Pesquise no blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Maquiagens realistas são destaque para o Halloween




Com boas inspirações, profissionais certos e criatividade ilimitada é possível trazer seus personagens favoritos a vida para o Dia das Bruxas

O Halloween está chegando e, com ele, a procura por fantasias cresce. Já é possível ver cada vez mais ideias elaboradas com direito a maquiagem e acessórios nas redes sociais e, também, com as produções para o Baile da Sephora, em que os convidados usaram fantasias realistas e algumas delas incluíam pinturas corporais para incorporar o personagem escolhido. A maquiagem se tornou um elemento fundamental para complementar as fantasias de Dia das Bruxas e torná-las mais reais.

 

Lidiane Luz, maquiadora profissional do Expert Beauty Center, trabalha com maquiagem artística, reconstrução facial e caracterização, e diz que algumas produções podem ser feitas usando materiais mais simples. “Existem cursos para aprender a fazer esse tipo de pintura, mas muitas produções podem ser realizadas em casa com criatividade, um toque de habilidade e uma boa referência”, acrescenta ela.

 

Para a maquiadora, o que os clientes mais pedem são caracterizações inspiradas em filmes e são essas as produções mais desafiadoras como profissional da área. “Muitos adultos pedem por maquiagens de filmes de terror e caveiras. Mas algumas produções são verdadeiras caracterizações, com uso de acessórios, massa moldável e muitos detalhes. É trabalhoso, mas o resultado é impressionante”, afirma Lidiane.

 

Confira algumas dicas para reproduzir a sua maquiagem em casa:

Escolha seu personagem e organize os materiais necessários. Verifique o que já tem em casa e o que pode ser usado;

Antes de começar, prepare a pele com uma boa limpeza e hidratação, pois isso ajuda sua maquiagem a durar mais;

Com lápis de olho preto ou sombra esfumada é possível criar um efeito dramático no olhar. Por ser mais pesado, esse tipo de maquiagem vai bem com várias fantasias;

Utilize um batom vermelho e corretivo/base para criar machucados caso não tenha sangue falso. Passe também um gloss para dar uma aparência de ferida recente;

Utilize iluminador nos pontos que gostaria de chamar mais atenção e sele tudo com um fixador da sua preferência para a maquiagem durar a noite toda!

 

Serviço:

 

Expert Beauty Center

Unidade Batel: R. Gonçalves Dias, 55

Unidade Barigui: R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 600

Unidade Cabral: Av. Paraná, 150

Unidade Munhoz: Munhoz da Rocha, 1059

www.expertbeautycenter.com.br 

 

Sobre o Expert

O Expert Beauty Center é a maior e mais completa rede de salões próprios de Curitiba com quatro unidades nas regiões mais nobres da capital paranaense. À frente da empresa, os irmãos José e Adir Hillani, empreendedores com mais de 25 anos de experiência no setor da beleza. A rede conta com um time de aproximadamente 500 profissionais, divididos nos setores de manicure, pedicure, depilação, podologia, maquiagem, estética e cabeleireiros, todos altamente preparados para oferecer o melhor atendimento com as últimas tecnologias. O Expert agrega também uma equipe de hair designers formados nas mais importantes academias do mundo tais como Toni Guy, Maldonado, Pivo Point, Longueras e Vidal Sasson.

 


terça-feira, 29 de outubro de 2024

"Orfeu e Eurídice": montagem inovadora do Balé Teatro Guaíra estreia em novembro

 


"Orfeu e Eurídice": montagem inovadora do Balé Teatro Guaíra estreia em novembro. Foto: Vitor Dias


O mito clássico terá produção multilinguagem do Balé Teatro Guaíra, com uma nova abordagem influenciada pela estética das danças urbanas e com a trilha sonora ao vivo. Espetáculo estreia em 9 de novembro, às 20h30.

"Orfeu e Eurídice", uma das mais conhecidas tragédias gregas, terá montagem inovadora do Balé Teatro Guaíra (BTG). A abordagem integrará elementos contemporâneos à mitologia clássica, um novo olhar sobre a obra, incorporando a estética das danças urbanas e com a trilha sonora ao vivo. O espetáculo estreia no palco do Guairão dia 9 de novembro, às 20h30. 

Criada a quatro mãos pelo diretor do BTG, Luiz Fernando Bongiovanni, e o coreógrafo convidado, Eládio Prados, a coreografia cria um diálogo entre tradição e tempos atuais, conectando a lenda grega aos dias de hoje. Juntos, eles vêm desenvolvendo, há vários meses, um trabalho de pré-produção para preparar o elenco em uma possível fusão entre danças urbanas e dança contemporânea.

Cada coreógrafo conduz o processo de forma única, provocando os artistas a explorar novas possibilidades para que as cenas ganhem forma. Uma combinação de estilos completamente inédita e que  promete surpreender o público.

“'Orfeu e Eurídice' entra na linha de trabalhos que fizeram muito sucesso no Teatro Guaíra, que eu poderia chamar de tradição revisitada. É uma tragédia, uma grande história de amor que termina mal e traz no seu enredo uma série de reflexões para o sujeito e o coletivo contemporâneo", diz Bongiovanni.

"É interessante frisar que, apesar de ser uma obra clássica, não teremos uma montagem tradicional, mas uma versão ligada aos tempos atuais, a uma  ideia de modernidade com algo da estética da cultura urbana no que se refere à movimentação”, explicou. Ele conta que a proposta é apresentar o mito sob uma nova perspectiva, sempre com o encantamento que acompanha as obras da casa.

CAMINHO DIFERENTE – Eládio Prados, coreógrafo convidado com larga experiência em danças urbanas, explica ser esta a primeira vez que trabalha com uma companhia mais voltada para as danças contemporâneas e balé clássico.

"Dentro desse trabalho a gente descobriu um caminho muito diferente e que criamos uma movimentação bem híbrida, uma estética muito interessante, em que podemos utilizar a intensidade dessas movimentações das danças urbanas com a fluência natural do corpo dos bailarinos, criando uma obra diferente de tudo o que as pessoas já viram”, disse. 

A trilha sonora também terá novidades. O compositor Ed Cortes traz uma abordagem mais eclética, com uma base eletrônica que irá dialogar com ele e seis músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) executando músicas ao vivo. Entre os instrumentos envolvidos destacam-se harpa, viola, cello, guitarra elétrica, bateria, percussão, além de sax alto e baixo, interagindo com batidas eletrônicas, criando uma atmosfera sonora singular.

A direção de arte do projeto é assinada por Renato Theobaldo, Cássio Brasil e Lucas Amado, responsáveis respectivamente por cenografia, figurinos e iluminação. Cada um traz sua expertise para criar um universo cênico particular, onde a forma, cor, movimento e luz se combinam para provocar sensações e emoções distintas no público.

Outro destaque da produção é a consultoria artística do CircoCan, representado por Pedro Mello, responsável por elevar o espetáculo uma nova dimensão: a dança que transcenda o chão. Uma novidade na performance dos bailarinos que surpreenderá.

Após a estreia em 9 de novembro (sábado), as apresentações seguem nos dias 10, às 18h00, e no dia 11, às 20h30. Os ingressos nos valores  de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) já estão à venda no site Deu Balada e na bilheteria do Teatro Guaíra.

SOBRE O MITO – Na história, Orfeu, filho de Apolo e da musa Calíope, é conhecido por seu talento musical, especialmente com a lira, instrumento que lhe permitia encantar tanto seres humanos quanto a natureza ao seu redor. Orfeu se apaixona perdidamente por Eurídice, uma ninfa, e os dois decidem se casar. No entanto, o destino afasta o casal de forma trágica: um pouco antes do casamento, Eurídice é picada por uma cobra e morre.

Devastado pela perda, Orfeu decide descer ao mundo dos mortos, do domínio do deus Hades, para trazer sua amada de volta. No reino do submundo, Orfeu usa a música para comover os deuses Hades e Perséfone, que lhe concedem uma oportunidade única: levar Eurídice de volta ao mundo dos vivos.

O deuses dão a Orfeu apenas uma condição: ele deve seguir à frente e em nenhuma hipótese olhar para trás, para Eurídice, até saírem do reino inferior. Mas, tomado pela dúvida, quando está quase chegando na saída do reino de Hades, Orfeu olha para trás, e perde Eurídice para sempre, condenando a amada a permanecer no mundo dos mortos.

Serviço:

"Orfeu e Eurídice"

Datas: 9 de novembro, às 20h30; dia 10 às 18h,  e 11 às 20h30

Local : Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão)

Ingressos: na bilheteria do Teatro Guaíra e no site  Deu balada

 

"Orfeu e Eurídice": montagem inovadora do Balé Teatro Guaíra estreia em novembro | Agência Estadual de Notícias

Sucesso na 12ª Edição do Festpar em Paranaguá

 



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá avalia como positivo o resultado da 12.ª edição do Festpar (Festival de Teatro de Paranaguá), realizado de 14 a 18 de outubro e que promoveu intensa arte e interação com o público. O festival, em sua versão inovadora e descentralizada, difundiu as artes cênicas alcançando diversos públicos e levando a cultura a vários bairros da cidade.

“O resultado foi muito positivo com apresentações ricas em cultura e sensibilidade alegrando e emocionando crianças, jovens e adultos”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

A secretária ainda agradece a participação das companhias teatrais e ao público que compareceu para acompanhar as apresentações.
Participaram desta edição do Festpar, as companhias teatrais: Neon - Companhia Encena (Umuarama/PR), Frágil - Companhia de Teatro Esketes (Cruzeiro do Oeste/PR), 3D - Companhia de Teatro Esketes (Cruzeiro do Oeste/PR), Eco - Cia Ká de Teatro (Curitiba/PR), Dia de Limpeza no Grande Circo Brasilis - Cia Povaréu (Paranaguá/PR), Internacionale Cirque Du Jonzé - Trupe Jonzé (Presidente Prudente/SP), Causos de Espertezas e Malandragem - Grupo Barba de Molho (Matinhos/PR), O Enigma da Perereca - Cia Povaréu (Paranaguá/PR), Ficções do Interlúdio - Tânia Farias e Lucas Fiorindo (Maringá/PR), Um Pão para Cada Vizinho - Cia La Polilla (Paranaguá/PR) e Se a Memória Não Me Falha - Cia de Teatro Autoral (Curitiba/PR).

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Parnanguara realiza sonho de estudar fora do país

 



Para muitos jovens, principalmente estudantes de escola pública, estudar fora do país é um sonho distante. Assim como era para a jovem parnanguara Lavynnia Alves Marques Vieira, de 16 anos, mas deixou de ser quando ela foi aprovada no programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná.

Lavynnia, moradora no bairro Vila Garcia, estuda no Instituto Estadual de Educação Drº Caetano Munhoz da Rocha (IEE), em Paranaguá, e fará um intercâmbio totalmente gratuito para o Canadá. “Sempre sonhei em estudar fora do país, porém os custos são altos. Mas uma vez uma professora me disse que eu chegaria longe com os meus estudos e tudo seria possível se eu me dedicasse a eles”, disse a jovem ao JB Litoral.

Cursando o 1º ano do Ensino Médio – Técnico de Desenvolvimento de Sistema, ela contou que quase não deu tempo de realizar a inscrição no programa. “Eu estudava no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e, no começo do ano, mudei para o Instituto. Na mesma semana que fui para o novo colégio, já sabia do programa Ganhando o Mundo por causa do IFPR. Um dia o pedagogo chegou na sala de aula e eu perguntei para ele: tem como eu fazer a minha inscrição? Mas ele falou: sinto muito, já fechou!”.

Porém, minutos depois, o pedagogo retornou. “Passaram uns minutinhos e ele voltou e falou assim: ‘Lavínia, eu vi teu histórico escolar e vi que todas as notas são muitos são muito boas, né? E teve a homologação das inscrições, se você quiser fazer sua inscrição, você pode fazer’. Cheguei em casa, fiz minha inscrição na área do aluno e tive que passar pelos critérios de nota e frequência. Fiz tudo isso no último dia”.

Resultado

Após 40 dias, o sonho da Lavynnia se tornou realidade. “Não tinham muitas vagas aqui no Paraná, aí eu fiquei naquela ansiedade, né? Então, no dia 26 de junho, cheguei na escola e o pedagogo chegou para mim e falou assim: ‘Olha, tem uma notícia muito ruim para você’. Aí eu fiquei assustada, e ele continuou: ‘A notícia ruim é que você passou no intercâmbio’, ele disse brincando”.


saiba mais: Estudante de escola pública realiza sonho de estudar fora do país - JB Litoral

 

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

IFPR Paranaguá tem inscrições abertas com 320 vagas de técnicos e graduação

 


Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e de graduação do Processo Seletivo do IFPR 2024/2025. O Instituto Federal do Paraná tem unidades em 30 cidades.

No campus Paranaguá serão ofertadas 320 vagas, sendo 160 para os cursos técnicos integrados e 160 vagas para os cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia).

Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, as inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro de 2024. As inscrições têm um custo de R$30 e os candidatos têm até o dia 25 de outubro para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. 

Para os cursos de graduação, o período de inscrição vai até o dia 17 de janeiro de 2025. O custo das inscrições é de R$50 e a solicitação de isenção da taxa pode ser realizada até o dia 15 de janeiro de 2025. Para os cursos de licenciatura não é necessário o pagamento da taxa de inscrição. 

É importante destacar que para o processo seletivo deste ano a forma de seleção mudou e não haverá prova. A seleção para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ocorre mediante análise de currículo escolar dos candidatos e, para os cursos superiores, será utilizada a nota do Enem.

Cursos

O processo seletivo do IFPR oferece opções de formação que atendem estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental. Confira abaixo os tipos de cursos ofertados.

Cursos Técnicos

  • Cursos técnicos integrados: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nesta forma de oferta, o estudante vai cursar o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo as duas formações ao mesmo tempo no IFPR.

Cursos de graduação

  • Cursos de Bacharelado: cursos superiores com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. 
  • Cursos de Licenciatura: cursos superiores com organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.
  • Cursos de Tecnologia: cursos superiores que possuem organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Inclusão Social

Ao realizar a inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou às vagas destinadas à política de cotas adotada pelo IFPR. Atualmente, 75% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição. 

  • 60% (sessenta por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou médio em escolas públicas do Brasil, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
  • 10% (dez por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
  • 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência.

Os 25% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência.

Inscrição

A inscrição deve ser realizada por meio do Portal do Candidato, que deverá realizar o login da sua conta pessoal no Portal gov.br e seguir os passos dispostos no edital correspondente ao tipo de curso desejado.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Espetáculos, mostras e oficinas dos museus movimentam a agenda cultural da semana

 


A agenda cultural da semana está com ampla variedade de eventos, atrativos para todas as idades, com destaque para a criançada, centro das homenagens no mês de Outubro. Tem espetáculo de dança, literatura, artes visuais, fotografia e inclusão. A agenda contempla as atividades nos espaços administrados pelo Governo do Estado que incluem teatros, os museus e a Biblioteca Pública do Paraná.

No Centro Cultural Teatro Guaíra, o espetáculo "Lendas Brasileiras" estará em cartaz no Guairão de 11 a 15 de outubro, e a performance de Oswaldo Montenegro com a Orquestra, no dia 17 de outubro. No Guairinha, "Tistu, o menino do dedo verde" será encenado nos dias 12 e 13 de outubro, enquanto o Miniauditório abrigará o "Festival Homero", entre 11 e 13 de outubro.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) destaca a exibição do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi e a apresentação musical "Cante com Livros", com Adriano Sátiro. Para o público infantil, haverá a contação de histórias "Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica" e o lançamento do livro "Da Minha Janela".

O Museu Paranaense (MUPA) convida para o lançamento catálogo "Retomada da Imagem", acompanhado de uma mesa de conversa com representantes indígenas, no sábado, no dia 12 de outubro. A inauguração da exposição "Aos espíritos minerais", de Luana Vitra, está marcada para o dia 17 de outubro.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) estará fechada no sábado de feriado, retornando com suas atividades na segunda-feira. Os demais espaços culturais do Estado manterão seus horários habituais de funcionamento.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) 

Funcionamento especial – Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, a BPP estará fechada no sábado (12). As atividades culturais retornam na segunda-feira (14), a partir das 8h30.

Jornal Cândido – A 154.ª edição do periódico online está disponível, com uma reportagem especial de Marianna Camargo sobre o jornalismo em quadrinhos, prática que utiliza a dinâmica dos desenhos para promover novas formas de contar histórias, aprimorando a capacidade de apuração, estruturação e publicação de reportagens e outros materiais jornalísticos.

A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e Sousa, autor de O Filho do Pescador (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos.

Exposição fotográfica – Registros do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi, promovido pela Arquidiocese de Curitiba, estão em exibição em biombos no hall térreo. A mostra vai permanecer até o dia 15 de outubro e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina “Permanente de Poesia”. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Conta com estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Além disso, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro ocorre no dia 17.

Cante com Livros – Nesta sexta-feira (11), às 17h, no Auditório, a Biblioteca apresenta a 2ª edição do “Cante com Livros”, projeto que une música e literatura e destaca artistas independentes. Adriano Sátiro, compositor e multi-instrumentista com quase 50 anos de carreira, fará um pocket show ao lado do músico convidado Orandi Almeida.

Oficina | Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica – A partir da próxima segunda-feira (14), a produtora cultural Pinguim Produções realiza oficinas de contação de histórias na Biblioteca, com uma programação que aborda o tema sob diferentes perspectivas. Inscreva-se e confira a programação completa AQUI

Contação de Histórias | Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica – A produtora cultural Pinguim Produções, também realiza a partir de segunda-feira (14), sessões de contação de histórias para o público infantil. Serão cinco apresentações, às 14h e 15h. Confira os temas de cada dia:

 -  14/10 (segunda-feira) - “Contos Andinos”, com Ailén Roberto

 -  15/10 (terça-feira) - “Histórias de retalhos”, com Saravy

 - 16/10 (quarta-feira) - “Conto Para que Tu Contes”, com Carlos Moreira

 - 17/10 (quinta-feira) - “Espetáculo de Histórias Vivas Quilombolas”, com o Instituto História Viva e Contações da Mila

 - 18/10 (sexta-feira) - “Histórias de quem anda pelo mundo”, com os Tapetes Contadores de Histórias.

Lançamento do livro “Da Minha Janela” – Nesta terça-feira (15), às 17h, no hall térreo da Biblioteca acontece o lançamento do livro “Da Minha Janela”. A obra reúne crônicas escritas durante os 94 anos de vida da autora Regina Schleder Ferreira.

Seção Infantil

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir da próxima segunda-feira (14) o conto é “Orelha de Limão”, de Katja Reider e Angela Von Roehl.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Imagens do Invisível | Classificação: Livre | Média-metragem

Sinhá Moça | Classificação: +12 | Longa-metragem

Imagine Só | Classificação: Livre | Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) 

COLETIVA | Mostra da Sala Aberta –  A mostra reúne trabalhos dos artistas Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães, que ocuparam a Sala Aberta durante seus processos criativos e apresentam o resultado dessa experiência. Os ingressos podem ser adquiridos neste site ou na bilheteria física.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)  

Exposição Essência em Preto e Branco – Na terça-feira (15), às 16h, acontece a abertura da exposição “Essência em Preto e Branco”. Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares à explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira até dia 24 de novembro. Entrada Gratuita.

Prorrogação – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até 15 de novembro. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

Exposição Desver – Na terça (15), às 18h, o MIS-PR recebe a exposição "Desver", uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza "glitch art", "vídeo painting" e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. O evento conta com performance de JR do 92 Graus e apresentação da banda Espelho, com entrada gratuita.

Música – Na quarta (16), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – terá samba e bossa nova. Entrada livre e gratuita.

Museu Paranaense (MUPA) 

LANÇAMENTO | catálogo “Retomada da Imagem” – No sábado (12), às 17h, será lançado o catálogo "Retomada da Imagem", com uma mesa de conversa entre os representantes indígenas Gustavo Caboco, Denilson Baniwa, Camila dos Santos, Indiamara Luiz Paraná Pereira, Nycolas André Paraná Pereira e Lucilene Wapichana.

O evento celebra a fase final do projeto iniciado em 2021, quando os artistas Gustavo Caboco e Denilson Baniwa exploraram o acervo do Museu. O catálogo documenta essa jornada, trazendo reflexões sobre a trajetória colonial do Museu, com imagens, depoimentos e textos dos artistas. Serão sorteados 30 exemplares gratuitos entre os presentes, e o catálogo também estará disponível online no site do MUPA. Entrada gratuita.

ABERTURA | Aos espíritos minerais – Na quinta-feira (17), às 19h, o MUPA inaugura a exposição individual "Aos espíritos minerais", que apresenta trabalhos da artista mineira Luana Vitra. A mostra reúne esculturas instalativas, incluindo obras inéditas, e explora a investigação da artista sobre minerais como ferro, cobre e chumbo. A entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON) 

Ateliê sem Paredes – No sábado (12), das 11h às 15h30, a área externa do MON se transformará em um ateliê ao ar livre para uma oficina de pintura, aberta a todos os públicos. A atividade acontece no Parcão e pode ser acessada até às 15h. Com intérprete de Libras e capacidade para 60 pessoas simultaneamente, é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. Crianças menores de 14 anos precisam estar acompanhadas por um adulto. Não é necessária inscrição prévia ou conhecimento em arte, basta chegar no horário.

Videoconferência | Alex Flemming – Na terça-feira (15), das 14h às 15h30, acontece uma videoconferência online com a participação especial do artista Alex Flemming e da curadora Tereza de Arruda, como parte da atividade "Arte para Maiores". A atividade será realizada de forma virtual, mas as inscrições já estão encerradas.

Oficina de Fotografia em Camadas – Na quarta-feira (16), às 10h30 e às 14h30 (com intérprete de Libras), ocorrerá uma oficina que visa explorar a fotografia por meio de camadas, compondo imagens que se conectam por cores, luz e texturas variadas. A atividade está relacionada à exposição “German Lorca – Mestre da Fotografia”, em cartaz na Sala 1 do MON, e será realizada no Espaço de Oficinas, no subsolo do museu.

A oficina é gratuita, recomendada para maiores de 7 anos, e menores de 14 anos devem estar acompanhados por um adulto. As inscrições serão abertas 15 minutos antes, por ordem de chegada, e estão sujeitas à lotação.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Espetáculo Lendas Brasileiras – De 11 a 15 de outubro, está em cartaz o espetáculo “Lendas Brasileiras”, realizado pelo Balé Teatro Guaíra em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O espetáculo traz cinco narrativas da cultura popular, encenadas em um ambiente mágico: Mula Sem Cabeça, Jaci e a lenda da Vitória-Régia, Caipora, Boto Cor-de-Rosa e Boitatá.

Essas lendas habitam o palco, trazendo reflexões sobre o que elas ainda têm a nos ensinar hoje. As apresentações desta temporada ocorrem no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Ingressos disponíveis pelo DeuBalada. 

Oswaldo Montenegro & Orquestra –Neste espetáculo, com arranjos para orquestra criados por Dudu Trentin, Gabriel Novais, Sérgio Chiavazzoli e Oswaldo Montenegro, o repertório traz canções consagradas pelo público, como A Lista, Lua e Flor, Léo e Bia, Estrada Nova, Estrelas e Bandolins. Além das canções, Montenegro fará um bate-papo com a plateia, transformando o encontro em um momento único e afetivo. A apresentação acontecerá na quinta (17), às 21h. Os ingressos estão sendo disponibilizados de graça pelo Sesc-PR.

Guairinha
Tistu, o menino do dedo verde – Baseado em um dos livros infantis mais importantes já escritos, este espetáculo tem um impacto profundo tanto em crianças quanto em adultos. Frequentemente associado a uma encantadora mensagem ecológica, o ponto de partida da história é justamente esse. Tistu, com sua capacidade mágica de fazer florescer tudo o que toca, simboliza de forma simples e direta o que o ser humano pode fazer pelo meio ambiente, embora muitas vezes desacredite de seu próprio poder e faça o oposto. As apresentações ocorrem no sábado (12) e domingo (13), ambas às 16h. Ingressos disponíveis pelo DeuBalada. 

José Maria Santos

Família Brasileiro Onde Rode – A paixão pela música sempre esteve presente na família Brasileiro, transmitida pelo pai, Ademar Brasileiro, aos filhos Ravi, Oruê e Otto Brasileiro. Agora, essa conexão musical ganha uma nova forma, saindo das salas de ensaio e das festas familiares para os palcos. As apresentações acontecem de quinta (10) a sábado (12): na quinta e sexta, às 14h30 e 19h30, e no sábado, às 15h e 19h. Ingressos disponíveis pelo Disk Ingresso.

Miniauditório

Festival Homero  – A cada dia, uma atriz interpreta um dos cantos da obra “Ilíada”, durante a temporada que acontece de sexta (11) a domingo (13). Patricia Reis Braga encena o Canto 22 na sexta, Eliane Campelli o Canto 14 no sábado, e Katia Horn encerra com o Canto 13 no domingo. A peça, baseada na tradução de Odorico Mendes, retrata a Guerra de Tróia e seus protagonistas, como Aquiles e diversos deuses.

A companhia utiliza a tradução experimental de Odorico Mendes, feita diretamente dos originais em grego. A iluminação entra como um importante elemento cênico e narrativo para conduzir a história e diferenciar os personagens. Foi concebida por Beto Bruel, um dos maiores e mais premiados iluminadores cênicos do Brasil. As apresentações acontecem na sexta (11) às 20h, no sábado (12) às 20h e no domingo (13) às 19h. Link para compra de ingressos AQUI.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Aclamada biografia sobre a vida (e a morte) de Edgar Allan Poe ganha edição brasileira pela editora Cultrix

 



Para desvendar o "mistério", biógrafo consultou agentes do FBI para lançar nova luz sobre os últimos dias do enigmático mestre do terror moderno e de outras formas literárias

Chega ao Brasil o livro ”O Mistério dos Mistérios – a Morte e a Vida de Edgar Allan Poe” (Cultrix, 344 pág., R$94,00, capa dura), obra que investiga a vida do renomado autor pelo prisma das inúmeras causas possíveis de sua misteriosa morte. Poe, um dos escritores norte-americanos mais icônicos de todos os tempos, tem sua obra cultuada por inúmeros tipos de leitores, inclusive pelos jovens, e é um dos autores que teve seus trabalhos mais adaptados da história, seja para cinema, TV, quadrinhos e cultura pop, através de novas adaptações e releituras de seus clássicos.

Edgar Allan Poe morreu em circunstâncias assustadoras. Ao longo dos anos, multiplicaram-se as especulações sobre a causa de sua morte: hidrofobia, sífilis, suicídio, alcoolismo e até mesmo assassinato. Agora, por meio de uma pesquisa feita por Mark Dawidziak – escritor, ator, jornalista e professor universitário – surge uma nova teoria, capaz de provar qual foi a causa da morte de Poe, algo que assombrou a vida do biógrafo por toda sua vida.

Tal como nas famosas histórias que escreveu, sua morte foi um momento envolto em horror e mistério. Edgar Allan Poe faleceu em 7 de outubro de 1849, com apenas 40 anos, de maneira absolutamente bizarra, que não soaria estranha a nenhum de seus contos de terror. Qual teria sido o real motivo dessa morte prematura? E o que teria acontecido com ele durante os três dias em que esteve desaparecido, antes de ser encontrado, delirante e “em grande aflição”, nas ruas de Baltimore, trajando roupas que não eram suas e não lhe serviam?

Recorrendo ao envolvente processo narrativo de linha do tempo dupla, que opõe os últimos meses, cada vez mais angustiantes de Poe, à cronologia de sua vida breve, e muito produtiva, Mark traz uma narrativa em estilo documentário ‘true crime’, criando um processo investigativo de desconstrução, tanto das muitas teorias sobre sua trágica morte, como do mito criado em torno do escritor, que praticamente ao longo das décadas acabou por se tornar uma caricatura de si mesmo, um mero personagem que poderia ter saído de suas próprias histórias de imaginação e mistério.

Indicado aos prêmios Agatha, Edgar, Anthony, Macavity e Ohioana, ”O Mistério dos Mistérios – a Morte e a Vida de Edgar Allan Poe” resgata a vida do homem por trás do mito, e trata-se da primeira biografia de fôlego já editada em língua portuguesa em nosso país após dezenas de lançamentos e adaptações de sua obra nos últimos tempos, sendo um livro indicado a todos os que o admiram, ou que apenas queiram saber mais sobre este grande mestre do conto gótico e imortal da literatura, que influenciou um sem número de escritores e cineastas através dos tempos.



MARK DAWIDZIAK é crítico de televisão do jornal Plain Dealer, de Cleveland (EUA), desde julho de 1999. Entre seus inúmeros livros estão obras de ficção e não ficção, histórias de terror e textos sobre Mark Twain, além de obras para teatro e TV. Também é professor adjunto na Universidade Estadual de Kent, em Ohio (EUA), onde ministra dois cursos por semestre: Crítica de Cinema e Televisão, e Vampiros no Cinema e na Televisão.

 

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Em busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por três selos: Pensamento, Cultrix e Jangada, possui aproximadamente mil títulos em catálogo e publica cerca de 80 lançamentos ao ano.

 

Serviço:

Livro:  O Mistério dos Mistérios

Autor: Mark Dawidziak (https://www.markdawidziak.com/)

Editora: Cultrix

Páginas: ‎344

Preço: R$ 94,00

Disponível para venda a partir de 13 de setembro em: https://www.grupopensamento.com.br/produto/o-misterio-dos-misterios-9297

 

Para mais informações e entrevistas com o autor:

 Marcelo Boero

(11) 99603 2034

marcelo@aspasevirgulas.com.br

 

12º Festival de Teatro de Paranaguá – FESTPAR começa nesta segunda-feira (14)

 



A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) realizará a partir desta segunda-feira (14) o Festival de Teatro de Paranaguá (FESTPAR) que irá agitar a cidade até a próxima sexta-feira (18).

O festival será dividido em três categorias: mostra de teatro livre, teatro infantil e teatro de rua. Serão 11 espetáculos selecionados que serão apresentados em diversos locais da cidade, buscando fomentar e descentralizar as apresentações em Paranaguá.

A abertura do festival acontecerá nesta segunda-feira (14) no Instituto Federal do Paraná (IFPR) às 14h30 com o espetáculo ''Neon'' da companhia Encena na categoria infantil. Em seguida, a Companhia de Teatro Esketes apresenta a peça ''Frágil'' às 19h representando a categoria livre.

Já na terça-feira (15), a Companhia de Teatro Esketes abre a programação na categoria infantil às 14h30 também no IFPR. Em seguida, a Companhia Ká de Teatro apresenta às 19h a peça 'Eco' na categoria livre com classificação para maiores de 12 anos no Sest Senat localizado na Av. Belmiro Sebastião Marques, Parque São João.

Na quarta-feira (16) a Companhia Povaréu apresenta a peça ''Dia de limpeza no grande circo Brasis'' no terminal urbano às 12h na categoria rua. Em seguida a apresentação acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados de Paranaguá com o espetáculo 'Ínternacionale Cirque du Junzé'' pela companhia Trupe Jonzé na categoria Infantil às 14h30.

Na quinta-feira (17) a abertura dos trabalhos acontece com o ''Grupo Barba de Molho'' apresentando a peça ''Causos de Espertezas e Malandragem'' na categoria livre no terminal urbano de Paranaguá às 12h. Em seguida a peça ''O enigma da perereca'' da Companhia Povaréu na categoria livre no Sesc Paranaguá às 14h30. Para fechar o dia a peça ''Ficções do Interlúdio'', com Tânia Farias e Lucas Fiorindo, será apresentada no Sest Senat na categoria livre com classificação para maiores de 12 anos às 19h.

O último dia de apresentações ficará com a ''Companhia La Polilia'' na categoria rua apresentando a peça ''Um pão para cada vizinho'' no terminal urbano às 12h. Para fechar a sexta-feira, a última apresentação ocorrerá no IFPR na categoria livre para maiores de 12 anos com a peça ''Se a memória não me Falha'' da Companhia de Teatro Autoral às 19h.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Very Good realiza a 24ª Festa das Crianças neste domingo

 

Reciclildo e Reciclilda personagens interpretados por Ricardo Godoy e Debora 

O Grupo Very Good realiza neste domingo, 13, a 24° Festa das Crianças. São quase duas décadas e meia de integração comunidade promovendo o bem-estar, o meio ambiente e a cultura.

As ações são voltadas para um público específico: os selecionadores de material reciclado. São aproximadamente 600 famílias que atuam na questão do lixo diariamente pelas ruas de Paranaguá separando metais, plásticos e orgânicos. A fundadora do grupo Very Good, dona Daisy Godoy, é a principal responsável pela ideia que deu certo. Hoje ela comemora os bons resultados obtidos ao longo de tanto tempo. Não apenas a comunidade do parque Agari como também a cidade de Paranaguá abraçou o projeto e fez com que o Very Good crescesse tanto nesses anos todos.

Além de promover a alegria com entretenimento eles também doam o material de trabalho na coleta, ou seja, os carrinhos. Além disso tem várias doações também como de roupas, cestas básicas e brinquedos. Ricardo Godoy, o qual fez a programação da festa das crianças conta que nesse ano serão doados dois carrinhos de coleta, além de brinquedos e lanches para 600 crianças, show, teatro, música, dança e brincadeiras. A Festa começa às 14h

Equipe de voluntários 

Dona Daisy fundadora do Grupo Very Good


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Balé Teatro Guaíra leva “Contraponto” a mais de 4 mil espectadores em turnê

 


O Balé Teatro Guaíra finaliza nesta sexta-feira (27) a turnê 2024 do espetáculo "Contraponto" por municípios do Paraná. As apresentações foram realizadas nas cidades de Assis Chateaubriand, Cascavel, Apucarana e Maringá, somando um público total de cerca de 4 mil pessoas, sendo 2.660 alunos da rede pública de ensino.

“Um trabalho impactante, de uma energia que coloca a gente pulsando junto no palco com os bailarinos”, destacou Daisa Poltronieri, espectadora em Maringá.

Outro espectador, José Villaça, ressaltou a euforia que "Contraponto" traz à plateia. “Foi lindo! Adorei esse final de Castelo que traz euforia à plateia, coloca a gente na cena. E terminar Anima com Raul Seixas também, para mim, impactante. Então, parabéns!”.

O diretor do Balé Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, comemora a temporada e parabeniza toda a equipe artística e técnica. “Nós viemos de uma temporada agitada de 'Contraponto', com apresentações na Europa, Rio de Janeiro e em Curitiba, todas com muito sucesso. As apresentações nessas quatro cidades do Paraná vieram para fechar com chave de ouro a temporada 2024 desse trabalho, atingiram um grande público geral e estudantes de escolas públicas, muito importante para o processo de formação de plateia para as artes”, complementou.

A circulação pelo Paraná foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio das prefeituras, patrocínio da Sanepar, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal.

CASCAVEL – O Balé Teatro Guaíra começou a turnê pelo Paraná em Cascavel, nos dias 28 e 29 de agosto, no Teatro Municipal Sefrin Filho, com público total de 1.130 pessoas, sendo 400 alunos de escolas públicas da região.

ASSIS CHATEUBRIAND – Na cidade de Assis Chateaubriand, nos dias 1 e 2 de setembro, no Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto, as apresentações levaram 1.050 pessoas à plateia, sendo 720 estudantes da rede pública.

APUCARANA – 930 pessoas assistiram "Contraponto" no Cine Teatro Fênix, nos dias 23 e 24 de agosto. Desse público total, 730 eram alunos de escolas públicas.

MARINGÁ – Fechando a turnê pelas cidades do Paraná, o Balé Teatro Guaíra levou 1280 pessoas ao Teatro Calil Haddad, 810 alunos de escolas públicas.

BALÉ TEASTRO GUAÍRA – O Balé Teatro Guaíra é a terceira companhia de dança mais antiga do Brasil, foi criado em 1969 pelo Governo do Paraná. Ao longo de 55 anos de sua trajetória, apresentou mais de 150 coreografias, incluindo grandes sucessos de público e crítica como “O Grande Circo Místico”, “Lendas do Iguaçu”, “O Segundo Sopro” e “O Lago dos Cisnes”.

Entre seus diretores constam renomados nomes: Ceme Jambay, Yurek Shabelewski, Hugo Delavalle, Eric Valdo, Carlos Trincheiras, Isabel Santa Rosa, Jair Moraes, Marta Nejm, Cristina Purri. Suzana Braga, Carla Reinecke, Andreia Sério, Cintia Napoli, Pedro Pires e, atualmente, Luiz Fernando Bongiovanni.

O Balé Teatro Guaíra tem realizado ao longo desses anos de existência uma contribuição expressiva para o desenvolvimento da dança no Paraná e no País. É um organismo vivo que, em constante transformação, constrói sua história a partir de produções que retratam diferentes modos de pensar a arte e a própria vida. Um breve olhar para a produção da companhia ao longo de todos esses anos nos permite dizer que a companhia tem realizado – com excelência – sua função principal: produzir e levar a arte da dança para o estado do Paraná e para o Brasil.


foto: Gilson Abreu