Pesquise no blog

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Terreiro de Umbanda das Matas: 11 anos lutando contra a intolerância religiosa

 


Comemoração dos 11 anos do Terreiro de Umbanda das Matas – T.U.M. , em Morretes-PR

Na luta pelo reconhecimento e contra a intolerância religiosa

 

O terreiro de Umbanda das Matas - T.U.M., localizado em Morretes-PR, comemorou no último 30 de maio, 11 anos de atuação. Com atividades religiosas ininterruptas.

Na luta contra a intolerância religiosa, sabemos que o desconhecimento gera a desinformação e o preconceito. Na carta magna da República,  Constituição Federal, em seu Artigo 5, inc. VI, é clara em prever a liberdade de culto ou crença religiosa, e com esse fundamento o TUM espera levar informação e conhecimento, pois acredita que a informação é a  principal ferramenta contra a intolerância religiosa. O respeito é um direito, e não um favor.

A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs; porém, sem ser definida por eles. Formada no início do século XX, no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo, segundo seu anunciador,  Pai Zélio Fernandino de Moraes, o qual pediu que lembrássemos que a Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade e que a humildade é a forma mais sublime da prática do Evangelho do Cristo. Portanto, deve- se praticar o Amor ao próximo. Este pensamento é, em si, o que melhor o descreve!


Os locais para as realizações das cerimônias da Umbanda, podem ser  chamados de  Casa, Centro e/ou Terreiro. São feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza: em rios, cachoeiras ou na praia. Essas cerimônias são presididas por um “Pai”( Babalorixá) ou “Mãe”(Ialorixá),sacerdote ( Isa)  que dirige os ritos e responde pela  casa.

O Terreiro de Umbanda das Matas (T.U.M.) por sua vez é dirigido pela Mãe de  Santo, Mãe Vivi de Oxum. O mesmo foi fundado em 30 de maio de 2010, localizado em Morretes-PR, pregando os fundamentos primordiais da religião, não sendo cobrados por nenhum atendimento ou trabalho e não fazendo nenhum tipo de sacrifício animal.

Praticar a Umbanda com respeito ao indivíduo e a todos os seres, preservando  a natureza, não degradando  ou poluindo o Meio Ambiente.


As atividades do TUM estão suspensas, decorrente ao atual momento da pandemia devido ao  COVID-19. No entanto, fora essa condição atípica, os membros se reúnem uma vez por semana para atendimento ao público, e uma vez ao mês para atendimento direcionado ao tratamento de saúde do corpo físico, mental e espiritual:  conhecido como Trabalho de Leito, com direcionamento específico para o atendimento dos males físicos e mentais.

 

Mais informações:

Whatsapp: (41) 991161634

Rede social: https://www.facebook.com/terreirodeumbandadasmatas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário