Pesquise no blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

D´Luca e Lorenzo, a dupla que vem conquistando Paranaguá



Uma das duplas que vem fazendo muito sucesso na noite parnanguara é D’Luca e Lorenzo. A versatilidade é a principal característica, a qual vem agradando o público nas apresentações, contando também com o experiente baterista Maneco. Além do sertanejo moderno eles tocam também  pop/rock fazendo relembrar sucessos de grupos como por exemplo, Legião Urbana. D'Luca é músico desde os 14 anos, veio de Três Barras, uma pequena cidade perto de Cascavel, acumulando experiência com shows em vários locais. Já  Lorenzo é de Paranaguá e sua mais recente experiência musical foi vocalista da banda “Beside” de Curitiba. A junção deu certo e cresce a cada dia deixando ainda mais variada as opções de artísticas do litoral. 

Espetáculo Palhaços tem única apresentação em Paranaguá



Nesta quarta-feira, 04 de maio, às 20h acontece a apresentação do espetáculo Palhaços, no Teatro Rachel Costa. A entrada é franca porque a peça faz parte do Circuito Nacional do Sesi. No enredo, ao assistir apresentação do circo, Benvindo, o fã, vendedor de uma loja de calçados, aspirante a gerente e, como fã incondicional do artista palhaço Careta – esperançoso por um inocente bate-papo – vai cumprimentá-lo no camarim após o espetáculo. Não sabia, porém, que a proximidade da realização de um sonho poria também à prova as suas mais puras aspirações. Em cena ainda estão dois artistas circenses e dois músicos, que tocam ao vivo e dialogam com o texto, conferindo mais elementos do universo do circo. 

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Vibe Praieira comemora 2 anos com show



A banda Vibe Praieira comemora dois anos de atividades com show no dia 7 de maio, no Bora Bora Clube, em Praia de Leste. A banda traz ao palco um show único com um repertório agitado e dançante. Participações confirmadas: Igor Brenaz (Banda Surf Roots) e Jota Lopes (Banda D.U.C.A. Sessions) e mais artistas. O show terá músicas autorais, mas a grande parte do show será de interpretações de grandes sucessos do Reggae, MPB e Rock. Vale lembrar que a Vibe Praieira foi a banda vencedora do Festival da Musical do Litoral, em 2014. 

Orgulho parnanguara nos Estados Unidos



O professor de inglês Jean Xavier está finalizando o intercâmbio nos Estados Unidos ao lado de outros profissionais de diferentes países. Jean foi homenageado como aluno destaque dentre os vários que participam do Programa - ILEP (Internacional Leaders in Education Program) na Universidade do Arizona, EUA. Apenas 16 professores de sete países foram selecionados. Na solenidade de formatura, o professor irá representar o Brasil, lendo o Poema ‘I am a teacher’. Ele contou que escreveu esse poema em um momento de inspiração para a aula de Círculo de Literatura. O pedido foi feito pela Professora Dr. Kyle Messner, diretora do Programa ILEP na Universidade do Arizona.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Miriam Ferreira lança seu primeiro livro

Artista plástica e escritora, consolida sua posição no cenário das artes e  literatura 

A parnanguara Miriam Ferreira, radicada em Curitiba há 30 anos, está lançando seu primeiro livro. A sessão de autógrafos acontece no dia 7 de maio das 17h às 20h no Centro Cultural do Portão. A obra intitulada “Aprendendo a Morrer” é um romance poético que estabelece uma compreensão entre os prazeres da vida com a efemeridade do ser humano, ou seja, mostra através de um ângulo diferente que somos finitos. Na ocasião haverá apresentação de suas obras, esculturas  que também seguem a mesma linha de pensamento, permitindo interpretações diversas, mostrando a amplitude da visão artística da escritora. Vários familiares e amigos da artista, residentes em Paranaguá,  estarão prestigiando o lançamento.    


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Missa é celebrada na Igreja São Benedito



Na noite da última quinta-feira, 21, feriado de Tirantes, a Igreja São Benedito em Paranaguá viveu um momento histórico. Após 30 anos, o templo voltou a celebrar missa, sendo presidida pelo Padre Bino. A igreja ficou totalmente lotada, com fiéis ao lado de fora acompanhando com devoção um fato que não se via há muito tempo. Vale destacar que a festa da igreja acontece anualmente em 1º de janeiro reunindo centenas de devotos. A construção do prédio teve início em 1784, tendo uma das mais longas raízes históricas da religiosidade paranaense datando sua origem no século XVII. Em 1962 iniciou o processo de tombamento e às obras de restauro. 

Mídia é tema de palestra nesta quarta-feira



O Centro de Letras de Paranaguá e o Club Litterário convidam para a palestra “A Importância da mídia”, nesta quarta-feira, 27, às 19h30. A palestra será proferida por Antonio Saad Gebran, o qual irá abordar sobre a liberdade de expressão e a relação com as mídias sociais. Também irá ressaltar sobre sua experiência profissional, dos desafios diários de um jornal e um pouco da história da Folha do Litoral News que há 16 anos está presente na região. A palestra será realizada no auditório do Club Litterário, sendo voltada ao público em geral, em especial as pessoas que se interessam pelo assunto.  

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Troféu que é obra de arte



O artesão Aurimar, especialista em esculpir sua arte em madeira, está confeccionando 45 troféus para o evento do dia 21 de maio, o 3.º Troféu Litoral Music. Neste ano, ele contou com o trabalho da professora de artes Carol Geraldis, a qual tem dado o toque final na pintura dos troféus. As obras de arte irão coroar com êxito os vitoriosos que atuam na música no litoral, sendo todos talhados na imbeira, um tipo de madeira encontrada no Mato Grosso. 

10 anos de sucesso



A Banda The Revenge comemorou no último sábado, 10 anos de atividades ininterruptas, mantendo praticamente a mesma formação inicial. A banda realizou um show para quase mil pessoas em Paranaguá, um público fiel que acompanha as apresentações do grupo que tem no repertório o rock clássico e popular nacional e internacional que marcaram os últimos 30 anos.  Entre os agradecimentos, os músicos citaram a Folha do Litoral News, que sempre divulgou o trabalho da banda, sendo hoje uma referência para os moto clubes da região.  

Procuram-se padrinhos para as mamães do Asilo



O grupo Desperte Sorrisos está procurando padrinhos para uma ação social em homenagem ao Dia das Mães. A atividade será realizada no dia 7 de maio, a partir das 14h, no Asilo São Vicente de Paulo. O grupo precisa de cabeleireiro(a) e manicure para embelezar as mamães neste dia importante. De acordo com o voluntário Luiz Gustavo, todos são bem-vindos, mesmo que não sejam profissionais, mas queiram ajudar. Para apadrinhar alguma idosa, basta entrar em contato com Luiz pelo telefone 9820-1224, que ele irá passar o nome com os dados da mamãe para ser presenteada. Um simples presente pode tornar este dia  inesquecível.  

Rabecas tem programação variada para o feriadão

O Bar e chopperia Rabecas está com uma programação variada para o feriadão, confira:

♪♫ 4ª 20/04 ♪♫
Nil Ribeiro e Humberto Pioli
MPB, Pop Rock e internacionais.

♪♫ 5ª 21/04 ♪♫ (feriado)
Weidy Modão e Rafael
Sertanejo

♪♫ 6ª 22/04 ♪♫
Saphato Velho
Flash Back sucessos anos 80/90

♪♫ Sábado 23/04 ♪♫
Banda Fullana
Pop Rock e MPB





sexta-feira, 15 de abril de 2016

Cia Fênix faz sucesso em Paranavaí


A Cia de Dança Fenix de Paranaguá esteve presente no último dia 13  durante o evento de lançamento do Edital de Circulação da  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar. O evento aconteceu na sede da universidade, no campus de Paranavaí. O objetivo é incentivar e divulgar a produção artística dos alunos e a troca de experiências entre eles, oportunizando a difusão dos produtos culturais desenvolvidos na Universidade. A Cia Fenix foi uma das atrações convidadas, representando o litoral brilhantemente. A Cia se apresentou para uma platéia lotada de acadêmicos de todas as regiões do estado.  Receberam aplausos e posaram para fotos.

Evento sobre a cultura indígena



O centro de Letras de Paranaguá em parceria com o Club Literário realizam no dia 19 de abril, às 19h30, um evento sobre cultura indígena. A programação contará com a presença do artista plástico e escritor Daniel Conrade (foto). Ele irá contar suas experiências que resultaram na elaboração do livro A arte Guarani-Mbya de Guaraqueçaba. Daniel fará na ocasião uma sessão de autógrafos.   Haverá ainda a mestre e doutora em estudos literários, Catia Mendonça que fará uma palestra abordando a questão indígena. O evento tem entrada franca, sendo aberta a toda comunidade em geral. 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Aulas de teatro possibilitam novas experiências



Cerca de 30 alunos estão obtendo aulas de artes cênicas gratuitas no Teatro Rachel Costa. As turmas acontecem em dias alternados envolvendo jovens e adultos que adquirem as noções básicas da arte de interpretar. Assim como nos anos anteriores, o curso vai resultar em um espetáculo de teatro, mostrando os conhecimentos adquiridos nas aulas. Os alunos têm aprovado as aulas, que segundo eles, são muito produtivas.  O ator Guto Quenehenn aplica as noções básicas de interpretação e Olga Maria e castro aplica a psicodramaturgia, permitindo ao sujeito viver uma experiência nova, enriquecedora superando obstáculos emocionais e relacionais.

Noite de groove é atração nesta quinta-feira



Nesta quinta-feira, 14, a partir das 22h acontece o show Jam Groove no Heros Bar a partir das 22h. Jam é quando músicos se misturam pra fazer um som, e groove é um estilo soul, neste caso o funk americano. Os convidados desta vez são Alekiz carniel, Caio Votta, Joey Bida e Jota Lopes, todos músicos experientes com vasta bagagem em bandas e solos. No repertório o público poderá conferir o melhor de Tim Maia, Jorge Ben Jor, Djavan, Ed Motta, Caetano Veloso, Alceu Valença e ainda samba/rock e MPB. 

Partiu Portugal nesta sexta, no Rachel Costa



Acontece nesta sexta-feira, 15, às 20h30, no Teatro Rachel Costa a apresentação do espetáculo de humor “Partiu Portugal”, com o multifacetado ator Diogo Portugal. Ele traz toda sua versatilidade em um espetáculo interativo com a intenção de levar muito divertimento ao público. Esta é a segunda vez o que o artista vem a Paranaguá. Os ingressos custam R$ 60 e R$ 30 (meia). 

Lucélia Salgado é atração de hoje no Rabecas

Lucélia Salgado, uma das grandes cantoras do litoral, realiza na noite desta quarta-feira, 13, o show “Um barzinho, um violão” a partir das 19h30 no Rabecas Chopperia. O repertório reúne sucessos nacionais imortalizados nos hgrandes nomes do samba de raiz, samba cancã, na música popular brasileira e ainda do pop/rock. Lucélia  possui uma extensa trajetória no cenário musical, e reúne grande público em suas apresentações. A canta já marcou presença em programas televisivos  ganhando  destaque no antigo ‘Muvuca’ apresentado por Regina Casé em 1999.   A entrada custa R$ 10. 
O Rabecas fica na Rua Conselheiro Sinimbu, centro histórico. Telefone: (41) 3425-8185

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Jean Xavier: intercâmbio com professores nos Estados tem sido produtivo



O professor de Língua Inglesa, Jean Xavier, está desde a primeira semana de janeiro nos Estados Unidos participando de um intercâmbio ao lado de outros professores de diferentes continentes.  O professor Jean, do Colégio Estadual Morozowski, foi selecionado em 2015 junto com outros quatro docentes brasileiros para a etapa internacional do Programa Líderes em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP 2016). Jean foi o único paranaense selecionado para o intercâmbio, que ocorre nos Estados Unidos até o dia 10 de maio. Jean está obtendo novos conhecimentos para o ensino da disciplina, através de uma experiência única. Além das intensivas aulas na universidade, o professor tem ampliado sua visão de mundo estando em contato com a cultura norte-americana através de visitas em espaços culturais. 

Espetáculos nacionais estão em cartaz no Rachel Costa


No dia 15 de abril, Paranaguá recebe o espetáculo de comédia “Partiu Portugal”, às 20h30 no Rachel Costa. O show tem duração de 60 minutos, sendo marcado pelo entretenimento com piadas espontâneas, confirmando desta forma porque é um dos grandes nomes do humorismo. No dia 16 de abril o grupo teatral Rama Kriya, de São Paulo, apresenta "Um amor de Renúncia" obra de Chico Xavier, às 20h. A peça narra a saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcione, ao longo de quatro décadas, abordando um amor impossível. No dia 29 de abril às 20h é a vez da peça “Punho Fechado” da atriz Maureen Miranda. A atriz estará pela primeira vez em Paranaguá.  


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Isa top show está no ar



Já está no ar o segundo programa do canal de sucesso do YouTube Isa Top Show, apresentado pela modelo de Paranaguá Isabelly Cristine. Quem acessar o programa irá conhecer o trabalho da jovem que vem se destacando também no meio da comunicação. Além de entrevistar famosos, ela dá dicas de belezas, entretenimento e culinária. Neste segundo programa, ela conversa com a fotógrafa Fátima Heeschi, com o cabeleireiro e maquiador Lau Faustino e com Patricia Penteado (Miss Paraná Model 2014). A repercussão tem sido positiva, destacando ainda mais o talento de Isabelly. Vale a pena conferir!

2.º Paranaguá Custom



Depois do sucesso da primeira edição, acontece no sábado, 9, a partir das 18h, o 2.º Paranaguá Custom. O encontro será na Avenida José Lobo, esquina com Clube Olímpico. Na ocasião, estarão reunidos automóveis clássicos e customizados e também motos. Esta é uma paixão que cresceu nos últimos anos no Brasil, e, em Paranaguá, não é diferente, apresentando criatividade sem limites. No evento deste sábado, parte da rua será fechada, pois também haverá show com banda de rock de Joinville, a Retaliate.   

Dengue é tema de atividade no CAIC



O Caic realizou na tarde de segunda-feira, 4, uma atividade visando a chamar atenção das autoridades sobre a questão da epidemia da dengue. Na ocasião, toda a comunidade escolar se envolveu fazendo um apelo sobre a questão. O anfiteatro da escola foi pintado com a frase “Paranaguá pede socorro, dengue tô fora!”. As atividades foram realizadas pelos estudantes do período integral. As ações contaram ainda com exposição de cartazes, concurso de frases junto com os mosquitos confeccionados de garrafa pet. Foi feito também o plantio pelas crianças de crotalárias nas floreiras ao redor do ginásio da escola.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Alecsandro Massafera



Quem atuou na Paixão de Cristo em Paranaguá recebendo elogios do público  foi o Alecsandro Massafera, irmão da atriz da TV Globo Grazi Massafera. Ele interpretou o Rei Herodes mostrando que a vocação para as artes cênicas é uma tendência da família. Durante os 90 minutos da encenação Alecsandro chamou atenção ela postura no palco e a boa interpretação, dando mais imposição ao temido Rei. Ao final da apresentação tirou fotos com o público e recebeu muitos parabéns como incentivo para seguir na área teatral. Na foto com Iraja Santos (Jesus Cristo) e Ezilda Lane (Herodiades).  

Diretores tomam posse



Na noite da última quarta-feira, aconteceu a posse dos diretores dos estabelecimentos de ensino da rede estadual do litoral. Cinquenta e nove diretores participaram da cerimônia, entre eles Carlos Eduardo Tavares e Jeferson Sivek, Diretor e diretor auxiliar respectivamente do Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, que é atualmente o maior estabelecimento do litoral,  com aproximadamente 2 mil alunos. Além deles, Marcelo Fiatkoski também integra a direção auxiliar. Experientes na educação, os professores assumem com a proposta de expandir os trabalhos para tornar o estabelecimento uma referência de ensino público de qualidade na região. Vários projetos serão implantados ainda neste primeiro semestre visando a melhoria do ensino e a redução da evasão.