Pesquise no blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

Carnaval fora de época



Em meio a programação de Páscoa, foi lançado o carnaval 2013 de Paranaguá “Não tem hora, não tem dia, vem pra nossa folia”. E mesmo sendo fora de época, o lançamento foi marcado pela animação, contando com a presença dos presidentes das agremiações e representantes da imprensa. A festa aconteceu no Centro Gastronômico da Juventude e foi animada pela bateria da Escola de Samba União da Ilha. O desfile será realizado no dia 06 de abril, na Rua da Praia.   

Very Good vai distribuir 450 cestas de Páscoa





 O Grup Very Good realiza neste sábado, a tradicional festa de Páscoa. Este é o 13º evento realizado na sede social, localizada no Parque Agari. A programação deste sábado irá contar com a distribuição de 450 cenourinhas de pano confeccionadas pelas voluntárias do Very Good. Estas cenourinhas vão estar recheadas de coisas deliciosas para as crianças, como doces e chocolates. A programação conta ainda com teatro e dança, iniciando às 15h.

Desperte Sorrisos realiza doações na Páscoa


O Grupo Desperte Sorrisos realiza neste sábado na Vila Santa Maria, bairro carente de Paranaguá uma entrega de chocolates. A doação é resultado da arrecadação bem sucedida do 2º Jantar Dançante Baile do Havaí realizado no início de março. Graças ao evento que contou com a ajuda da comunidade local, foi possível realizar esta entrega. Vale destacar também que na tarde da última quarta-feira ocorreu outra entrega, no Jardim Esperança. O Grupo Desperte Sorrisos agradece todas as pessoas que prestigiaram o jantar dançante, possibilitando assim a realização destas ações sociais.



 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Acadêmicos do Litoral



A escola de Samba da dona Milene também esta pronta para o desfile. O enredo “Rio Branco, uma paixão centenária”, vai mostrar o amor em torno do Leão da Estradinha, o único clube de futebol profissional do litoral. A equipe se reveza 24h por dia finalizando as ultimas fantasias. O único objetivo é ganhar apresentando um bel desfile. As pessoas interessadas em desfilar devem comparecer aos ensaios na Vila Cruzeiro e entrar em contato com Cynthia ou Adriano. 

Ponta do Caju



Neste ano a Escola de Samba Ponta do Caju vai mostrar na avenida a História do Circo. A presidente Audileia Ramos esta caprichando nas fantasias das alas e nos destaques dos carros alegóricos. Os trabalhos estão a todo vapor nesta reta final, mostrando muito empenho e garra em busca do 6º titulo. As pessoas interessadas em desfilar devem ir aos ensaios que acontecem todas as noites a partir das 20h30. 

Ensino Médio Inovador no Bento Rocha



Os alunos do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, tem um motivo a mais para não faltar a aula. Eles estão tendo contato a praticidade através do projeto Ensino Médio Inovador, que tem como objetivo tornar o cotidiano escolar mais interessante. Na foto vemos os estudantes tendo aula de física e química no laboratório juntamente com a professora Marcileia Grecco. As ideias do Ensino Médio Inovador representam um importante avanço na educação brasileira. O mais importante é que os estudantes estão sabendo aproveitar esta oportunidade.  

segunda-feira, 25 de março de 2013

Vem aí o Miss Paranaguá 2013



O concurso Miss Paranaguá 2013 será realizado no dia 21 de abril no Camboa Hotel. Várias candidatas estão ensaiando para conquistar o título que será entregue pela Miss 2012, Stephane Rocha (foto). A vencedora irá ganhar uma bolsa de estudos integral na faculdade Isulpar. As meninas que desejam concorrer devem entrar em contato com Leslie Camargo pelos fones 9256-4841, 8506-5152 ou 9776-4431.

Tudo pronto para o desfile



As escolas de samba de Paranaguá estão a mil! Quem visita os barracões das agremiações percebe que o desfile promete ser um dos melhores já realizados. Com fantasias criativas e muitas novidades a serem mostradas, as escolas estarão desfilando no dia 6 de abril na Rua da Praia. As pessoas que desejam desfilar devem comparecer aos ensaios e fazer a escolha da fantasia. De acordo com o presidente da Associação das Escolas de Samba, Julio Cesar Mariano, as agremiações vão surpreender o público. (Na foto, os carnavalescos juntamente com Julio Cesar, em pleno centro de São Paulo, fazendo as compras dos materiais para o desfile). 

Auto da Paixão



Na sexta-feira, 29, acontece a encenação da Paixão de Cristo, às 20h, na Praça de Eventos. A direção do espetáculo está a cargo do artista Denilson Capetta que neste ano irá inovar criando uma apresentação que promete agradar ao público. Uma delas está no elenco, com o ator Guto Quenehenn interpretando o papel de Jesus Cristo. Guto atua no teatro há mais de seis anos tendo recebido indicações consecutivas ao prêmio de ator coadjuvante no Festival de Teatro de Paranaguá e agora ganha o merecido reconhecimento. A direção e equipe técnica estendem o convite para a população prestigiar o espetáculo. 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia do Daiçara



Na última quinta-feira aconteceu o Dia do caiçara em Paranaguá. As atividades foram realizadas no Museu, Casa Cecy e na Rua Praia. A programação mobilizou estudantes e o público em geral que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local. A iniciativa partiu do grupo Lendário Caiçara, coordenado pelo Artista Denilson Capetta. Um dos destaques do evento foi a palestra do Rafael Greca, apaixonado por Paranaguá e grande conhecedor da cultura local. Na foto ele esta ladeado pelos artistas que participaram do evento. Um sucesso!

Olga Maria E Castro



A diretora de teatro e ativista cultural Olga Maria E Castro anunciou várias novidades nesta semana. Uma delas é o espetáculo “Renezinha” que em breve entra em cartaz no Teatro Very Good. E tem mais, a sempre competente Olga está em fase de criação de um novo espaço cultural em Paranaguá, que com certeza vai cair no agrado das pessoas de bom gosto, que apreciam as atividades artísticas. 

Na foto Olga com o elenco do espetáculo: Jéssica Natal, Ana Luiza Zampier Natal, Taai Zampier, Julia Andrioli Nunes, Yasmin Cecy, Maria Fernanda Muraski, Barbara Vieira. Estamos aguardando!

Exibição de filme neste sábado no SESC



Neste sábado, dia 23, às 17h acontece a exibição do filme  “Coco Chanel & Igor Stravinsky” no SESC Paranaguá.  Direção: Jan Kounen. O filme passa em 1913, retratando a jovem Coco Chanel e o compositor russo Igor Stravinsky que na época desponta no cenário artístico.  Vários encontros e desencontros ocorrem entre o casal ate que a estilista oferece sua casa de campo para abrigar o músico e sua família. Assim os dois iniciam uma relação proibida e intensa. Classificação: 16 anos. Entrada gratuita. 

sábado, 16 de março de 2013

Curso de Culinária



O Master Chef de cozinha Alessandro Dirienzo, esta com matrículas abertas para o curso de culinária 2013/2014. Muitos que fizeram o curso hoje atuam no mercado de trabalho. As aulas são voltadas para aqueles que gostam da arte de cozinhar e também aos buscam aperfeiçoamento. Os interessados devem entrar em contato pelo fone 8809-5126, ou se dirigir até a Escola de Culinária e Hotelaria Mediterraneo, Rua Visconde de Nacar 988, sala 02, próximo a Igreja da Ordem. (Na foto o formando e futuro Chef de Cozinha Edgar Araujo Netto.

Tudo pronto para o desfile das escolas de samba



As escolas de samba de Paranaguá estão em ritmo acelerado para o desfile que acontecerá no dia 06 de abril, sábado. Os carnavalescos e presidentes das agremiações estiveram em São Paulo comprando a matéria prima que vai abrilhantar o carnaval fora de época. Para a Fundação Municipal de Turismo, a expectativa é a melhor possível pelo aquecimento do comércio e rede hoteleira e de restaurantes. Várias caravanas de outras cidades vão marcar presença. Vale lembrar que no dia 05, sexta-feira haverá o show com o grupo de axé Tchakabum. No domingo, 07, acontece o desfile das campeãs com micareta animada pela dupla Douglas e Murilo. (Foto: Cortejo Real 2013 com o Rei Luciano e Rainha Aline, princesas Vivian e Pryscilla). 

Mariana Zanette e Julio Cristiano convidam



Os atores Julio Cristiano e Mariana Zanette estendem o convite ao público parnanguara para a estreia  do espetáculo: “Bodas de Ouro”, da obra de Vicente Maiolino, com direção de Márcio Gonçalves. O espetáculo entra em cartaz de 02 a 07 de abril no Centro Cultural Boqueirão, Curitiba, com apresentações às 20h. No espetáculo dois idosos são dados como mortos pela Previdência Social. Com o problema, o casal maduro, precisa encarar seus traumas e manter o amor vivenciado ao longo da vida. Todos estão convidados. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Fabiano Grazioli ministra palestra no SESC de Paranaguá


Nesta quinta-feira, dia 14, a palestra  "Teatro e Ensino”, com o Fabiano Grazioli, professor da Faculdade Anglicana de Erechim. Acontecerá em dois horários: às 15h30 e às 19h00, no Salão Social do SESC Paranaguá. Alguns dos temas abordados serão:  Os princípios do teatro na escola. A experiência criativa. Jogo dramático, jogo teatral e teatro (aproximações e diferenças). Teatro: tema e linguagem. Educação dramática no processo de ensino-aprendizagem. A evolução do jogo dramático: o despontar da linguagem teatral. Além de ter publicado um livro (Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor)  Grazioli tem  diversos artigos publicados sobre Dramaturgia e Leitura, 

Dia do Caiçara será comemorado nesta sexta-feira




Numa iniciativa do artista Denilson Capetta, acontece nesta sexta-feira, dia 15, várias atividades em comemoração ao Dia do caiçara das 8h às 18h. Pela manhã haverá varal de poesias, exposição de argila, mostra de curtas metragens e exposição, e também oficinas de pau de fita, fandango, balainha e desenho, círculos de conversas sobre o litoral e apresentações artísticas (no Museu). Às 14h tem visita monitorada ao Casario da Rua da Praia e às 16h palestra com Rafael Greca sobre a Identidade e Memória do Litoral e a defesa desse patrimônio material e imaterial.  A programação encerra com certificação de participação e apresentações artística e degustação de comidas típicas. (Na foto Denilson e Renata, organizadores do evento).   

Aorelio ganha título internacional


O trabalho desenvolvido por Aorelio Domingues, no sentido de resgatar a cultura popular do litoral foi reconhecido. Após o fandango ter sido registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro, Aorelio foi convidado para participar do encontro de Violas de arame em Portugal onde tocará  juntamente com grandes músicos violeiros  do Brasil e de Portugal. Mas não é só isso! Aorelio vai receber o título de “Salvaguardador de culturas tradicionais -  a nível internacional”. A notícia foi recebida com festa por todos aqueles que amam a cultura parnanguara, que agora ganha evidência internacional.
Aorelio resgata a cultura popular através da Associação Fandango Mandicuera,   ponto de Cultura - ação prioritária do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Mais uma vez os esforços deste folclorista vem colocando Paranaguá e o litoral na vitrine, desta vez com destaque internacional.
Motivo de orgulho para todos os parnanguaras. 
 Aorelio estará em Portugal de 22 de abril a 1º de maio com todos os custos pagos pela Associação de cante Alentejano, isto mostra a credibilidade da honraria e do evento. Parabéns! É mais que merecido! Paranaguá se orgulha do seu trabalho.  

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia da Mulher tem programação nesta quarta-feira

Comissão organizadora do evento 


Acontece nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 19h no salão social da Igreja de Nossa Senhora do Rocio uma  programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As palestrantes serão Antonia passos (Coordenadora do Coletivo de Mulheres), Tere Pereira  (Secretária Estadual de Políticas para Mulheres), ser~]ao debatidos temas importantes como a aposentadoria da dona de casa e  violência contra a mulher. A entrada é 1kg de alimento para doação a comunidade. 

Festa de 10 anos da São Vicente



O Grêmio São Vicente realiza neste domingo, dia 10, a partir do meio dia, a festa de 10 anos de atividades da agremiação. O evento será realizado no Grêmio da Petrobras, sendo aberto para todas as pessoas. Na ocasião será oferecido um almoço por R$ 10,00 que incluiu churrasco com acompanhamento (salada, arroz, farofa e maionese). Na programação roda de samba com show da bateria da escola comandada pelo Mestre Luciano.  

Churrasco no Centro de Conveniência do Idoso



A sempre dinâmica nas causas sociais, dona Mail Venâncio, promove neste domingo, dia 10,  o Churrasco da Amizade. O evento vai acontecer no Centro de Conveniência do Idoso, ao meio dia.  O churrasco visa arrecadar  angariar fundos para Associação da Melhor Idade Anos Dourados de Paranaguá que sempre promove eventos visando o bem estar do idoso. As promoções da dona Mail são sempre muito prestigiadas. O centro  fica na Rua Baroneza do Cerro Azul, Palmital, antiga loja Maçônica. Informações pelo 3038-1269. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Neste sábado tem exibição de filme de Museu




Neste sábado o CineMae, Cinema no Museu, apresenta neste sábado, dia 09, às 19h30 o filme “O Dorminhoco", de Woody Allen. O filme conta a história de Um saxofonista (Woody Allen) que foi congelado em 1973. Ele é trazido de volta 200 anos depois por um grupo contrário ao poder vigente que tenta derrubar o governo opressor. No entanto, ele quer conhecer este novo mundo, totalmente diferente da realidade em que vivia. Com as inúmeras modificações ocorridas nestes dois séculos, este homem vai entrar em diversas confusões. Entrada gratuita.

Very Good aos domingos



O grupo Very esta retornando de férias com muitas novidades. Neste domingo os moradores do Parque Agari e região têm um encontro marcado no Eco Teatro às 16h. O show de talentos estará fazendo a entrega de troféus aos melhores nas categorias de canto e dança. Estará sendo disponibilizado para a comunidade uma biblioteca e um espaço de informática e ainda um Ecobonde feito de material reciclado. Dentro do Ecobonde acontecerão as atividades pintura e desenho. O Very Good fica localizado em frente ao Corpo de Bombeiros, Parque Agari. (Na foto Ricardo e Debora, coordenadores das atividades culturais). 

Agradecimento



O Grupo Desperte Sorrisos, formado por jovens voluntários de Paranaguá (foto), agradece todas as pessoas que prestigiaram o 2°Jantar Dançante  ‘Baile do Hawaii’ realizado no ultimo sábado,02, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus. “Ficamos felizes pelos convites terem esgotados um dia antes do jantar. Isso mostra que estamos no caminho certo. Agradecemos todos os envolvidos, principalmente o pessoal que trabalhou na cozinha que possibilitou uma refeição maravilhosa. Ficamos ainda mais felizes em saber que é assim que vamos caminhando, no pouco que somos, no pouco que temos, porém, sempre unidos a favor daqueles que precisam. Vamos caminhando para que sempre possamos sempre levar alegria e despertar sorrisos através das ações sociais”, Agradece Luiz Gustavo em nome do Grupo. (A renda será revertida para a Festa de Páscoa das crianças e Festa Junina no Abrigo dos Idosos). 

sábado, 2 de março de 2013

Vamos colaborar com a festinha de Páscoa



O Centro Municipal de Educação Infantil Agadil Cabral, localizado no bairro Beira Rio, realiza todos os anos uma Festa de Páscoa para as crianças. Para isso o estabelecimento esta coletando caixas de bombons para tornar a data  ainda mais especial. Quem quiser colaborar basta deixar o presente no estabelecimento na semana anterior a Páscoa. Contato pelo fone 3420-2973. (Na foto a festa do ano passado).

Venha desfilar na Ponta do Caju



A Escola de Samba Ponta do Caju, campeã do grupo de acesso no ano passado, esta a todo vapor para fazer um belo desfile neste ano. O enredo é sobre o mundo do circo, e irá contar sobre a fascinante vida daqueles que vivem para propagar o sorriso. A escola vai desfilar com três carros alegóricos e 400 componentes. Muitas surpresas serão mostradas no desfile que será marcado pelo colorido nas alas. As pessoas interessadas em desfilar devem se dirigir à sede da escola, na Rua dona Mariquinha, Ponta do Caju, e procurar pela diretoria. Há várias vagas. 

Cia Fênix seleciona dançarinos



O Cia Fênix de Dança esta selecionando novos dançarinos. O teste acontece hoje, domingo a partir das 13h30 no Studio de Dança Fênix, Rua José Gomes, próximo ao Super Dip. Os testes serão feitos nas categorias senior e avançado.  Serão realizadas aulas com Wellington Quinto, Mario Lemos, Marlon Renan e Thiago Santos. Através das aulas os professores irão ver quem estará apto a entrar na Cia. Informações pelo fone 9815-7978.