Pesquise no blog

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Exposição “Belezas naturais e Caiçaridades II” abre na próxima sexta-feira, 08

 



O Grupo de Artistas “Grande Mar Redondo” é uma junção de amigos/artistas que tem o mesmo interesse em comum, a arte e é composto por Adriano Barrozo Mendes, Gio Negromonte, Laertes Carvalho, Luis Reis, Marcial Neves e Rafael Palotino.

Vale salientar que o grupo foi criado no ano de 2022, num período pós pandêmico e reunindo os seis artistas do litoral paranaense, com o objetivo de retomar as produções artísticas visuais de forma independente. Durante esse período, o grupo tem se reunido para debater sobre Arte e suas possibilidades contemporâneas, projetos futuros, produção e exposição dos trabalhos atuais.

No ano de 2023 o grupo fez a primeira exposição coletiva intitulada “Belezas naturais e Caiçaridades". A exposição foi contemplada pelo edital de chamamento público n.º 008/2023 da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur)., e neste ano, o grupo foi contemplado através do edital 005/20024, apresentando novas obras com a exposição “Belezas Naturais e Caiçaridades II”.

A exposição” do Grupo de Artistas “Grande Mar Redondo” apresentará obras que celebram as singularidades do litoral paranaense, refletindo a cultura, fauna, flora, costumes e lendas da região de Paranaguá, a partir do dia 08 de novembro, na Casa Monsenhor Celso.

“Após a primeira exposição bem-sucedida em 2023, que atraiu um público significativo e incluiu interações com estudantes de Artes Visuais e escolas locais, esta nova mostra reafirma o compromisso do grupo com a valorização das belezas naturais e a promoção cultural da região”, disse Adriano Barrozo Mendes.

Quem são os artistas do Grupo Grande Mar Redondo

Adriano Barrozo Mendes
Artista plástico e Professor de Arte.
Graduado em arte e pós-graduado em história da arte - EMBAP-PR .
Mestre em Ciência Tecnologia e Sociedade - IFPR.
Pintura, ilustrações, arte digital, escultura e vídeo arte.


Gio Negromonte
Artista visual, muralista, produtor cultural e audiovisual. Acredita no uso da arte como instrumento para construção de uma nova sociedade, que democratize o acesso à cultura e humanize a sociedade.

Laertes Carvalho
Artista plástico.
Autodidata há mais de 20 anos. Foi integrante da APAV e participou de diversas exposições pelo litoral paranaense.

Marcial Neves
Artista plástico.
Fez aulas de pintura com o mestre Ortênio do Carmo. No ano de 2000 começou a trabalhar profissionalmente com as artes. Participou de exposições coletivas e individuais. Atualmente tem seu atelier em Paranaguá, onde ministra aulas de pintura em tela e também leciona aulas de desenho e pinturas na Casa de Cultura no município de Pontal do Paraná - PR.

Rafael Palotino
Professor, Arte- educador, artista plástico e músico.
Graduado em Artes Plásticas pela EMBAP-PR e pós- graduado em Metodologia do ensino das Artes pela Facel. Participou da exposição no Carroussel Du Louvre, em Paris.


Luís Reis
Ilustrador, desenhista e artista visual.
Graduando em Artes pela UFPR.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

10ª Cavalgada da Fé percorreu as ruas de Paranaguá neste domingo (03)

 


Na Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Rainha e Padroeira do Paraná, milhares de pessoas expressam a fé nas missas, novenas e procissões. Neste domingo (03) centenas de cavaleiros estiveram reunidos para participar da 10ª Cavalgada da Fé, que saiu da Fazenda Mandaguari com destino ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.


Em um percurso com mais de 20 km, os devotos percorreram as principais ruas e avenidas da cidade de Paranaguá. De acordo com o coordenador da cavalgada, Milton Araújo Costa, cavaleiros de diversas regiões do Paraná participaram da romaria. "Estamos aqui mais uma vez nessa missão. A gente fica feliz de estar aqui participando mais um vez com esse grupo de pessoas de Curitiba, Colombo, Morretes, Paranaguá e Guaratuba", disse.


O reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, destacou que nem a chuva estragou a procissão. "A gente teve um pouco de chuva, mas, mesmo assim, a perseverança deles foi muito grande e foi uma procissão muito bonita. Foi tudo um sucesso, muito bom", declarou.

 

Os devotos receberam a bênção inicial na Fazenda Mandaguria com o padre Damaceno e a bênção final em frente ao santuário com o padre Dirson Gonçalves.

Manto de Cristal Swarovski de 1,56 kg reveste Nossa Senhora do Rocio

 



Um manto sublime, à altura da grandiosidade da Rainha e Padroeira do Paraná, revela o esplendor e a delicadeza de Maria. Um adorno confeccionado à mão, bordado em relevo com mais de cinco mil cristais Swarovski, reveste Nossa Senhora do Rocio e irradia a fé do povo paranaense.

 Em uma celebração emocionante que reuniu mais de mil devotos, a Padroeira do Paraná foi adornada com uma nova veste que pesa cerca de 1,56 kg. Inspirado no tema da festa “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, a peça traz detalhes em arabescos dourados e pedras cintilantes, que recordam que Jesus é a luz do mundo revelado pelo ventre de Maria.

 De acordo com o artesão responsável pela criação do manto, Fábio Italo, a cada ano uma nova técnica é aplicada para desenvolver a peça. “Esse ano, eu resolvi fazer um bordado em alto relevo. É a primeira vez que o manto de Nossa Senhora do Rocio é todo cravejado em cristal; ele tem uma base toda de cristal Swarovski. Acima desse cristal, tem o bordado, assim como nas costas do manto, onde é possível ver os raios, uma vez que o tema é ‘Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do mundo’ e quem é a luz do mundo? O próprio Jesus”.

 Para o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves,“esse é um dos mantos mais bonitos dos últimos anos. “Eu acredito que o artesão foi iluminado pelo Espírito Santo, porque ele reflete o tema. Aquele Santíssimo, composto no manto, é essa luz que a gente busca sempre, e Ela está ali mostrando isso pra gente”, disse.

A solenidade da Troca do Manto, realizada neste domingo (03), abre oficialmente a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio. O momento é um dos mais especiais e aguardados pelos devotos que acompanham a descida da imagem do nicho oficial, que, após ser revestida, passa em procissão pelos fiéis no santuário.

 

O manto, a coroa e o esplendor do Menino Jesus foram apresentados pela rainha e princesa da Festa da Padroeira 2024. Durante a cerimônia, foram compartilhados testemunhos de devotos que tiveram graças alcançadas por meio da intercessão de Nossa Senhora do Rocio.

“Eu me emocionei muito, principalmente ouvindo os relatos de bênçãos e graças que as pessoas conseguem através da devoção a Nossa Senhora do Rocio. A gente percebe que assim: vale a pena esse santuário? Vale! Vale a pena essa devoção? Vale, porque graças acontecem, milagres acontecem. Tem muita coisa acontecendo na vida de fé das pessoas”, finalizou o reitor.


Descrição do Manto

 Um véu de constelação bordado em fios de luz, desce sobre a imagem de Nossa Senhora do Rocio, envolvendo-a em um manto de sublime beleza revelando Jesus como a luz do mundo. Com a delicadeza de mãos artesãs, foi tecida uma obra-prima que transcende a matéria, elevando-se à condição de uma oferta agradável dos fiéis à Cristo e sua mãe Maria.

Um quilo e 56 gramas é o peso do manto que irradia a fé de um povo. Cada cristal Swarovski, como estrela cintilante, reflete a luz divina que ilumina o caminho dos peregrinos. As flores, com pétalas de fios, desabrocham em um jardim, perfumado esse lugar com o Cheiro de Maria.

 Arabescos dourados, como raios de sol, entrelaçam-se, celebrando a majestade da Rainha do Paraná. O strass dourado, com seu brilho intenso, evoca que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. As pedras semi-preciosas, tesouros da terra, unem-se ao ouro, símbolo da eternidade.

As ondas do mar, da Baía de Paranaguá, lembram-nos do berço onde a fé paranaense se originou. A folha de orvalho simboliza a pureza e a renovação. E no centro de tudo, Jesus, radiante, a Luz do Mundo.

Este manto, mais que uma vestimenta, é um poema vivo, é a materialização de que Jesus é a luz do mundo revelado pelo ventre de Maria. É a expressão artística da fé de um povo que, há séculos, encontra em Nossa Senhora do Rocio a força para seguir em frente. É um tesouro a ser contemplado, um convite à oração, um testemunho da beleza que perpassa o tempo e o espaço.

 Que este manto seja um farol a guiar os nossos corações, um refúgio para as almas cansadas, um sinal de esperança para todos aqueles que buscam a Deus. Que a beleza deste manto inspire a todos nós a também ser luz na vida das pessoas, assim como Jesus.

Evento “Mulheres cantam - Especial Outubro Rosa” acontece na Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio nesta quinta-feira, 07

 



O projeto foi aprovado na Chamada Pública Nº 003/2024 - “Seleção de projetos culturais das “Demais áreas culturais” - com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo.

O evento “Mulheres cantam - Especial Outubro Rosa”, acontecerá nesta quinta-feira, 07, a partir das 20h, durante a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, e conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur) e tem como produtor musical e artistico, Eduardo de Paula.

O evento contará com a participação de Thainá Dias, Marinez Costa, Selma Reis, Debora Tutschike, Jô Vieira (Manga Lee), Gabi Saeko, Nanniny (Santa Vibe), Ellen Be, Yohana Cardoso e Monique Santin (Dom Caiçara).

Vale lembrar que o projeto Mulheres cantam - Especial Outubro rosa, é um projeto musical que nasceu em meados de 2020 na pandemia quando foi aberto o edital da lei de incentivo cultural Lei Aldir Blanc e só pode ser realizado a primeira vez com a ajuda dos recursos da lei.

De acordo com Eduardo, a ideia do projeto surgiu de uma visão de que as mulheres tinham poucas oportunidades de mostrarem suas vozes, talento, nas noites da nossa região.

“ Mas não só aqui e sim em toda nossa região e até no restante do país. Na noite principalmente, existe um preconceito com cantoras, e elas têm menos chance de conseguir trabalhos musicais se comparado ao número de homens cantores e músicos”, disse o produtor musical.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn destaca que, “o evento promete ser uma grande celebração da diversidade e um reconhecimento ao talento feminino na música”.