Pesquise no blog

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Artistas do litoral abrem a exposição virtual “Entre Olhares”


 Obras de  Andre Serafim, Antonio Temporão, Beni Moura e Marcel Fernandes podem ser apreciadas a partir desta sexta-feira, 25. A coletiva será aberta às 19h30 com live no Instagram da Galeria Virtual da Maré. Instagram@accultural

  

Mensagem da coletiva (Beni Moura)

Vinicius de Moraes dizia: “A gente não faz amigos, reconhece-os”.

Tivemos a sorte de nos encontrarmos e sermos amigos tão especiais uns para os outros. Nos encontramos na arte, numa busca incessante pelo conhecimento, num universo tão vasto e ao mesmo tempo tão íntimo e pessoal. 

Nos conhecemos no início dos anos de 1990 e realizamos inicialmente, algumas exposições coletivas com a APAV-Associação Parnanguara de Artes Visuais e o Grupo Cromusazul com vários artistas, mas, entre nós (Andre, Bení e Temporão) sempre tinha aquela conexão incrível, a conversa era fácil e acompanhada de muitas e boas risadas.

Assim, nasceu de maneira natural e espontânea, o desejo de realizarmos exposições como um coletivo. Convidamos João Henrique do Amaral para ser o curador das exposições. Em 1998, realizamos a primeira exposição conjunta na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá - “ A Ordem Oculta” que posteriormente, em 2000 foi apresentada em São Paulo. Em 2000 realizamos a exposição “Percepção e Sutileza” no Museu Paranaense em Curitiba; 2007 “O Vazio que Dói” no SESC-Paranaguá e nessa exposição Marcel Fernandes passa a integrar o coletivo; 2008 “Expressões Contemporâneas” na Casa do Brasil em Madri na Espanha; 2016 “Ícaro e o Labirinto” no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, sem a presença do querido amigo Antonio Temporão que faleceu em 2012.

A mostra “Entre Olhares” é mais uma viagem destes artistas, que mesmo em tempo difíceis, reinventam e renovam o modo de olhar e compartilhar a arte que elaboram com o seu público.      

Somos gratos, por nos encontramos na vida e na arte, por não estarmos sozinhos ao enfrentarmos os grandes desafios e podermos nos apoiar mutualmente e compartilhar momentos especiais.

A nossa amizade foi sempre muito especial!

Bení Moura - Maio de 2021

 

Beni Moura participa com a instalação de objetos escultóricos - 7 VIRTUDES.

A instalação 7 Virtudes foi exposta no Memorial de Curitiba na Sala Paranaguá em 2006. Os sete objetos: Caridade, Esperança, Temperança, Justiça, Fé, Fortaleza e Prudência foram realizados com terra, tecido com estrutura de ferro e cola como aglutinante. A obra é uma construção estética, que reflete a condição humana e a sua fragilidade de estar no mundo e a sua busca pelo equilíbrio entre, seguir o caminho do bem, da ética e as constantes tentações encontradas nessa jornada, tendo, como inspiração o poema épico escrito por Dante Alighieri na obra “A Divina Comédia”. 


  Obra - Fortaleza. Terra, cola, tecido e ferro. 0,50 x 0,90 cm


Nenhum comentário:

Postar um comentário