À margem do Rio Itiberê (ou Taguaré, como também era conhecido) estavam edificados a cidade de Paranaguá e seu primeiro Porto, com um cais iniciado por volta de 1760.
Cecília Westphalen (1998) destaca que, entre 1826 e 1850, um novo cais foi construído por comerciantes ervateiros (em frente à alfandega, antigo Colégio dos Jesuítas e atual Museu).
O constante processo de assoreamento do Rio Itiberê fez com que, em 1855, o
carregamento portuário fosse realizado através de lanchas e canoas que
transportavam as mercadorias até o ancoradouro da Ilha da Cotinga.
A solução para o problema portuário de Paranaguá foi proposta pela Câmara
Municipal em 1866, quando indicaram a Enseada do Gato como o local onde deveria
ser construído o novo Porto.
Na foto abaixo (s/d), o carregamento está sendo realizado na Rua da Praia
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A baía de Paranaguá, ao longo do século 16, foi uma das
principais portas para europeus, que iniciavam a ocupação do atual território
paranaense. Se no passado o local exerceu importante papel para a chegada dos
primeiros “homens brancos” na região, é nessa mesma baía que quatro séculos
depois encontra-se um dos principais portos do Brasil, o de Paranaguá. (Gazeta
do Povo 13/03/2015)
Outra curiosidade: Poucos sabem, mas o Porto de Paranaguá já
teve outros nomes. Muito antes de passar à administração estadual, foi chamado
de “Porto dos Gatos” e “Porto do Olho d'Água” . Em 1917, quando
passou para as mãos do estado, era chamado de Porto D. Pedro II.
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