantor Thiago Lemes (Indisplicente). Todas as quartas-feiras ele tem um encontro marcado com seu público às 20h em sua pagina no facebook. Na live, ele também indica e divulga alguns postos de arrecadação de alimentos que estão sendo realizados em Pontal do Paraná, Matinhos e outras cidades, para ajudar famílias que estão precisando. 

“E assim sucessivamente e provavelmente algumas lives só para divulgar as arrecadações em outros dias aleatórios e chamar atenção para essa causa. Se alguém tiver sugestões e ideias para auxiliar a essas famílias, entre em contato comigo. Vamos movimentar uma corrente do bem”, destaca.   

Live in Quarentena



Outra iniciativa no período de quarentena veio dos músicos Leonardo Praieiro Gomes e Aroldo Amer. “Em alto estilo, damos início ao projeto "Live in Quarentena”, onde artistas, mesmo que distantes fisicamente, unem esforços para trazer mais alegria e entretenimento para todos neste momento de quarentena”, ressaltou Leonardo. A estreia ficou por conta da participação do músico Aroldo Amer.

Hangar


Nesta quarta-feira, 1º, a partir das 20h30, acontece a estreia de um projeto que mesmo antes de começar vem ganhando elogios. A iniciativa é do Theo Frazetto, proprietário do Hangar, estabelecimento que é o ponto de encontro da galera que curte música ao vivo no fim de semana, principalmente o rock, e nos últimos dias tem atuado também com delivery de lanches (burges com nomes de bandas).

Ele reforça o aviso: “É hoje galera, Aroldo Amer fará uma live diretamente do Hangar, e parte da renda do delivery será convertida em cachê. Todas as quartas-feiras teremos algum artista em nosso palco, que viva exclusivamente da música para trazer um pouquinho de alegria num momento tão pesado. Foi a única forma que encontramos para dar uma força aos nossos músicos, não é tudo que eles merecem, mas é oque podemos fazer nesse momento”, apontou.

Igor Brenaz


O cantor e compositor Igor Brenaz também esta realizando lives nas redes sociais. Nesta semana ele cantou a música girassol e escreveu a mensagem: “Que eu seja todo dia como um girassol, de costas pro escuro e de frente pra luz, precisamos de muita fé e força neste momento, agradeça a Deus todos os dias! Logo vai passar”.

De acordo com Igor as lives são uma forma de amenizar a ansiedade e a angustia que surge nesse momento. 

“As pessoas já estão em casa, não podendo sair e se divertir,  o que mais a gente quer é levar música e alegria pra elas, as lives são uma maneira da gente se conectar com nosso público sem sair de casa. Tá sendo muito divertido e diferente ao mesmo tempo, esse momento é para nos reinventarmos em todos os sentidos da vida”, frisou.

Vinicius e Thayná



Uma das duplas que mais se apresenta no litoral, Vinicius e Thayná, tem alcançado mais de 4 mil visualizações nas lives. Em um cenário que remete ao estilo musical da dupla (campeiro), eles cantam e interagem com o público. 

“Estamos transmitindo diretamente de nossa fanpage! Muita moda boa e um bate papo gostoso! Fiquem ligadinhos com a gente”, destaca a Thayna Dias.

Sambatuka


Muitos grupos e cantores também estão aderindo as lives que  estão se popularizando e ‘aliviando as tensões’. O grupo Sambatuka também mostrou seu trabalho ao vivo na semana passada ganhando a audiência de mil internautas. 

“Deus abençoe que logo isso acabe, para que possamos trazer alegria da música pra vocês todos. Um forte abraço e se cuidem”, avisou o vocalista Tuca.

Um comentário:

  1. Muito legal Christian, você enfatizar essa situação dos nossos artistas locais. O momento é de solidariedade entre todos. Ajudar o delivery, pequenos comerciantes e contribuir com cachê nas lives sim. Esses dias mostrei ao Leonardo um projeto dos músicos de Curitiba, que tem uma espécie de vaquinha virtual.
    Mas o mais importante é que depois que tudo isso passar, devemos prestigiar os nossos músicos locais, em suas apresentações em bares da cidade. A iniciativa deles em nos "divertir" em casa é nobre e requer nossos respeito e consideração eternamente.

    ResponderExcluir