Pesquise no blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Projeto inovador de pop/rock será mostrado nesta quarta-feira no Rabecas



Nesta quarta-feira, 02, o Rabecas recebe a dupla Soturna, com repertório voltado para o rock anos 80/90. O público irá relembrar sucessos de Guns and Roses, Aerosmith e outros, além de músicas próprias (este é um dos diferenciais da dupla). Soturna é composta por Hélio Funnes (vocais e violão) e George Pinhal (violão solo). A apresentação terá em média duas horas e meia, com destaque também para algumas criações de versões acústicas de clássicos do Rock. E tem mais! Os músicos vão mostrar suas composições próprias com canções de temas medievais, sendo que a principal delas é ‘Magic Fires’, a qual está sendo lançada esse mês. O projeto inédito, realizado pela dupla, vem ganhando repercussão principalmente pela ousadia do trabalho autoral sem esquecer os sucessos imortalizados do rock que ganham versões inovadoras. A apresentação inicia às 21h30.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Rotaract no outubro rosa




Na última terça-feira, 25, o Rotaract Club de Paranaguá Rocio distribuiu cerca de 100 rosas em papel crepom às mulheres que passeavam pela tradicional Feira da Lua, na Praça dos Leões.  A ação fez parte da campanha Outubro Rosa para conscientizar o público feminino sobre a importância de fazer o autoexame, incentivando desta forma as mulheres a conhecerem mais sobre o próprio corpo e prevenir o Câncer de mama, identificando ainda no estágio inicial. O presidente do Rotaract, Vitor Wopereis, destacou a importância da atividade: “A ação para conscientizar a população para o Câncer de Mama se faz cada ano mais importante e necessário, haja vista o grande número de casos da doença em nosso país. Mais especialmente, esta campanha visa que as mulheres façam o autoexame para que já se descubra no início o nódulo ou corpo estranho na mama. Para nós do Rotaract e para mim como Presidente se apenas uma pessoa doente conseguir descobrir logo no início, que aumentam vertiginosamente as chances de cura, já estaremos com nosso objetivo cumprido”, ressaltou. 

O Sétimo Dia, o primeiro drama da Cia Novah de teatro



Uma das presenças confirmadas no 7º Festival de Teatro de Paranaguá (Festpar) é a talentosa Cia Novah. No dia 05 de novembro ela fará a abertura do evento com apresentação de dois espetáculos,  ambos na disputa pela premiação.  Às 15 horas ‘A República’ abre o evento com um episódio inédito que promete arrancar muitas gargalhadas do público,  como de costume. Já às 20 horas é a vez do espetáculo ‘O Sétimo Dia’, o primeiro drama da Cia. Segundo o diretor Ari Rodrigues os espetáculos estão contando com um ritmo intenso de ensaio, prometendo muitas surpresas, principalmente em relação ao drama. Vamos aguardar! 

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

De Meninas sonhos e cantigas



Este é o nome do espetáculo teatral do ator e diretor Julio Cristiano que  estreia no Festival de Teatro de Paranaguá (Festpar). A apresentação já tem data marcada: dia 09 de novembro às 15h. A peça infantil deverá percorrer as escolas de Paranaguá mostrando a magia do teatro infantil, despertando nas crianças o gosto pelas artes cênicas.   A realização é da Cia Sem Farsa Modesta. 

Elenco agradece



O elenco do espetáculo “4 Estações” realizou em julho deste ano uma apresentação beneficente com bilheteria revertida em prol da menina Lidia Camizão. O valor arrecadado (R$ 8 mil) foi investido na cirurgia para corrigir a displasia de quadril. O elenco da peça enviou esta semana um comunicado de agradecimento em especial a Deus, a equipe  técnica da peça, a Olga Maria  e Castro (Fumcul),  Harrison Camargo (diretor do Teatro) e a todos que participaram da luta pela causa.  Na semana passada a menina realizou a segunda cirurgia, teve alta e passa bem. Em breve inicia uma nova vida. 

TransArte abre no dia 04 na Casa da Cultura


Abre no dia 04 de novembro às 20h na Casa da Cultura Monsenhor Celso a exposição TransArte. A mostra vai reunir obras de Diogo Rodrigues e Beatriz Franz Alves envolvendo temas variados, como por exemplo, as belas paisagens de Paranaguá e Ilha do Mel, incluindo  também as formas mais abstratas. Em suma, a exposição é  uma seleção de obras que retrata  sentimentos e sensações íntimas dos artistas.


TRANSART
Articulando o Transitório
Diogo Rodrigues Alves e Beatriz Franz Alves
Os temas para esta exposição são variados, indo das belas paisagens de Paranaguá e Ilha do Mel até formas mais abstratas, é uma seleção de obras retratando sentimentos e sensações mais íntimas dos artistas. A linguagem contemporânea utilizada na série “Amore”, baseadas nos conceitos orientais “Cultura de Su”, “Lei da precedência do espírito sobre a matéria” e “Verdade, Bem e Belo” estão explicitas nas obras de Di Rodrigues Alves, também, a gravura, o Batik e a Aquarela são técnicas presentes, então, de certo modo, as obras aqui expostas são uma espécie de transformação, de renascimento da sua relação com a cidade e de desconstrução da sua própria relação com a arte, na busca de vivifica-las.
Obras Realistas da artista Beatriz Franz Alves completam a exposição. Desenhos baseados na estética feminina formam uma narrativa conceitual sobre a diversidade da beleza da mulher ao redor do mundo. Um passeio pelo universo feminino com algumas reproduções fotográficas oriundas de recentes experiências com efeitos digitais buscando o desenvolvimento do olhar esteticamente gráfico no contexto da arte.
Conceitos
Verdade, Bem e Belo
...Mas o ser humano não é somente razão e consciência...é também amor. O que caracteriza o ser humano, acima de tudo, é o sentimento, é o coração... O sentimento é privilegio da alma, por ele a alma se liga ao que é bom, belo e verdadeiro. A bondade, a beleza e a verdade só podem existir sob a condição de encontrar seu princípio, plenitude e origem em um ser que as possua no estado superior, no estado infinito. Leon Denis
Cultura de Su
...A circunferência expressa à forma de todas as coisas no universo. A forma (“su”) é uma circunferência com um ponto bem no centro. Por conseguinte, simboliza uma forma vazia na qual se pôs alma. Isso equivale a expressão “colocar espírito” usada pelos pintores antigos. Assim, se numa circunferência entrar um ponto, significa que por meio de um por cento modificam-se noventa e nove por cento, é colocar conteúdo, colocar alma, ou melhor, vivificando o que se encontra vazio. Meishu Sama
Diogo Rodrigues Alves, nasceu em São Paulo, Capital. Atualmente, concentra a sua pesquisa na busca de conceitos, elementos formais e valores estéticos para elaborar novas possibilidades de expressão recriando uma linguagem artística que possa estabelecer um diálogo entre a arte contemporânea e as experiências adquiridas como diretor de arte.
Beatriz Franz Alves, nasceu na cidade de Curitiba, autodidata, muito cedo despertou seu interesse pelas artes visuais, desde então desenvolve desenhos realistas com lápis de cor e outros materiais. Atualmente pesquisa sobre a influência da linguagem contemporânea no contexto da fotografia.



TRANSART:
ARTICULANDO O TRANSITÓRIO

Muitas são as formas de atravessar as ruas de Paranaguá. Como se fosse o corpo agora maduro de uma mulher onde cada marca do tempo representasse uma rua, haverá sempre um sentido de passagem sobre o corpo da cidade que se reinventa, redescobre, renasce outra neste tempo presente de transições.
É assim que recebemos o mais recente trabalho do artista plástico Diogo Rodrigues Alves, Transart: articulando o transitório, em exposição na Casa Monsenhor Celso, no Centro Histórico de Paranaguá, entre 04 e 30 de novembro de 2016.
Com uma vasta obra já consagrada, desta vez Diogo vai buscar em uma mística oriental a raiz profunda de onde faz emergir um amálgama de variações sobre temas como o amor, a espiritualidade, a transcendência e a passagem do tempo, insistências que percebemos pela escolha de cores e formas dos objetos dispostos na instalação.
Característica da arte contemporânea produzida no Brasil, nós temos aqui uma combinação entre técnicas variadas e diferentes tipos de materiais: o espatulado, a gravura, a colagem, a aquarela e a gravação são alguns dos recursos utilizados sobre materiais como cabos de aço, bustos femininos, peças de alumínio, madeira e papel, síntese da qual resultam seres espirituais, corações iluminados, circunferências entendidas como formas antes vazias que passam a ter alma.
É justamente essa noção de passagem e de trânsito que atravessa o conjunto da mostra como um todo: Paranaguá não é mais aquela de antes, mas uma cidade que renasce outra, assim como a própria obra do artista renasce, transita e volta ela também outra, perfazendo caminhos menos figurativos e escolhas mais abstratas que, enfim, transcendem a realidade própria de objetos transitórios como o corpo, mas eternos como a alma que atravessa o tempo. 


Professor Antônio Galvão
Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Campus Paranaguá



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

21.ª EXPOCEMD acontece neste sábado



Acontece neste sábado, 22, a partir das 9h, com encerramento às 11h30, nas dependências do colégio CEMD, a 21ª feira de conhecimentos, a tradicional EXPOCEMD. Os estudantes irão apresentar trabalhados com temas relacionados às diversas áreas do conhecimento científico e o trabalho em equipe, como por exemplo: plantas, fato e teorias sobre os games, dinossauros, sistema solar, massacres da história, problemas ambientais, aurora boreal, símbolos boa sorte, rock, arquitetura, educação sexual, violência doméstica, evolução dos games e gráficos, maquiagem artística, MPB, fome, cultura indígena, curiosidades sobre o universo e mitologia grega. A exposição tem a finalidade de envolver os alunos em uma atividade em grupo, visando a despertar o interesse pela pesquisa científica. A primeira edição aconteceu em 1996 e em duas décadas o evento vem reforçando seus propósitos em torno da comunidade. A atividade envolve alunos, professores e equipe pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio.


Feira Literária promove a igualdade


A Escola Municipal Manoel Viana realiza nesta sexta-feira, 21, durante manha e tarde a Feira Literária Ubuntu (palavra africana que significa ‘somos todos um só’). Na feira os alunos mostram através de textos e pinturas os trabalhos realizados que reforça os propósitos de igualdade em todos os âmbitos, como por exemplo raça e religião.  Os estudantes distribuíram mudas de crotalaria, mostram as fotografias de atividades externas como a ida ao Museu de Arqueologia e também atividades que foram inspiradas em livros.  Os trabalhos estimularam o desenvolvimento do respeito, alcançando os objetivos.    

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Colégio Isulpar realiza mostra cultural nesta sexta-feira

Foto: 3ª Aldeia Global em 2015


Na sexta-feira, das 9h30 às 15h30, acontece a mostra cultural do Colégio Isulpar. Os alunos do Ensino Médio irão expor trabalhos relacionados ao tema "Os desafios e mistérios do universo". Serão expostos assuntos de astronomia, astrobiologia; mapa celestial; ufologia entre outros. A Mostra Cultural do Ensino Médio envolve todas as áreas do conhecimento como história, geografia, matemática, física, biologia e outras.

Espetáculo teatral vai abrir a programação natalina



O multiartista Gláucio Ayrton iniciou, esta semana, os preparativos para o seu mais novo espetáculo. Trata-se de uma peça de teatro que vai abrir a programação de Natal na Praça dos Leões, no dia 6 de dezembro. Vai ser uma produção grandiosa intitulada “Livro Encantando”, com objetivo de despertar o espírito natalino e estimular as crianças à leitura. O texto está sendo escrito pelo próprio Gláucio, o qual também será responsável pela direção e cenários. Ele antecipa que vários personagens irão sair de dentro de um livro fazendo o público viajar no mundo encantado dos sonhos, fazendo surgir toda a magia natalina.   A iniciativa é da Fundação Municipal de Cultura.

Tiago Indisplicente grava videoclipe



Nesta semana, o músico Thiago Indisplicente, conhecido por sua versatilidade tocando em bares de Paranaguá e litoral,  gravou o primeiro videoclipe. O trabalho faz parte do projeto ''Thiago indisplicente'' e foi gravado em Curitiba. Fizeram parte do trabalho: Renato Ximu, Rogério Soares, Nayara Soares e Clécio de Quadros (Akatu audiovisual). O trabalho reúne uma música que fará parte do seu primeiro disco solo que já está em fase de mixagem no estúdio Oldblackrecords, em Curitiba. A canção se chama "Ode a Curitiba" e uma prévia dela pode ser ouvida em seus perfis das redes sociais e também no Soundcloud  ou pela página do YouTube: Thiago indisplicente - Ode a Curitiba e ainda pelo  FACEBOOK

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Thiago Efy é atração desta quarta-feira no Rabecas.


Thiago Efy estará se apresentando no Rabecas nesta quarta-feira, 19, a partir das 21h. O repertório é variado, ganhando destaque a MPB, pop/rock nacional e também um pouco de  rap com pitadas de samba, comprovando assim a sua versatilidade musical.
Thiago estará acompanhado pelo músico Fernando Montiel (violão). Juntos eles antecipam  que esta quarta-feira promete muito no Rabecas!  

E tem mais! Thiago vai apresentar seis composições que falam de Paranaguá, algumas já são conhecidas do público através da banda Fullana, a qual Thiago é o vocalista. Vale destacar que a banda ganhou o troféu Litoral Music de Revelação/2016. 

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

7º Festival de Teatro terá 18 espetáculos.



Nos próximos dias será divulgada a programação oficial do 7º Festival de Teatro de Paranaguá. Por causa da quantidade de espetáculos inscritos o período do evento ganhou mais dois dias. No total 18 peças teatrais irão abrilhantar o Festival entre 05 à 13 de Novembro no Teatro Rachel Costa.  As peças selecionadas e a grade com os horários serão divulgadas para todo o Brasil transformando Paranaguá no palco das artes cênicas. Cênicas. Todas as peças terão entrada gratuita. (Foto: Premiação de 2015 com a Cia Maré Arte premiada). 

João e Marcelo lançam música e iniciam gravação de videoclipe




Os músicos João Marcelo iniciam esta semana a gravação do videoclipe da música “Minha flor”, composta pela dupla. 
A canção já está pronta e foi lançada esta semana, destacando em sua letra o amor e a natureza, sendo que o refrão já está sendo cantado pelo público.
João e Marcelo agradecem ao Andre Castro da banda surf roots, ao baterista Eli Roberto,  ao Roberto Takayama e também ao Renato Gori que produziram e ao Juan Moreira de Lima que fez as filmagens e finalização do trabalho. A música foi gravada no estúdio Guaptown. 
João e Marcelo são irmãos gêmeos e fazem sucesso em todo litoral, cantando pop/rock e surf music e ainda possuem no repertório músicas sertanejas. Agradam todos os gostos! 

terça-feira, 11 de outubro de 2016

The Revenge relembra o rock clássico



Após o show de 10 anos, realizado em abril deste ano, várias apresentações estão movimentando ainda mais a agenda da banda The Revenge. A próxima acontece neste sábado, 15, a partir das 21h30 na choperia Rabecas. O repertório para ambientes fechados é diferenciado, voltado para o acústico, com destaque para o rock clássico como, por exemplo, Creedence Clearwater, Revival, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin entre outras. A banda é composta pelos irmãos Rodrigo e Rafael Cardoso, e também os músicos Andre Black e Ricardo. Dia 21 o show é na sede do MC Treme Terra e dia 29 no Leopoldo.    

O talento de Felipe Andrade


Felipe Andrade é daqueles talentos que quando começa a cantar já recebe elogios. Com um timbre grave e bem afinado, ele impressiona logo nos primeiros minutos de apresentação. Ele tem 16 anos e canta desde os 08, porém agora com passagem da adolescência e a mudança no tom de voz o jovem vem assegurando cada vez mais seu espaço no cenário musical. Ele realiza apresentações solo e também em dupla com a cantora Nayara.  O talento do jovem dá a certeza que o futuro lhe reserva grandes novidades no mundo das artes. Contato pelo fone 9832 - 9188

Músicos renomados se apresentam no conservatório



Nesta segunda-feira, 17, às 19h30, o Conservatório Waltel Branco recebe o músicos Orlando Fraga e Fabio Scarduelli. O concerto irá mostrar um pouco do violão romântico, o qual é uma evolução do violão barroco. Fraga é concertista e professor de violão, estudou no Conservatório Universitário de Música de Montevidéu (Uruguai). mestre pela Universidade de Western Ontario (Canadá) e Doutor em Performance (D.M.A) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester, Nova Iorque (EUA).    Fabio é violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual foi ainda professor e onde realizou seu pós-doutorado entre os anos de 2010 e 2013. Mantém intensa carreira como pesquisador e concertista, com abordagens que envolve repertório solo e de música de câmera. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Olimpíadas de Cultura Parnanguara



Nesta terça-feira, 11,  a partir das 14h acontece a final das Olimpíadas de Cultura Parnanguara no Teatro Raquel Costa.  A programação conta com os seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Municipal Sully Vilarinho vai apresentar a balainha, Escola Municipal Hugo Correia (Fandango), A Escola Takeshi Oishi (Teatro), Escola Arminda Souza (maquete), Escola Luiz Andrioli (pintura), Escola Castelo Branco (Pop-up) e a professora artista Tirza Cunha (CAIC) estará expondo seus trabalhos nas artes plásticas.  Foto: Escola Hugo e o fandango, em registro feito pelo professor Denilson Capetta, o qual é o responsável projeto criado com sucesso no CAIC e hoje é realidade em toda rede municipal. 



Lançamento do livro Mosaico de Juliana Pretto




Acontece no dia 14 de outubro, sexta-feira, na Biblioteca Municipal Leôncio Correia, o livro Mosaico de poemas infantis escrito por Juliana Pretto. A publicação é resultado de um projeto de leitura realizado junto a escolas integrais.  A autora fez a leitura dos poemas com as crianças acompanhada da professora da área de literatura. Após a interpretação dos textos, cada criança escolheu um poema e fez um desenho para ilustrá-lo. Ao todo, 252 crianças de 17 turmas em seis escolas participaram do projeto. Dentre os desenhos, foram escolhidas as 21 ilustrações que compõem o livro Mosaico.  A escolha das ilustrações foi feita por uma comissão da qual participaram, além da autora, a presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), Olga Maria e Castro; a professora do Instituto Federal do Paraná, Mariane Dias; as educadoras da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Rafaela Lobo Vilarinho e Luciana Martins de Araújo Gomes; e o proponente do projeto e editor do livro, Ivan Ivanovick.


Na solenidade de lançamento, serão entregues os exemplares dos livros para as crianças que tiveram os desenhos selecionados para a obra e para as professoras que participaram do projeto. Além disso, cerca de 600 exemplares serão doados para as bibliotecas das escolas municipais, para a Biblioteca Municipal Leôncio Correia, além do acervo da própria Fumcul e da Biblioteca Mário Lobo. 
Haverá também apresentação do coral da Escola Municipal Arminda de Souza Pereira, sob regência da professora Jane Mary Pires de Toledo; além do teatro de bonecos com o Grupo La Polilla. 

Segundo Juliana Pretto, o processo de ilustração junto com as crianças foi muito gratificante e trouxe inspiração para novos trabalhos. “Ao ler os poemas com as crianças, pude perceber que elementos estão no seu imaginário, quais os temas despertam maior interesse”.

Serviço: Lançamento do Livro Mosaico de Juliana Pretto
Data: 14 de outubro de 2016, às 14 horas
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correia
Avenida Gabriel de Lara, Centro, Paranaguá. 

*Projeto apoiado pela Lei 1973/96 de Incentivo Fiscal para a Cultura no Município de Paranaguá.
 Legendas das fotos: As ilustrações do livro foram criadas pelas crianças das escolas municipais. 




quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Parnanguara é selecionada para coletânea internacional bilíngue




A poetisa Elba Khadija conquistou mais uma proeza. Sua poesia “Viagem” foi selecionada  para a coletânea literária internacional bilíngue “Sem Fronteiras pelo Mundo”. A obra é organizada por Dyandreia Valverde Portugal, da editora Rede Sem Fronteiras,  escrita em inglês e português e já está circulando em mais de 30 países. Na apresentação da poetisa parnanguara, é destacada a cidade de Paranaguá, bem como o jornal Folha do Litoral News (em função do espaço poético do qual ela participa desde 2008). O livro foi lançado em uma grande festa no restaurante Carpe Diem em Brasília. 

Nesta quinta-feira tem Festival de dança no Rachel Costa



Na quinta-feira, a partir das 20h, acontece no Teatro Rachel Costa, a 1.ª Mostra de Dança Livre do Litoral. Irão se apresentar 21 grupos de gêneros diferentes vindos de várias cidades. Como exemplo: Corpo de Dança Ballet Francisco, de Matinhos, Studio A Movimento e Arte de Guaratuba,  Stúdio de Dança Passo a Passo de Pontal do Paraná, Academia Bio Aventura de Paranaguá, Wellington Fênix (Hip Hop), Grupo de Dança Cigana de Matinhos e outros. 
Na foto, a dançarina Renata Cunha, a qual irá apresentar dança folclórica árabe. 
A entrada custa 1 quilo de alimento. 

No sábado, tem Rodolfo y Roseno em Paranaguá


No sábado, 8, a partir das 21h, acontece a apresentação da dupla Rodolfo y Roseno, no Tropical Caiçara. Este é o primeiro show em Paranaguá, e vem sendo aguardado com expectativa pelos músicos que já fazem sucesso nas ruas de Curitiba. A dupla já se apresentou na Biblioteca Pública do Paraná, na Faculdade de Artes (FAP) e também esteve presente no 1.º Festival de Food Bikes no shopping Curitiba. Rodolfo Branco e Juan Roseno convidam todos para a estreia em Paranaguá.